Os Tambores da Chuva

Os Tambores da Chuva Ismail Kadaré

Resenhas - Tambores da chuva

Katia Rodrigues 13/01/2021

Um dos exércitos mais poderosos do mundo
Kadaré se vale de fatos históricos para narrar de forma bastante acertada um cerco otomano a uma fortaleza cristã na Albânia do século XV. A narrativa se foca no exército otomano, descrevendo o cotidiano do acampamento, os diferentes personagens envolvidos em campanhas militares, como engenheiros, arquitetos e conselheiros, além dos conflitos internos. Na minha opinião, essa foi a parte mais interessante do livro, não conhecia nada sobre as práticas militares otomanas e fiquei fascinada.
Gostei bastante do autor alternar entre a perspectiva dos invasores e dos defensores criando uma atmosfera de expectativa que é compartilhada pelos dois lados e por nós leitores. Enfim, gostei bastante da leitura e recomendo.
Guilherme.Maia 13/01/2021minha estante
Uaaal amei.

Katia Rodrigues 13/01/2021minha estante
Valeu Guilherme! ?

Vincent 23/04/2020

Livro de guerra
Narra maravilhosamente a história de um cerco de um castelo Albanês pelos turcos, durante a expansão de seu império pelos Bálcãs. Muito bem escrito.

Thairan Matos 02/04/2021

Ficção Histórica Surpreendente!
Eu comecei o livro sem expectativas e me surpreendi bastante!!! Não conhecia muita coisa sobre o Império Otomano e nem sobre a Albânia, então acabei aprendendo muito e fui pesquisar mais!
O livro conta a história de um cerco realizado pelo Império Otomano (Mulçumano) contra uma castelo da Albânia (Cristã). Durante a leitura, nós podemos observar diversas estratégias de combate, diversos povos que constituíam o Império Otomano, a realidade de estar em um cerco, os conflitos religiosos e toda a crueldade de um exército.
Pra quem gosta de Ficção Histórica, esse livro é excelente!!!

Felipe 01/04/2013

Anatomia de uma batalha medieval! Muito bom!
Para os mais curiosos, toda a hierarquia do exército, tanto política quanto militar é descrita de forma bem simples assim como suas funções reais e imaginadas (como o astrólogo ou o escriba). É descrito também os processos de tomada de decisões da qual participam cada líder de grupos de tipos de soldados diferentes (haviam vários deles, soldados rasos, especializados e até os sendengjeshtler,soldados de elite sem permissão para recuar), o arquiteto, o engenheiro, o astrólogo, os conselheiros e sacerdotes.

Resenha completa em:

dragondiego7 11/04/2014minha estante
Um ponto que acho que é destaque no livro é a narrativa que segue de acordo com a visão de cada personagem. Muito bom para analisar como era feito o registro de fatos da época.

Lucas.Henrique 20/04/2020

Angustiante
Ao transitar entre a perspectiva dos invasores e dos defensores, o autor consegue fazer com que os personagens e suas ações ganhem importância e não glamoriza o conflito. A alternância de narrativa faz com que percebamos que não há lado "bonzinho", e que mesmo os invasores tem seus dilemas. Ao servir ao Império Otomano ou defender o castelo, todos partilham da mesma angústia, que é a volta pra casa ou ter de volta sua casa.

Augusto Bogo 25/01/2023

Kadaré acerta em cheio nesse livro que retrata um cerco otomano a um castelo da Albânia no século XV.
Sempre vemos o lado daqueles presos pelo cerco, mas aqui vemos o sofrimento do lado opressor: toda desorganização, mortes e moléstia.
Chega a ser poético, melancólico e absurdamente enfadonho, por retratar o cotidiano daqueles guerreiros.

Estevam.Moraes 31/12/2023

O livro definitivo de estratégia medieval
Ouvi muito sobre esse livro em rodas de conversa sobre batalha e estratégia medieval, fiquei curioso e por fim, agora digo com toda propriedade:

É imprescindível pra quem gosta de estratégia medieval e histórias de castelos.

Toda a trama sobre a invasão de castelos, sobre provações, sobre tropas e suprimentos, pressão social, opinião pública e controle de tropas é incrível.

Leia com calma e sem pressa, não vai se decepcionar.

Alessandro Heverton 26/04/2019

Mas não empolga tanto

Rachid 22/02/2021

Imprevistos de Guerra
Leitura muito interessante sobre o retrato de antigas guerras, invasões em castelos e seus modos de fortificação.

Um grande jogo mental e de cartas na manga levam o leitor durante o livro até um desfecho curioso.

Cdmm 18/02/2022

Cerco
Que livro bom. Uma descrição realista de um cerco a um castelo cristão na Albânia pelo exército turco otomano. Não existe só um ponto de vista e também passeamos pelo ponto de vista das pessoas do castelo. Mas a ideia de toda a logística desse cerco e todo esforço monumental de milhares de pessoas, como num organismo vivo é muito bem feito.

Hmen0n 09/11/2023

Tambores da superestimativa
Claro que o livro não é ruim, é bom, o fato é que esperei por muito tempo desde a recomendação por esse livro, e eu conseguir lê-lo, que a estimativa estava muito alta.
Esperava mais descrição de batalhas, e o livro entrega mais é o cotidiano de um cerco, as preocupações de Mevla Tcheleb, de Sarudjan e outros são interessantes, mas foi me "vendido" outro tipo de livro.
No fim, vence quem eu queria que vencece, já é um ponto.