A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

Pacífico 09/04/2024

That?s enough of C. L. for today
Li esse numa dobradinha com Metamorfose, do Kafka (entendedores entenderão) mas fui mais na onda do filme que tá pra lançar em maio. É um livro com capítulos curtos (gosto muito!!!) e que a frase que termina um é a mesma que começa o próximo (adoro narrativas bem ancoradas). Amo por que em vários momentos me vi divagando pensando em várias coisas pra além do texto e fiz isso, apesar de inconscientemente, sem a menor culpa. Acho que ler Clarice também é pra isso, visitar outros assuntos e tecer vias transversais de entendimento. Mais uma vez muito grato por ter nascido brasileiro ou mais que isso, falar brasileiro pra ler Clarice na íntegra
Pacífico 09/04/2024minha estante
OBS.: leiam livros das bibliotecas públicas!!!

nivylarue 08/04/2024

Sem comentários
A protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco, processando-se, então, uma revelação. G.H. sai de sua rotina civilizada e lança-se para fora do humano, reconstruindo-se a partir desse episódio. A protagonista vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem.

Como poderia eu, uma mera mortal sem entendimento de nada, alegar qualquer coisa sobre essa obra? Eu não poderia.
Não sabia muito sobre o livro e muito menos sobre como funcionava a escrita de Clarice Lispector, mas podia imaginar coisas que iria me deparar em suas obras, mas nem os meus pensamentos mais profundos e mórbidos seriam capaz de chegar a grandiosidade de reflexões viscerais que são os livros dessa mulher.

Não se pode ler Clarice Lispector, pois suas palavras não iram lhe entregar as respostas da reflexão da vida ou as resoluções para qualquer coisa. Você necessita sentir suas palavras, pois é isso que Clarice faz.
A paixão segundo G.H apenas vai te causar mais questionamentos e devaneios. O livro é esplêndido e esta alem de uma compreensão ou interpretação textual. Não se da para ter uma mísera perspectiva do que Clarice quis dizer com esse livro.

A perspectiva sofrida sobre a morte foi algo que mais me encantou. A dificuldade da aceitação de algo que estamos todos destinados. Esse livro me arrancou as palavras de uma forma impressionante. Eu não seria capaz de descreve-lo.

Bi 08/04/2024

Complexo e simples ao mesmo tempo. Um livro para se ler com calma e meditar sobre as reflexões da GH.

Boz 07/04/2024

Obra-prima
Clarice é a maior escritor(a) da língua portuguesa de todos os tempos. Sou isso!
Nada mais será como antes na vida de quem lê essa mulher!

Olívia Farias 06/04/2024

Clarice é genial!

Felipe 05/04/2024

Não foi o livro da Clarice que mais gostei de ler. Tento entender seu status de obra-prima pensando um pouco no impacto em sua época. Ele começa e vai muito bem até a metade, depois cai num torvelinho pouco interessante e volta a ganhar um ?frescor? nas últimas páginas. É para ler devagar, aberto à complexidade de reflexões realmente profundas, que podem ser transformadoras.

Cakichi 04/04/2024

"E eis que a mão que eu segurava me abandonou. Não, não. Eu é que larguei a mão porque agora tenho que ir sozinha. Se eu conseguir voltar do reino da vida tornarei a pegar a tua mão, e a beijarei grata porque ela me esperou, e esperou que meu caminho passasse, e que eu voltasse magra, faminta e humilde: com fome apenas do pouco, com fome apenas do menos."

Virou facilmente o meu top 1.

Junior 04/04/2024

"Quando se realiza o viver, pergunta-se: mas era só isto? E a resposta é: não é só isto, é exatamente isto."

É impressionante como Clarice consegue fazer a gente se identificar mesmo viajando completamente na escrita. É lindo e absolutamente marcante. Não entendi nada, apenas senti.

elis166 03/04/2024

Eu também adoro, Clarice
Acho incrível como a Clarice simplesmente é, das diversas maneiras possíveis e impossíveis. Que leitura, que livro. A paixão segundo G.H. é simplesmente de uma profundidade, de uma quantidade sem igual de camadas, realmente de uma sensibilidade. Ao ler eu fui percebendo que eu não precisava procurar saber o que era isso ou aquilo, tentar ?entender? o livro, bastava sentir, o que é e foi inevitável. Clarice de fato é um sentimento.

eu não entendo, mas eu adoro.

Lucas.Silva 01/04/2024

Esse livro é extremamente sensível. Como muitas outras resenhas devem dizer, não é uma obra para ser entendida, mas sentida. E eu fiz isso, senti-a com todas as minhas forças. Ler esse livro lentamente, de preferência falando em voz alta cada palavra, é uma experiência maravilhosa. Sentir na pele as questões de G.H. sobre o que ela é, o que ela não é, o que são as coisas, o que é o mundo etc.? tudo isso é de uma enorme potência! Espero que outras pessoas tenham o prazer de ler as reflexões resultantes de uma personagem com um quarto arrumado e uma barata.

LucasPc20 31/03/2024

Experiencie
Não é à toa que esse livro é para almas mais velhas, palavras da própria autora. Não se entende esse livro, você se vê nele, e isso é, simplesmente, espetacular. Dou nota 4,5 porque eu não estou pronto para ler o livro, simples assim. Se não, daria 5

29/03/2024

O contato com o que te faz humano é esquisito demais
A pior coisa do mundo é entrar dentro de si e se olhar por dentro e é isso que faz desse livro tão desconfortável e as atitudes da personagem com relação ao além do humano tão grotescas, mas é o entender do humano e do ser que vem de antes, extra a si próprio, que esquisito.

Vini 28/03/2024

O QUE É A BARATA
"Sei que se eu abandonar o que foi uma vida toda organizada pela esperança, sei que abandonar tudo isso - em prol dessa coisa mais ampla que é estar vivo - abandonar tudo isso dói como separar-se de um filho ainda não nascido. A esperança é um filho ainda não nascido, só prometido, e isso machuca."

Eu achei a leitura densa e complexa, teve partes que eu senti que foram abstratas pra mim mas não me incômodo muito com isso pois acho a Clarice uma escritora fascinante demais. Esse aqui deva ser o 5° ou 6° livro dela que eu já li e continuo tendo curiosidade de conhecer mais. Ler Clarice é difícil mas faz parte. Espero um dia poder reler esse livro e entender o que faltou de entender afinal ela desejava que fosse lido por pessoas de alma já formada. Animado pra ver a adaptação pro cinema que vai estrear em breve

LetíciaPeruzzi 28/03/2024

Ainda perplexa e reflexiva com Clarice
Uma obra desafiadora e até complexa para alguns, que trata sobre autoconhecimento e despersonalização, sobre a condição humana, o viver e o divino.
É uma narração de observação que te traz a chance de questionar diversas questões pertinentes sobre si e o outro.
Clarice é uma experiência única e inexplicável, que cabe a cada um individualmente, sentir. Conheço pessoas que não gostaram desse livro e quando questiono o motivo dizem não ter entendido, achado estranho, sem sentido. Como a própria Clarice já disse, "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido"
"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência, e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca".
Craotchky 28/03/2024minha estante
Autoconhecimento e despersonalização: dois termos muito pertinentes para tentar se aproximar de descrever esse livro.
E a própria última frase da Clarice que você traz é bastante certeira também.