Poder e Terrorismo

Poder e Terrorismo Noam Chomsky
Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Poder e Terrorismo

Giordana 08/09/2021

Importante, mas deve ser considerado com cautela
Chomsky deve ser lido pelo que é: comentários de um linguista estadunidense, bem-informados mas essencialmente parciais, e não como uma análise histórica. Por ser um conjunto de palestras, Chomsky não apresenta evidências de nada; e é vítima de sua própria vaidade: fala como se tivesse certeza absoluta de tudo, acha que é a única pessoa no mundo falando sobre assuntos já discutidos há décadas nos meios acadêmicos. Ao responsabilizar os interesses estadunidenses por dezenas de atrocidades, muitas vezes ignora ou desconsidera as próprias disputas internas desses países, principalmente seus históricos de conflitos étnicos e religiosos.
Chomsky foi importante para a conscientização em massa das atrocidades do imperialismo estadunidense, principalmente entre os próprios estadunidenses. Mas já é um livro ultrapassado, de quase uma década atrás, que não deve ser considerado acriticamente.

Jaqueline 04/07/2010

Reflexões sobre mídia e ideologia: mascarada política
Quem curte reflexões sobre o papel da imprensa e da mídia como um todo não pode deixar de ler "Poder e Terrorismo". LIVRÃO! Chomsky esbanja dados e fatos importantíssimos para uma compreensão crítica do papel dos Estados Unidos no cenário político do século XX. Esta obra é altamente esclarecedora e nos faz pensar nos rumos que o imperialismo norte-americano traceja para países subdesenvolvidos, além das ideologias por trás da presente historiografia ocidental.