BITCOIN, BLOCKCHAIN E MUITO DINHEIRO

BITCOIN, BLOCKCHAIN E MUITO DINHEIRO Christian Aranha

Resenhas - BITCOIN, BLOCKCHAIN E MUITO DINHEIRO

AndrA374 14/07/2023

A primeira parte do livro é sobre o assuntos financeiros (que são necessários para uma boa compreensão).Já a segunda é sobre a Bitcoin, Blockchain entre outras tecnologias.

Victor Montes 07/02/2023

Ótimo livro para interessados em aprender sobre bitcoin
Leitura rápida. Livro da um panorama geral sobre bitcoin e, principalmente, a tecnologia blockchain. Mostra as aplicações, possibilidades, relação com a economia, etc.

Artur Guimarães 20/01/2023

Um bom começo para quem já tem algum conhecimento prévio.
Impressionante quanto tem conceitos sobre como funciona os criptoativos de modo abrangente. Pode ser uma chuva de informação nova caso não tenha um pouco de conhecimento sobre o tema.

Explica de modo relativamente simples e acessível os termos e como funciona essa ferramenta que pode ser revolucionária chamada blockchain. Bem como outros conceitos de moedas digitais e seus processos de criação/mineração.

1 04/12/2022

Cansativo!
Uma leitura chata, cansativa, lenta e sem grandes informações. Demora bastante a chegar no assunto propriamente dito e quando chega as informações são apenas superficiais.

Rafael2292 20/07/2022

Básico.
Para quem ainda não sabe nada sobre Bitcoin esse livro pode dar umas pequena base.
Eu esperava mais pelo título, porém, é os primeiros passos, existem outros bem melhores

Elber 06/03/2022

Não se pode agradar a Gregos e Troianos!
Antes de mais nada, o livro é de leitura fácil e bem escrito SOBRE o Bitcoin e não COMO investir com o Bitcoin.

Dificuldade--> Como escrever um livro para abordar o popular e o técnico?
.Popular: que trata de um assunto agora muito citado na mídia, que vai entrar em nossas vidas cada vez mais.
.Técnico: todo o fundamento do tema é baseado em uma estrutura de TI muito técnica.

Resultado --> Você acaba não agradando ao popular, por ter conceitos técnicos e não agrada ao técnico por não se aprofundar ou por faltar coisas.

Isso vai ocorrer em QUALQUER livro sobre Bitcoin/Blockchain que tentar agradar aos dois. Que é o caso desse livro.

Parte popular: A parte inicial sobre a história. Faz uma introdução sobre moedas em geral desde o início da sociedade moderna. Isso achei muito legal para encaixar o leitor no contexto.

Parte técnica: Depois ele começa a dissertar sobre o "tecnes" do Bitcoin e Blockchain, necessário para um livro de introdução do assunto, e culmina especificamente no cap 12 onde ele detalhou demais a parte técnica.

Bônus: a parte final do livro trata sobre as tentativas de regulamentação do governo e imposto de renda. Essa parte me ganhou!!!
Explica no geral de como o Bitcoin é tratado no IRPF.

Sugestão: comece com reportagens curtas na internet para entender o conceito básico e termos sobre o assunto antes de ler esse livro.

Lylian 10/02/2022

Bitcoin
Um ótimo livro para quem deseja conhecer mais sobre as criptomoedas, como elas surgiram e como são negociadas

Philippe.Dantas 30/12/2021

Um bom livro para quem está iniciando, o único problema é que por ser tratar de uma tecnologia que está crescendo a todo a vapor, algumas informações já se tornaram obsoletas e várias ideias novas super importantes não foram mencionadas porque não existiam na época, mas não há muito o que ser feito em relação a isso. Qualquer outro livro sobre criptos e blockchain passarão por isso após alguns meses.

Xexeu 15/11/2021

Livro mistura alguns conceitos técnicos com outros básicos! Mas tenta explicar a criação do bitcoin, o que o futuro reserva da tecnologia do blockchain que em si é muito maior e abrange diversas outras moedas digitais. Impressão mal feita, parece que faltou tinta. Li outros outros livros que não eram específicos sobre criptos e que passaram informações até melhores, crash e futuro do dinheiro.
Toda essa questão técnica de programação e termos não ajuda a grande maioria dos leitores que no final só quer investir.
Elber 20/02/2022minha estante
Rapaz, me dia aí os livros que você citou na resenha? Quero entender melhor esses pontos.

Felipe770 06/10/2021

Boa introdução para quem não entende do assunto, em especial na parte inicial sobre o surgimento do blockchain e suas potencialidades como moeda. Na parte técnica não foi muito didático. Ainda assim, vale a leitura.

denis.caldas 12/07/2021

Menos dinheiro, mais blockchain.
Notadamente, depois de lido descobrimos que o título tem o "e muito dinheiro" só para vender o livro mesmo, porque, claro, se fala sobre dinheiro, principalmente no início em que o autor tenta nos explicar alguma coisa sobre economia, moeda e dinheiro (com umas ideias keynesianas que não me agradam, além da contumaz ideia do "capetalismo"), mas não é sobre muito dinheiro. Oras, parafraseando o próprio autor no início do Capítulo 11, a coisa mais importante do Bitcoin foi a concepção e uso da Blockchain, e não a especulação inerente.

A obra também é importante para conhecermos um importante ator e autor do mundo criptográfico brasileiro, o D.Sc. Christian Aranha, além de despertar o interesse em pesquisar sobre a empresa Entropia e o Hathor, o primeiro blockchain genuinamente brasileiro!

Vi algumas pessoas reclamando do teor técnico do livro, mas não se assuste, de fato há algumas tecnicidades, mas nada a mais do que você encontrará em algum mini-curso sobre o tema. Então, não temas e aproveite a leitura de Bitcoin, Blockchain e "muito" Dinheiro!

Danielle.Duca 31/05/2021

Uma introdução para começar a entender o Bitcoin e a evolução das criptomoedas. Apesar de possuir uma linguagem muito técnica e de difícil compreensão p leigos de uma forma geral nos fornece subsídios p compreender a relevância do tema e mais que isso: que as aplicações dos criptoativos unidos a tecnologia blockchain veio p ficar e se consolida cada dia mais como um grande investimento e forma de pagamento mais seguro que os meios usualmente conhecidos e que a libertação de instituições financeiras é uma realidade!

Jeferson Souza 31/05/2021

Livro interessante que dá um norte para leigos entenderem como surgiu e o que é o Bitcoin e Blockchain.
Descreve o que esperar dessa "nova tecnologia" nos próximos anos.

Luc Candelore 27/05/2021

Para quem é novato em Bitcoin
Esqueça a idéia de um tratado sobre criptomoedas.
Esse livro apresenta o Bitcoin desde sua criação até 2020.
A proposta nem de longe é esgotar o assunto sobre criptomoedas, mas apresentar o Bitcoin e outras poucas criptomoedas, apresentar de forma simplificada como funciona a tecnologia Blockchain e por fim o autor dá sua opinião sobre a história e o futuro das criptomoedas diante das possíveis implicações e aplicações desses criptoativos unidos a tecnologia Blockchain.
Livro para iniciantes, porém útil para quem já conhece um pouco sobre criptomoedas pelo conteúdo histórico e econômico desenvolvido pelo autor.