O Sombra

Lily Freitas

Resenhas - O Sombra: Em Busca da Jusitça

Malévola.Sincera 02/09/2020

Não curti
Pensei em mil maneiras de começar essa resenha, e decidi iniciar explicando alguns fatos sobre mim:
1º_ Eu sou uma leitora que ama ler, gosto de me aventurar entre gêneros e autores, e infelizmente não sei fazer leitura dinâmica. Eu simplesmente não consigo pular uma linha que seja, parece que vou perder algo importante.
2º_ Tendo em vista o primeiro fato, eu acabei me tornando bem exigente quanto ao que estou lendo, se você acompanha minhas resenhas já percebeu isso. E a cada leitura que eu faço vou refinando meus gostos, me tornando mais crítica ainda quanto ao que estou lendo.
3º_ Sou fiel a mim mesma, eu respeito a todos, super concordo que cada pessoa tem a sua bagagem e logo desenvolve seu gosto pessoal. Tudo o que EU coloco nas minhas resenhas, é minha impressão, vivência e meu gosto pessoal sobre o que li. E eu sempre prezo por manifestar a minha única e exclusiva opinião sincera e respeitosa sobre qualquer tema.

Enfim, tendo falado um pouquinho de mim, preciso confessar que eu não gostei desse livro. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e sendo bem sincera foi difícil concluir essa leitura. Eu sofri, como já expliquei não consigo pular partes e a escrita em si me incomodou em muitos pontos.
Vou tentar abordar o que me incomodou sem dar spoilers ou pelo menos que não sejam comprometedores a trama. Mas se você assim como eu não curte saber nenhum detalhe antes de ler, talvez seja melhor parar de ler essa resenha aqui.

Primeiro ponto que me deixou bem frustrada foi o fato do livro ser classificado como Romance Policial, entendam eu amo esse gênero, já li muitos, e quando vi que ele se enquadrava nesse quesito eu me animei de verdade em iniciar a leitura. Mas ao concluir a leitura tive a certeza que a classificação foi só um pano de fundo para um romance clichê, onde de Policial só tinha mesmo o fato dele ser um e que trabalhava na PF. Não houve abordagem investigativa, sabíamos da notícias da investigação vagamente, e mesmo assim somente pelos noticiários e por conversas rasas entre Lucas/Eva e o Promotor Feguri. O foco do livro todo foi o envolvimento do casal, e durante a maior parte da história, a narrativa se deu dentro do apartamento, focando somente no romance, chegando a ser cansativo e maçante a descrição da rotina diária do casal, que por sinal após os 50% de leitura passou a ser só sexo, respiravam e estavam com tesão e transando, e olhem que eu mega curto um super hot, mas foi demais até pro meu gosto, sem contar que eu tive dificuldade de sentir química entre eles, acho que as cenas hot ficaram debilitadas, em muitas, os personagens ficavam falando de si mesmos durante o ato em si, pra mim foi bem estranho imaginar na hora H a pessoa divagando e apresentando um monólogo mental do quanto era bom de cama ou explicado coisas desnecessária pra situação, ao invés de agir e estarem focados no prazer de ambos.
Quanto aos personagens em si, achei que tiveram pensamentos e adivinhações em demasia, para mim faltou diálogo entre eles, onde eu pudesse realmente conhecer verdadeiramente a personalidade de ambos, não consegui enxergar Lucas de verdade, achei superficial, não teve traços dele que me marcaram, com a exceção dele ser fumante compulsivo, o que eu preciso fazer um protesto aqui, que claro é uma questão de gosto, mas eu senti aversão quando li que a Eva (apesar de deixar inúmeras vezes bem claro que detestava cigarro) se sentia excitada com o cheiro de cigarro dele. Tiveram pontos na narrativa da história dele que eu achei forçado e um pouco contraditório, porque num momento ele era O cara bom, exemplar, honesto e dedicado, e de repente ele se autodepreciava, dizendo que não merecia, não vi nada no passado dele que justificasse o "mistério" dele não ser bom pra Eva. Muito menos o porquê de todo o drama deles não poderem ficar juntos quando voltassem a normalidade.
E finalmente falando na nossa mocinha Eva Gaivota, pra mim ela foi infantil, do início ao fim, tô procurando ainda a evolução e amadurecimento dela. Ao meu ver a grande diferença foi a troca do boy lixo por outro boy que pelo menos respeitava os desejos dela. Achei ela bem instável, num momento queria, depois se arrependia, ela não falava, fazia birra, e por mais de uma vez Lucas adivinhou como ela se sentia. Não vi Eva se impondo, nem aprendendo com os erros, já que ela se entregou a um homem que nem conhecia direito, igual fez com o Ex Noivo. E aqui tá outro ponto, durante a leitura toda se abordou a Coragem da Eva, o que de fato é louvável, mas gostaria de ressaltar que ela somente o fez porque ficou magoada ao ouvir a realidade do que o Ex-Noivo pensava dela.
E por último, sinceramente o prólogo estragou a história pra mim, pois ao ler ele e partir para o primeiro capítulo entendi que ele seria o futuro, e logo de cara no primeiro capítulo eu já sabia o final da história. Assim como também não curti, a repetição da cena lá no final.
Enfim, tiveram erros de português, concordância verbal e pontuação. Muita redundância, Em determinados pontos na minha opinião algumas frases ficaram mal construídas, tornando-as meio fora de contexto, dificultando assim a fluidez da leitura.
Acho que a mensagem que a autora quis passar de não aceitarmos relacionamentos abusivos, e sermos honestos sem sermos coniventes com a corrupção, foi muito válida. Mas deixou a desejar.

Porém leia o livro, assim como muitas pessoas você pode ter uma opinião bem diferente da minha e acabar gostando da leitura.
Laiz.Granthon 27/12/2020minha estante
Como eu faço pra ler?

Malévola.Sincera 03/01/2021minha estante
Laiz ele está disponível em ebook na Amazon e pelo Kindle Unlimited

Juh 26/06/2021minha estante
Te recomendo ?O federal? da Cris Araújo. É MARAVILHOSO

Adriana.Barros 02/01/2023

Lucas é um policial federal que foi acusado de repassar informações sigilosas. Agora, sob investigação, ele não pode exercer suas funções habituais. Durante esse período ele precisa proteger uma testemunha importante de um caso contra milicianos no Rio de janeiro. Serviço fácil, se a Gaivota não fosse tão atraente e mexesse tanto com ele.

Na minha opinião esse é um dos melhores livros da Lily!!

Roberta.Larissa 03/07/2023

Fluida
A leitura desse livro foi muito boa já que a história flui e se torna rápido ler e gostar da história. Os personagens são bem desenvolvidos e possuem muita carga emocional, a história possui várias cenas hot, muito bem escritas inclusive.
A história de amor deles, é simplesmente linda, o modo como surgiu é incrível. O Lucas sempre faz de tudo para que Eva fique bem apesar de todas as dificuldades. Muito lindo

Raissa.Oliveira 19/07/2021

O sombra
Muito bom, achei que seria algo mas investigativo mas puxou bastante pro romance, eu gostei bastante
O relacionamento dela com o Rodrigo (ou é Rogério?) me deu tanto nervoso
Gostei também da forma que a autora trabalhou os traumas deles, achei muito bem feito

Paty Lessa 15/08/2020

Uaaaaaaau
Uaaaau, que livro delicioso de ler! Amei cada página! A autora criou uma estória tão envolvente que é impossível parar de ler enquanto não terminar a última página! Esse livro tem tudo que eu amo em um livro: ação, romance, suspense!
Além de tudo isso, o que mais me encantou foi a forma como a autora abordou o relacionamento abusivo! Gente, o que era aquele relacionamento da Eva e do Rogério?! Aquilo me deixou revoltada, só queria passar logo pra ver se essa merda ia continuar acontecendo! E o Lucas? Que homem é esse minha gente?! O homem dos sonhos de qualquer mulher! O homem é tudo de bom! Ele é uma pessoa real, imperfeita como todos os seres humanos, mas as qualidades superam os defeitos!
Foi tão bom ver o amadurecimento da Eva! A menina era tão submissa, vivendo um relacionamento de merda com um bandido!
Ela ganhou na loteria kkkkk e o Lucas também! O casal é perfeito juntos, não tem como não amar os dois!

Karol 05/09/2020

Esperei mais da protagonista
O enredo do livro é bacana. Clichê e tudo mais. O protagonista é quase um santo de tanto tentar ser compreensível com a Eva. Já ela, é uma garota que acredita em tudo o que falam e que duvida do que ela mesma sente. Achei ela fraca e sem personalidade.
Uma hora ela da um passo de coragem e na outra se culpa por ter metido várias pessoas nos "seus problemas". Sendo que era trabalho deles de protege-la.

A parte da ação foi muito rápida. O personagem do Antônio foi mal desenvolvido.
Isso tudo, claro, na minha opinião.

Gabi 13/07/2022

Muito bem escrito, muito bem desenvolto e gente..
Da uma agonia que não passa, pode até ser gatilho, cuidado viu?!
Mas depois.. que casal gostosinho kkk

Lírios 21/09/2020

Depois da sombra vem a luz
Resenha Literária

O nosso destaque é o romance da autora Lily Freitas, o sombra em busca da justiça. Trata-se de um romance excitante policial com humor e suspense.
A trama traz o policial federal “lucas matarazzo” que é acusado injustamente de repassa informações de uma operação.
Agora a todo gosto tem que prova a sua inocência. O seu caminho se cruzar com a jovem “Eva Gaivota” sendo o seu protetor.
Em meio a emoções a flor da pele a cada capítulo. Você leitor vai se emocionar com os dramas vivendo pelos personagens, que por sequer os seus instintos para fazer justiça
com o que acham certo mesmo que para isso deixem a sua liberdade.
A jovem Eva Gaivota descobrir que seu noivo não é o que parece ser, assim vendo o seu lado mais obscuro. Com esta descoberta a bela gaivota vive em um conflito de emoções.
Você deixaria a sua liberdade e o conforto do seu lar para fazer justiça? O que o “sexy” e mistério policial fará para comprovar a sua inocência.
Um romance de duas pessoas de mundos tão diferentes, que tem que conviver juntas para fazer justiça.
Um policial sexy e envolvente com o seu humor e mistério e a sua maneira de lidar com a situação sendo justo e um galanteador que sabe cuidar e tratar uma mulher como ela merece.
E a jovem Eva Gaivotas mostra o lado força das mulheres , com seu jeito meigo de ser. Mas por dentro uma mulher incrível.
Um romance arrebatador, paixão e temas polêmicos de relacionamento abusivo, corrupção, humor e aquele hot gostoso para apimentar a história.
Parabéns Lily , um romance surpreendente.

Lu Resenhando 09/08/2020

Sensacional!
O que falar desse livro?!
Minha amiga falou que era o melhor livro da Lily. Eu duvidei. Eu sou leitora da Lily desde começo, li tudo desde do wattpad. Ela não tinha lido tudo como eu. Como afirmar isso?! Ao mesmo tempo estava me sentindo fora da novidade, deixada para trás. Como se algo grande estivesse acontecendo nas minha costas. Sim, eu sou dramática e emotiva, rsrs. Quando recebi o livro quase chorei. Gritei aqui de alegria (minha filha falou que eu era louca). Mal sabia ela que passaria 2 madrugadas com a mãe gritando, chorando, xingando e queimando (é quente). Esse livro é tudo e mais um pouco que me falaram, eu agora posso dizer que eu fui, eu participei. Devia ter um selo escrito: SOMBRA. EU FUI! Porque esse livro é um evento.
Passei duas madrugadas lendo. Soltando as seguintes frases:
"Sai daí Gaivota!"
"Você não percebe?"
"Não, é nao! Aprende isso!" "Não confia nele." "Corre!" "Seja forte!"
Todas essas frases foram para a Gaivota que veio de uma família de comportamento retrógrado com o machismo e o patriarcado tratados de maneira normal. A Lily desenvolveu uma personagem com uma coragem ímpar mas que podemos encontrar em qualquer lugar. Com bases infelizmente comuns e um coração de ouro.
O Lucas um homem forjado do que há de pior é mais comum na sociedade brasileira, mas com virtudes que só os fortes possuem. Não ficou chorando pelo que a vida lhe deu na infância e adolescência. Deu a volta por cima para mostrar a si mesmo que podia mais, merecia mais. Um homem de sentimentos profundos mas que teve que viver relacionamentos rasos para não sofrer mais. Quando Gaivota se encontra com ele, ela potencializa o melhor dele, e ao mesmo tempo aprende como deve ser tratada por um homem. Até o vilão tem seu charme nessa história. Por mais que seja um ser humano desprezível.
Misturando milícia, corrupção, relacionamento abusivo, nossa sociedade real, muito romance, sexo (de uma elegância impar) e uma escrita fluída, O Sombra vem pra marcar uma nova etapa na escrita da Lily e nos apaixonar ainda mais por livros nacionais.

site: @cantinho_da_lu_leitora

marcelly_ 19/08/2020

Lucas e Gaivota
O sombra

"Às vezes precisamos enfrentar a tempestade, para conseguir encontrar a paz."

Esse é o primeiro livro da Lily que leio e posso me considerar apaixonada pela história do Lucas e da Gaivota. O sentimento que nasce entre ambos no meio de uma tormenta é avassalador e te faz suspirar e se apaixonar mais ainda por cada um deles. O mundo caindo do lado de fora, mas o ninho que construíram juntos permanece intacto, caloroso e cheio de amor para dar. É o tipo de leitura que te faz não querer parar um segundo de ler e que quando acaba te deixa com aquele gostinho de quero mais.

Pola 13/01/2021

Eva e a cobra de novo
Super empolgante.
Me envolvi com o casal de primeira.
Química deles passa das páginas e molha calcinhas.
Pq eu sou dessas e vcs?

Daí 08/09/2020

Incrível
Esse é o primeiro livro que leio da autora e adorei
A história é intensa e emocionante
O amor do Lucas e da Gaivota é foi lindo de acompanhar.
Super recomendo esse livro