Garotas, o Sol, e as coisas lindas do universo

Garotas, o Sol, e as coisas lindas do universo Sofia Neglia

Resenhas - Garotas, o Sol, e as coisas lindas do universo

ribeiro.siih 14/02/2024

Falando em laranjas.
Este romance trata das dificuldades e problemas familiares que Cecília passa ao não atender as expectativas que seu pai havia feito para sua vida. Cecília tbm não concorda com o patriarcado, onde sua mãe dica escondida é sua família ficam escondidos a sombra de seu pai, pai este que foi ausente em sua vida devido a administração da fazenda de laranjas.
Falando em laranjas....

Sei que o livro se passa em uma fazenda mas é meio cansativo as menções sobre laranjas e suas receitas.

Kaka148 05/01/2024

Curta e agradável
Quando comento sobre os livros que li, gosto de focar principalmente no público alvo e no foco/objetivo da história. nesse caso, acho que ambos são muito claros: o público alvo são mulheres sáficas (em especial, lésbicas) e o objetivo/foco não é exatamente o romance entre as protagonistas, mas a vivência lésbica de Cecília dentro da sua casa e o seu relacionamento com a sua família. honestamente, acho que foi tudo tão bem apresentável quanto possível, lembrando que é uma história curta de 88 páginas.

vi em outra resenha alguém comentando que Cecília não tinha personalidade e que as vezes ela soava como uma "white girls problem" e, embora não concorde com isso, consigo ver de onde vem. eu não diria que Cecília é sem personalidade, eu diria que ela é uma garota introvertida com pensamentos comuns e que a narração em 1ª pessoa falha em mostrar alguma essencialidade dela, coisas que com prática e atenção, uma versão revisada resolve (inclusive, vi que já tem uma versão mais atual, vale ressaltar que eu estou comentando sobre uma escrita em 2020).

sobre o "white girls problem", me parece ter vindo da dificuldade em conectar o leitor com o problema familiar de Cecília no momento em que ela conversa com Brenda. no capítulo 9, quando tudo "se resolve", achei que ficou bem claro qual era o cerne do problema de Cecília e também gostei muito de como ele foi apresentado e narrado. na verdade, eu chorei um pouquinho lendo, me emocionei bastante.

acho inclusive que o capítulo 9 foi o meu favorito ?

enfim, eu recomendo a leitura. ela não foi escrita pra ser algo profundo, mas leve, fofo e rápido, e acho que cumpre muito bem fom esses requisitos. o relacionamento entre brenda e cecilia é uma delícia de ler ?

estela.lavinia 27/10/2023

Li esse livro literalmente no tempo em que esperava minha amiga fazer um exame.

Ele é bonito visualmente, a descrição das coisas também é bem feita, mas senti falta de mais desenvolvimento e personagens, algo que realmente fizesse prender a atenção.

pitypooralfie 13/08/2023

16.09.20

Confesso que no início a escrita não me cativou muito, e estive perto de abandonar o livro lá pelos 20% Mas que bom que eu não fiz isso!
Depois de me habituar a narrativa e ao ambiente, pude me sentir conectada com a Cecília e todas as sensações que ela passava de uma forma muito singela e bonita. Era quase como se eu estivesse com ela e a Brenda na fazenda sentindo o cheiro das laranjeiras e saboreando um copo de suco de laranja.
Adorei o modo como as coisas foram acontecendo entre as duas, de uma forma bem suave e cativante, sem aquela impressão de insta-love que eu detesto.
Como ressalva, fica a pouca profundidade do relacionamento da Cecília com a família, principalmente com o irmão. E o final me deixou meio tristinha.

kakyA 06/04/2023

Fofo!
Gostei bastante desse livro, algumas partes me confundiram um pouco mas no geral achei bem e gostosinho de ler.

"? Só é lindo, sabe? O amor entre mulheres.
E eu, feliz e tão diferente do modo que tinha chegado, tive que concordar."

luuisalage 25/02/2023

Legalzinho
é gostoso de ler
mas fiquei confusa em algumas partes, outras eu nem entendi.
mas é um bom livrinho pra passar o tempo
eu esperava mais da conversa com o pai, mas tudo certo.
vale a pena a leitura sz

Laryane.Santos 06/02/2023

Rápido e fofo
Procurando por um conto sáfico rápido e leve pra ler hoje, me deparei com Garotas o sol e as coisas lindas no universo, um dos muitos contos que baixei gratuitamente na Amazon.
O conto me surpreendeu de cara, sendo divertido e leve na medida certa. Me peguei rindo, dando sorrisos bobos e me identificando completamente com a personagem principal (alô gatilhos).
Mas de toda forma foi uma boa leitura pra finalizar o dia e começar a semana.

Re Oliver 13/01/2023

História boa , mas ...
A história é bacana , mas achei que ela correu demais no decorrer do livro e ficaram diversas questões que poderiam ter sido melhor trabalhadas . Sem contar que algumas partes foram difíceis de ler por causa das pontuações inexistentes ao decorrer de toda a leitura . Leria de novo ? Leria , mas fica aí a minha opinião!

Larih 10/01/2023

É uma história com bastante potencial. As personagens são interessantes e gostaria de saber mais sobre elas. A escrita as vezes é um pouco confusa, mas nada que seja impossível ler.

Laaay 10/01/2023

história interessante
Peguei esse livro de forma aleatória para ler. A história tem bastante potencial, gostei da construção da narrativa, o espaço pensado, os personagens, a trama. Porém, em alguns momentos achei a escrita confusa, penso que poderia ter tido uma apresentação e construção de personagens melhor.
Algumas atitudes de Brenda são estranhas para eu até o momento, me confundia sempre com ela e a irmã, assim como com Junior, seu pai e o noivo.
Penso que passar mais tempo descrevendo os personagens e desenvolvendo mais a trama principal ao invés da construção de uma Cecília que parece sempre estar pensando em "besteirinhas" teria deixado o livro perfeito.

belle 08/01/2023

garotas, o sol, e as coisas lindas do universo ?
"mesmo sendo princesa, posso dizer que você é a rainha da minha mente?"

livro de férias que faz parecer que você esteja junto e apaixonando-se com a protagonista. ótimo para sair da ressaca literária, ele é bem rapidinho e mesmo sendo um livro pequeno, é repleto de detalhes (se tivesse uma versão estendida daria para aproveitar melhor os detalhes, como a personalidade da protagonista, a capital e ate mesmo os problemas com o pai que nao é comentado de uma forma abrangente).

isa 06/01/2023

achei fraquinho. a escrita é meio enrolada e não gostei muito. as personagens são razoáveis também. no geral é uma história legalzinha mas não leria de novo nem indicaria para alguém.

rafaelladelua 05/01/2023

sem graça
apesar da nota baixa, esse não é um livro ruim, é só mal desenvolvido. sem sal, nem açúcar, sabe? a cecilia é uma personagem rasa e seu romance com brenda é muito pouco detalhado. além disso, o final aberto é decepcionante. mas não vou destacar só as más características da obra: a cena da "mudança" do andrêa é de aquecer o coração e o título é lindíssimo.
sofia merece pontos por ter trazido representatividade na sua primeira publicação e pela boa ambientação da fazenda.

lolaugs 13/12/2022

fingindo que li mas larguei, acho que acabei me perdendo no meio de tantas leituras então acabei deixando essa de lado

Raven 13/09/2022

Só é lindo, sabe? O amor entre mulheres.
Vou confessar que a história tem um grande potencial, mas que foi jogado fora diversas vezes. A autora se preocupa demais com a ambientação e de menos com o desenvolvimento da história. Cecília é uma personagem que não cativa, não movimenta e apenas existe num espaço tempo. Brenda é mais interessante, a personalidade dela - mesmo que não muito desenvolvida - faz com que ela cative um pouco mais o leitor. Eu me perdi várias vezes durante a leitura, não tive muitas respostas e as que obtive foram rasas. Gostei do romancezinho, mas poderia melhorar.