Dom Casmurro e os Discos Voadores

Lúcio Manfredi

Resenhas - Dom Casmurro e os Discos Voadores

Mauro 23/04/2023

Um clássico reimaginado
Dom Casmurro e Os Discos Voadores é um livro escrito por Lúcio Manfredi e Machado de Assis, lançado em 2010 pelo selo Lua de Papel, da editora Leya.
O livro segue o sucesso internacional da obra " Orgulho & Preconceito e Zumbis", de Seth Grahame-Smith.
Tais livros são chamados de mashups, porque pegam uma obra clássica já em domínio público e a distorcem com algum acontecimento fantasioso.
Reli este livro agora, tendo lido a primeira vez na época do lançamento e não gostado.
Dessa vez eu gostei, vai entender!
O livro reconta a história de Dom Casmurro, mas dessa vez a vida de Bentinho é influenciada por uma guerra intergaláctica entre duas espécies alienígenas, inclusive alguns personagens do clássico aqui são ets disfarçados.
O autor foi muito inteligente em ser sutil e deixar a história se desenvolver lentamente, fazendo com que todas as revelações sejam bem interessantes de se ler.
Nota: 7,5

Fabi_ZP 08/10/2015

Vídeo-Resenha da Fabiane Zambelli de Pontes, sobre a 1ª Maratona Literária!
Caso queiram assistir a apenas uma parte específica, como por exemplo, a resenha de apenas um dos livros lidos durante a maratona, logo abaixo do vídeo, colocamos quando aparece cada obra no vídeo-resenha. Além disso, também colocamos os nomes de quem teve as perguntas respondidas!

Esperamos que aproveitem!!

World Fabi Books apresenta:

Prova de Fogo (segundo livro da série Maze Runner, do escritor James Dashner, pela V&R Editoras).
– Tempo: de 01:13 a 05:29

Enders (segundo livro da saga Starters, da autora Lissa Price, pela Editora Novo Conceito).
– Tempo: de 05:30 a 08:40

A Escrava Isaura e o Vampiro (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, dos autores Bernardo Guimarães e Jovane Nunes, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 08:41 a 11:32

Dom Casmurro e os Discos Voadores (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, dos autores Machado de Assis e Lúcio Manfredi, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 11:33 a 14:49

O Alienista Caçador de Mutantes (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, dos autores Machado de Assis e Natalia Klein, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 14:50 a 19:03

Jane Austen – A Vampira (um livro da Coleção Clássicos Fantásticos, do autor Michael Thomas Ford, pela Editora Lua de Papel).
– Tempo: de 19:04 a 23:12

O Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble (autor Jonathan Auxier, pela Editora Leya).
– Tempo: de 23:13 a 26:03

Never Sky – Sob o Céu só Nunca (autora Veronica Rossi, pela Editora Prumo).
– Tempo: de 26:04 a 29:37

site: https://www.youtube.com/watch?v=hcKOUjRxo2Q

Tauan 22/09/2015

O original é melhor
A proposta desse livro, assim como dos demais da série Clássicos Fantásticos, é tornar os grandes clássicos da literatura um enredo atraente para os jovens, temperando-os com fantasia.
Lúcio Manfredi suprime e muda a ordem de alguns capítulos do grande clássico, além de adicionar outros tantos.
Recheia-os de humor e jocosidade ressaltando a ironia característica do escritor realista.
Todas essas alterações não diminuem a importância da obra original, apenas a tornam mais palatável para os jovens leitores da Idade Mídia, acostumados à receber múltiplas informações ao mesmo tempo e a lidar a imaginação/fantasia.
É interessante durante a leitura desta versão comparar trechos com a versão original, prestando atenção às diferenças na linguagem e reparando nas partes retiradas e nas adicionadas.

A história em si ainda é a mesma: Bento de Albuquerque Santiago, advogado solitário e bem-estabelecido pretende "atar as duas pontas da vida" contando na meia idade seus momentos de mocidade. Ele conta as experiências de sua juventude, da amizade com Capitu, que passa a paixão e é interrompida quando sua mãe lhe envia para o seminário, para pagar uma promessa. No seminário Bentinho se torna amigo de Ezequiel de Sousa Escobar.
Após largar o seminário e estudar direito, Bentinho e Capitu se casam. Anos mais tarde, e depois da morte de Ezequiel, Bentinho passa a desconfiar que seu melhor amigo e Capitu o traíam às escondidas.

É uma boa oportunidade para reler a obra original.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Santos81 03/09/2013

Boníssimo! (O agregado que o diga)
Ainda não tive a infelicidade de ser obrigada a ler um livro, por tanto ainda não havia tido o prazer de ler Dom Casmurro. Lembro vagamente, a muito tempo ter tentado dar uma chance à obra! Mas ficou na tentativa e não passei das primeiras paginas. E agora, com a fartura de livros (uma lista maior do que eu consigo dar conta), passo longe dos clássicos por ter um preconceito de que é chato e enfadonho.

Eis que me deparei com os clássicos, os quais achei que nunca leria, reescritos com esse toque de fantasia, a curiosidade falou mais alto e meio sem vontade me aventurei a ler, para minha surpresa me vi devorando o livro!

E digo mais, com uma imensa vontade de ler a obra original, mas muita calma nessa hora, acho que vou ler mais alguns dessa nova onda e ver se essa vontade continua, ou se vou ficar com essas versões malucas.

Não vou falar do que se trata o livro, pois para isso tem a sinopse, vou me ater as minhas impressões.

Primeiro achei a capa linda, tem orelhas bonitas, o tamanho do livro é aquele menor, folhas amareladas tão adoradas por ser agradável aos olhos e por sua textura,
diagramação boa, a leitura flui rápida pois os capítulos são curtos

Quanto ao enredo, goatei muito, adoro esses temas misteriosos e o escritor usou referencias plausíveis de algumas teorias que inclusive eu já havia visto em alguns documentários sobre alienígenas. Me diverti e me apeguei aos personagens.Gostei muito do final e fiquei com aquela sensação de quero mais.

Recomendo.
Mari SN 15/05/2014minha estante
Dom Casmurro é um livro fantástico e você deveria ler! Já li várias vezes e ele me encanta sempre, mas é claro que quando se é muito novo ele "parece" enfadonho. Quanto a essa adaptação eu acho que recriar em cima de um clássico pode ser interessante desde que se respeite o valor da obra. Misturar com alienígenas, honestamente, me parece um exagero desnecessário.

Leonardo 03/06/2012

Surpresa positiva
"Dom Casmurro", do Machado de Assis, ainda é um dos meus livros favoritos, já lido e relido algumas vezes. Por isso, era natural que eu olhasse a releitura dos "Discos Voadores" com um pé atrás. Acrescentar ao clássico realista elementos de fantasia foi um ato extremamente audacioso e perigoso. Embora a leitura tenha sido agradável, virou outra história muito diferente da original. A dúvida da traição, o carro-chefe da história, deixou de existir nesta nova obra, fazendo com que "Dom Casmurro" perdesse sua essência. Mas o resultado não foi ruim, embora a dúvida pudesse ter sido mantida...

Jacy Coelho 22/11/2011

Um bom livro, mas fiquei com uma impressão de estar lendo um livro infanto-juvenil até a última página.

Podia ser melhor, mas também poderia ser pior, então, fico no lucro. Há alguns buracos, a linguagem é muito simples, mas algumas tiradas de humor, algumas cenas praticamente reescritas, a reverência que o autor faz questão de fazer a Machado de Assis salvam a história.

Li 20/07/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JULHO - NOVOS AUTORES *LIVRO 5 - EXTRA*
Sinopse: A famosa personagem clássica Capitu, de Machado de Assis, tinha como principal característica os dissimulados olhos de ressaca. Nesta versão de Dom Casmurro escrita por Lúcio Manfredi, o mistério por trás dos olhos de Capitu vai além, está diretamente ligado ao mar. A trama romântica agora sofre a interferência de seres alienígenas e andróides, disfarçados sob os personagens originais de Machado. Cabe ao leitor, identificar quem é quem. Bentinho não está apenas envolvido no triângulo amoroso, mas numa disputa de forças intergalácticas. Um combate entre as evoluídas civilizações reptiliana e aquática, que habitam o planeta Terra há milhões de anos.

Quem quiser que ache a ideia uma "heresia", mas eu queria MUITO conhecer os mashup novels!

Gosto de literatura fantástica. Adoro Machado de Assis. Tudo que é relacionado à vida fora do planeta me interessa. Como eu não teria gostado do livro?! O autor conseguiu inserir os elementos novos na trama de uma forma bem natural (e eles tem algum embasamento... Quem curte essas coisas vai encontrar adaptações de teorias conhecidas lá), manteve o contexto da história original na medida do possível e fez um livro bem interessante e divertido de ler. Até Simão Bacamarte, o “alienista”, tem um papelzinho na história!
E o final do livro é muito interessante!!!

Este trecho abaixo mostra como Lúcio Manfredi conseguiu inserir as modificações, sem ficar forçado... Pelo menos para mim!
“Mas não era sobre o talento poético do tio Cosme - ou antes, sobre a falta dele - que eu queria falar, e sim sobre a coisa que ele viu pela luneta na véspera da chegada dos Pádua e que, no auge dos meus devaneios sentimentais por Capitu, cheguei a considerar como um prodígio que anunciava a vinda dela, da mesma forma que a Estrela de Belém anunciara o nascimento de Cristo aos Reis Magos. Para vocês verem como o enamoramento e a heresia andam de mãos dadas. Um escritor mais talentoso do que eu poderia até dizer que apaixonar-se é criar uma religião pessoal em honra a um deus falível. Não sei por que, quando me ocorreu essa frase, imaginei que o escrito em questão teria porque de ser argentino. E cego.”

Eu achei a ideia super boa, mas não como uma forma de aproximar leitores dos clássicos. O clássico que deu origem é o clássico que deu origem, o mashup, para mim, é uma obra totalmente nova. Sei que muita gente achou a ideia absurda, mas é preciso separar as coisas (pelo menos eu fiz isso). E outra, acho fundamental conhecer a obra original, seja antes ou depois de ler o mashup, e não sei se Machado (no meu presente caso) vai ficar mais atrativo para quem tem preguiça de ler um português mais antigo, ou para quem tem preguiça de ler em geral.

Sobre o autor:
Lúcio Manfredi é escritor e roteirista de televisão. Já teve contos publicados nas antologias "como era gostosa minha alienígena", "dez contos de terror" e "galeria do sobrenatural", além dos romances "abismo do tempo" e "encruzilhada". Na TV, colaborou com o roteiro das minisséries "a casa das sete mulheres", "um só coração" e nas novelas "como uma onda" e "ciranda de pedra" na Globo.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*

Viquinha 29/07/2011minha estante
Não sei se é heresia, mas acho tudo muito estranho. Amei saber a sua opinião.

Bjs

Gabriel Lucas 09/03/2011

Como só Shrek pode Explicar a Diferença entre “Orgulho, Preconceito e Zumbis” e “Dom Casmurro e os Discos Voadores”
Resenha no Factóide:

danilo_barbosa 18/02/2011

Clássico e ficção na Guerra dos Mundos
Você consegue imaginar Machado de Assis misturado com ficção científica? Pois desta vez a história de ciúmes e separação de Bentinho e Capitu toma proporções extraterrenas!
Cheguei ao último livro da deliciosa série Clássicos Fantásticos com Dom Casmurro e os Discos Voadores, (Lua de Papel, 264 páginas), escrita por Lúcio Manfredi e posso afirmar sem sombra de dúvidas que não me decepcionei.
A história central permanece a mesma (ou quase)... O amor de Bentinho desde a infância e todas as venturas e desventuras da primeira parte da obra permanecem, inclusive com as frases clássicas que os leitores tanto gostam como "os olhos de cigana dissimulada" de Capitu. A novidade é que a bela moça esconde em seus olhos profundos como o mar mais mistérios do que o leitor possa imaginar e o nosso Dom se envolve em uma guerra intergaláctica entre duas raças antigas pelo domínio da Terra!
O autor escreve com esmero em cada detalhe. Todos os personagens que conhecemos na densa obra de Machado permanecem por aqui de uma maneira mais leve, muitas vezes descompromissada. O que em muitos momentos é bom, pois não nos deixar com aquela amargura da obra original. Os alienígenas em questão utilizam muitos termos da nossa época, tornando tudo de fácil entendimento e casando com originalidade na história. O desfecho da história não termina como a conhecemos, o que deixa um pouco a desejar. O ciúmes de Bentinho e a loucura que se apodera de seu coração é muito atenuado e nem de longe lembra o clássico. F

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Zambe 23/01/2011

Dom Casmurro e os Discos Voadores
Com certeza esse livro vai entrar na minha lista de favoritos.
Um história cheia de mistérios impossíveis mas tão bem explicados que é quase possível acreditar que é verdade.

No fim não ficou muito claro se tudo isso foi uma alucinação de Bentinho por ter sido traido pela Capitu ou se toda aquela conspiração realmente aconteceu.

Recomendo muito, muitíssimo esse livro!
Pzambe 28/01/2011minha estante
pow parece ser melhor do que o original..... e mais divertido tb! além de uma linguagem melhor, que não faça a gente dormir

Bella 15/01/2011

As respostas vem de uma batalha intergaláctica, simples.
A lógica ilógica que isso é impressionante. Geeeente, tudo parece tão lógico quando ele explica, mas mesmo assim tão impossível. Aparentemente Capitu e Bentinho foram - literalmente - feitos um para o outro. Uma conspiração que remonta outros planetas e outras civilizações pode mudar o destino do simples garoto de Matacavalos, que se engraçou para o lado de Capitulina e foi obrigado a seguir o caminho do seminário. Eu realmente não posso falar muito nessa resenha, tudo é surpreendente, principalmente as explicações para as coisas que aconteceram com Bentinho. Temos um ponto de dúvida na adaptação de Lúcio Manfredi: Capitu traiu realmente Bentinho e todo essa trama intergaláctica foi surto da mente em depressão dele, ou a traição não ocorreu e a trégua espacial está prestes a acabar e a Terra vai ser o campo de batalha dessa briga?

Mudando de ares, uma frase que me marcou no livro foi:

"Se o meu leitor for humano, deve ter se apaixonado alguma vez na vida e entende perfeitamente do que estou falando. E se não for, por mais que eu explique, nunca vai compreender como o amor nos transforma a todas em palermas e, no entanto, é com alegria que nos entregamos à esse estado de insanidade temporária, do qual não queremos sair nem arrastados pelos cabelos."

Eu achei isso freaking fucking awesome *-*
(http://tswwne.blogspot.com/)

Ricardo 13/01/2011

A verdade está lá fora
Estava tão curioso para ler esse livro, que acabei fazendo com que ele "furasse a fila" de minhas leituras. Por outro lado, tinha lá minhas dúvidas se a obra realmente me conquistaria, pois me preocupava bastante a questão da originalidade: eu achava que o livro poderia me soar pouco criativo, por ter se baseado em outra obra (aliás, considerada por muitos o maior clássico da literatura nacional).

Felizmente, eu estava enganado. Dom Casmurro e os Discos Voadores é um livro escrito com a sagacidade de Capitu. Tem um ritmo célere, ágil, que cativa e quase não permite uma mera interrupção da leitura. O romance original ganhou elementos totalmente novos; a narrativa, menos densa que no clássico machadiano, consegue ser leve sem sucumbir à superficialidade.

A obra foi catalogada como ficção juvenil, mas me parece que pode ser vista, “lato sensu”, como ficção científica. De qualquer maneira, é diversão garantida não apenas para os mais jovens, mas também para o leitor adulto.

Tomando por empréstimo os superlativos do agregado José Dias, digo que Dom Casmurro e os Discos Voadores é “recomendadíssimo”. Machado (que talvez não fosse humano!) certamente aprovaria.

Resenha disponível também no meu blog: http://oespacoinexplorado.blogspot.com