Falsa Vitória

Falsa Vitória Poul Anderson

Resenhas - Falsa Vitória

Fifo 14/01/2022

Uma infinidade de falsas vitórias.
Meu primeiro contato com o Poul Anderson foi com Falsa Vitória (Cold Victory) e não foi tão bom assim mesmo eu estando muito ansioso e curioso pra conhecer alguma obra de tão renomado autor. Eu comecei achando que era um romance, mas são contos que se passam num contexto pós terceira guerra mundial... Isso foi falha minha por não ter pesquisado melhor a obra antes. Não que eu não goste de livros de contos, mas queria ter pegado uma história fechada nessa primeira vez com o Poul.

Um aviso aqui: Falsa Vitória é Hard Science fiction, ou seja, em muitas partes o autor tenta explicar cientificamente alguns aspectos da trama, seja o funcionamento das naves ou como o combustível x funciona e por aí vai... A experiência pode se tornar um pouco enfadonha para quem não gosta de conteúdos assim... Eu passei boa parte da leitura pesquisando se o que ele estava explicando sobre as tecnologias mostradas na trama tinha base científica e essa, para mim, foi uma das melhores partes da leitura.

Os contos são muito politizados e recheados de personagens egocêntricos, machistas e muita vezes iguais aqueles personagens charlatões de filmes da era de ouro de hollywood. Às mulheres cabe o papel da donzela frágil que não entendem nada quando o assunto é resolver qualquer problema sendo logo caladas e rechaçadas pelos protagonistas.

Para finalizar Falsa vitória é sobre o eterno embate do homem consigo mesmo arrastando desavenças políticas e religiosas numa expansão interplanetária cheia de revoltas e intrigas.

Rafael 17/02/2021

Cansativo
Várias histórias envolvidas em um mesmo contexto, porém não tem ligação entre si. Começou até interessante, tem algumas histórias muito boas, mas tem algumas que tratam de muitos assuntos políticos, o que acaba se tornando cansativo a leitura. Mas no geral é um bom passa tempo.