A civilização do espetáculo: Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura

A civilização do espetáculo: Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura Mario Vargas Llosa

Resenhas -

Marcos Nandi 28/01/2021

Na civilização do espetáculo, o cômico é o rei.
Uma vez meu professor de ciência e política questionou o que era cultura. Eu falei, que era tudo aquilo produzido por homens. Ele não concordou, pois, para ele a cultura é algo consciente e que um cultivo de feijão não é cultura.

Todavia, esse livro tem o mesmo entendimento que o meu, para Llosa, a cultura é a soma de crenças, conhecimentos, linguagens e costumes, etc, tudo o que um povo faz, teme, ou adora.

Nesse sentido, a cultura está passando por um crise e entrou em decadência, algo que que não se via desde a sua criação pelo cristianismo. Para o autor, o cristianismo que mostrou o que é arte no ocidente (e há razão nisso, já que grandes obras de arte foram criadas como forma de protesto contra o cristianismo).

Interessantíssimo, o contraponto, com o antissemitismo e a cultura ocidental, como forma de vingança pela criação do judaísmo de um Deus só.

A partir daí, começa a civilização do espetáculo, onde a arte torna-se uma distração sem mais nada a oferecer. Como uma vitrine apenas para turistas inflar seu ego. Hoje, segundo o autor, a cultura verdadeira está apenas nas mãos de minorias.

E assim, a civilização do espetáculo, é a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigentes é ocupado pelo entretenimento, tanto na cultura como no jornalismo. Hoje os leitores, por exemplo, querem leituras fáceis e mastigadas. Tornando-se assim, uma cultura massiva e frivola, que não agrega nada mais aos leitores.

Além disso, o autor ressalta a importância da cultura no âmbito político e a perda do interesse pela leitura.

Gosto muito da opinião do autor sobre o estado laico, mas não concordo quanto aos conceitos liberais que ele aponta no livro e também quanto a privatização de escolas e o uso de burcas e hijab pelas mulçumanas. E não sou maior fã de ensaios. Por isso, 4 estrelas.