Sempre Há Uma Esperança

Sempre Há Uma Esperança Eurípedes Kühl

Resenhas - Sempre Há Uma Esperança

Carla.Parreira 31/10/2023

Sempre há uma esperança
Muitas vezes me enchi de curiosidade imaginando como eu seria no papel de ?anjo da guarda?. É preciso muito respeito, paciência, tolerância e persistência, principalmente perante a impossível detenção da sensação de fracasso e tristeza quando o pupilo protegido não liga aos bons conselhos dados. Estou escrevendo essa breve introdução pelo fato do livro ser ditado exatamente por um anjo. Em verdade, como já sabia, o livro define que anjo é apenas um nome funcional para os espíritos protetores. Vou colocar por seqüência os aprendizados que mais me tocaram da leitura.
O 1º ensinamento é de não utilizarmos a beleza nem o dinheiro em proveito próprio para obter poderes mundanos.
O 2º é de que nas coisas morais o que conta é a intenção.
O 3º é que as pupilas dilatam quando passamos por sentimentos intensos.
O 4º: quando tudo estiver difícil, nada de apavoramento. Afobação é a melhor maneira de dispersar forças físicas e mentais. O melhor é pensar em Jesus.
O 5º: podemos (e devemos) ser anjos de guarda uns dos outros a espalhar amor e luz.
O 6º: sempre que alguém comete um ato, certo ou errado, põe em funcionamento engrenagens universais, integramente ajustadas pelas leis divinas e que funcionam de forma similar, em ação e reação sob a supervisão constante de espíritos angelicais.
O 7º: Deus coloca à frente de todos os Seus filhos os meios necessários para o progresso espiritual e para os devidos resgates, registrados pelo tempo, muitos deles empoeirados pelos séculos.
O 8º: estão configurados nas estruturas genéticas dos cromossomos via DNA (ácido desoxirribonucléico), todos os futuros acontecimentos orgânicos da jornada terrena, decorrentes das vidas passadas. Incluem-se, entre eles, as doenças (com duração, intensidade e cura).
O 9º: a AIDS resulta da encarnação de vírus psíquicos, pois o espírito, no qual pululam pensamentos infelizes, cristalizando em vícios, termina por criar tais vírus, fruto das vibrações enfermiças constantes, que lhes garante a sobrevivência e multiplicação. De inicio, esses vírus ficam impregnados no perispírito, matriz sublime do corpo físico. Daí, por sintonia, atraem-se aos vírus físicos de energias negativas geradas na alma doentia.
O 10º e ultimo: todos os males, doenças e tristezas são (e serão) sempre findados com o crescimento intelectual e principalmente moral de todos nós que infelizmente ainda precisamos da dor nas sendas de nosso caminhar.

kittyleitora 09/02/2024

Sempre há uma esperança
Na minha opinião, esse livro tem um ponto positivo: Fazer o leitor adquirir mais conhecimento sobre o espiritismo. Nele, retrata-se diversas informações sobre a religião e do funcionamento dos Espíritos e também dos "anjos da guarda".
Agora, falando sobre os pontos negativos: Primeiramente, esse livro não dá muitas descrições dos personagens que eu deduzo serem os principais, (Roboels, o narrador, Karen e Gino) o que dificultou um pouco a minha leitura para que eu consiga ter imaginado a cena melhor.
Também acho que esse livro envelheceu muito mal, pois na época tinham menos informações sobre a AIDS, o que torna o livro ligeiramente estranho por considerar perigoso ficar perto de alguém com o vírus. Eu entendo que o livro é antigo e tudo mais, só que eu nao esperava que essa doença fosse algo tão forte na história.
Não entendi por terem adicionado informações contra o aborto e homossexualismo neste livro. O foco nele é o Espiritismo, no caso uma religião, então qual a necessidade do livro ter este trecho:
"[Referindo-se aos LGBTs...] Serviu-lhes para o atual estágio de repensar e represar tal tendência, impressa em seus Espíritos, quase sempre por desatinos em vidas passadas; mesmo que não deixem a prática homossexual, então agora muito mais cautelosos, o que representa um despertamento, vago, é verdade, para ajustes dos instintos sexuais - mas o despertar moral é sempre uma aurora, prenunciando reforma interior. (pág 142) "

OBS: essa foi minha interpretação do livro e utilizei meu ponto de vista atual para fazer esta análise.

Dress@ 02/09/2009

Uma lição de vida, realmente nd está acabado sempre há uma esperança!

Bia gaia 20/05/2009

Esse foi o 1ºlivro espírita que eu li, e posso falar que já li dezenas depois dele, mas tem 3 em especial que eu AMO!! e esse é um deles. Ele é uma lição de vida.

Déia 14/08/2011

Ainda lembro...
Primeiro livro espírita que li. Isso foi há mais de 10 anos e ainda lembro da história em alguns momentos da minha vida.
Não sei se foi marcante por ter sido o primeiro, ou pela forma como é narrado... só sei que me fascinou completamente. Na época, foi uma grande lição, mudando a minha forma de perceber os fatos da vida.