A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

Carla.Maciel 25/03/2021

"A Carne infinita é a carne dos loucos"
Que livro marcante gostei, não é um livro nem feliz nem triste é neutro. Deixando um pouco de lado os ditos clariceanos, o livro me deixou em estado catatônico. Preciso reler não sei para quem indicar mais é uma viagem. É UMA VIAGEM, poética, filosófica damos as mãos a G. H. e somos recompensados por isso com o chamado de meu amor, e um mergulho na mente dela um mergulho desesperador, angustiante, mas reconfortante. Difícil muito difícil mas a vida é assim também e é justo que a literatura fale desta dificuldade. Afora que a dificuldade faz com que o leitor conquiste o livro como uma escalada, uma subida ao Monte Everest.

Ana 23/01/2021

Que brisa, hein
Gosto de Clarice, mas dessa vez realmente não rolou. História chata e arrastada. A G.H por um motivo insosso entra numa crise existencial absurda completamente sem pé nem cabeça.
Tem seus momentos sim e tem reflexões que são bem interessantes até, com aquelas frases que só Clarice sabe escrever - em compensação a história podia muito belamente ser um conto com menos enrolação e brisa da personagem.
179 páginas infinitas que mais pareceram 1000. Haja esforço e boa vontade pra terminar esse livro.
awesomeasfck 31/01/2021minha estante
Senti o mesmo, enrolei tanto para ler, e não me dava vontade de continuar, nada que nos prenda

Cristiane.Cardoso 27/03/2022

Ler Clarice Lispector é um desafio pessoal.
Toda vez que a leio, sou tomada por uma energia que me faz mergulhar mais fundo em minha vida, me conhecer melhor. Mas acredite, ler Clarice não é uma tarefa fácil.
Acredito não ser capaz de ler na estrelinhas da escrita de Clarice, de fazer uma análise pormenorizada da sua obra, da sua maneira de desvendar os mistérios do mundo, pois nem sempre compreendo ao menos o que ela fala.

Ao terminar a leitura de A paixão segundo G.H., parece que minha cabeça ia explodir. Foi uma leitura bem difícil, de grande profundidade filosófica, onde ela fala sobre o seu lugar no universo, sobre o pensar e o sentir, sobre as inquietações e reflexões acerca da vida de G.H., a protagonista da história que se sente perdida e sem propósito no mundo.
Um quarto de empregada, um desenho feito com carvão na parede e uma barata levam G.H. a mergulhar numa profunda reflexão sobre suas individualidades.
O dilema de G.H. inicia quando ela decide fazer uma limpeza no quarto de empregada e aparece uma barata, que em meio ao pavor, não vendo outra forma de fugir, ela enfrenta os seus próprios medos e fecha a porta do armário separando a barata no meio. Ao sentir a dor de matá-la, G.H. mergulha também nas dores guardadas em seu âmago. Sentimentos estagnados, nunca expressados ou mal resolvidos que agora se revelam para si mesma, num intenso fluxo de consciência vivido pela personagem.
Sinceramente, parece que minha mente está muito mais embaralhada que a de G.H., ou a de Clarice.
Se gostei ou não? Só acho que não li num momento certo. Terminei a leitura com essa certeza e com a sensação de que ainda devo voltar a ler.
Amo Clarice, mas confesso que G.H. não me cativou. Queria muito ter gostado do livro, mas quem sabe futuramente, em uma releitura, quando eu estiver "mais organizada" do que estava agora, eu possa mudar minha opinião.

Já leu essa obra?
Comente como foi sua experiência de leitura
Cleber 28/03/2022minha estante
A primeira vez que esse livro eu não entendi é nada, mas recentemente li em uma leitura coletiva e me ajudou bastante. Agora é um dos meus livros preferidos da Clarice.

Cristiane.Cardoso 28/03/2022minha estante
Quero reler futuramente. Espero que dá próxima consiga entender melhor, assim como você. A leitura em grupo é muito boa, um ajuda o outro na compreensão.

bearittz 30/12/2022

Arrebatador e excruciante
Terminei esse livro em agosto, mas só hoje tive a coragem de sentar e avaliar a experiência da leitura.
Foi meu primeiro livro da Clarice, que talvez não tenha sido a melhor escolha, mas não me arrependo em nada. Levei umas boas semanas pra terminar de ler, pq não é uma leitura fácil. Aliás, não chega nem perto de ser fácil.
A impressão que eu tive é que Clarice genuinamente se perdia em devaneios quando escrevia do ponto de vista de G.H.
Por causa disso, o que mais senti ao longo da história foi angústia. Estamos tão acostumados com livros quadrados, com início, meio e fim, nesta respectiva ordem, que ficamos desconfortáveis quando nos deparamos com uma leitura tão sem pé nem cabeça. Eu queria chegar ao final da história, mas G.H. ainda tinha muito pra falar.
É, definitivamente, uma história esquisita. Terminei e me perguntei: mas qual o sentido dessa enrolação toda? Uma sequência de fatos tão simples e saiu disso um livro inteiro.
A única resposta que tenho pra isso é que este é o jeito de Clarice.

Uma narrativa que te atrai e te repele ao mesmo tempo. Uma escrita tão sofisticada que vc se interessa justamente por não entender nem uma palavra do parágrafo e ter que ficar voltando do início pra reler.
Glen 08/02/2023minha estante
Vc fez uma descrição perfeita da escrita da Clarice e dela mesma. N poderia descrever melhor. Eu já li uns 4 livros dela e segue essa mesma linha. Cm o tempo vc se acostuma e começa a perceber q cada frase significa algo, nem sempre é algo continuo, mas sim a mistura de vários pensamentos. Te indico Laços de Família, foi o primeiro q li e o melhor q achei até agr para começar a leitura de Clarice.

bearittz 08/02/2023minha estante
já vou adicionar à lista!

florescerdaleitura 25/09/2021

G.H. somos nós
Resenha do livro A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector.

Esse é um romance das reflexões da personagem G.H. . A cena onde a história ocorre é o quarto da empregada, mas o ápice da escrita é a introspecção da personagem.

No enredo temos G.H. optando por limpar a casa após ficar sem a faxineira. Logo no início ela decide se desconectar do mundo exterior e vai ao quarto da empregada.

Já na entrada do quarto ela paralisa, primeiro espantada com a limpeza do mesmo, e depois com o quadro feito supostamente pela empregada. Depois ele se assombra com a vista da barata, e com sua morte.

Essa parte da leitura me lembra muito A metamorfose de Franz Kafka. Ambos os personagens tem sua vida desestruturadas por uma barata, seja virando uma ou simplesmente a experimentando.

Nesse livro somos levados de mãos dadas pela personagem a uma introspecção sobre o amor e a paixão. É uma obra que exige inúmeras releituras. Uma leitura só é pouco para abranger toda a complexidade da Clarice.

Não sabemos que nome G.H. representa, e nem é preciso pois, juntos com ela nos tornamos G.H.. Ela se faz presente em quem a lê e caminha com ela pelas profundezas da alma humana.

"Viver não é coragem, saber que se vive é a coragem".

Elson Santos 19/11/2021

Uma mulher a frente do seu tempo.
Leitura pesada, e humildemente não sei se estavasse preparado pra ela. Entretanto, é possível enxergar a genialidade da autora em falar sobre os mistérios da vida, do ser humano, e os desafios do autoconhecimento.

Liliane 11/12/2020

A história de uma mulher, no interior de seu apartamento, num momento cotidiano, ao se deparar com uma barata, começa uma série de divagações... Extremamente filosófico existencialista. Leitura incrível!

Cristina.Amaral 21/03/2022

"A vida se me é. A vida se me é, e eu não entendo o que eu digo. E então adoro".

A Paixão Segundo G.H é, para mim, um livro de experiência. A surrealidade toma conta em um nível alto. É uma experiência que lembra a de ler Franz Kafka. Pouco consegui entender num plano "lógico", mas um sentimento de inquietação e nojo me acompanhou do início ao fim. Os motivos, entretanto, ainda estou tentando entender.
annacarolinanm_ 21/03/2022minha estante
Eu li essa obra da Clarice e eu me impressiono até hoje em como ela cria uma identificação enorme com o leitor. Por mais que a história ?lógica? seja algo totalmente ?out of context?, os sentimentos expressos me fizeram sentir parte da personagem.

Cristina.Amaral 21/03/2022minha estante
Sim. As questões dela quanto à tentativa de entender o "humano", a matéria primitiva da vida e até "Deus".

Ana Luiza 19/07/2020

Uma experiência
De verdade, ser esse livro é passar pela experiência de entrar na cabeça de uma pessoa que está tendo epifanias seguidas. É acompanhar um fluxo de pensamento caótico, que chega a várias conclusões e as desfaz na mesma velocidade. Clarice traz reflexões incríveis sobre o tempo, sobre identidade, sobre a linguagem... são muitas ideias mesmo, e, sinceramente, nem dá pra entender tudo que ela diz (porque a linguagem não é o suficiente). Recomendaria ler e depois conversar bastante com outras pessoas sobre, porque cada um lê de um jeito
Dudys3000 19/07/2020minha estante
Oii desculpa te incomodar! Tô aqui para te apresentar uma oportunidade única :)
Estou procurando pessoas que tenham interesse de participar de uma grande troca de livros.
Voce? pode estar em qualquer lugar do mundo. Tudo que voce? precisa fazer e? comprar seu livro preferido (so? um) e enviar para um estranho (eu vou te enviar o enderec?o pelo inbox). Voce? vai receber no ma?ximo 36 livros de volta pra voce?, pra ficar.
Eles sa?o os livros preferidos pessoas do mundo todo!
Se voce? tem interesse em fazer parte me manda uma mensagem para o meu instagram @eduardaazenha e eu vou te mandar os detalhes :)

Andressa 11/06/2014minha estante
Resenha mal escrita, feita às pressas sem estrutura nenhuma, só para registrar meus pensamentos antes que eles me fugissem. Não reparem, galera! Juro que eu escrevo muito melhor que isso quando tenho tempo. Hahaha! ^^'

Eliza.Beth 26/12/2020

Falhei com Clarice
Quem sou eu para falta de Clarice Lispector. Fui com todo o meu coração aberto mas não deu. Não entendi nada, não gostei, extremamente repetitivo.
Demorarei a me aventurar novamente.
Carolina.Gomes 03/01/2021minha estante

Karina Paidosz 26/01/2021

Meu primeiro livre dela e vou confessar que não gostei.

Não sei se todos os seus livros são assim, e espero que não, mas achei o desenrolar muito viajado e sem sentido.
Parecia interminável.

Tenho outros da Clarice na minha lista.
Espero gostar mais.

Escolhi uma frase do livro que gostei:

"Ah, meu amor, não tenhas medo da carência: ela é o nosso destino maior. O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão."
Dani.Giardin 05/03/2021minha estante
Também não gostei ?

Karina Paidosz 05/03/2021minha estante
Kkkk triste, né?! Só continuei a leitura pois era leitura do grupo.

Antonny.Fillype 16/07/2023

Ou toca, ou não toca...
"Ou toca, ou não toca...Me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato." Essa foi a resposta de Clarice quando perguntada sobre sua obra em sua última entrevista, agora compreendo perfeitamente o que ela queria dizer. A Paixão Segundo G.H é em grande parte um puro fluxo de consciência da personagem G.H que pra mim é a própria Clarice, é uma obra forte, marcante, de leitura difícil. Lispector domina com maestria as figuras de linguagem, com destaque para os paradoxos, se lê-la já é um trabalho complicado, imagine escrever sobre ela, é por isso que não vou me arriscar muito. Não indico esse livro pra quem quer começar a ler Clarice, ela tem um estilo muito único que exige um pouco mais do leitor, mas certamente é uma obra que precisa ser lida... E relida, sinto que ela pede uma releitura quase que inevitável. Há muito mais que eu gostaria de falar, mas vou me abster e, posteriormente, quando fizer a releitura, darei um veredito mais completo. Me sinto mais próximo de Clarice agora, é incrível como ela nos coloca em transe junto da G.H.
Izabella.Smaniotto 18/07/2023minha estante
vou começar o livro hoje, que resenha linda...aumentou minhas expectativas!

thaielvira 04/08/2023minha estante
Ia começar ele hoje, mas meu primeiro da Clarice? agora tô pensando se leio ou começo por outro kkk

Antonny.Fillype 04/08/2023minha estante
Começa por outro

Alice @leituras_da_alice 18/03/2020

Já tinha tido um primeiro contato com Clarice com o livro ?Legião estrangeira?, e ela me surpreendeu bastante por ser um livro de contos em que eu fiquei extasiada com a maneira de pensar e de escrever.
O mesmo aconteceu com esse livro, em que não são contos, mas que leva o leitor a momentos incríveis, eu amei a leitura, apesar de ser um livro curto, eu optei por ler ele devagar pra que eu pudesse apreciar devidamente, sendo que em diversas vezes eu tive que ler de novo pra tentar entender( já adianto que não tem como) aliás, imagino que casa pessoa terá uma experiência diferente e única.
A profundidade em que os fatos vão ocorrendo é imensa e tenho que dizer que com certeza investirei mais nas leituras dessa autora..