O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

emii 10/05/2021

O Processo - Franz Kafka
Este livro me assombra. Tenho tantas perguntas sem respostas que nunca saberei a resposta... Qual é o julgamento? K é realmente culpado ou é inocente? Este romance é uma sequência de pesadelo ou um encontro paranormal? Por que tantos personagens nunca mais ouviram falar? E quem é aquela figura misteriosa no final do romance que testemunha o destino de K? Existem tantas perguntas, mas nenhuma maldita resposta!

Isso é muito frustrante. O romance deixa o leitor com uma sensação avassaladora de perplexidade. Não há uma explicação definitiva sobre o que realmente aconteceu; não há sentido lógico dos eventos. Mas, então, K também não sabe; ele está tão confuso com os acontecimentos estranhos quanto o leitor... Ele acorda na manhã de seu trigésimo aniversário, sai de seu quarto e encontra vários homens tomando seu café da manhã. Ele é informado de que está preso, os homens não dizem a ele por quê, eles vão embora e ele pode continuar com sua vida diária, embora precise comparecer ao tribunal na próxima semana. K tenta provar sua inocência, mas não sabe do que é inocente.

"Alguém deve ter espalhado calúnias contra K., pois uma manhã ele foi preso, embora não tivesse feito nada de errado."

O tribunal que conduz o julgamento está envolto em ainda mais mistério. Quem são essas pessoas que podem manipular psicologicamente com tão pouco esforço?

Esse é um livro que todos deveriam ler antes de morrer, porque é completamente único. Sua estranha narrativa parece um sonho; seus eventos são inúteis e impenetráveis ??como um pesadelo que permanece com você para sempre. Na verdade, este livro nunca será esquecido por aqueles que o leram, pois as perguntas não respondidas irão persegui-lo pelo resto de seus dias.
Flávia Sousa 21/10/2021minha estante
Muito louco.?

Edu 10/12/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha ??
quem é o tradutor dessa edição?

Lucas Luis 27/11/2022minha estante
Achava que só eu não tinha pensado que o livro parece mais contos isolados do que um livro continuo . Observe: a uma inversão de lógica, à justiça estaria em um local subalternos, enquanto ele seria privilegiado. Ademais, existe uma critica velada, pois ele mesmo sem saber o que é o processo, se submete as regras dele. A parte do advogado é curiosamente estranha, pois há insinuações sexuais da cuidadora com os réus, pela fala do advogado, bem como o advogado se coloca acima do cliente, com desprezo, com relação ao comerciante. É bastante complicado de entender a lógica do livro. Não tem respostas. Só conjecturas.

Jackson 21/01/2021

O Processo, crítica ao sistema jurídico?
Eu talvez não esteja pronto para essa leitura, não entendi nada, é uma loucura ilógica do começo ao fim. A única coisa que me agradou foi a forma rebuscada e elegante que todos os personagens têm. Parece uma peça teatral, é um clássico, mas não entendi nada, talvez daqui uns anos consiga interpretar o que li.

(lidos só 2021 em diante) 28/05/2021

Premissa boa; só.
A impressão é que esse livro é meio a série Lost. Do meio em diante o autor não sabia que rumo tomar e inventou qualquer papo furado.

Terceiro livro que li da editora Principis. Foi o único cheio de erros ortográficos, frases pessimamente construídas. Não sei se é culpa do Franz ou do revisor.

Kafka pode ser criativo (não conheço para dizer), mas se a tradução foi fiel à escrita, a escrita dele pode até ser boa, mas aí só se for em alemão. Igual música dublada, muitas vezes não combina. Daí não sei se ele é um escritor de técnica mediana ou se é questão de "dublagem" mesmo.

Repete dezenas de termos em duas páginas.

Bem juvenil um personagem aleatório se chamar Franz e o protagonista se chamar "K.". Aí que bobinho rsrs

Falei mais coisas no YouTube, e mostrei uns erros.

( FRANZ KAFKA, O PROCESSO - EDITORA PRINCIPIS - Drácula e Frankenstein também)

Nem é canal de resenha. Gravo sobre qualquer coisa aleatória kkk de livro é o primeiro vídeo. Talvez o último ?

@victor_ruyz
Gihwest 28/05/2021minha estante
Esse livro quando li foi de uma editora diferente, acho que é esse o problema. A questão é, se você não entende a mente do Kafta, você não vai entender nenhum das obras dele, e confia em mim, ninguém entende. Existem apenas burburinhos sobre os significados, são obras maravilhosas se você levar em consideração a época que foram escritas e as criticas sociais ocultas ou camufladas, enfim...
Recomendo que leia metamorfose, é um livro pirado completamente. "Seja uma peneira não uma esponja" deveria ser a primícia para todos os livros dele.

(lidos só 2021 em diante) 28/05/2021minha estante
Se o livro não se faz autossuficiente, vejo isso como defeito literário. Nenhum autor é digno de que o leitor primeiro entenda sua mente para depois entender a obra. A gente lê a obra. A obra tem que trazer o conteúdo. Eu entendi o que dava pra entender. O subjetivo não me convence. Tem críticas à justiça. Isso eu entendi. Achei tais críticas mal feitas.

"Fulano tem uma mente brilhante.", "Transpõe esse brilhantismo nas páginas?", "Não. O leitor que tem que se virar". Não me apetece.

Questão de gosto mesmo. Tu gosta e vai dizer que é bom. Não gostei e direi que foi razoável.

Talvez o excesso de erros ortográficos e de frases mal construídas seja derivado da editora que li. Mas aí não dá pra eu saber também.

Gihwest 31/05/2021minha estante
tá bom

Caio Mater 29/06/2021minha estante
Concordo com seus argumentos, fiz uma resenha mais ou menos neste sentido. Todavia, não encontrei os erros ortográficos na minha leitura... Não sei se pq li meio desinteressado, ou pq talvez minha edição seja diferente.

L4rll 29/09/2023

...
Como dizem as más línguas: "gostar de kafka não é lá um bom sinal..."
Passei uma raivinha, mas gosto

Naldo.Vieira 07/02/2023

Quê???
Bom, se eu falar que entendi alguma coisa vou estar mentindo, não faço a menor ideia do que acabei de ler. Não é um livro ruim ou uma história sem noção, existe sim uma crítica ali. Não sabia o que esperar mas necessitava de algumas respostas, essas que não vieram. Também não sei se indicaria a leitura, vai de cada um a interpretação, infelizmente devo ter lido errado, kkk
Já li outro livro dele e gostei. Esse ficou no meio termo.

Wenderson 07/08/2022

É o típico livro para releitura.
Uma crítica ao sistema judiciário e como a lei trata as pessoas. No livro fica claro a distância entre as pessoas e as leis que exerce forças invisíveis sobre elas.
É meio desesperador pra mim me colocar nesse local de expectador. O protagonista também é um expectador de sua própria vida. Vê seu processo sem poder interferir em nada, já que ele não detém o poder que a lei carrega. Ele é um ser pequeno demais para um sistema tão grande que o oprime por sua distância.

soph:) 22/03/2024

Achei uma leitora difícil e densa, precisa ser lida com calma e paciência, mas no geral achei que a linguagem facilitou o entendimento, foi meu primeiro kafka e estou ansiosa pra ler mais livros dele.

Allisson 14/10/2020

O processo. Franz Kafka.
Josef K., homem de sucesso, acorda e se depara com a sua detenção devido a um processo que desconhece e não sabe do que está sendo acusado. A história se (des)enrola na luta por sua defesa e como isto afeta sua vida.
Li a tradução (foto) publicada pela editora Ciranda Cultural, deste ano. O livro tem 224 páginas em letras grandes. Ela me permitiu uma leitura fácil, perceptível quando você sorri com o humor incluso pontualmente.
Este é um dos livros inacabados pelo Kafka, editado e publicado por Max Brod. A história é uma novela dramática onde Josef K. é inserido é uma trama que toma rumos cada vez mais complexos e que inevitavelmente te faz ir ligando os pontos da teia. Adicione um fim inesperado, e temos um livro que quer de fato te provar que aquilo tudo é a vida real, injusta, por mais fantasiosa ou exagerada que possa parecer. É quase uma dica para estarmos sempre alertas.
As discussões e argumentos são muito bons, mas para mim pesou Itens citados que talvez tivessem forte impacto na história, ou que indicavam uma potencial reviravolta, desaparecem. Talvez, não tenha sido proposital também, fora condicionada pela morte precoce do Kafka. Mas ao mesmo tempo é uma desconstrução de que tudo tem que se resolver de maneira Hollywoodiana.
É uma leitura fácil em geral, sem muitos personagens e com uma trama única. Indico para todxs, àqueles que já estão ?descendo a ladeira? na leitura e àqueles que não tem o costume de ler.
Pra quem gosta de cinema, existem duas versões em filme, uma de 1962 e outra de 1993. Esta última está disponível no Youtube, e pra mim relata mais fidedignamente (e até demais em alguns pontos) o desenrolar e diálogos do livro, contudo, não transparece tanto quanto o livro os sentimentos e as mudanças causadas em Josef K.
Existe também uma versão do livro em HQ publicada pela editora Veneta.
Boa leitura!

Freezerburn 21/07/2021

O processo
Terminei sem entender nada, muito confuso, mas uma confusão propocital, para entendermos melhor a situação burocrática em que o personagem está preso

Carolina 03/06/2021

"Alguém deve ter espalhado calúnias contra K."
É impressionante como a escrita de Kafka nos afeta na primeira página. Assim como em A metamorfose, O processo nos faz sentir um ar pesado na história, uma espécie de sonho que vc quer sair daquele local e não consegue, está indo sempre mais fundo e não enxerga a saída.

O livro traz, a todo instante, diversas interpretações possíveis. Qual delas está mais certa? Existe uma mais certa? Esse livro realmente foi finalizado ou há lacunas que o Kafka não fechou?

Isso vc só vai descobrir lendo!

Kaah_mgo 05/01/2024

Oi?!
Uma leitura que me causou amor e ódio. Não consegui compreender qual é a acusação feita contra o protagonistas e acho - a partir do meu parco conhecimento - que essa é uma sacada do livro. Em vários momentos foi possível alinhavar críticas acerca de como a justiça é colocada como muito distante da humanidade, como é inacessível, incompreensível muitas vezes para a maioria das pessoas comuns (o que não significa, necessariamente, concordar que seria melhor viver sem os aparatos jurídicos).
No geral, me senti perdida em algumas reflexões do personagem e percebi que ele próprio seria um réu "premium", já que gozava de tratamento diferenciado e várias vezes se enxergava com superioridade. Superioridade esta, que ao final, pouco ou nada lhe serviu.
Recomendo a leitura como um bom quebra-cabeça.

Luke_the_hero 14/01/2024

O barato é louco e o processo é lento
Esse é o meu segundo livro do Kafka (Metamorfose) e é impressionante como ele consegue fazer começos bem impactantes, ora é uma pessoa metamorfoseada em um inseto, ora é uma pessoa que é acusada de um crime que não sabe qual foi (esse é o caso de O Processo). Porém outra coisa que para mim une essas duas obras é o fato do protagonista estar de mãos completamente atadas diante de sua situação e ser totalmente dependente de terceiros, une isso ao pessimismo de Kafka e você terá essa sensação de angústia presente nas duas obras.

O Processo é um livro que explora essa situação de tal forma que a trama parece cada vez mais confusa e sem saída, a sensação é de estar vendo Josef K. (protagonista) entrando em um labirinto sem fim, tomando decisões erradas (mas será que tem forma certa de lidar?) e cada vez mais encurralado por causa da burocracia das grandes instâncias da justiça.

peedroferreiraa_ 07/06/2021

Recomendo!
Livro muito bom.

Posso apenas dizer: um mistério a cada linha.

Obs: lido para trabalho.

ViniC27 07/01/2022

O que é o processo?
Me senti meio confuso durante a leitura. Muitas vezes, tão perdido quanto o personagem. Ao final, precisei recorrer a resenhas e críticas para entender melhor. Entretanto, há um grande contraste entre o abuso de quem tem muito poder contra quem é leigo/ignorante, nos mostrando que o mesmo pode ocorrer por entre diversas camadas dentro da sociedade.