A partitura de Clara

A partitura de Clara Silvia Gerschman

Resenhas - A partitura de Clara

Carla Brandão 06/09/2020

Clara Schumann foi uma pianista e compositora alemã. Era casada com Robert Schumann, também compositor. No século XIX, teve uma carreira muito bem sucedida, apresentando-se em diversos países da Europa.

É a partir da história verídica da pianista que Silva constrói seu romance histórico. Nele, Ana e Patrick, dois pesquisadores, resolvem iniciar uma busca por uma partitura inédita de Clara, desaparecida há muitos anos. O livro intercala capítulos que narram a busca de Ana e Patrick com outros que mostram a vida de Clara desde a sua infância.

Nos capítulos dedicados à busca pela partitura, viajamos com os personagens para a Alemanha, onde visitam lugares estratégicos e entrevistam descendentes da pianista. Conforme as pesquisas avançam, conhecemos não só a cidade onde se instalam ou as informações que recebem, mas também a forma alemã de lidar com a cultura. A autora tem um jeito didático de escrever, e aqui e ali insere explicações e reflexões sobre termos e momentos históricos.

Já os capítulos que narram a vida de Clara dão-nos a oportunidade de saber mais - ou de ler pela primeira vez - sobre a vida de uma mulher talentosíssima e bem à frente de seu tempo, como a autora faz questão de sinalizar. Para mim, mergulhar em sua história foi uma experiência bem mais interessante que acompanhar a procura por sua partitura perdida.

Passeamos por diferentes épocas e aspectos de sua vida: as aulas de piano da infância, a história de amor com Robert, a amizade com Brahms, a inimizade com Wagner e a criação dos números filhos. Algumas informações, porém, são repetidas em diferentes capítulos e os fatos avançam e retrocedem no tempo diversas vezes, gerando uma quebra na narrativa.

Ressalvas feitas, é preciso destacar a pesquisa feita pela autora, que fica clara pela quantidade de informações contidas nas páginas, bem como a contextualização histórica muito bem feita. Prato cheio para os amantes de música clássica e de romances históricos.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com/2020/09/resenha-partitura-de-clara-silvia.html