Todo dia a mesma noite

Todo dia a mesma noite Daniela Arbex

Resenhas -

MarijosA 01/01/2022

Uma tragédia que não deve ser olvidada
Conmovedor, chocante e terrivelmente real. As Daniela traz a história da noite da tragédia desde o ponto de vista das pessoas que estiveram envolvidas de diferentes formas nessa madrugada catastrófica.

Não tem como você não ser tocado por esse relato, não tem como não se transportar a aquela noite e sentir o desespero dessas pessoas.

Lara Aimee 03/08/2021

A CONSTRUÇÃO DE UM DOS PIORES DESASTRES DO BRASIL!!!
Resistir não é uma escolha, mas um imperativo de sobrevivência - Daniela Arbex

Sabe quando vc se toca com a história de uma tragédia? que vc não se envolveu diretamente, mas vc sente como se tivesse perdido alguém como se tivesse perdido algo, esse livro passa isso, ele me faz lembrar das notícias e das reportagens do trágico 27 de janeiro de 2013, e isso me causou uma angústia imensurável, por isso demorei bastante para finaliza-lo, comecei a ler assim que ele foi publicado em 2018, e não consegui ler, quase 3 anos depois, com mais maturidade enfrentei essa leitura, uma das mais difíceis da minha vida.

Essa obra é um acervo de memórias tristes que um dia já tocaram o nosso país e que ainda toca parte dele, fora do alcance de nossos olhos, ele nós mostra muito mais do que vemos em noticiários ou em simples reportagens, ele nós mostra as consequências da morte de 242 pessoas, do renascimento de mais de 600, e de sequelas mentais a mais 1.000, perante aos anos que se tornaram infinitos, após 27 de janeiro de 2013.

No livro nós encontramos as histórias dilacerantes de pais, sobreviventes e até mesmo de heróis que deram a sua vida para salvar tantas outras, e também encontramos de socorristas, bombeiros, médicos, enfermeiros, que contam do dia mais marcante de suas carreiras.

Leitura obrigatória para não esquecer,
para não ser repetir, para lutar por justiça enquanto a memória das 242 estrelas ainda existir!

deixo uma frase escrita na porta da Kiss a um tempo.

Justiça? Brasil.

Paulinha254 25/07/2021

Top 5
Um livro muito triste, forte e completamente necessário. É repugnante ler que depois de uma das maiores tragedias provocadas pelo Homem, ninguem foi condenado, muito menos preso.
O Brasil nunca será um país sério, enquanto as pessoas que deveriam zelar por nós.. não forem responsabilizadas juridicamente.

Nunca tinha lido nada de Daniela Arbex. E a escrita dela além de fluida, organizada é imensamente empática. Foi muito díficil ler o livro, a cada página escorria mil lágrimas. Foi como relembrar os momentos que todo o Brasil viu na TV. Mas agora do ponto de vista dos que estavam diretamente envolvidos no desastre.

Emocionante ver que mesmo em um acidente que poderia ter sido evitado de diversas formas.. os inúmeros profissionais de saúde, muitos voluntarios, fizeram de tudo ao seu alcance para reduzir o numero de mortos e amenizar a dor dos envolvidos. Nessas horas, incluindo a que estamos vivendo no mundo é que reconhecemos seus valores.

Lia 02/06/2021

Um livro documentário sobre o incêndio da Boate Kiss. Uma leitura difícil, num momento difícil....o coração aperta, o choro vem fácil, a tristeza salta para raiva num passar de páginas e muitas expressões explodem da boca: Como assim? Não acredito. Meu Deus, qta dor! Quanta insensibilidade desses moradores? Olha só o que essa mulher está falando! E esse cara fotografando. Como pode ser tão insensível assim.....e muitas outras.

Difícil ler sem imaginar as cenas de desespero dos jovens, dos corpos à serem identificados, dos pais, familiares e amigos em desespero a procura dos seus filhos, netos, amigos, irmãos, etc

Acho importante a leitura, mas não a recomendo agora, nesses tempo de pandemia e mortes por covid19

Jessica 24/05/2021

Impactante, impressionante, chocante, marcante, tocante, surpreendente, alucinante, desconcertante, perturbador, assombroso e todos os sinônimos possíveis...

Que livro, que história!

Lariss 17/05/2021

"Este livro é uma recusa ao esquecimento"
"Se a recordação de uma tragédia é dolorosa, imagine carregá-la dentro de si" é assim que segue os parentes e amigos das vítimas dessa tragédia que foi ficando perdida em meio a tantas outras tragédias que vieram no nosso país.

Quantos 27 de janeiros, quantos domingos e quantas lembranças vivem e sobrevivem na cabeça e nas casas desses parentes. Quantos relatos de dor. Quantas histórias apagadas, risos, juventude, vidas.

É uma leitura difícil, muitas vezes tive que parar pra respirar, mas é uma leitura NECESSÁRIA. Apesar de uma escrita um pouco confusa em alguns momentos, Daniele Arbex dá nome e voz a vítimas, pais e profissionais que atuaram no resgate do caso da boate Kiss. É possível perceber desespero de uma cidade que não estava preparada para tamanha tragédia, sobrecarga, dor e luto. Quem diria que tantas outras viriam anos seguintes.

Várias vezes me peguei, assim como os pais, torcendo para que seus filhos fossem encontrados com vidas. Torci para que aquelas histórias não terminassem aquela noite.

Que esse livro possa ser lido várias vezes, por muitas pessoas que desconhecem a dimensão que foi esse crime. Para que aquelas vidas sejam lembradas, que esses nomes sejam ditos, que essas histórias sejam lidas e nunca esquecidas.

Vida.viajante 26/04/2021

História impactante. Impossível não se emocionar com a história dos pais que perderam seus filhos em uma tragédia ocasionada por irresponsabilidade de pessoas que não pensaram no próximo, so pensaram no próprio bolso.

NaCarol 31/03/2021

Necessário
Todo o Dia a Mesma Noite é uma reportagem super aprofundada escrita pela jornalista Daniela Arbex, autora de Holocausto Brasileiro e Cova 312, sobre uma das maiores tragédias do nosso país na última década: o incêndio da boate Kiss, que deixou mais de 200 mortos e mais de 600 feridos.

Assim como O Segredo de Joe Gould (que também tem post sobre aqui no insta), Todo o Dia a Mesma Noite mistura jornalismo, apuração detalhada, entrevistas e dados, com literatura, usando recursos como descrição de personagens e lugares, fluxo de consciência e uma narração em tempo presente, criando uma leitura muito fluida e, principalmente, imersiva.

Você acompanha os pais enquanto eles procuram seus filhos que estavam na boate, os bombeiros no momento do resgate, os atendentes de saúde desesperados atrás de equipamentos e remédios e o mais impactante de tudo: você praticamente presencia o momento em que os pais encontram os corpos dos filhos.

Quando eu digo que você presencia, é porque essa foi a minha impressão. A leitura é tão imersiva que eu me sentia lá, no meio da tragédia, tentando entender a dimensão do que aconteceu. Mais de uma vez, enquanto um pai procurava o filho, eu ficava torcendo pra ele ter sobrevivido, como se ainda desse pra mudar o que aconteceu.

Isso só mostra como, além de ser uma jornalista incrível, a Daniela Arbex é uma escritora fantástica! Espero que algum dia ela escreva algo de ficção, porque eu adoraria ler.

É uma cobertura muito bem feita de tudo o que aconteceu. Das dificuldades do atendimento e da logística na cidade, passando pelas reações dos pais ao que aconteceu, até as investigações que foram feitas para descobrir os culpados pelo incêndio.

Porque se você ainda tinha alguma dúvida, esse livro deixa nítido: o incêndio teria muito menos vítimas se a boate seguisse os protocolos de segurança ou se as autoridades tivessem tomado alguma medida contra o local.

É um livro doloroso. Você vai se emocionar, se indignar e se chocar em diversos momentos. Você pode até odiar. Mas é impossível que você fique indiferente a esse relato tão poderoso e tão importante.

Sara.Oliveira 30/03/2021

Triste é arrebatador!
Quando comecei a ler esse livro, 2 meses atrás, achei que terminaria no mesmo dia, a narrativa me prendeu de forma intrigante. Mas conforme foram passando os capítulos, sentir a dor das famílias, dos sobreviventes, a injustiça por tantas vidas perdidas, me senti de luto com todas essas pessoas, de fato não consigo imaginar o quão doloroso foi. A escrita da autora é incrível, narra cada detalhe com muito respeito pelas vítimas e seus familiares!

Danielle.Fagian 29/03/2021

Pesado e emocionante
Livro repleto de gatilhos, causa arrepios do começo ao fim, recomendo muito a leitura e é o segundo que leio da Daniela Arbex, só tenho a elogiar.

Luciane.Albuquerque 21/03/2021

Leitura muito difícil e impactante. Vou levar um tempo pra digerir, me abalou demais.

manuzinhab. 17/02/2021

Um turbilhão de emoções
Impossível não se comover com esse livro,eu chorei, senti o amor das pessoas envolvidas, senti pânico, raiva e a revolta... É um livro necessário para que nunca possamos esquecer daquela tragédia, do descaso, dor e injustiça envolvidos, ter acompanhado o noticiário na época e ler sobre aquelas pessoas me emocionou muito. Recomendo, porém, se as pessoas forem sensíveis, não é uma boa ideia, tive que respirar fundo muitas vezes pra continuar.

Thamiris 03/10/2020

Um livro impactante
O trabalho da repórter mineira Daniela Arbex nos trouxe de volta ao dia 27 de janeiro de 2013, quando 242 jovens foram mortos no incêndio da boate Kiss.

Além de reconstituir o dia que surpreendeu os moradores da comuna de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a reportagem do livro de 2018 da @intrinseca revisita os últimos momentos das vítimas.

A obra está estruturada em torno de uma dinâmica que apresenta ao leitor diferentes perspectivas do evento na perspectiva de socorristas, médicos, familiares e sobreviventes.

Em cada capítulo, as várias nuances do fogo na Kiss são apresentadas de uma maneira envolvente, comovente e ultrajante. Além de focar na história de quem eram as vítimas e na dor de quem perdeu um ente querido em um incêndio, a autora também revela o despreparo dos sistemas nacionais de resgate para um grande desastre.

O incêndio do Kiss deixou Santa Maria sem cama, sem caixão, sem vela. Não havia uma cova para enterrar os mortos.

O descaso com os motivos do incêndio também fica totalmente exposto e é revoltante imaginar, mais uma vez, como tudo poderia ter sido evitado e não foi. O livro também revela o esforço heroico das equipes de saúde que mobilizaram esforços junto às regiões vizinhas para poderem atender os sobreviventes.Finalmente, a dolorosa compreensão é que não importa quem fique, a noite da tragédia renascerá todos os dias. ??

site: https://www.instagram.com/p/CF9b5sNj3ib/

Merlin 03/10/2020

Kiss
Livro extremamente difícil de ler, pelo fato de ter acontecido realmente, não é uma história... muito emocionante e importante