Cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era, O

Cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era, O J. WooH

Resenhas -

Natalia 16/11/2023

É assustador pensar o que vai acontecer ao cérebro humano num futuro não tão distante.
Informações cada vez mais rápidas, leituras muito superficiais... E isso atrofia o cérebro como qualquer outro músculo sem exercícios... Vale a reflexão que a autora traz.

Matheus 17/07/2022

Um livro pertinente para um assunto causador de incerteza.
Essa é uma daquelas leituras que se tornam obrigatórias, para aqueles que buscam entender os efeitos (positivos ou negativos) das tecnologias na vida do leitor.

O livro é bem abrangente. Entre outras abordagens, leva o leitor a pensar e refletir, principalmente, sobre os impactos da leitura em mídias digitais, e a formação das crianças, como leitoras, nesse novo e desconhecido universo.

almeidalewis 19/07/2021

Necessário
A neurocientista, professora, pesquisadora, educadora, mãe e leitora Maryanne Wolf trás através dessa obra inúmeras pesquisas no campo científico e referendado com vários outros autores e a sua própria experiencia ( leitora e pesquisadora ) a respeito do que acontece com o cerebro quando a gente ler.
O livro é no formato de cartas que se torna mais pessoal e intimista, um livro técnico ( mas não massante ! ) e com bastante enbasamento científico . A leitura ( profunda ) estimula áreas como a cogniscão, visão linguaguem e afeto. Quando se realiza uma leitura mais profunda se desenvolve um pensamento mais crítico uma melhor visão de mundo e o afeto é melhor desenvolvido juntamente com a empatia.
Wolf chama a atenção para a diferença da leitura física ( impresso ) para a leitura digital ( telas ) e sua consequências na formação das redes neurais ( neuroplasticidade ) e como o cérebro faz essa associação. Menciona uma experiência de um grupo que se dividiu e cada um realizou um tipo de leitura ( impresso e tela ) o grupo que leu em impresso se saiu melhor....Wolf não mal diz os dispositivos eletrônicos sugere que eles sejam um complemento.
Outra parte do livro é voltada para a educação,profissionais da area etc. um conhecimento, uma leitura muito importante para o entendimento,compreensão dessas mudanças virgentes juntamente com suas consequências.
O livro é muito importante na área da linguistica,neurolinguista e para nós : os leitores !