A Vida Intelectual e A Arte e a Moral

A Vida Intelectual e A Arte e a Moral A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Gomes 09/05/2021

Ótimo livro. Com certeza faz um bom papel para aqueles que planejam tomar uma "vida intelectual", assim como para aqueles que querem apenas saber como conciliar uma vida de paz.

Ohara 08/05/2021

Edição linda da Minha Biblioteca Católica.

Esse livro chegou na hora e no momento certo, Sertillanges descreve com detalhes a vida e provações de uma pessoa dedicada a vida intelectual.

Ele aborda desde a organização dos estudos até seus resultados e frutos.

Esse com toda a certeza será a resposta para a pergunta: Qual livro indica para todo mundo?

Ohara 08/05/2021

Ele aborda desde a organização dos estudos até seus resultados e frutos.

Bruna 07/05/2021

"O verdadeiro intelectual é por definição um perseverante. Assume a tarefa de aprender e instruir; ama a verdade com todo o seu ser; e não subtrai-se prematuramente. "

Um livro guia para a vida intelectual, por vezes fala mais ao público católico praticante.

Marcio 27/04/2021

Não basta apenas uma leitura
Quem teria coragem de criticar um livro indicado por 100% dos influenciadores e intelectuais da atualidade. Eu que não! Essa é a minha segunda leitura desse livro após cerca de 8 anos. Estava animado e bem disposto para a leitura, já que esperava que dessa vez a maturidade e a experiência me ajudassem na melhor assimilação do conteúdo. Infelizmente não foi o que aconteceu. O que compreendi é o mesmo de 8 anos atrás, e naquela época sabia que o livro poderia oferecer mais. Termino essa segunda leitura com o mesmo sentimento, mas agora percebo que o livro em si, sua forma de escrita também contribuem para a dificuldade na apreensão do conteúdo. É inegável o conhecimento demonstrado pelo Pe. Sertillanges acerca do assunto. A questão é que, acredito que por conta do seu estilo, após apresentar um argumento ele o desenvolve à exaustão e emprega para isso uma escrita filosófica e poética. No meu caso, a cada tópico apresentado eu absorvia a ideia inicial e depois "me perdia" no desenvolvimento do argumento que para mim acabava sendo cansativo fazendo com que de repente me perguntasse "do que ele está falando mesmo?". Já estou agendando a releitura dessa obra que precisará ser feita com MAIS calma e com a ajuda de algum guia se quiser realmente absorver TODO o seu potencial. Qualquer um que diga que leu de forma rápida acredito que não tenha absorvido integralmente a mensagem do Pe. Sertillanges.
Quanto a apresentação física o livro tem ótima diagramação de leitura agradável e boa encadernação. Não encontrei erros de ortografia ao longo do texto.

Ju 16/04/2021

Importante
É uma obra muito importante na vida de todos aqueles que nutrem o hábito de estudar. É como um guia, com dicas preciosas a serem adotadas e que enriquecem a jornada. E que deve ser sempre consultado para que os ensinamentos estejam sempre frescos em sua mente.

Wedson 07/04/2021

Conselhos muito valiosos e palavras muito inspiradoras, vale muito a pena se ler.

Sidney.Muniz 04/04/2021

O autor traz dicas muito boas como leitura, organizar a vida, trabalho, escrever, espiritualidade e outros.

Thiago.AugustoCG 30/03/2021

Bom livro... Achei ele meio que um guia, vai ensinando como estudar, ajudando com
Ideias em todas as partes da leitura

Polliana 27/03/2021

Eu não me cansaria de tecer elogios a este livro, é um dos meus preferidos com toda a certeza. Não por causa do conteúdo apenas, que é maravilhoso, mas principalmente por causa de todas as mudanças que ocorreram em minha vida após a primeira vez que o li. Já nem me reconheço mais.
Sem mais delongas, vamos ao conteúdo:
Sertillanges trata da Vida Intelectual, óbvio. Porém, para a nossa sociedade, não sei se está muito claro a noção de um "Intelectual". Eu por exemplo, há um ano não fazia ideia de que bicho era esse. E não tenho a menor vergonha de dizer isso.
Talvez eu tentasse definir como uma pessoa que sente uma forte atração em conhecer a verdade. Não uso a palavra filósofo pois ela está, em nossos dias, com um significado muito vulgarizado e até pejorativo.
Enfim, neste livro, Sertillanges descreve o Intelectual ideal (para ele). Como deve ser, como deve agir, o que deve buscar... O livro é completamente baseado em uma carta de Santo Tomás sobre o modo de estudar. O autor destrincha, de modo formidável, cada um dos 16 conselhos que Santo Tomás dá nessa carta.
Por fim, devo dizer que o livro não serve apenas para quem considere ter uma vocação intelectual (eu nunca considerei isto antes de lê-lo). Os conselhos dados servirão para qualquer pessoa, cristãos ainda mais. Pois para além de conselhos para intelectuais, nos são dados conselhos de como ser gente.

Alex 20/03/2021

Manual da vida
Sertillanges te fala em poucas páginas os caminhos da vida de estudo, além de dicas sobre vários outros assuntos de como lidar com críticas.
Um verdadeiro manual da vida. Pequeno porém denso.
Utiliza-se muito de referências a filosofias e um linguajar difícil às vezes, mas no fim, uma das melhores obras literárias do século passado.

Grasi Lourenço 20/03/2021

Organizador de ideias
Foi assim que me senti ao ler esse livro, organizando minhas ideias e pensamentos sobre o que estou fazendo, sobre o que fiz e sobre o quero fazer em relação a tudo na minha vida. Espero que a experiência demitiras pessoas seja tão rica quanto a minha! Recomendo e muito a leitura!???

Fran 20/03/2021

Devemos usar a literatura como degraus para alcançar uma vida melhor, amando o bem, a verdade, a justiça, as coisas de Deus. Facilmente podemos usar exemplos de vidas encontradas em histórias narradas na Literatura, delas podemos extrair os bons exemplos e aprender com os erros dos personagens que se afastam de uma vida sã. São muitos os exemplos a serem seguidos assim como na filosofia podemos ter como exemplo santo Agostinho, Sócrates, Platão, Aristóteles. Sem dúvidas se nortear em uma vida de estudos é o melhor caminho, infelizmente no mundo atual os arquétipos humanos e a cultura local não oferecem um modelo a ser seguido, felizmente nos restam exemplos encontrados na literatura e na vida dos Santos. E apenas lendo os clássicos da Literatura podemos começar a identificar onde estamos errando e como sair da procrastinação.
Eu sou amante de um bom livro e costumo dizer que ainda estou engatinhando nesse mundo fantástico.
Iniciando os estudos de A vida intelectual sertillanges

Suelen Vidal 03/03/2021

A mente, o intelecto e a grande sabedoria de Santo Tomás, narradas nestas páginas de forma grandiosa. Livro obrigatório para estudantes, escritores e profissionais do intelecto.
Impossível concluir a leitura e não estar transformado pelas águas transformadoras de A.D. Sertillanges.
"Chamamos a vida de estudo de uma oração da verdade."

Joane Medeiros 27/02/2021

um bom guia de virtudes
não costumo ler muitas obras como essa, boa parte não me serve pessoalmente (em questões de fé e cosmovisão cristã), mas nenhuma leitura é vã e Sertillanges possuía uma mente genial e inspiradora.