Todo dia a mesma noite

Todo dia a mesma noite Daniela Arbex

Resenhas -

Paulinha 25/07/2021

Top 5
Um livro muito triste, forte e completamente necessário. É repugnante ler que depois de uma das maiores tragedias provocadas pelo Homem, ninguem foi condenado, muito menos preso.
O Brasil nunca será um país sério, enquanto as pessoas que deveriam zelar por nós.. não forem responsabilizadas juridicamente.

Nunca tinha lido nada de Daniela Arbex. E a escrita dela além de fluida, organizada é imensamente empática. Foi muito díficil ler o livro, a cada página escorria mil lágrimas. Foi como relembrar os momentos que todo o Brasil viu na TV. Mas agora do ponto de vista dos que estavam diretamente envolvidos no desastre.

Emocionante ver que mesmo em um acidente que poderia ter sido evitado de diversas formas.. os inúmeros profissionais de saúde, muitos voluntarios, fizeram de tudo ao seu alcance para reduzir o numero de mortos e amenizar a dor dos envolvidos. Nessas horas, incluindo a que estamos vivendo no mundo é que reconhecemos seus valores.

Thamiris 03/10/2020

Um livro impactante
O trabalho da repórter mineira Daniela Arbex nos trouxe de volta ao dia 27 de janeiro de 2013, quando 242 jovens foram mortos no incêndio da boate Kiss.

Além de reconstituir o dia que surpreendeu os moradores da comuna de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a reportagem do livro de 2018 da @intrinseca revisita os últimos momentos das vítimas.

A obra está estruturada em torno de uma dinâmica que apresenta ao leitor diferentes perspectivas do evento na perspectiva de socorristas, médicos, familiares e sobreviventes.

Em cada capítulo, as várias nuances do fogo na Kiss são apresentadas de uma maneira envolvente, comovente e ultrajante. Além de focar na história de quem eram as vítimas e na dor de quem perdeu um ente querido em um incêndio, a autora também revela o despreparo dos sistemas nacionais de resgate para um grande desastre.

O incêndio do Kiss deixou Santa Maria sem cama, sem caixão, sem vela. Não havia uma cova para enterrar os mortos.

O descaso com os motivos do incêndio também fica totalmente exposto e é revoltante imaginar, mais uma vez, como tudo poderia ter sido evitado e não foi. O livro também revela o esforço heroico das equipes de saúde que mobilizaram esforços junto às regiões vizinhas para poderem atender os sobreviventes.Finalmente, a dolorosa compreensão é que não importa quem fique, a noite da tragédia renascerá todos os dias. ??

site: https://www.instagram.com/p/CF9b5sNj3ib/

Luciana 15/03/2022

Pesado... imensurável a dor de todos os envolvidos nessa tragédia.
Para quem conheceu Santa Maria antes e depois, os dias que se seguiram foi de muita dor e sofrimento, a atmosfera da cidade mudou completamente. Nunca vou esquecer e por isso demorei tanto para conseguir ler esse livro.
Difícil... muito difícil...

Vida.viajante 26/04/2021

História impactante. Impossível não se emocionar com a história dos pais que perderam seus filhos em uma tragédia ocasionada por irresponsabilidade de pessoas que não pensaram no próximo, so pensaram no próprio bolso.

Merlin 03/10/2020

Kiss
Livro extremamente difícil de ler, pelo fato de ter acontecido realmente, não é uma história... muito emocionante e importante

Marte 19/06/2023

É um livro extremamente necessário
NESSE LIVRO É CONTADO SOBRE O INCÊNDIO NA BOATE KISS, SENDO CONSIDERADO UM DOS SEGUNDOS MAIORES INCÊNDIOS NO BRASIL. ESSE LIVRO FOI ESCRITO EM FORMA DE HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DESSA ATROCIDADE. FOI UMA LEITURA MUITO DIFÍCIL, POIS A AUTORA ATRAVÉS DA SUA ESCRITA ,FAZ TRANSPARECER A DOR DOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS. ALÉM DAS PERDAS, ALGUNS PAIS FORAM PROCESSADOS E TAXADOS COMO CULPADO. É UMA LEITURA QUE PRECISA DE MUITO CABEÇA PRA LER POIS NÃO É FÁCIL. RECOMENDO , POIS ESSE LIVRO TROUXE FATOS SOBRE O INCÊNDIO QUE ERAM DESCONHECIDOS POR MIM.

Jessica 24/05/2021

Impactante, impressionante, chocante, marcante, tocante, surpreendente, alucinante, desconcertante, perturbador, assombroso e todos os sinônimos possíveis...

Que livro, que história!

Lia 02/06/2021

Um livro documentário sobre o incêndio da Boate Kiss. Uma leitura difícil, num momento difícil....o coração aperta, o choro vem fácil, a tristeza salta para raiva num passar de páginas e muitas expressões explodem da boca: Como assim? Não acredito. Meu Deus, qta dor! Quanta insensibilidade desses moradores? Olha só o que essa mulher está falando! E esse cara fotografando. Como pode ser tão insensível assim.....e muitas outras.

Difícil ler sem imaginar as cenas de desespero dos jovens, dos corpos à serem identificados, dos pais, familiares e amigos em desespero a procura dos seus filhos, netos, amigos, irmãos, etc

Acho importante a leitura, mas não a recomendo agora, nesses tempo de pandemia e mortes por covid19

Danielle.Fagian 29/03/2021

Pesado e emocionante
Livro repleto de gatilhos, causa arrepios do começo ao fim, recomendo muito a leitura e é o segundo que leio da Daniela Arbex, só tenho a elogiar.

Sara.Oliveira 30/03/2021

Triste é arrebatador!
Quando comecei a ler esse livro, 2 meses atrás, achei que terminaria no mesmo dia, a narrativa me prendeu de forma intrigante. Mas conforme foram passando os capítulos, sentir a dor das famílias, dos sobreviventes, a injustiça por tantas vidas perdidas, me senti de luto com todas essas pessoas, de fato não consigo imaginar o quão doloroso foi. A escrita da autora é incrível, narra cada detalhe com muito respeito pelas vítimas e seus familiares!

Lara Aimee 03/08/2021

A CONSTRUÇÃO DE UM DOS PIORES DESASTRES DO BRASIL!!!
Resistir não é uma escolha, mas um imperativo de sobrevivência - Daniela Arbex

Sabe quando vc se toca com a história de uma tragédia? que vc não se envolveu diretamente, mas vc sente como se tivesse perdido alguém como se tivesse perdido algo, esse livro passa isso, ele me faz lembrar das notícias e das reportagens do trágico 27 de janeiro de 2013, e isso me causou uma angústia imensurável, por isso demorei bastante para finaliza-lo, comecei a ler assim que ele foi publicado em 2018, e não consegui ler, quase 3 anos depois, com mais maturidade enfrentei essa leitura, uma das mais difíceis da minha vida.

Essa obra é um acervo de memórias tristes que um dia já tocaram o nosso país e que ainda toca parte dele, fora do alcance de nossos olhos, ele nós mostra muito mais do que vemos em noticiários ou em simples reportagens, ele nós mostra as consequências da morte de 242 pessoas, do renascimento de mais de 600, e de sequelas mentais a mais 1.000, perante aos anos que se tornaram infinitos, após 27 de janeiro de 2013.

No livro nós encontramos as histórias dilacerantes de pais, sobreviventes e até mesmo de heróis que deram a sua vida para salvar tantas outras, e também encontramos de socorristas, bombeiros, médicos, enfermeiros, que contam do dia mais marcante de suas carreiras.

Leitura obrigatória para não esquecer,
para não ser repetir, para lutar por justiça enquanto a memória das 242 estrelas ainda existir!

deixo uma frase escrita na porta da Kiss a um tempo.

Justiça? Brasil.

Li 07/05/2023

O relato de uma tragédia
Resenha por A Garota Entre Páginas:

No livro Todo Dia a Mesma Noite a jornalista Daniela Arbex faz uma reconstituição dos eventos ocorridos na madrugada de 27 de janeiro de 2013 na boate Kiss em Santa Maria.

Foi uma leitura extremamente difícil, que fiz o tempo todo com lágrimas nos olhos. Todo Dia a Mesma Noite é um relato de toda a dor que não só os pais das vítimas vivenciaram, mas também de todas as pessoas que trabalharam em todos desdobramentos da tragédia, desde os atendentes que trataram das vítimas aos motoristas de caminhões que transportaram os corpos.

Depois da tragédia de Santa Maria ninguém mais foi o mesmo.

A autora aborda a dor dos pais e a busca por seus filhos, o trabalho das pessoas que se voluntariaram a ajudar e a tragédia de tanta vida jovem, que tinha tantos sonhos e planos, perdida.

Em 2023 o incêndio da boate Kiss completou 10 anos. 10 anos que o país parou diante de uma das maiores tragédias da nossa história.

A tragédia da Kiss foi a combinação de ganância e negligência criminosas.

Todo Dia a Mesma Noite é uma leitura pesada, carregada de dor, mas muito necessária, pois não podemos nunca deixar essa história cair em esquecimento, ainda mais porque até hoje os culpados não pagaram por seus crimes.

Até hoje não houve justiça.

Diego 11/06/2022

Mais uma vez Daniela Arbex nos entrega um livro-documentário (não sei existe um gênero do tipo) que é arrebatador desde o início da leitura. Os relatos são muito tristes com gatilhos que geram angústia e inconformação seja pelo luto dos parentes ou pelo falta de empatia de algumas pessoas. Recomendo a leitura.