O Alienista Caçador de Mutantes Machado de Assis
Natália Klein

Resenhas - O Alienista Caçador de Mutantes

Tammy 02/12/2012

A autora tenta deixar o livro legal utilizando-se de várias referências moderninhas, mas acaba perdendo o foco ( se é que existia um) e transforma o livro numa enrolação entediante.

Jessie_Marq 20/11/2013

Uma pitada de modernidade em um clássico, e pronto, tenha um desastre em forma de livro!
Pegue uma clássico da literatura e reescreva-o com diversos elementos modernos, este é “O Alienista Caçador de Mutantes”, a co-autora Natalia Klein reescreveu o clássico “O Alienista” de Machado de Assis dando um ar mais moderno ao conto.

A pacata cidade de Itaguaí, que há uns anos teve rixa com a capital Rio de Janeiro, vê a paz se extinguir quando alguns dos moradores começam a manifestar estranhas mutações que parecem tiradas de histórias em quadrinhos. Diversas teorias foram criadas: alienígenas, conspiração carioca.

O excêntrico Dr. Bacamarte, um alienista (alien + especialista), decide então investigar o que pode estar acontecendo. Ele consegue convencer a todos que o ideal é construção de uma prédio para abrigar todos os mutantes, a afim de serem estudados e curados, o problema é que a Casa Verde, como ficou conhecido o prédio, com o passar dos dias ficava cada vez mais cheio, ao ponto de 3/4 da cidade estar dentro dele. Dentre os residentes da Casa Verde, muitos não apresentavam mutação alguma, estavam lá apenas por contrariar Dr. Bacamarte.

E agora? A população está revoltada o governo da cidade é corrupto e Dr. Bacamarte controla praticamente todos. Será que a paz da cidade voltará a reinar?

Junte um cientista louco, sarcástico e com trejeitos estranhos, uma esposa feia, gorda e mal amada, um governo corrupto e ineficaz e diversos cidadãos facilmente influenciáveis, é a receita certa para um desastre em uma pequena cidade!

Com um final justo e muito interessante, este livro foi gostoso petisco de 126 páginas.

Resenha por Jessie Marques

Momento de sinceridade: não vou dizer que foi uma leitura desagradável, mas comprei o livro não apenas pela sinopse, mas pelo autor (Machado de Assis), não sabia que esta edição seria uma releitura do conto clássico, se soubesse, acredito que não a teria comprado. Apesar de ter uma história de base deveras interessante (S2 Machado) e com uma pegada de sarcasmo, os trechos adicionados pela ‘co-autora’ me fizeram desanimar um bocado. Ela modernizou algo que não precisava, adicionando elementos como pessoas tweetando e assuntos entrando nos Trending Topics local.

“Ao cabo desse tempo, fez um estudo profundo do assunto, procurou no Google e leu na Wikipédia…” (Machado de Assis começou a se revirar no túmulo a partir desse trecho.)

Convenhamos que se uma cidade é invadida por mutantes e as pessoas começam a postar sobre isso na internet, teríamos a NASA, a CIA e o FBI todos na nossa cola! Definitivamente clássico não precisam ser modernizados. Estou agora esperando o verdadeiro Alienista chegar pelo correio para fazer uma resenha de verdade.

Mensagem à co “autora” Natalia Klein: favor não usar mais livros clássicos como papel higiênico, agradecida :)

site: http://emjessie.wordpress.com/2013/11/17/resenha-o-alienista-cacador-de-mutantes/

Mauro 12/03/2023

Só para quem gosta de humor
O Alienista caçador de Mutantes, é uma obra de Natalia Klein e Machado de Assis, lançado em 2010 pelo selo Lua de Papel, da editora Leya.
O livro segue o sucesso internacional da obra " Orgulho & Preconceito e Zumbis", de Seth Grahame-Smith.
Tais livros são chamados de mashups, pq pegam uma obra clássica já em domínio público e a distorcem com algum acontecimento fantasioso.
Neste livro, uma nave espacial cai em Itaguaí, e faz com que vários moradores adquiram habilidades mutantes. Simão Bacamarte então vem para a cidade afim de estudar essas mutações e prender os mais perigosos em seu sanatório.
Como paródia, o livro a todo momento busca ser engraçado, as vezes conseguindo, mas às vezes não.
É um livro curto e interessante para quem já conhece a obra original, mas que não odeie humor.

Jaciara.Aguiar 24/02/2021

Eu achei muito forçado, várias piadas sem graça demorei horrores para ler. Mas a construção da história em cima de um clássico é criativa.

Tito 07/12/2010

Literatura cosplay: uma tolice, mas uma tolice divertida (e politicamente incorreta).
Zambe 21/01/2011minha estante
exatamente.

Aline 20/12/2013minha estante
Machado divertido!!

Juny K. 28/04/2011

RESENHA: "O Alienista - Caçador de Mutantes" (Natália Klein)
Disponivel em|: http://www.dear-book.net/2010/10/resenha-o-alienista-cacador-de-mutantes.html

Começo essa resenha no exato momento que terminei de ler "O Alienista - Caçador de Mutantes". Leitura rápida e descontraída.

O livro começa totalmente despretensioso, entre o humor e a escrita formal, entre o sério e o engraçado, abusando de referencias pop e acaba de uma maneira que surpreendeu muito (Calma! Não vou revelar spoiler! XD)

O que começa parecendo uma mega confusão, acaba prendendo o leitor na trama entre mutantes e humanos e termina por cativar. Parecia um livro totalmente despretensioso, esperava menos na estrutura da historia, que segue a base do clássico.

A obra, baseada na famosa crônica de Machado de Assis que foi um dos marcos do Realismo no Brasil, e antes de falar sobre essa versão, segue uma breve sinopse da versão que muitos já tiveram que ler para provas de literatura ou vestibulares:

Sinopse do Clássico: Trata-se da história de Simão Bacamarte, médico que se dedica a estudar a loucura e a tratar os doentes mentais. Ele se muda para uma pequena cidade e monta um hospital, a Casa Verde. Essas novidades mexem com a vida da cidade de Itaguaí. E não demorará muito até que o dr. Bacamarte, na sua constante busca da diferença entre a loucura e a razão, passe a internar gente sem nenhum sinal de loucura. Será que sobrará alguém do lado de fora da Casa Verde?

Na nova versão, adaptada por Natalia Klein, Simão Bacamarte, o alienista (mistura de alien com cientista) apresenta tendências homossexuais (muito engraçadas, com obsessão por objetos fálicos e legumes sugestivos), ao invés de doentes mentais, seus alvos são os mutantes que começam a aparecer na cidade e são levados apara sua clínica a “Casa Verde”.

“D. Evarista foi o assunto principal dos brindes, discursos, versos, metáforas – chegara até mesmo aos treding topics de Itaguá”

Personagens que merecem destaque são a D. Evarista, esposa do alienista, muito feia, um tribufú como ele mesmo a descreve. O farmacêutico Crispim, verdadeiro amor do alienista. Porfírio, o barbeiro medíocre e revolucionário.

Entre os mutantes as mutações são: homem elástico, homem coelho, um que toca e transforma tudo em ouro, dragões e etc.

Foi então que Porfírio finalmente aceitou o seu destino e vociferou:
- Eu sou o Temaki! – Como quem grita “This is Sparta!”, enquanto o povo reagia alvoroçado.

As referências pop são um caso a parte você vai morrer de rir com a relação de fatos históricos da cidade ou dos personagens com Twitter, Facebook, Google, Wikipedia, Treding Topics, Darth Vaider, Michael Jackson, enfim, muito engraçado, na dose certa!

E depois de ler essa versão super atual, deu até vontade ler o clássico original para comparar a obra, ponto para a Editora Lua de Papel que com essa coleção acaba por também ressuscitar esses clássicos que tem estigma de chatos, se comparados com os livros populares entre os jovens de nossa época.

Recomendo não só pelo teor humorístico, como também pela estrutura da obra e pelo desfecho muito criativo!

Luciano 09/09/2011

Gostei do livro, conseguiu me arrancar risadas em alguns trechos e é muito bem escrito, dentro da premissa bem despretensiosa da série Classicos Fantasticos. Algumas vezes a "viagem" é bem grande e chega a ficar mais estranho que o normal, mas consegue manter a mesma linha da historia original, acrescida das partes absurdas. Recomendado como uma leitura leve e engraçada.

Zambe 21/01/2011

O Alienista Caçador de Mutantes
Confesso que ri quase do início ao fim do livro, a história não tem pé nem cabeça mas segue uma linha de raciocionio escalafabética. O livro é como o escrivão dislexo, tem um certo padrão.

O final me "surpreendeu", mas eu gostei.

Fabiolab 26/06/2011

O Alienista Caçador de Mutantes
Hilário. O esqueleto da estória é o mesmo de Machado de Assis. O que muda é na casa ficam os mutantes. Depois de uma explosão no céu em que todos pensaram ser o fim do mundo, algumas pessoas aparecem com poderes especiais, para evitar que essas pessoas fiquem perto das outras Simão Bacamarte, tem a ídeia de confina-los na casa verde para estudos. Simão pega pessoas inocentes e coloca nessa casa, gerando revolta entre o povo. Realmente ri muito com esse livro que faz parte dos Clássicos Fantásticos.

Thiago Rapsys 09/03/2012

[Resenha] O alienista caçador de mutantes - Machado de Assis & Natalia Klein
O livro é finíssimo (além do mais não poderia ser de outro jeito, pois a obra original é um conto - e contos têm como característica ser pequeno) e tem uma ótima premissa. Tudo é divertido do começo ao fim, com o humor refinado da autora (como o trecho: "D. Evarista foi o assunto principal dos brindes, discursos, versos, metáforas – chegara até mesmo aos Treding Topics de Itaguá").

Natalia Klein distorce um pouco a imagem d'O alienista. Neste livro ele é o responsável pela criação da Casa Verde (no livro original, a Casa Verde é um hospício). Essa casa é onde ficam os mutantes: pessoas com capacidade sobre humana (bonito demais, feio demais, gentil demais, pouco gentil, etc.). Simão Bacamarde dá em cima do farmacêutico, mesmo sendo casado com D. Evarista. Tudo é mexido e satirizado pela autora. Nada passa pena fina análise humorística dela.

Simão Bacamarte recebeu-o com a alegria própria de uma gazela no bosque, uma alegria abotoada de seriedade até o pescoço, mas que estava pronta para ser despida a qualquer momento, de preferência violentamente.
O alienista caçador de mutantes | Página 33

O livro faz parte da série Clássicos Fantásticos, e tem outros volumes: Escrava Isaura e o vampiro, Senhora, a bruxa e Dom Casmurro e os discos voadores, entre outros.

A diagramação é lindíssima, a capa é muito bem criada; são capítulos pequenos. Curta história, não é cansativa e o único sintomas da leitura vai ser o riso!

Recomendo para todo mundo que quiser se divertir (e que pelo menos tenha uma noção de como é o conto O alienista para entender a história) e morrer de dar risadas com as paqueras do Simão para o farmacêutico e das teorias malucas do alienista!

Leia mais: www.ecolivros.com.br

Cah 15/07/2012

Já li dois dos 4 livros dessa coleção da Lua de Papel, o primeiro foi A escrava Isaura e o vampiro, que achei um pouco forçado e não me fez rir tanto quanto esperava. O segundo foi esse, O alienista caçador de mutantes, que é o que eu esperava dos livros da coleção, uma história boiada, mas que fizesse rir na maior parte, e não fosse irritante de ler pelo exagero das "viagens".

Natalia Klein seguiu a mesma "linha" do conto original de Machado de Assis, mas a Casa Verde é agora a casa dos mutantes, e não dos loucos. Aqui nessa história, o Alienista é uma mistura de alien com especialista, definição perfeita para a história, já que Bacamarte busca achar uma resposta e uma cura para os mutantes da cidade, que começam a desenvolver seus poderes após uma nave alienígena cair na cidade. Chega um momento que a maior parte da população da cidade está vivendo na Casa Verde, e muitos são considerados normais pela população. Assim começará uma revolta popular, liderada pelo Porfírio, o barbeiro.

Alguns dos personagens são: Bacamarte, o alienista homosexual; D. Evarista, sua esposa tribufu; Crispim, o farmacêutico por quem Bacamarte morre de amores; Porfírio, o líder revolucionário; além das mais variadas mutações, como o homem que transformava estrume em ouro; O homem elástico; O Coelho, considerado por muitos apenas um albino, e etc.

A história tem insinuações sexuais, mas são leves e não apelativas, apenas tornam a história mais engraçada ainda.

Recomendo que você leia este livro em um momento descontraído, para não achar a leitura chata, porque eu por exemplo, apenas consigo achar esse tipo de livro engraçado se estou no "clima". Mas se você não é assim, pode ler a qualquer momento!

LEIA MAIS RESENHAS EM: http://emocoesempaginas.blogspot.com.br/

Literatura 15/12/2011

Quem nunca temeu o Dr.Simão Bacamarte, o sisudo médico com cara de mau, que prendia as pessoas na Hospício da Casa Verde como queria, considerando-os loucos de acordo com sua própria lei e vontade?
Tem como esquecer esta imagem temerosa e insana de Machado de Assis? Tem sim!
Nesta versão de Natalia Klein, O alienista Caçador de Mutantes (Lua de Papel, 128 páginas) Bacamarte continua insano como na célebre obra de Machado, mas de um jeito caricato, muitas vezes afetado. Em vez de insanos, após a queda de uma nave na vila de Itaguaí, os seus pacientes passam a ser aberrações vindas de um vírus mutante que se espalha por toda a Vila. Ninguém então é imune...
E ele começa a prendê-los, sem ordem ou discriminação, de acordo com um julgamento próprio, gerando no nosso imaginário as cenas mais divertidas possíveis.

Leia a resenha completa no Literatura de Cabeça

Babele 16/01/2013

3 estrelinhas por ter feito eu rir u.u

Leonardo T. 28/01/2015

Um “remake”
Resenha publicada originalmente no site Leio EU:

Machado de Assis e Natalia Klein.

Assim são anunciados, na capa, os autores de O Alienista Caçador de Mutantes.

A curiosidade é atiçada tanto pelo título quanto pela coautoria inusitada entre um autor falecido e uma jovem escritora/atriz.

O Alienista Caçador de Mutantes é um “remake” de um dos contos mais famosos de Machado de Assis. Com boas doses de nonsense e humor escrachado. Dr. Simão Bacamarte, desta vez, recebe a alcunha de alienista como derivação da combinação de alien com especialista. Tudo por causa de uma nave espacial que cai na vila de Itaguaí e por uma névoa que causa mutações alienígenas.

Natalia Klein (também autora do blog e série de humor Adorável Psicose) nos brinda com um livro de leitura rápida, da pra ler tranquilamente em uma manhã (ou tarde, ou noite) o livro todo, e de entretenimento de qualidade garantidos.

Ao ler O Alienista Caçador de Mutantes senti como se estivesse me curando de um trauma escolástico provocado pelas constantes leituras obrigatórias e exames mensais e bimestrais pautados nestas obras enfadonhas (para minha idade). Cada página, cada capítulo, as risadas provocadas me reconciliavam com o autor que me foi empurrado goela abaixo quando queria apenas ler Tolkien e quadrinhos de super-heróis.

O livro faz parte de uma série, publicada pelo selo Lua dePapel da editora Leya, chamada Clássicos Fantásticos. Que parte da premissa “Como seriam alguns de nossos clássicos se tivessem sido escritos hoje?”. O material é de ótima qualidade e com excelente arte e diagramação.

Se você gosta de bom humor e fantasia ou quer revisitar alguns clássicos da literatura numa perspectiva atual e reciclada, OAlienista Caçador de Mutantes é uma boa pedida!

site: http://www.leioeu.com.br/2013/09/o-alienista-cacador-de-mutantes.html
Marcos Nandi 20/07/2017minha estante