O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

emii 10/05/2021

O Processo - Franz Kafka
Este livro me assombra. Tenho tantas perguntas sem respostas que nunca saberei a resposta... Qual é o julgamento? K é realmente culpado ou é inocente? Este romance é uma sequência de pesadelo ou um encontro paranormal? Por que tantos personagens nunca mais ouviram falar? E quem é aquela figura misteriosa no final do romance que testemunha o destino de K? Existem tantas perguntas, mas nenhuma maldita resposta!

Isso é muito frustrante. O romance deixa o leitor com uma sensação avassaladora de perplexidade. Não há uma explicação definitiva sobre o que realmente aconteceu; não há sentido lógico dos eventos. Mas, então, K também não sabe; ele está tão confuso com os acontecimentos estranhos quanto o leitor... Ele acorda na manhã de seu trigésimo aniversário, sai de seu quarto e encontra vários homens tomando seu café da manhã. Ele é informado de que está preso, os homens não dizem a ele por quê, eles vão embora e ele pode continuar com sua vida diária, embora precise comparecer ao tribunal na próxima semana. K tenta provar sua inocência, mas não sabe do que é inocente.

"Alguém deve ter espalhado calúnias contra K., pois uma manhã ele foi preso, embora não tivesse feito nada de errado."

O tribunal que conduz o julgamento está envolto em ainda mais mistério. Quem são essas pessoas que podem manipular psicologicamente com tão pouco esforço?

Esse é um livro que todos deveriam ler antes de morrer, porque é completamente único. Sua estranha narrativa parece um sonho; seus eventos são inúteis e impenetráveis ??como um pesadelo que permanece com você para sempre. Na verdade, este livro nunca será esquecido por aqueles que o leram, pois as perguntas não respondidas irão persegui-lo pelo resto de seus dias.
FlAvia.Sousa 21/10/2021minha estante
Muito louco.?

Edu 10/12/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha ??
quem é o tradutor dessa edição?

Jackson 21/01/2021

O Processo, crítica ao sistema jurídico?
Eu talvez não esteja pronto para essa leitura, não entendi nada, é uma loucura ilógica do começo ao fim. A única coisa que me agradou foi a forma rebuscada e elegante que todos os personagens têm. Parece uma peça teatral, é um clássico, mas não entendi nada, talvez daqui uns anos consiga interpretar o que li.

jm.ruyz (só 2021 em diante) 28/05/2021

Premissa boa; só.
A impressão é que esse livro é meio a série Lost. Do meio em diante o autor não sabia que rumo tomar e inventou qualquer papo furado.

Terceiro livro que li da editora Principis. Foi o único cheio de erros ortográficos, frases pessimamente construídas. Não sei se é culpa do Franz ou do revisor.

Kafka pode ser criativo (não conheço para dizer), mas se a tradução foi fiel à escrita, a escrita dele pode até ser boa, mas aí só se for em alemão. Igual música dublada, muitas vezes não combina. Daí não sei se ele é um escritor de técnica mediana ou se é questão de "dublagem" mesmo.

Repete dezenas de termos em duas páginas.

Bem juvenil um personagem aleatório se chamar Franz e o protagonista se chamar "K.". Aí que bobinho rsrs

Falei mais coisas no YouTube, e mostrei uns erros.

( FRANZ KAFKA, O PROCESSO - EDITORA PRINCIPIS - Drácula e Frankenstein também)

Nem é canal de resenha. Gravo sobre qualquer coisa aleatória kkk de livro é o primeiro vídeo. Talvez o último ?

@victor_ruyz
Giovana.West 28/05/2021minha estante
Esse livro quando li foi de uma editora diferente, acho que é esse o problema. A questão é, se você não entende a mente do Kafta, você não vai entender nenhum das obras dele, e confia em mim, ninguém entende. Existem apenas burburinhos sobre os significados, são obras maravilhosas se você levar em consideração a época que foram escritas e as criticas sociais ocultas ou camufladas, enfim...
Recomendo que leia metamorfose, é um livro pirado completamente. "Seja uma peneira não uma esponja" deveria ser a primícia para todos os livros dele.

jm.ruyz (só 2021 em diante) 28/05/2021minha estante
Se o livro não se faz autossuficiente, vejo isso como defeito literário. Nenhum autor é digno de que o leitor primeiro entenda sua mente para depois entender a obra. A gente lê a obra. A obra tem que trazer o conteúdo. Eu entendi o que dava pra entender. O subjetivo não me convence. Tem críticas à justiça. Isso eu entendi. Achei tais críticas mal feitas.

"Fulano tem uma mente brilhante.", "Transpõe esse brilhantismo nas páginas?", "Não. O leitor que tem que se virar". Não me apetece.

Questão de gosto mesmo. Tu gosta e vai dizer que é bom. Não gostei e direi que foi razoável.

Talvez o excesso de erros ortográficos e de frases mal construídas seja derivado da editora que li. Mas aí não dá pra eu saber também.

Giovana.West 31/05/2021minha estante
tá bom

Caio Mater 29/06/2021minha estante
Concordo com seus argumentos, fiz uma resenha mais ou menos neste sentido. Todavia, não encontrei os erros ortográficos na minha leitura... Não sei se pq li meio desinteressado, ou pq talvez minha edição seja diferente.

Allisson 14/10/2020

O processo. Franz Kafka.
Josef K., homem de sucesso, acorda e se depara com a sua detenção devido a um processo que desconhece e não sabe do que está sendo acusado. A história se (des)enrola na luta por sua defesa e como isto afeta sua vida.
Li a tradução (foto) publicada pela editora Ciranda Cultural, deste ano. O livro tem 224 páginas em letras grandes. Ela me permitiu uma leitura fácil, perceptível quando você sorri com o humor incluso pontualmente.
Este é um dos livros inacabados pelo Kafka, editado e publicado por Max Brod. A história é uma novela dramática onde Josef K. é inserido é uma trama que toma rumos cada vez mais complexos e que inevitavelmente te faz ir ligando os pontos da teia. Adicione um fim inesperado, e temos um livro que quer de fato te provar que aquilo tudo é a vida real, injusta, por mais fantasiosa ou exagerada que possa parecer. É quase uma dica para estarmos sempre alertas.
As discussões e argumentos são muito bons, mas para mim pesou Itens citados que talvez tivessem forte impacto na história, ou que indicavam uma potencial reviravolta, desaparecem. Talvez, não tenha sido proposital também, fora condicionada pela morte precoce do Kafka. Mas ao mesmo tempo é uma desconstrução de que tudo tem que se resolver de maneira Hollywoodiana.
É uma leitura fácil em geral, sem muitos personagens e com uma trama única. Indico para todxs, àqueles que já estão ?descendo a ladeira? na leitura e àqueles que não tem o costume de ler.
Pra quem gosta de cinema, existem duas versões em filme, uma de 1962 e outra de 1993. Esta última está disponível no Youtube, e pra mim relata mais fidedignamente (e até demais em alguns pontos) o desenrolar e diálogos do livro, contudo, não transparece tanto quanto o livro os sentimentos e as mudanças causadas em Josef K.
Existe também uma versão do livro em HQ publicada pela editora Veneta.
Boa leitura!

Carolina 03/06/2021

"Alguém deve ter espalhado calúnias contra K."
É impressionante como a escrita de Kafka nos afeta na primeira página. Assim como em A metamorfose, O processo nos faz sentir um ar pesado na história, uma espécie de sonho que vc quer sair daquele local e não consegue, está indo sempre mais fundo e não enxerga a saída.

O livro traz, a todo instante, diversas interpretações possíveis. Qual delas está mais certa? Existe uma mais certa? Esse livro realmente foi finalizado ou há lacunas que o Kafka não fechou?

Isso vc só vai descobrir lendo!

Freezerburn 21/07/2021

O processo
Terminei sem entender nada, muito confuso, mas uma confusão propocital, para entendermos melhor a situação burocrática em que o personagem está preso

_peehf_ 07/06/2021

Recomendo!
Livro muito bom.

Posso apenas dizer: um mistério a cada linha.

Obs: lido para trabalho.

Aline.Silva 30/07/2021

Livro bem interessante principalmente para os estudantes de Direito, que terão, nessa história, a narração sob perspectiva do réu.

ViniC27 07/01/2022

O que é o processo?
Me senti meio confuso durante a leitura. Muitas vezes, tão perdido quanto o personagem. Ao final, precisei recorrer a resenhas e críticas para entender melhor. Entretanto, há um grande contraste entre o abuso de quem tem muito poder contra quem é leigo/ignorante, nos mostrando que o mesmo pode ocorrer por entre diversas camadas dentro da sociedade.

Leonardo 24/10/2020

Livro excelente para alunos do curso de Direito, pois ele leva a diversas reflexões no âmbito processual.

Teste de leitura 06/09/2021

Uma obra e tanto
Lendo essa edição pela primeira vez (li a primeira vez em um PDF avulso), mas reler a obra de Kafka é surpreendente nos detalhes e a narrativa é fenomenal.

A história de Josef K. nos leva a pensar justamente um modelo pela qual a justiça, e principalmente o processo, não deveria ser (fundamental para estudantes e entusiastas do ramo do Direito).

Dentro de toda a história podemos perceber que uma pessoa instruída e abastada (que é o personagem principal Josef K.) Tinha conhecimento em um estado Democrático de direito e que o mesmo sabia que a justiça regia-se de forma estranha aos procedimentos que se entendia por correto. Ainda assim pode-se notar que o processo que tramitava em sigilo judicial (regra geral no ambiente da história) tratava-se de uma infração penal que K. havia transgredido.
Esse personagem é uma incógnita pois no mesmo ponto que ele demonstrar ser uma pessoa culta, se diz incorruptível, mas em certo momento tenta subornar algumas pessoas e tem vários casos com diversas mulheres (inclusive mulheres casadas), o que me questiona a respeito da inocência pelo que ele alegava ser.

A respeito da edição:
A editora Principis tem uma série de livros muito baratos o que não podemos exigir muito de sua composição.
Nesta edição de 2020 (comprei pela Amazon, 2021), achei as folhas muito finas o que não me deixou a vontade para ler em ambiente externo, a diagramação e a impressão é agradável e o tamanho da fonte é confortável, páginas levemente amareladas. Houve um erro de espaço em uma frase (Aspalavrasficaramjuntas)

Laris 24/09/2021

O livro conta a história de Josef K., que é surpreendido ao descobrir que está sendo processado por algo que desconhece.
Até o final do livro não é revelado do que se trata, pois as autoridades jurídicas não falam da lide em si, mas das circunstâncias que rodeiam o processo.
Nesse contexto, Kafka faz sérias críticas ao funcionalismo público negligente, que seria composto por “guardas corruptos, supervisores ridículos e juízes de instrução decepcionantes”. A consequência é a ineficácia dos sistemas processuais.
Isso se reflete, também, quando Josef entra em contato com um Pintor do Tribunal que havia sido absolvido por um processo anterior e tinha acesso ao Tribunal. Nessa conversa, o pintor apresenta 3 soluções meio problemáticas para o caso dele de K., sendo uma delas protelar o processo até ele prescrever.
Ademais, ele também critica os profissional da advocacia privada, pois além de ser burocrático para K. ver o seu advogado, este demonstra ser bem relapso com o seu caso, e ainda foi rude e sádico com os outros clientes.
Em suma, o livro é bem pessimista com relação à justiça e à eficácia dos atos processuais. A leitura é bem densa, meio prolixa e com longos parágrafos, mas vale a pena, ainda mais para quem é da área jurídica ⚖️

Laura Lima 06/01/2022

Decepção
Não gostei. Tudo em aberto, nada foi explicado. Franz Kafka me decepcionou com esse livro...
Foi um livro totalmente diferente do que eu estava esperando.

Daniel Nunes 02/09/2021

O protagonista não sabe porquê foi processado, qual o motivo e por quais meios ele pode provar a sua inocência, um pouco angustiante, mas vale a leitura e a reflexão burocrática das leis.