Os Lusíadas - Luís de Camões

Os Lusíadas - Luís de Camões Rubem Braga...

Resenhas - Os Lusíadas

Kau 28/09/2021

Um bom clássico
Assim como grande parte das pessoas, tive que ler para uma prova, é um livro bom, gostei das histórias retratadas e da mitologia presente, por estar um pouco familiarizada com esse tipo de linguagem, consegui compreender muito bem o texto, o que talvez não seja tão fácil para pessoas que não a conhecem, o final não me agradou tanto, e talvez se não tivesse que ler apenas pela escola, teria sido mais prazeroso, mesmo assim recomendo.

Lud 19/01/2022

Coloquei como meta do ano ler todos os livros da minha estante começado pelos que fazem parte da seção infanto juvenil e indicação escolar. Percebo que tinha uma adaptação de os lusíadas. Livro que eu já queria ler por ser m clássico, porém protelava por ser poema E Amei essa versão. Principalmente por ser uma versão em prosa.
O que mais gostei no livro foram as curiosidades histórias exposta nele. Inclusive demorei a terminar a leitura porque cada fato histórico narrado que eu não conhecia parava para pesquisar e aprender mais sobre o contudo.
Agora fiquei mais curiosa em ler original para comparar as versões.

Cynthia 03/04/2022

Ótima adaptação para uma obra consagrada
A adaptação do poema épico "Os Lusíadas" feita por Rubem Braga e Edson Rocha Braga e publicada pela editora Scipione dentro da coleção Reencontro Infantil, cumpre a sua função.

Narra, em prosa, os episódios descritos na obra de Camões, com uma linguagem simples sem ser simplificadora, em um número razoável de páginas. Consegue transmitir com fidelidade as intrigas e as aventuras que permeiam a viagem dos portugueses em direção às Índias.

As ilustrações não são das melhores, são pequenas e em preto e branco, mas essa é uma característica da coleção que até barateia o seu valor e a torna mais acessível. Compreendo.

É uma boa porta de entrada para os adolescentes à leitura dos épicos, tão pouco explorados na escola nos dias de hoje. Recomendei aos adolescentes, mas a verdade é que qualquer adulto que se sinta intimidado por essa grande obra da língua portuguesa pode começar por essa adaptação com o objetivo de criar um entendimento geral sobre o enredo e o contexto histórico.

Li com prazer e pretendo ler também com meus alunos.