A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Alexia.Gassenferth 13/04/2024

Achei o livro interessante.
Apesar de ser um contexto cristão e do começo do século XX, trouxe algumas boas reflexões.
O livro aconselha homens que queiram se dedicar aos ofícios intelectuais com disciplina e afinco, mesmo que seu trabalho remunerado não seja acadêmico ou científico.
Os conselhos são mais gerais e filosóficos. É preciso um certo esforço de adapta-los ao contexto atual.
Pra mim, que sempre gostei de estudar, resgatou a vontade de ter parte dos meus dias dedicados ao desenvolvimento intelectual, mesmo que ele não sirva ao propósito financeiro ou de carreira.
Nossos antepassados deixaram muito conhecimento para nós e é um desperdício não tentar aproveita-lo

Léo 04/04/2024

Um pouco de tradição na modernidade
A Vida intelectual é um livro muito direcionado, com um público específico. O livro é um ensinamento de como manter uma vida intelectual, mesmo tendo de lidar com o trabalho e o cotidiano. Para isso, o Padre Sertillanges usa os ensinamentos de São Tomás e outros grandes pensadores da tradição, os molda e apresenta como uma fórmula à busca da verdade e da vida de estudos. É um livro que vale muito a pena, mas que talvez desagrade aqueles que não são religiosos.

Matheus 30/03/2024

A Vida Intelectual - A.-D. Sertillanges
Este livro é uma exploração abrangente da vida intelectual, destinada a orientar e inspirar aqueles que desejam desenvolver suas capacidades mentais e alcançar o máximo de seu potencial como pensadores.

A obra está dividida em várias partes, cada uma delas abordando diferentes aspectos da vida intelectual e oferecendo conselhos práticos sobre como cultivar uma mente vigorosa e criativa. Uma das principais ênfases do livro é a importância da disciplina e do método na busca do conhecimento. Sertillanges argumenta que a vida intelectual requer um compromisso sério e uma abordagem sistemática para alcançar resultados significativos.

Outro aspecto fundamental da obra é a ideia de que a vida intelectual não deve ser separada da vida moral e espiritual. Sertillanges enfatiza a importância da integridade moral e da busca pela verdade como parte essencial do processo intelectual. Ele argumenta que o intelecto deve estar a serviço de valores mais elevados e de um propósito maior, e não apenas ser uma ferramenta para a acumulação de conhecimento.

Além disso, "A Vida Intelectual" explora temas como a importância da leitura, a necessidade de cultivar o hábito do pensamento crítico e a arte da escrita clara e persuasiva. Sertillanges fornece conselhos práticos sobre como desenvolver essas habilidades e como superar os obstáculos comuns que podem surgir ao longo do caminho.

Uma das contribuições mais significativas do livro é sua ênfase na importância da solidão e da contemplação na vida intelectual. Sertillanges argumenta que é na solidão que encontramos as condições ideais para o pensamento profundo e a reflexão significativa. Ele encoraja os leitores a reservar tempo regularmente para o silêncio e a introspecção, longe das distrações do mundo exterior. Recomendo a leitura!
Valdevan17 31/03/2024minha estante
??

Aline330 24/03/2024

Ótimo livro para quem deseja cultivar uma vida de estudos. Mas ótimo também em mostrar o que é realmente ser um intelectual (uma pessoa mais simples do que imaginamos).

lucasdsantos 23/03/2024

Resenha de ?A Vida Intelectual?
Como Antonin-Dalmace Sertillagens explora, em alguns momentos, conselhos de São Tomás, faço o uso aqui de um para iniciar esse comentário , mais precisamente do segundo: ?Quero que sejas lento para falar e lento para dirigir-te ao parlatório?, dizia o Aquinate. Com isso, faço um pedido de que não tome a minha nota como algo grandioso ou espere algo de tal dimensão de mim, pois ainda estou entrando nos regatos do conhecimento. Vá por si e contemple essa grandiosa obra. Tendo em vista isso, abordemos o que nos importa.

Durante todo o livro, Sertillanges nos dá aspectos objetivos de como deve ser a vida daquele que se dedica ao estudo. Sempre recheando seus conselhos com prudência e sabedoria, digno de um gênio que vive aquilo que proclama, traz consigo diversas vezes exemplos de diversos outros gênios para corroborar com suas crenças, mostrando assim um aspecto racional nos passos a serem seguidos por aquele que deseja trilhar esse árduo caminho, pois, se grandes homens praticaram, quem sou para não?

Além disso, concomitantemente aborda também aspectos subjetivos da vida intelectual. Demonstra-nos alguns hábitos ou pensamentos que inicialmente pareciam ter pouca conexão com nosso objetivo principal, mas, assim que se começa sua argumentação, conseguimos ver a razão que tem em suas palavras, levando-nos indiscutivelmente a concordar com o escritor.

De fato, como se é esperado de um livro que aborda a temática proposta, este traz durante todas as suas páginas o aspecto racional da coisa, sempre pautado em argumentos, comparações, exemplos e contra-exemplos. Para aquele que deseja ingressar numa séria vida de estudos, eu, em minha humilde opinião, acredito ser quase que indispensável a leitura desse manuscrito.

Amanda3913 14/03/2024

Não se trata do arquétipo intelectual
Nada que eu disser aqui será fidedigno ao que essa obra representa.

Sertillanges me impressiona com sua simplicidade ao nos conduzir a verdadeira busca intelectual.

Enquanto a maioria acredita que precisa florear o vocabulário, dizer palavras rebuscadas numa roda de conversa, colocar os óculos e fazer o arquétipo do inteligente, ele nos ensina que a vida intelectual vai além.

A intelectualidade vai muito além do saber.
Ela percorre a espiritualidade, a vocação, as virtudes, a organização, o tempo, o trabalho?

Nessa releitura ficou muito mais claro que Sertillanges não sugere nem mais, nem menos para a vida intelectual, ele sugere a medida, o equilíbrio e a elegância entre ambos.
?Nada em excesso (?) a intemperança é um pecado porque ela destrói, e temos obrigação de bem governar a vida porque temos obrigação de viver.?

?Comece criando em si mesmo uma zona de silêncio, um hábito de recolhimento, uma vontade de despojamento, de desapego (?); adquira esse estado de alma, isento do peso do desejo e da vontade própria, que é o estado de graça do intelectual.?
Não dá para recusar os ensinamentos dos padres Dominicanos.

Raphael 25/02/2024

Ensinamentos para a vida toda.
O título do livro é auto explicativo e pode até parecer pretensioso, mas Sertillanges não só transmite ensinamentos que para quem é cristão valem mais que ouro, como também nos ensina formas eficazes de estudar, planejar e trabalhar, que são validas independente da crença. Infelizmente, pelo menos na época que frequentei a escola(o que já faz muitoo tempo) não nos é ensinado a estudar e aprender de fato, e o livro não só da ótimas dicas de como fazer isso da melhor forma possivel como também mostra um caminho para vivermos melhor e sermos melhores.
Constância, pasciência e perseverança é o que poderia resumir este livro, na minha opinião. Constância para com nossos deveres, obrigações e principalmente com nós mesmo e nossos objetivos. Pasciência para aprender, produzir e colher os frutos do que queremos plantar. E por ultimo Perseverança para superar as adversidades e obstaculos da vida, e realizarmos nossos sonhos. Assim como Sertillanges diz no livro, ter uma vida Intelectual pode ser dificil, principalmente para quem tem que conciliar o emprego com o trabalho, que vale ressaltar são coisas diferentes aqui no livro. O Trabalho ao qual o autor se refere é o trabalho que pode ser realizado seguindo nossa vocação. Mas como é dito no livro, mesmo que você possa se dedicar somente uma ou duas horas de seu dia ou de sua semana ao Trabalho intelectual, desde que o faça com toda a alma, ele irá gerar frutos, e acima de tudo desde que façamos-o com Verdade ele já valerá a pena.
No mais o livro destaca as dificuldades do Trabalho Intelectual, seus obstaculos, vicios e como supera-los ou evita-los e nos mostra um caminho para que poçamos nos preparar e fazer o trabalho da melhor forma possivel.
Mais que um livro que nos ensina metodos de estudo, é um livro que nos ensina coisas para a vida toda e é um livro que com certeza deve ser sempre consultado, caso ja o tenha lido. O Intelectual é um consagrado!

Bea 23/02/2024

A Vida Intelectual
Um livro com grandes ensinamentos, não só para o intelecto mas para a vida num todo. Em cada capítulo um aprendizado profundo.

Lucas 21/02/2024

Mais que um livro, uma direção para a vida.
Imagine que você conheça alguém muito respeitado pela sua intelectualidade e sabedoria, e por um golpe de sorte você ganhou a oportunidade de sentar-se durante uma manhã inteira com o renomado intelectual.

Você quer extrair o máximo dos seus conselhos para sua vida e começa com uma pergunta objetiva e ao mesmo tempo complexa de se responder. "Como eu devo ordenar a minha vida para viver a intelectualidade e alcançar os tesouros da ciência e da sabedoria?"

O livro vai te dar essa resposta. Num tom direto, pessoal, como se alguém estivesse a sua frente a lhe aconselhar, o Padre Sertillanges vai comentar os 16 conselhos de São Tomás de Aquino para se adquirir o tesouro da ciência. Não bastasse a riqueza desses conselhos por si só, o autor vai enriquecer de forma primorosa os direcionamentos de São Tomás, colocando também sua visão, trazendo outros autores que agregam ao assunto e unindo conceitos teóricos e práticos com muita maestria.

Isabella 19/02/2024

A Vida Intelectual. ?
Esse livro foi e será um marco na minha vida, ele não é apenas um livro que li e que guardarei, sempre irei consultá-lo, tanto para as dicas de anotações e estudos, tanto para me relembrar do meu chamado, de nunca me esquecer da vida que Deus quer para mim, de buscar agora o que quero para o meu futuro.

Uma parte importantíssima - também - foi sobre o descanso, muitos acham que descanso é sair para festas, beber ou até ver um filme, não, se você descansar assim perderá o foco do seu trabalho. O verdadeiro descanso é aquele que acalma sua alma e te lembra porque está descansando, te lembra porque tem que voltar ao trabalho; olhar a natureza já é um grande descanso, ler um livro que não requer muito foco, um livro para meditação, isso é um grandíssimo descanso.

Queria poder comentar sobre todos os temas (que estão inserido em um único tema: intelectualidade) e falar tudo que entendi e o bem - imenso - que essa obra fez na minha vida.

Uma das frases do livro para a comparação: ?Muitas obras e muitas vidas são mais belas que a sua, mas não há nenhuma mais bela para mim, e não há nenhuma igual a ela.? ?

Justinojuh 12/02/2024

Um livro espetacular
Este livro é espetacular. É um privilégio ler o que os gênios têm a dizer, assim como Sertillanges se refere neste livro.
Para mim, ele é um grande lembrete de que a cada manhã recebo um novo recomeço e que diante desse novo dia, preciso manter meu 'coração inclinado ao alto' para servir Àquele que tudo me deu.
Experiência incrível de leitura! ??

Jordan 08/02/2024

Análise 8/30
Esse livro não poderia chegar em um melhor momento em minha vida, já que decidi que o estudo e a persistência nele é o que eu quero fazer da minha vida. Oque esse livro propõe é absurdamente maior que o seu próprio tamanho. Nele você não vai encontrar fórmulas mágicas sobre como aprender ou como estudar. Antes disso ele vai te perguntar se essa vida é pra você, depois vai te encorajar e por último te organizar. Se você é um leitor que gosta de sublinhar, anotar, grifar, é provável que esse livro vire uma grande rasura. Leia se você se sente um vocacionado a essa vida, aprenda com ele. É um livro para a vida, então anote e grife com inteligência para facilitar o possível retorno.
O livro está milimetricamente organizado e em ordem cronológica de aprendizado. Vale sua leitura e o seu tempo!

Leo 06/02/2024

Vida intelectual
Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente.
Imite a conduta dos santos e dos homens de bem.
Mostra-te amável com todos.

Enfim, buscar a verdade e se dedicar. É trabalhoso, porém necessário.

Esse livro juntamente com Como ler livros - Mortimer Adler e o Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar - Hugo de São Vitor, vão ensinar e também se complementam para quem quer ter uma vida de estudos e que busca a verdade.