O sonho mais doce

O sonho mais doce Doris Lessing

Resenhas - O sonho mais doce

Higor 15/11/2019

'Lendo Nobel': sobre lutas de classes e posicionamentos políticos
A pessoa mais velha a receber o Nobel de Literatura, aos 88 anos, Doris Lessing também tem uma vasta bibliografia, com mais de 80 livros, que se dividem entre os aclamados e os desprezados pela critica especializada.

Basicamente, a obra de Lessing se divide em três: a primeira, de cunho politico comunista, aborda temas sociais de maneira ácida. A segunda fase se concentra em temas biográficos, psicológicos e intimistas; já a terceira, a mais desprezada, foca na ficção científica. Curiosamente, a aclamação da crítica, e do Nobel, se concentra nos livros após a terceira fase, sem uma fase definida.

‘O sonho mais doce’, de 2001, começa com a morte do então presidente J. F. Kennedy, no final de 1963, década da chamada contracultura, em que movimentos sociais, a insatisfação da juventude e a liberdade sexual estiveram em alta. Frances, uma espécie de mãe postiça dos rebeldes, divide a casa com a sogra, Julia, logo após ter sido abandonada por Johnnie, o ex-marido comunista inveterado.

Não se concentrando em um personagem principal, ao menos na primeira parte, a autora foca na casa em que os personagens vivem, mais especificamente na longa mesa abarrotada de refeições. É ali, em meio às conversas sobre politica, meio ambiente, religião e sexualidade que conhecemos a opinião de cada um, assim como suas personalidades e aspirações para o futuro.

A história, no entanto, não se prende a década de 60, mas vai dando continuidade nos anos 1970, com vida alternativa, pregação do amor e das drogas. Não se demorando muito, mas se estabelecendo nos anos 80, especificamente no país fictício de Zimlia. É importante lembrar que houve na África uma crescente, na década anterior, de independência de colônias, gerando assim, o surgimento de vários países no continente, e com isso, o contato e conhecimento, além de novas culturas, lugares insalubres, degradantes e desumanos.

Além da própria busca pela independência do país, com suas dificuldades, enganações e protestos, um grande vilão assola a população daquele recém-nascido país: a AIDS, vulgarmente conhecida como Finura, uma doença que, à época, era inexplicável.

Embora recheado de assuntos e personagens, que poderiam pesar a mão e fazer com que o livro se tornasse ruim, Lessing escreve de maneira ágil e fluida, surpreendendo o leitor temeroso com as mais de 400 paginas. A prova de que, para ser um bom e aclamado livro, não precisa ser, automaticamente, original ou experimental, mas franco, consigo mesmo e com o leitor.

Este livro faz parte do projeto 'Lendo Nobel'. Mais em:Le

site: leiturasedesafios.blogspot.com

Tina 19/04/2019

A doçura em meio à dura realidade
Ganhei esse livro de presente de formatura de dois dos melhores professores que tive na faculdade. Que baita presente! Doris Lessing ganhou, em 2007, o Nobel de Literatura por "O sonho mais doce", e devo dizer que a história que aqui se passa pode sim, ser caracterizada como doce, apesar da dura realidade que conta. Sou fã assumida de chick-lits, que são leituras leves, histórias de mulheres independentes que se metem em confusões, daquelas que damos belas risadas, então imaginem a antítese entre esses e este. Aqui, acompanhamos uma família da Inglaterra nos anos 60 dos ideais comunistas, depois 70, das passeatas e protestos, e por fim, nos anos 80 da África e da epidemia de AIDS. É um livro que, de início, parece não mostrar a que veio. Mas depois das primeiras 100 páginas, pegamos o ritmo e eu, pelo menos, fiquei presa querendo descobrir qual seria o destino de cada personagem. É possível compará-lo com o filme Boyhood, em que acompanhamos os mesmos personagens por muitos anos. Aqui é semelhante, e tocante de igual forma. Adorei a leitura, com certeza ficará gravada na minha vida literária. Quem tiver oportunidade, leia, pois vai te fazer refletir um bocado.