O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Men 31/03/2024

Repleto de incógnitas
Não tenho muito o que falar sobre este livro, sua narrativa gira em torno de K. e seus dias na luta para provar sua inocência em um processo totalmente obscuro no qual o leitor assim como K. não consegue descobrir o que de fato lhe ocorreu. Boa história, mais não é para todo o tipo de leitor, muito menos pra quem tem ansiedade, pois o final incógnito pode ser desesperador.

soph:) 22/03/2024

Achei uma leitora difícil e densa, precisa ser lida com calma e paciência, mas no geral achei que a linguagem facilitou o entendimento, foi meu primeiro kafka e estou ansiosa pra ler mais livros dele.

Bruno 03/03/2024

O processo
Na minha longa lista de livros famosos para ler, finalmente chego em "O processo", mas confesso que foi uma leitura mais difícil do que o esperado.

O livro narra a vida de K., protagonista que acorda no seu aniversário de 30 anos sabendo que é réu de um inquérito. Inquérito esse que não é anunciado, não há acusação, não há provas, não há informações adicionais, só a lei que o acusa.

Desde o início, K. é consumido processo em que é réu, é nessa jornada todo seu brio e zelo pelas coisas da vida lhe vão sendo tiradas.

Como leitor, confesso que gostaria que fossem dadas maiores explicações sobre o processo, maior clareza sobre o paralelo distopico que Kafka tinha em mente. Talvez deva ler novamente no futuro, mas saio da leitura com mais dúvidas que respostas, na verdade saio sem resposta alguma.

sam (?) 09/02/2024

Bora kafka
Depois de ler a metamorfose, fui instigado a procurar mais sobre o kafka (sem ser as últimas do twitter sobre ele, deve ta chorando pelo cancelamento msm), e acabei escolhendo o processo para ler em seguida. Livro muito bom, em certas partes foi uma tortura continuar lendo pela repetição de certas coisas na narrativa e etc, mas no final valeu a pena.
E o FINAL desse livro é
o final desse livro...
Muito bom.

Luke_the_hero 14/01/2024

O barato é louco e o processo é lento
Esse é o meu segundo livro do Kafka (Metamorfose) e é impressionante como ele consegue fazer começos bem impactantes, ora é uma pessoa metamorfoseada em um inseto, ora é uma pessoa que é acusada de um crime que não sabe qual foi (esse é o caso de O Processo). Porém outra coisa que para mim une essas duas obras é o fato do protagonista estar de mãos completamente atadas diante de sua situação e ser totalmente dependente de terceiros, une isso ao pessimismo de Kafka e você terá essa sensação de angústia presente nas duas obras.

O Processo é um livro que explora essa situação de tal forma que a trama parece cada vez mais confusa e sem saída, a sensação é de estar vendo Josef K. (protagonista) entrando em um labirinto sem fim, tomando decisões erradas (mas será que tem forma certa de lidar?) e cada vez mais encurralado por causa da burocracia das grandes instâncias da justiça.

Kaah_mgo 05/01/2024

Oi?!
Uma leitura que me causou amor e ódio. Não consegui compreender qual é a acusação feita contra o protagonistas e acho - a partir do meu parco conhecimento - que essa é uma sacada do livro. Em vários momentos foi possível alinhavar críticas acerca de como a justiça é colocada como muito distante da humanidade, como é inacessível, incompreensível muitas vezes para a maioria das pessoas comuns (o que não significa, necessariamente, concordar que seria melhor viver sem os aparatos jurídicos).
No geral, me senti perdida em algumas reflexões do personagem e percebi que ele próprio seria um réu "premium", já que gozava de tratamento diferenciado e várias vezes se enxergava com superioridade. Superioridade esta, que ao final, pouco ou nada lhe serviu.
Recomendo a leitura como um bom quebra-cabeça.

Suane 23/11/2023

- Eu não conheço essa lei - disse K - Azar o seu
Este livro é um clássico de Kafka!

Por ter se formado em direito, muitos acreditam que "O Processo" tenha sido escrito por Kafka como uma crítica ao sistema jurídico que trata de assuntos deste mundo. Por outro lado, há também aqueles que vêem neste livro uma crítica a um sistema jurídico transcendente.

Me encontro no segundo grupo! Para mim esta é uma obra muito teológica.

Franz Kafka era judeu, filho de pais judeus ortodoxos e muito melancólico.

L4rll 29/09/2023

...
Como dizem as más línguas: "gostar de kafka não é lá um bom sinal..."
Passei uma raivinha, mas gosto

IvaldoRocha 30/03/2023

Imaginava se tratar de uma distopia, mas é muito mais além do que se possa esperar.
Imagine que ao completar 30 anos, tendo uma vida cheia de privilégios e responsabilidades, afinal você ocupa um cargo de grande responsabilidade em um banco prestigiado e de repente sua vida irá virar de cabeça para baixo, tudo que você imaginava deixa de fazer sentido.
Você está detido, não lhe servem seu café da manhã, ou melhor um “agente” o está tomando sem nenhum constrangimento, junto com um segundo agente, eles esperam a chegada de um inspetor que irá interrogá-lo, afinal é preciso saber se você é culpado ou inocente, com a maior brevidade, embora você não tenha a menor ideia do motivo pelo qual está sendo acusado.
Daí para frente, prepare-se para se surpreender, nada do que você possa imaginar, se compara com o que você vai encontrar.
Difícil saber o que é a “Justiça”, quem são as pessoas que fazem parte dela? E não se deixe levar pela posição social, idade, estudo, riqueza e nem tente entender como ela funciona, as coisas mais bizarras vão acontecer.
Surpreendente, esquisito, estranho, embora tenha o mesmo ritmo do início ao fim, o que poderia levar a uma monotonia, isso não acontece, pois quando lhe aparece um absurdo, nas páginas seguintes outro maior vai aparecer.
Me surpreendi e muito a todo momento e valeu cada página.

Reginho 10/02/2023

Maluquice total!
Você começa e termina o livro com uma sensação de que faltou cotar algo. Capítulos descolados, por muitas vezes tornam o entendimento muito difícil. A escrita em si é simples, e você acaba querendo ler mais, com a esperança de algo fazer sentido, mas não faz.
O que a leitura traz é quase uma sociedade distopica, onde a burocracia se agiganta de tal forma, que a liberdade nem sequer é conhecida.
Mesmo com tudo isso, precisa ser lido, sem dúvida.

Naldo.Vieira 07/02/2023

Quê???
Bom, se eu falar que entendi alguma coisa vou estar mentindo, não faço a menor ideia do que acabei de ler. Não é um livro ruim ou uma história sem noção, existe sim uma crítica ali. Não sabia o que esperar mas necessitava de algumas respostas, essas que não vieram. Também não sei se indicaria a leitura, vai de cada um a interpretação, infelizmente devo ter lido errado, kkk
Já li outro livro dele e gostei. Esse ficou no meio termo.

Karina 23/01/2023

Cansativo
Eu achei uma leitura muito maçante. Apesar de entender que a premissa do autor traz uma reflexão importante e que a confusão do livro serve para nos dá a sensação que o próprio protagonista passa, achei muito arrastado. Preferi bem mais A Metamorfose.

Zé Vito 19/10/2022

Desenvolver muito bom, mas final txonga
Gostei muito do início e do desenvolver do livro, mas com o passar das páginas o conteúdo foi ficando menos e menos realista e dando ligar a um misto interessante de mito com realidade, não entendi o final, achei meio xoxo, mas a jornada valeu a pena. O autor consegue muito bem te fazer se interessar pelas regras que compõem o mundo do livro com um personagem que tá tão perdido quanto você, o leitor.

Wenderson 07/08/2022

É o típico livro para releitura.
Uma crítica ao sistema judiciário e como a lei trata as pessoas. No livro fica claro a distância entre as pessoas e as leis que exerce forças invisíveis sobre elas.
É meio desesperador pra mim me colocar nesse local de expectador. O protagonista também é um expectador de sua própria vida. Vê seu processo sem poder interferir em nada, já que ele não detém o poder que a lei carrega. Ele é um ser pequeno demais para um sistema tão grande que o oprime por sua distância.