A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

Nathália 11/01/2024

"A realidade é a matéria-prima, a linguagem é o modo como vou buscá-la - e como não acho."

Foi o segundo livro da Clarice que li e, embora tenha sido mais recomendado, achei mais difícil me conectar com ele do que com "Uma aprendizagem ou O Livro dos Prazeres". Todo o cenário e a narrativa me pareceram mais intimistas, mas ainda assim não sinto que consegui compreender - ou ser sensível o suficiente. Mas também não acho que seja um livro para ler apenas uma vez. Depois tento novamente.

Vanessa.Vtknas 08/01/2024

Sessão de terapia
G.H. é uma mulher que descreve seus sentimentos e impressões logo pós um episódio do cotidiano. Clarice traz sempre uma escrita densa e profunda, um passeio pela alma da personagem, e acaba por levar o leitor a pensar a própria existência, como numa sessão de terapia. Muito bom e impactante.

lolobinhack 07/01/2024

A paixão segundo lolobinhack
Nao sei o que dizer, amo a escrita da clarice e amo como ela pensa. apenas chego a conclusão de que ela seria uma péssima mãe mas a vejo como uma figura materna ainda sim

nojo absurdo das descrições sobre barata

Juliana 06/01/2024

Para sentir
Para mim a melhor descrição desse livro é que ele é para sentir não para entender.
Até o meio do livro eu não estava entendendo onde ia dar a questão da barata, mas quando G.H começa a " viajar " em seus devaneios é profundamente tocante .tive que ler alguns estudos e resenhas do livro para conseguir absorve-lo um pouco além do que minha própria interpretação e me ajudou bastante .

hellen 05/01/2024

Esse livro me devastou do início ao fim! foi minha primeira experiência mais madura lendo Clarice, e desde as primeiras páginas aquela personagem estava em mim e imagino que em tantas outras pessoas, por isso mesmo agora depois de alguns meses de leitura o existencialismo reflexivo de Clarice devora a alma, toca em cada pedacinho da gente; fala do sobre o mundo, a forma do mundo, o descobrimento e desenvolvimento desse mundo pra nós; fala de Deus e como esse toca a vida das pessoas; fala da liberdade; da moralidade; como o eu se transforma e se toca nas entrelinhas; sobre o que foi, o que é e o que ainda pode ser, do eu, da vida, da morte. Como pode a analogia com o quarto e principalmente com a barata serem tão tocantes dessa forma, de um jeito que sem dúvidas apenas Clarice consegue trazer pro leitor!

lulispadilha 04/01/2024

Livro muito bom mas bastante complicado de entender o caminho da personagem, me fez pensar bastante tb e marcar várias coisinhas no livro. não consigo fazer uma resenha mais elaborada pq eh realmente mt profundo o que clarice escreve

Barbara.23 03/01/2024

Livro de cabeceira
Meu primeiro amor, o livro que me afundou no abismo que é amar Clarice.
Pra mim, é melhor trabalho dela, eu sou obcecada na G.H

Catea 02/01/2024

Eu há muito havia abandonado o ser pela persona
Clarice Lispector é um sentimento arrebatador, uma loucura que só poderia fazer sentido escrita por ela. É difícil a princípio acompanhar o fluxo de pensamento da personagem, ela procura as si mesma? ou procura como procurar por si mesma?ela não quer se procurar? Mas clarice escreve de uma forma genial que toca quem lê. Como não se sentir identificado no meio do caos que é o ser humano?

Rafa 01/01/2024

Amo a forma que Clarice pensa e escreve, mesmo sendo puro fluxo de consciencia e eu odiando essa forma de escrita na Vieginia Woolf, nesse livro ela nos passa a mesma agonia que a personagem sem nome está passando e por mais que seja uma narrativa lenta ela nos prende.

Zeli Giovana 31/12/2023

Primeiro livro que leio de Clarice Lispector. Tinha comigo um receio, não de que o livro não fosse bom, mas de que não fosse pra mim. Fui surpreendida. Gostei mais do que esperava.

-molly 31/12/2023

A paixão segundo gh
Esse livro é de fato pra ser sentido. não da pra tentar entender logicamente, nem a propria clarice entenderia. os trechos são completos devaneios, q na minha opinião, cada um pode compreender da maneira que sentir melhor, encaixar na sua vida como pode. e é isso que gostei tanto, a liberdade que a clarice me da de apenas sentir, do meu jeito, a minha maneira, me sinto acolhida lendo ele.

apesar disso, achei dificil pq requer bastante concentração, e tenho dificuldade com esse tipo de texto, quando puder comprarei um físico pra sempre reler!! livro como esse não se le so uma vez
asperti 31/12/2023minha estante
uau, deu certo ler até dia 31!!!

-molly 01/01/2024minha estante
siim

Rafaela Dezorzi 31/12/2023

?Vivos e em companhia de nossa despersonalização diária.?
Nessa frase do posfácio de Luís Fernando que tive a confirmação de minhas ideias. Um dos livros mais complexos que já li, não em favor do vocabulário mas ao que diz respeito de suas reflexões. G. H perdida em si mesma busca ajuda mas não sabe nem a quem recorrer. À procura da esperança divina!

readersnoopy287 29/12/2023

A ausência de entendimento também é parte do processo de entendimento
"Uma capacidade toda controlada me tomara, e por ser controlada ela era toda potência. Até então eu nunca fora dona de meus poderes - poderes que eu não entendia nem queria entender, mas a vida em mim os havia retido para que um dia enfim desabrochasse essa matéria desconhecida e feliz e inconsciente que era finalmente: eu! eu, o que quer que seja."

Minha dica, como uma grande fã do trabalho de Clarice é, desprenda-se de todo e qualquer preceito acerca dos livros, e, principalmente, urgência de entendimento. Apenas sinta Clarice, é tudo que você precisa para entendê-la (uma mente e um coração abertos, também).
A Paixão Segundo GH é o livro mais confuso e difícil de Clarice, porque cada pessoa sentirá de uma forma diferente, entenderá de uma forma diferente, é um livro extremamente subjetivo e singular. É um mergulho em tudo que se entende e não se entende sobre si. É a busca incessante para dizer o que não é capaz de ser dito, transmitir o vazio e o transbordar que é viver, com bases bem fortificadas no existencialismo.

Caso leia e não aprecie, recomendo fortemente que flerte com outras obras de Clarice, como A Hora da Estrela e Perto do Coração Selvagem. E depois, caso queira, se aventure em obras mais complexas, como A Paixão Segundo GH, Um Sopro de Vida e A Maçã no Escuro.