Carbono Alterado

Carbono Alterado Richard K. Morgan

Resenhas - Carbono Alterado

Ximbinha 27/02/2024

O retorno do Emissário
Takeshi Kovacs, nascido no mundo de Harlan, condenado a 250 anos de armazenamento por seus infindáveis crimes contra o protetorado, tem sua pena onterrompida por Laurens Bancroft, um figurão da Terra cuja influência e riqueza vão muito além da indecência.

Nomeados em referência a Matusalém, por sua longevidade, os matusas são um vírus na sociedade futurista onde a história se desrenrola. Depois que a consciência humana foi convertida em um cartucho cortical, implantado nos indivíduos ainda bebês, a morte se tornou fácil de ludibriar.
Enquanto o cartucho estiver intacto, a capa é descartável. Em um universo onde trocar de pele como uma cobra é normal, os poderosos tornaram-se imortais, com backups remotos e um número infinito de clones, os matusas vivem a ponto de deixarem a humanidade para trás, mas o equilíbrio de Bancroft se torna tênue quando misteriosamente desperta com 48 horas de memórias destruídas pela morte real de seu cartucho original.

Desejando respostas, Bancroft usa sua influência para trazer de volta à ativa um dos homens mais perigosos de sua época, Kovacs é impelido a solucionar o caso e traz a tona um emaranhado de problemas que não apenas um dos poderosos deseja que permaneça escondido.

Marta278 09/02/2024

Original e pouco didático
Resumindo a experiência, foi como se eu tivesse me sentado num bar com um velho marinheiro beberrão e sem dentes e estivesse ouvindo a história maluca de guerra dele. Entendi algumas poucas palavras e só no final consegui formar o quebra-cabeça (com algumas dúvidas sobre o encaixe de algumas peças).

Eu achei uma leitura boa, porém muito maçante depois de certo ponto. O estilo do autor não favoreceu nem um pouco a narrativa que ficou cheia de detalhes irrelevantes. Irrelevantes que poderiam até serem relevantes, se o autor tivesse se preocupado em inserir o leitor na história. Eu não me senti imersa em nada, só me vi rodeada de muitos termos estrangeiros, nenhuma explicação. Os personagens iam vindo e eu não conseguia gostar de nenhum deles.

Acho que é muito do estilo do autor, que está cagando para o leitor e escreve o que está na cabeça dele sem se preocupar se está elegível. Nenhum problema com isso. Só fiquei um pouco chateada, pois realmente gostei da ambientação e achei a ideia toda muito surpreendente. Apesar do tom do autor, é realmente uma investigação interessante e o todo o enredo até o desfecho faz muito sentido.

Lorac 03/01/2024

Decepcionante
O livro tem uma premissa interessante e tudo mais, do que a narrativa é lenta e não me cativou, passei 2023 me obrigando a ler, já que infelizmente tinha comprado.
O personagem principal podia ser mais interessante, eu passava metade do tempo tentando lembrar quem eram os outros personagens e a outra metade tentando entender o que podia ter acontecido. De modo que, no final, a resposta foi meio jogada, então não adiantou eu ter pensado tanto em algo elaborado.
Não sei se vou continuar na trilogia.

Cleberson 31/12/2023

Minha decepção literária 2023
Esperava um pouco mais do livro, a ambientação é genial e te coloca a par de um cenário cyber, porém as coisas acontecem de pressa no final e isso acaba estragando a história.

So surgir um personagem quase no final, e ele resolve o que se extendia por mais de 300 páginas.

Existe muito machismo na escrita sexualizando personagens femininas o que não faz bem a atrair público feminino.

Num mundo onde ninguém morre se esperava mais inteligência em muitas partes.

Mas minha opinião é formada no único livro do gênero que li, então podem não levar tão a sério o que escrevi.

Gabi.Athala 26/10/2023

Não temos mochilinha de unicórnio
Tem alguns spoilers.

Pra quem veio da série e pensou "nossa, eu preciso muito saber oq ia acontecer depois daquilo"

Então... Se preparem pra uma história um pouco diferente.

Pra quem nunca viu: a consciência fica dentro de um cartucho, vida eterna e muitos roles siderais.

Takeshi Kovacs é um emissário da Corpo (Corps Envoy). Ele é um soldado treinado do protetorado. Junta informações por absorção, rapidamente adaptável em outros corpos, o que permite enviar a consciência para outro planeta, que precisa de ajuda na guerra, ele é uma máquina de matar.

O problema de ser um emissário é que praticamente só por ser um já está infringindo a lei.

Então depois de ser preso e pegar mais de 100 anos luz de prisão - que aqui é gelo/gel, literalmente fica congelado durante esse tempo - ele é liberado.

Mas apenas 7 anos depois de ser preso.

Bancroft foi assassinado - se suicidou, disse a polícia. Mas ele não acredita nisso, se ele quisesse se matar, ele estaria morto. Ele faz "backup" a cada 48 horas, oq quer dizer que ele não lembra o que aconteceu naquele dia.

Ele é rico e bem antigo, matusa como chamam aqui. Mais de 300 anos. Ele pode fazer o que quer.

Então com a indicação de uma conhecida, Raileen Kawahara, ele contrata o Tak.

Se o caso for resolvido, ele ganha a liberdade. Se não, ele volta pro gelo. Mas na Terra mesmo (o Tak é do mundo de Harlan)

O autor quis deixar muitos mistérios para serem resolvidos ao longo do livro. Nós começamos sem saber nada e ao longo da história as coisas vão sendo explicadas.

Aí o Tak vai lá investigar, claro que ele descobre muita sujeira por trás dos panos... Ele conhece a detetive Ortega, namorada do cara que usava a capa que ele tá usando agora...
Enfim.

A parte da investigação é nem legal. Bastante pensamento crítico sobre governo e ricos, problemas com IA... Pelo menos isso.

Pra galera da série, a Quell é citada algumas vezes, mas ainda nem sabemos quem é ela, oq ela fez... Só sabemos de poemas e que a ONU não gosta da ideologia dela.

A quantidade de sexo citado aqui me irritou. Não é pelas cenas em si, se vcs darem uma olhada no meu histórico esse livro da pra ver que eu nunca me incomodaria com isso. Mas TUDO era porno. Tudotinha que citar porno, toda hora aparecendo, peitos, o Tak tava duro 80% do tempo, uma das soluções Leo problema foi ele ir pra uma ilha só com (a mesma) mulher. Várias.

O livro acaba com o Tak resolvendo o problema e voltando pra Harlan. Pra que? Vou descobrir quando tiver paciência pra pegar o 2 livro.

Ah, além da mochila de unicórnio não existir aqui, o Poe também não. É só mais uma IA genérica.
Juliane.Carreiro 21/11/2023minha estante
Obrigada pelo belíssimo resumo... Cheguei à conclusão de que o livro não vai servir para mim, até pelas quantidades de porn que existe e eu não sabia kkk queria ler pela série mas depois do resumo, vi que não vai ser uma experiência prazerosa como foi assistindo a série.

Gabi.Athala 21/11/2023minha estante
Eu tirei meu tempo pra falar justamente por isso. Se eu não tivesse assistido a série, teria largado no 1 capítulo.
A escrita é demorada, demora muito tempo pra realmente acontecer alguma coisa e tem muita coisa que a gente não sabe.
A história é legal, mas tem que ter muita paciência.
E além disso, tem hot poético (eu odeio)

Elisa.Lorena 29/09/2023

Carbono Alterado
Esse livro é divertido, é bom. Mas não é excelente. Ele tem um defeito do protagonista ser sempre o cara ser "bom demais", o "fodão", como os filmes de heróis para garotos. Não tem um aprofundamento na psique dos personagens, é emocionalmente raso.

Se você gosta de ficção científica e histórias do gênero "literatura masculina", vai gostar.

edisik 28/08/2023

Infelizmente esse livro não funcionou para mim. Tinha uma boa premissa mas na realidade se tornou amarrado, confuso e chato. Literalmente dormia com o celular na mão. Não pretendo continuar a trilogia.
AndrAa58 29/08/2023minha estante
Uf! Acabou. Conseguiu ? e eu, nem vou tentar. Vou doar o que tenho aqui. ?

edisik 29/08/2023minha estante
É minha opinião. Vai que para vc funciona, posso ter lido num momento ruim. Já aconteceu de não gostar de um livro e todo mundo amar.

AndrAa58 29/08/2023minha estante
Sim.. acontece de gostar do que a maioria não gosta e não gostar do que outros gostam. Mas, esse está na estante pegando poeira a mais de 2 anos e não chega a entrar na listinha nunca... Então, estou achando melhor dar para quem vá ler ?

edisik 29/08/2023minha estante
Leia um Isaac Asimov. Li uns 15 livros dele incluindo Fundação.

AndrAa58 29/08/2023minha estante
Gosto do Asimov ? um dia leio a saga completa da fundação. Bateu uma nostalgia, agora... Vou comprar na Black Friday. Muito obrigada pela dica.

edisik 30/08/2023minha estante
O legal é ler a Série dos Robôs, os quatro livros narram as aventuras do detetive Elijah Baley e de seu parceiro, o robô positrônico Daneel Olivaw. Antes de morrer o Asimov interligou muitos de seus livros no mesmo universo.

Wagner Fernandes 05/09/2023minha estante
Também comecei a ler e não engrenou. Peguei "Cavernas de Aço" e disparei na leitura. Isaac Asimov não decepciona, embora nem todas as suas histórias sejam excepcionais.

Bruno.T 01/08/2023

Se o protagonista está de pinto duro você saberá.
Não bastasse a síndrome de "gamer militar", a premissa do livro, com seu problema "corpo-mente", tem seu potencial desperdiçado. Foi se tornando intragável e abandonei por volta da página 120.

Italo.Lima 26/07/2023

Pegue o que lhe for Oferecido
Bom serei breve, o livro é maravilhoso, uma ambientação futurista cibernética bem elaborada e uma trama bem contruida,Moura história de detetive. Minha única ressalva e aqui é mais gosto pessoal é que tem muita descrição de coisas inúteis, que por muitas vezes me desconectaram do livro, por esse motivo não dei 5 estrelas, o livro poderia ser 30 ou 40% menor sem essas "enrolações".

Por fim, recomendo muito.

@estantedajulia 29/04/2023

Queria ter gostado mais

Em Altered Carbon morrer não é mais um problema. Em pleno século XXV, a sociedade já está um passo a frente da imortalidade. Funciona da seguinte maneira, cada pessoa carrega consigo a própria consciência em cartuchos instalados na nuca e quando o corpo atual morre, o dispositivo pode ser recolado em um novo, que chamamos de capas, ou em clones. Puff, como mágica, você tem uma nova vida com todas as lembranças da anterior.

Dentro de toda essa sociedade está Laurens Bancroft, um dos homens mais ricos do conjunto de planetas conhecidos pelo ser humano. Mas, aqui, todo o dinheiro acabou não sendo suficiente para descobrir quem o matou. Bancroft levou um tiro na cabeça, que acertou em cheio o cartucho e o último backup não mostra quem foi o autor do crime. Para polícia não passa de suicídio, mas o matusa – nome dado para as pessoas que já habitam esse mundo há séculos –, não acredita nisso.

É ai que Takeshi Kovacs entra em jogo. O homem é um ex-Emissário, um soldado, e terá a missão de encontrar o verdadeiro assassino de Bancroft, o que já posso adiantar que não será nada fácil. O caminhão até a verdadeira resposta está recheado de mentiras, conspirações e armadilhas.

Para mim a leitura foi difícil e eu realmente odiei a primeira metade do livro. O restante, confesso, foi bom e o meu entendimento muito maior. Achei a escrita do autor pesada, arrastada e bastante complicada. Ele já nos insere em todo o bafafá e não dá explicações em vários aspectos, deixando o leitor sem entender nada. Essa foi a minha sensação com Carbono Alterado. A frase “entendi foi nada” nunca fez tanto sentido.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

almirante leite 21/03/2023

Comecei a ler esse livro por ser muito amante de sci-fi (novidadekk), li a sinopse, que logo me deixou bem atraída e comprei o livro.
A premissa é muito interessante, mas ela foi mal executada, a narrativa dele é extremamente cansativa, excessivamente detalhada, acontece várias coisas no livro mas ao mesmo tempo parece que não acontece nada, o autor coloca uma porrada de personagens que quase não acrescentam na história (os únicos relevantes são Takeshi, a tenente Ortega e o casal Bancroft, o resto é totalmente irrelevantekkkk), fora a própia história que é MUITO confusa.
No começo eu tava entendendo o que tava rolando e tudo, mas depois me perdi, e ai passei a ler só por ler, pq entendi porrrra nenhumakkkkkkkk.
Hayz 18/02/2024minha estante
Cara, estou lendo as resenhas e me identificando, assisti a série e comprei o livro, isso faz quase um ano, comecei o livro mas por Deus, parece uma fic mal executada, minha pergunta é, acha q eu deveria pelo menos terminar? Ou não vale a pena?

almirante leite 18/02/2024minha estante
olha, vai de vc. eu não li o resto pq não tinha entendido nada do primeiro livro e o li arrastado, ler o resto da trilogia pra mim só seria perda de tempo.

Hayz 22/02/2024minha estante
Tb não assisti a segunda temporada da série, imagino q o segundo livro deve ser referente a ela

Desnorteada 13/03/2023

Uma Terra, totalmente diferente, no futuro pessoas podem trocar de corpos com as memórias intactas.
Assim é a Terra do futuro, onde Takeshi no corpo de um policial é trazido depois de anos preso para resolver um assassinato. Quem matou um endinheirado 'imortal".?

Gabriel.Perego 20/02/2023

O livro não é ruim, mas acabou não me prendendo muito, além de ser de ficção o que me deixava meio perdido com alguns termos que eram usados, fora isso a escrita é muito boa

The_Sad_Escapist 06/10/2022

06/10/22
O livro não conseguiu me prender e durante a maior parte da leitura fiz leitura dinâmica. Sério, eu mal lia um parágrafo e já tava querendo dormir...

O protagonista é super insosso e parece ter vindo diretamente de filme "machão" dos anos 80 e os outros personagens tem una 3 traços de personalidade NO MÁXIMO.

Cyberpunk é uma estética e conceito que eu AMO, mas sinto que sem a parte visual (que meio que é a base da coisa) não funciona bem. Talvez minha experiência com a série seja melhor? Não sei. Sinceramente achei o plot bem capenga, então não sei afirmar se a mudança de mídia me faria mudar de opinião em relação a história no geral.

Sariitinha 08/07/2022

Realmente a ladainha da Netflix é ruim
Comprei por causa da série
Me estressei menos lendo do que assistindo
Normal né
Pense num livro investigativo bom