A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@aprendilendo_ 19/09/2021

Resenha de "A Guerra dos Mundos"
Publicado pela primeira vez em 1897 e considerado um marco na literatura de ficção científica, “A Guerra dos Mundos” foi o primeiro livro a retratar uma invasão alienígena. Na história, após estranhos cilindros partirem de Marte em direção à Terra, a sociedade tem de lidar com uma inesperada e letal invasão feita por criaturas horrendas, as quais se utilizam de espécies de robôs gigantes e armas nunca vistas.

De início, com uma narrativa em primeira pessoa, acompanhamos a retratação do protagonista acerca de todos os acontecimentos, desde os primeiros sinais, até o fatídico momento dos ataques marcianos. Nesse contexto, por uma escrita direta e surpreendentemente à frente do seu tempo, H.G Wells, o escritor, consegue dar um ótimo tom melancólico e imponente à obra, o qual, mesmo atualmente, impacta pela sua vivacidade nas estranhas criaturas e tecnologias macabras. Em adição, deve-se pontuar a característica filosófica da leitura, a qual explora a imensidão do universo quando comparada ao pequeno ser-humano e as suas atitudes, tanto para com o próprio planeta Terra, quanto para com os animais. Por fim, tem-se uma leitura prazerosa, a qual não deixa muitas marcas no leitor, mas que, com certeza, vale a pena.

“A Guerra dos Mundos” é um livro interessante, o qual se utiliza de uma criatividade icônica para a cultura da ficção científica. Vale a pena a leitura.
Nota:8,0
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-a-guerra-dos-mundos
Maria.Eduarda 26/09/2021minha estante
Ficção eh TUDO que há, obrigada pela resenha

@aprendilendo_ 26/09/2021minha estante
Simm, ficção é um dos meus subgêneros literários favoritos. Muito obrigado!

Maria.Eduarda 26/09/2021minha estante
Eita subgênero, achava que era um gênero ?? se quiser me explicar kkkkkkk

Bruno 11/04/2021

Uma boa ideia, mas a execução nem tanto
Minha opinião continua a mesma depois de ler três livros do autor, escrita cansativa e personagens sem carisma. Por mais que tenha esses defeitos, entendo a importância desse livro pra época.

BruPimentel 23/12/2021

Adorei!
Curti muito esse livro! Tem umas partes meio paradas, só falando das andanças do cara, mas no geral é uma boa história, achei bem construída e com um bom final.

Agora que li vou rever o filme.

Marlos 18/02/2022

Este livro é um relato fictício de um narrador, sobre o que vivenciou durante uma invasão alienígena.

A leitura não é muito fluída, mas não impede a imersão na história e a empatia pelos personagens.

Um ponto interessante, é que em vários momentos é possível notar uma critica social do autor em relação ao pensamento da superioridade humana.

Isso é observado, por exemplo, no inicio dos eventos, onde os humanos sequer viam os invasores como indivíduos inteligentes, ou mesmo dignos de respeito. E mesmo após constatarem e reconhecerem a inteligência superior dos marcianos, ainda ficaram surpresos ao descobrirem que eles não tem uma aparência humanoide.

Outro ponto interessante, é que é um livro que foi escrito no século XIX, e mesmo com a barreira temporal, descrevendo carroças como meio de transporte, e mensagens enviadas por mensageiros ou telegramas, ainda consegue cativar e imergir.

Foi uma leitura prazerosa e edificante.

TJ 01/03/2023

À frente de seu tempo.
Acredito que todos pensavam naquela época que os alienígenas não passavam apenas de especulação ou ainda que existissem, fossem amigáveis. É compreensível pois isso era no final do século XIX, ainda na era vitoriana. Enquanto faltava longos 71 anos para o homem pousar na Lua, H. G WELLS já estava em Marte.
O livro conta como seria uma invasão alienígena e como a humanidade iria sucumbir caso acontecesse, apesar de se chamar "Guerra dos Mundos" fica claro que seria um massacre pois os humanos viviam numa total ignorância e sua tecnologia não é párea para aqueles seres terríveis de tentáculos e raios da morte.
Apesar de ser revolucionário para época, encontrei muitas passagens arrastadas e não tão importantes para a história. Mas o saldo é positivo.

Emilio.Curcelli 26/08/2020

O livro é um dis três livros do box da editora Pandorga de HG Wells. O box e os livros estão lindos e a temática sensacional.
Nesse livro em questão, embora a escrita difícil, foi gostoso ler a origem de famosos clichês sobre alienígenas.

Aline | @42.books 06/04/2021

Um visionário do século XIX
Esse livro me surpreendeu. Apesar de ser prolixo em algumas partes do seu enredo (que se estende um pouco demais em algumas descrições), é um livro bem escrito e de leitura rápida e fascinante.
Wells foi visionário ao descrever os seres que invadem a Terra e ao narrar o comportamento humano diante dessa visita inesperada. É impressionante que as mesmas dúvidas, inclinações e significados permaneçam intactos, mais de um século depois. É um legado persistente, não só pelo ótimo livro que foi escrito, mas pelas muitas obras que beberam dessa fonte durante as décadas seguintes.

Canteli Marcio 25/05/2023

Sensacional
Perdi o fôlego lendo
A todo o tempo tem alguma coisa acontecendo
Isso deixa a leitura frenética e sem vontade de parar

Nessa edição há o capítulo "curiosidades" que mostra o quanto essa obra influenciou a cultura pop

10/10

LAY 28/05/2021

Narrativa prolixa
Dos três livros do box, A Guerra dos Mundos foi o que menos me interessou.

Comparando com o filme, percebi que são bem diferentes, especialmente na ambientação. Na minha opinião temas como esse são mais interessantes de se assistir, pois apesar do livro ter muito mais detalhes e ser mais interessante, é mais cansativo. A narrativa se extende demais e é monótona demais em muitos momentos onde o autor poderia ter resumido bastante. Apesar disso não é um livro ruim, teve e tem prestígio literário até hoje por ter sido revolucionário. Mesmo tendo inspirado trocentas histórias similares, não deixa de ser um tema interessante de se consumir de vez em quando, além do mais, é muito bom ler a obra que abriu as portas para esse tipo de história. Faz parte da experiência não se conectar, simplesmente odiar ou abandonar livros, apesar de não ter sentido muita conecção, vou continuar recomendando, acho uma leitura muito válida.
Alexandre.Canal 19/02/2022minha estante
Orson Wells fez muitas pessoas entrarem em Pânico ao transmitir por rádio a história logo após um jornal. Os ouvintes pensavam que se tratava de notícia verídica.

Rodolfo 09/09/2022

Um misto de altos e baixos.
Esse era o livro da trilogia de Wells que mais criei expectativas, mas acabei me frustrando um pouco. Para mim, existiram fatores foi bem positivos e outros negativos.

Como fator positivo, atribuo ao autor sua visão, percepção e conceitos; extremamente à frente de seu tempo, e que previram, criticaram e ressaltaram diversas características premonitórias da civilização humana; como senso de superioridade, egoísmo, arrogância, dentre outros. E é muito válido ressaltar que Wells foi o precursor nesse enredo sobre invasão alienígena, o que inspirou praticamente todas as mídias, obras e conceitos seguintes com pelo menos uma característica de sua criação.

Agora, no aspecto negativo, infelizmente (opinião pessoal) a narrativa da história é bem morna, lenta e compassada, em muitos momentos beirou a chatice. Descrições com detalhes exagerados sobre situações, elementos repetidos, momentos com um aprofundamento desnecessário, que poderiam facilmente ser descartados sem prejudicar a história. Infelizmente, como falei no início, criei expectativas dessa obra, justamente por conhecer os filmes.

Mas é um livro que não me deixou arrependido, pelo menos é curtinho e é possível acabar rápido.

Marcu 04/04/2021

Por ter exercido importante influência, diversos elementos da obra se tornaram recorrentes no gênero. Ainda assim, a história surpreende.

Acompanhamos a experiência de uma testemunha ocular da invasão alienígena, seu sofrimento e desolação em meio a uma atmosfera sombria e angustiante.

O expansionismo interplanetário almejado pelos invasores pode ser entendido como uma crítica ao Imperialismo. A Teoria da Evolução é usada para explicar a formação orgânica dos Aliens e tem função importante na trama.

Cheile.Silva 15/05/2021

Marcianos por toda parte
Reler livros que você leu mais jovem é uma nova experiência. Não me lembro de ter aproveitado tanto a leitura de Guerra dos Mundos na primeira vez. A narrativa é excelente, mesmo com linguagem um tanto formal ainda sim é muito fluida. Vale muito a leitura (ou releitura)!

Icaro 14/11/2021

Um marco para a ficção científica
É um exercício muito interessante e criativo imaginar marcianos altamente desenvolvidos tecnologicamente sob as lentes da modernidade do século XIX.
Acho que para além de toda a imaginação de Wells sobre o extraterreno - que hoje em dia certamente pode ser considerada datada do ponto de vista científico - vale pensar sobre as suas abordagens filosóficas acerca de nós mesmos.
E pensar que nos anos seguintes diversas cidades da Europa se tornaram o cenário macabro marcado pela destruição que fora a Londres de Wells. Assim como hoje temos o exemplo de Damasco e suas ruínas causadas pela guerra. Porém, nesses casos reais, a destruição não foi resultante das poderosas armas marcianas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6