No Olhar do Invisível

No Olhar do Invisível Lívia Ferreira

Resenhas - No Olhar do Invisível

Legos 20/12/2023

Ideia boa, mas é mal escrito ?
Tem umas citações legais...

"A vida podia ser simples assim? Uma pessoa te quer, você quer de volta e tudo bem? Desde quando ser feliz deveria significar sair da zona de conforto? Em quantos pedaços uma autoestima precisa ser quebrada para que a gente ache impossível reconstruir e então se torne desconfiada de qualquer vestígio de afeto?"

LiiceOliveira 14/09/2023

Coração quentinho e olhos marejados
Finalizei esse livro com o coração ficou quentinho e os olhos marejados. Apesar dos leves incômodos que enfrentei em alguns pontos da história, essa narrativa está longe de ser incomodativa. Os incômodos foram pelas identificações com as personagens nos atravessamentos que elas enfrentam e eu também tenho. Mas apesar disso é fluida e instigante, querendo saber o que vem em cada capítulo seguinte. Me apaixonei pela escrita da autora e quero ler a cada vez mais suas obras. Recomendo demais essa leitura!

lairah 27/03/2023

Sempre há alguém com o olhar no seu invisível
Um livro fofo e extremamente necessário. Gostei de acompanhar a história da Dandara e da Cecília e ver elas encontrando conforto e afeto nessa relação. Deu pra perceber que a Lívia consegue transpor os sentimentos das personagens na escrita de forma muito sensível, mas infelizmente algumas coisas pesaram negativamente pra mim...

1. O fato da autora não ter se decidido totalmente sobre a estrutura da narrativa... Os capítulos iniciais se alternam entre um capitulo dedicado ao ponto de vista da Dandara e o seguinte da Cecilia, mas em alguns capítulos começa a haver uma quebra dessa estrutura fazendo com que tenha uma mudança aleatória da narração no meio do capitulo o que acabou deixando a leitura um pouco confusa.
2 - Faltou uma revisão mais aprofundada no texto. O livro possui vários erros de digitação, palavras repetidas ou que foram "comidas" na frase. Isso não costuma atrapalhar minha experiência, principalmente quando leio produções independentes, mas aqui pela frequência acabou atrapalhando um pouco.

Enfim... apesar desses pontos de incomodo eu realmente recomendo a leitura, é um livro de romance, de vivências e de autoaceitação. Por mais obras de pretas amando.

Sophi 03/02/2023

Fofo demais
Eu li em um dia e foi muito bom. Livro bem levinho, romance água com açúcar, sem conflito de ciúme e pipipipopopo que as vezes me irritam demais. Apenas mostram a insegurança que temos com relacionamentos e apenas isso é o suficiente para construir uma narrativa incrível

Nani 31/01/2023

leve e necessário o tema, mas a forma da escrita nao cativa muito e precisa de uma revisão pois muitos erros básicos acabam atrapalhando o ritmo da leitura

Michelle Pagura Festa 26/07/2022

Gostei
Pontos positivos:
- Representatividade ótima. Duas protagonistas pretas e lésbicas, uma gorda e outra que não performa feminilidade. Quase todas as outras personagens são mulheres, pretas e sáficas. Isso é bem raro então temos que valorizar!
- É beeem fofinho
- Chichê com personagens não clichês = coração quentinho em dobro
- Tem umas frases muito boas, fiz varias marcações
- Me identifiquei com várias inseguranças e pensamentos das personagens
- O conteúdo é muito sensato

Pontos negaivos:
- Tem vários errinhos de digitação, o que é muito comum em livro de kindle unlimited
- Às vezes eu me perdia nos pontos de vista quando no mesmo capítulo tinha a visão das duas porque mudava do nada (preferia quando os capítulos eram divididos pela perspectiva de uma e no próximo capítulo de outra)
- Estranhei um pouco que a Cecília namorou a Nanda por 3 anos mas parece que faz tudo pela primeira vez estando com a Dandara por 1 semana. Até tentou explicar, mas não sei se me convenceu, acho que isso poderia ter sido feito de uma forma melhor
- Elas terem a mesma ideia e pensarem a mesma coisa mostra a sintonia presente e isso é legal, mas aconteceu tantas vezes (principalmente em momentos importantes) que ficou um pouco repetitivo

Lelê 04/04/2022

Demorei quase dois anos pra concluir essa leitura. Lembro que quando comecei, num dos primeiros pontos de vista das protagonistas aquilo me pegou, as frases, os sentimentos tão comuns na minha realidade. Não sou lésbica, gorda ou desfem, mas compreendo a rejeição que as garotas sentiram. Parece surreal ler cada linha e imaginar que alguém seja capaz de fazer o que está sendo narrado, mas é apenas a realidade, sinto na pele a homofobia, o racismo, o preconceito, o nojo, a vergonha das pessoas ao meu redor. É uma leitura necessária e por vezes pesada, mas também existe poesia em cada linha e existe a esperança de sermos visíveis. Algum dia.

Carol 09/03/2022

Uma coisa posso dizer: é um livro que fala sobre pessoais reais e problemas reais. Infelizmente não me pegou tanto por alguns motivos: o texto não foi revisado muito bem, existem erros bem básicos que me desanimaram logo no começo da leitura. Achei também que tem muito texto sobre o que elas sentem que se repete muito tanto que pro final comecei a ler só as falas porque já sabia o que ia ser dito.

Mas tirando isso, achei um romance fofinho até e que fala bastante sobre a intensidade das pessoas e sobre representatividade.

ani 15/01/2022

pra aquecer o core!
me encantei com toda a sensibilidade e o romantismo da cecília, o bastante para acolher cada momento de ansiedade e atitudes em que ela demonstra reflexos incríveis de si mesma (até então guardados) que se encaixaram perfeitamente em revelar a força qual faltava à dandara chutar pra fora todos os seus medos, inseguranças e se entregar, rendendo-se a permissão de seguir o coração e ser amada do jeitinho que sempre mereceu. ambas partes entre fluidos intensos, todo sentimento qual surgiu desde o início no romance e vivência em comum entre elas. é um laço de pura sincronia e aquele amor que nos dá história pra render até o final do dia.

como acreditar que o amor é possível quando passamos até tanto tempo sem aproveitá-lo? até onde precisamos nos arriscar para que a mágica aconteça na ousadia de desejar que seja em nossos pés? sentir o amor que se encaixe nas parecidas raízes do romance delas, é quando alguém chega e faz nos sentir viva, transbordando, te fazendo amar a vida na intensidade qual faz você amar a si mesma, com toda reciprocidade de um amor intenso qual é essencial regá-lo todos os dias; pois se você encontrar o amor que é a primeira vez, quem saberá que será a última vez? permita-se!

*mesmo achando alguns momentos elaborados de forma repetitiva e pequenos erros na edição* aproveitei cada momento desta leitura. me trouxe ótimas reflexões. e viva o amor! como um cliché e doçura que cada um carrega dentro de si, ele sempre será capaz de vencer barreiras.

Vitoria 13/12/2021

Como não amar um livro que tem trilha sonora?
O romance de Cecília e Dandara se desenrola ao som de uma seleção musical, que Lívia nos sugere durante a leitura. Colocar a audição a postos para mergulhar no clima do livro foi uma experiência deliciosa!

Muitas dores são contadas, e ainda assim a história é daquelas de aquecer o coração, de fazer suspirar pelas lembranças românticas. Uma história de conto de fadas protagonizada por mulheres reais, que vale a pena ser contada e ser lida.

Vana 12/11/2021

Maravilhoso
Que lindo, sério, tudo que eu precisava, maravilhoso, leve, sensacional, amo a escrita da Lívia Ferreira e esse ja se tornou meu favorito!

[k] 05/11/2021

Outra perspectiva
Demorei mais do que imaginei para terminar de ler apesar de ter gostado da história. É muito bom ler histórias que tragam outras perspectivas de relacionamentos e acredito que NODI é uma dessas. Não tem arco dramático extenso (diria que são pequenos arcos por toda parte), mas gostaria de ter sabido mais sobre as personagens para além de seus pensamentos e inseguranças.

Jessyca 05/11/2021

No olhar do invisível me senti visível!
O que falar de um romance clichê que proporcionou a chance de me sentir visível no mundo da literatura? Que mostrou para o mundo que mulheres pretas, lésbicas, gordas, desfem (de MG pq são as melhores hahaha) também querem e gostam daquele romance bobinho e meloso que a Sessão da Tarde tanto mostrou através de filmes românticos? E mesmo sendo clichê, não deixa de ter um drama e momentos reflexivos!!
Lívia entregou tudo e mais um pouco nesse livro, eu amei desde o primeira palavra que li. Trouxe um quentinho para o coração, trouxe uma alegria para o meu dia!!

Nataka 26/09/2021

representatividade
uma história de duas mulheres invisíveis para os outros que se encontraram... entendo a necessidade das duas personagens no quesito amor, mas acho que a história das duas se desenvolveu muito rápido. durante o livro, a autora traz uma série de recomendações de músicas que se encaixam perfeitamente com cada que está sendo contado. recomendo muito o livro, a escrita é bem leve e é ótima pra ler durante uma ressaca literária.