O Círculo Negro Patrick Carman

Resenhas - O Círculo Negro

Laura2184 04/04/2022

The 39 Clue - Livro 5/10
"The Black Circle" é o quinto livro da série "The 39 Clues". Foi escrito por Patrick Carman e publicado pela Scholastic nos Estados Unidos e pela Editora Ática no Brasil.

Dividido por capítulos narrados em terceira pessoa, "O Círculo Negro" nos permite saber ainda mais sobre a tal caça ao grande tesouro Cahill.

A quarta pista foi descoberta e alguns membros da família resolveram dar as caras.

Em outro país da Europa, Amy, Dan acabam se separando de Nellie.

Na Rússia, o país de Irina Spasky, alguém começa a enviar dicas para os irmãos. Não dicas que os ajudem a encontrar as 39 pistas. É uma segunda caçada.

Eles tem 36 horas para finalizar a segunda caçada e continuar a busca pela quinta pista. Amy e Dan sabem que não podem fazer isso sozinhos, e por isso, recorrem a um novo acordo.

Mesmo sabendo que não podem confiar em ninguém, principalmente na família Cahill, Amy e Dan se vêem sem outra opção. Uma nova aliança ou nada, e qualquer coisa é melhor do que nada, até o risco de mais uma traição.

Alguém está na cola deles, tentando impedir lhes de avançarem em qualquer uma das duas caçadas. Alguém com medo de que descubram segredos que lutou tanto para manter escondidos.

A história acaba por nos prender bastante, além de trazer informações sobre outro país diferente e nos fazer ver o valor da leitura e do conhecimento. É uma série voltada para o público de 10/11 anos, então algumas coisas acabam sendo fantasiosas, e também não apresenta erros de roteiro.
Mabs2 04/04/2022minha estante
Meu deus, finalmente alguém lendo the 39 clues. Essa série é perfeitinha

Laura2184 04/04/2022minha estante
Eu estou viciada nessa série

Douglas Águia 08/10/2010

Alianças e Ajudas
Círculo negro foi uma ótima continuação da saga, as aventuras continuam com a mesma intensidade, as surpresas ainda aparecem e uma delas e a aliança que Dan e Amy precisaram fazer com a família Holt, sinceramente coisa que nunca pensei que poderia acontecer.
Dan e Amy estão na Russia e estão sendo conduzido por alguém identificado como NRR, no decorrer da história parece que estão sendo conduzidos a uma armadilha, mas se surpreendem com a ajuda inesperada e importante para o encontro do resto das pistas. Uma coisa que estranhei foi o sentimentalismo reflexivo que Irina Spask teve em relação a Amy e Dan, associando a suas lembranças embaraçosas do passado.
Um ponto negativo é que Nellie Gomez e o gato de estimação deles, não participam desta aventura, pois Dan e Amy abandonam eles em Cairo, pela inesperada pista que receberam de última hora do NRR, mesmo assim a Aventura continua sendo emocionate e eletrizante no encontro das 39 pistas, sem esquecer do talento que esses dois vão desenvonvendo durante essa saga.

AndyinhA 11/05/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A busca na Rússia marca uma importante reviravolta para os irmãos, acho que é quando a caçada realmente ganha ar de realidade. Não que eles não soubessem que a busca é real, mas de repente pessoas importantes começam a aparecer e estar mais perto das equipes na busca das pistas.

Até aqui as buscas viam em um ritmo meio lento, mas acredito que esse livro é o pontapé inicial para uma parte cheia de ação e reviravoltas e isso temos de sobra enquanto os irmãos estão buscando informações, principalmente sobre a morte dos Romanov (a família da princesa Anastácia). Eles e as outras equipes começam a ter informações que serão necessárias para continuar na disputa.

Para saber mais, acesse: http://migre.me/92DuX

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Mais uma vez, Dan e Amy devem continuar na busca pelas 39 pistas – graças ao testamento de sua avó, Grace, os garotos embarcaram em uma jornada ao redor do mundo para tentar colecionar as 39 pistas que levam a um dos maiores tesouros da humanidade. Nesse volume inicia com Dan e Amy ainda no Egito, porém em um hotel diferente para preservarem suas vidas, depois dos Madrigais terem atacado a fortaleza dos Ekaterina. Instalados em um novo hotel, os irmãos receberem um telegrama com algumas coordenadas e assinado misteriosamente por um "tal" NNR. Os dois irmãos resolvem seguir a pista sozinhos, sem avisar a estilosa e carismática au pair Nellie Gomez.... afinal, eles pretendem só sair para conferir a pista e logo retornar para o hotel. Mas como nós já pudemos perceber, na saga de The 39 Clues as coisas nem semprem acontece do jeito que os irmãos planejam, e os dois acabam viajando sozinhos para a Rússia, terra natal de Irina Spasky, onde conhecemos os segredos da família real russa, os Romanov. Lembram do desenho Anastasia? Então, é a mesma família!

Os volumes da saga são sempre repletos de referências históricas e em O Círculo Negro isso parece ser ainda mais recorrente. É fato conhecido que a Rússia tem uma história trágica e uma carga cultural enorme e o autor consegue passar isso para os leitores. Cada detalhe da história dos Romanov foi cuidadosamente pesquisada, e afirmo isso pois, mais uma vez, assim que terminei minha leitura, corri pra internet pra saber mais sobre a história das personalidades que são abordadas nas páginas desse volume. Patrick Carman é o responsável por esse livro. Autor de séries com o Atherton e A Terra de Elyon, o Patrick Carman consegue manter o ritmo intenso da saga dos irmãos Cahill e continua com o dinamismo de diálogos presentes nos livros anteriores. Se compararmos aos livros do próprio autor, 39 Clues é mais divertido, mais aberto à ironia e piadas. Entretanto podemos ver marcas sombrias da escrita de Carman nos momentos finais do livro.A cumplicidade dos irmãos Dan e Amy também é um diferencial, uma vez que Patrick costuma escrever sobre crianças solitárias (órfãs ou filhas únicas) e o autor conseguiu lidar muito bem com a relação entre irmãos.

Esse volume trás ainda mais segredos que os anteriores: novos códigos, novas trapaças, novos esconderijos. Uma boa sacada nesse livro é o fato de Amy e Dan estarem, pela primeira vez em toda a saga, completamente sozinhos e é interessante ver como os dois evoluíram desde o começo da caçada até os dias "atuais". Pela primeira vez os irmãos não parecem tão preocupados em ter de "passar a perna" nos parentes. Eles fazem uma parceria com os Holt, que acaba sendo até muito saudável. Amy e Dan conseguem lidar com algumas situações com maturidade, qualidade que muitos personagens adultos não possuem no livro. Os irmãos permanecem, apesar de tudo que já passaram, incorruptíveis. Talvez o fato de não puxarem o tapete de ninguém e focarem em realmente ir atrás das pistas prevaleça, e leve Amy e Dan na trilha do sucesso.

Como já sabemos de outros livros, a Rússia é a casa da mais perigosa oponente dos irmãos Cahill: Irina Spasky. Descobrimos um pouco mais sobre a personagem, porém há um enorme nuvem de mistério que a envolve, fazendo com que cada pequena novidade não revele muito sobre Irina, apenas o suficiente para nos intrigar cada vez mais. Acabamos conhecendo também alguns segredinhos sujos da russa. Além de Irina, dos Holt, e uma rápida aparição dos Kabra não temos mais nenhuma menção sobre os concorrentes: Alistair e Bae Oh, nem de Jonah Wizard.

Cada vez mais vemos a caçada das 39 Pistas se entrelaçando à história do que realmente aconteceu aos pais de Amy e Dan... até aqui já percebemos que muitos personagens sabem mais do que deixam transparecer e que essa caçaca está ficando cada vez mais pessoal para os irmãos. Há muitas perguntas sem respostas e acho que algumas podem estar demorando demais para serem reveladas, afinal metade da série já se foi. Será que os autores tiveram uma síndrome de Lost e vão deixar tudo pro volume final? É esperar pelos próximos títulos para ver no que vai dar!

Camila 17/10/2010

O Círculo Negro
Esse quinto livro da série é escrito por Patrick Carman! Os irmãos Amy e Dan continuam na busca das 39 pistas e dessa vez o cenário é a Rússia!! Esse volume é recheado de ação e de descobertas sobre os pais de Amy e Dan!! Acho que o mais bacana é que, como cada volume é escrito por um autor diferente, a história sempre ganha um fôlego novo!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Adriana.FGSM 18/11/2010

"O Cículo Negro" quinto livro da coleção "The 39 Clues" foi escrito por Patrick Carman. Dessa vez as pistas levam os irmãos Cahill para a Rússia onde seguem as pistas deixadas por um tal de NRR, descobrem os mistérios da família real russa e firmam uma aliança com os Holt. Esse, para mim ao menos, se mostrou o melhor livro até agora um dos motivos é que ao mesmo tempo em que todos, inclusive os mais próximos, não são de confiança os irmãos conseguem finalmente fundar uma aliança que dá certo e se mostram honestos mesmo quando poderiam ter saído em vantagem. Como sempre ótimo e deixando aquela ânsia de ler o próximo. O jogo continua!

Deka 23/11/2010

Gostei muito do livro, só achei um pouco detalhado de mais, e isso confundiu um pouco minha cabeça, muitos detalhes... Bom mais fora isso, o livro é ótimo, e não consigo esperar o próximo, bom fazer o que, tenho que esperar, não é? Isso que me mata de raiva... esperar, esperar e esperar. Acho que eles só deveriam lançar uma série se todos os livros ja estiverem a disposição para compra. Se não..... ESPERAR!!!

Analu. 27/01/2011

Mais uma continuação emocionante das 39 pistas! Amy e Dan estão cada vez mais maduros. Dessa vez eles vão para Russia, inesperadamente recebem ajuda de um tal NRR e também dos Holt acredite se quiser. Eles se dividem nas buscas das pistas num lugar onde estão os maiores segredos do clã Lucian.
É emocionante, e tenso ao mesmo tempo, todos aqueles mistérios e aquele medo de "será que alguém vai trair eles mais uma vez ", e quem diabos é esse homem de preto afinal ? eles esta do lados deles ou não ? é cheio de segredos o tempo todo, e eu não vejo a hora de tudo isso desenrola de uma vez . Recomendo .

Becky Cunha 18/02/2011

Patrick Carman começou o livro de uma forma meio incomum, com Amy e Dan simplesmente confiando em pistas dadas e saindo do país sem Nellie. Eu fiquei meio encucada no começo, mas ele consegue manter o ritmo frenético, novamente amadurecer um pouquinho mais os personagens - sem tirar suas características marcantes, inclusive acertar qdo a Amy deveria gaguejar ou não, pq teve um autor (acho que foi o Gordon) que a Amy parecia uma doida de tanto que gaguejava... - e nos conceder uma luz a mais em alguns mistérios, como os Madrigal e os pais dos irmãos Cahill - mas não o suficiente para me deixar satisfeita! u-ú
Enfim, Patrick Carman pode ter começado com o pé esquerdo, mas terminou com dois direitos. \o/

Veronica.Goncalo 09/10/2011

O Círculo Negro
Outro excelente livro da coleção! A aventura continua agora na Rússia com muitas surpresas e numa nova aliança feita pelos irmãos Cahill.

Cíntia Mara 05/01/2012

Não é tãaao bom quanto o anterior, mas também me deixou presa até o final. Quantas descobertas! Quanto mais sei sobre os Madrigal, sobre os pais e o clã de Amy e Dan, mais quero saber.

Esse é o mais sem noção de todos no quesito "como duas crianças conseguiram fazer isso???".

Si 18/05/2012

ϟ O CÍRCULO NEGRO: minhas frases favoritas ϟ
"Venham sozinhos, como seus pais vieram um dia, ou é melhor que nem venham."

"Dan teve a sensação de adentrar o domínio sombrio de uma aranha monstruosa.
- Cadê o Gandalf quando a gente precisa dele?"

"- Deixa eu esclarecer uma coisa - disse Dan. - Você é NRR?
A mulher de branco deu um sorriso fino, sem mostrar os dentes:
- Você estava esperando um homem, imagino.
- Hã... bom... não exatamente - falou Dan. - Ok, você venceu. Eu estava esperando um cara."

Tom 06/01/2017

A quinta pista.
Já se passaram 5 livros e nossos garotos estão com apenas 5 pistas das 39.
Espero que no decorrer dos próximos livros, não se torne chato, eles achando 5 pistas por livro.
Até a metade desse volume, eu estava achando tudo muito chato, cansativo, repetitivo e tudo mais. Porém do meio para o final, eu me surpreendi.