A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Mariana_Dalmaso 15/10/2023

Livro de cabeceira
"A Vida Intelectual", obra de A. G. Sertillanges, é um livro que inicialmente se apresenta como um guia para aprimorar a vida intelectual, mas conforme a leitura avança, revela-se uma mensagem mais ampla sobre a dedicação e empenho em todas as áreas da vida. O autor destaca a importância da disciplina, método e persistência, elementos que são cruciais não apenas no âmbito acadêmico, mas em qualquer empreitada que decidimos seguir.

Ao longo da leitura, deparei-me com pontos de discordância, o que, surpreendentemente, não prejudicou a experiência, mas sim enriqueceu-a. Essas divergências propiciaram um espaço para reflexão e avaliação de minhas próprias perspectivas. Esta capacidade de provocar reflexão é um dos aspectos mais valiosos da obra.

Apesar de algumas discordâncias, muitos dos argumentos apresentados por Sertillanges ressoaram comigo, proporcionando novos insights e compreensões. O autor conseguiu desdobrar uma temática aparentemente restrita a uma vida intelectualizada, para uma mensagem mais abrangente sobre a aplicação de dedicação, estudo, e persistência em todos os aspectos da vida.

O livro, portanto, se transforma em uma fonte de inspiração para abraçar um compromisso sério com qualquer objetivo que almejamos alcançar. A mensagem central de Sertillanges se torna uma lição valiosa: o caminho para a excelência em qualquer área exige uma dedicação contínua e um esforço consciente.

Hajduk 01/10/2023

Ao mesmo tempo que o Padre Sertillanges te ajuda a compreender os mecanismos mais profundos da vocação intelectual, ele faz você se sentir um vagabundo preguiçoso. 5 de 5. Muito bom.

Cicero26 06/09/2023

Dicas teológico-filosóficas sobre a vida intelectual
A Vida Intelectual foi escrito em 1920 pelo filósofo e teólogo francês Sartillanges, um especialista em Tomás de Aquino. Já na introdução da primeira edição ele explica que quis comentar os ?Dezesseis Preceitos? daquele filósofo para o público pós primeira guerra mundial, a fim de ajudar a reconstruir a Europa.
Não se trata de um livro científico, mas quase de um ?How to? em grau máximo de erudição. Ele explica a vocação intelectual e como organizar a vida e o espírito do trabalho para atingir objetivos práticos.
O autor tem uma cultura invejável. Em 1920 não havia Wikipédia, mas ele ilustra suas ideias com uma quantidade tão vasta de figuras, citações, casos históricos, que nos deixa pasmos. O completo domínio de uma linguagem poética de alto nível ? parabéns à exímia tradução da esperantista Lilian Ledon ? deixa transparecer que foi ele próprio o primeiro beneficiário dos ensinamentos apresentados em seu livro.

Tekytcha 05/09/2023

Essencial para quem pretende produzir
É um divisor de águas. Inevitavelmente terei de fazer uma releitura em breve, e credito ser essa a melhor recomendação a todos: leia quantas vezes puder. Não acredito que funcione para todos por ser um tema muito específico, mas de forma alguma seria uma perda de tempo. Só digo que será mais proveitoso a quem tiver um mínimo de conhecimento prévio sobre a auto educação.

Rodrigo 27/08/2023

A vida intelectual
A Vida Intelectual" é um livro inspirador e instrutivo que pode ajudar os leitores a desenvolver uma vida intelectual rica e gratificante.

Aqui estão algumas das principais ideias do livro:

A vida intelectual é uma forma de amor.
A vida intelectual requer humildade, disciplina, perseverança e oração.
Para estudar bem, é importante escolher um tema de estudo que seja interessante e relevante.
É importante organizar o tempo de estudo de forma eficiente.
É importante escrever um trabalho acadêmico de forma clara e concisa.
"A Vida Intelectual" é um livro que todos os que desejam uma vida de conhecimento e sabedoria devem ler.

Patty Ferreira 20/08/2023

A Vida Intelectual de Antonin Sertillanges é um guia sobre como cultivar uma vida intelectual rica e significativa, destacando a disciplina, o compromisso com a verdade e a importância de hábitos e ética sólidos.

Aqui estão alguns pontos-chave do livro:

1. A Importância da Disciplina Mental: Sertillanges enfatiza a necessidade de disciplina mental para se tornar um intelectual eficaz. Isso envolve foco, concentração e um compromisso com o aprendizado contínuo.

2. Hábitos e Rotinas: Ele destaca a importância de estabelecer hábitos e rotinas diárias para aprimorar a produtividade intelectual. Ter um horário fixo para o estudo e a reflexão é crucial.

3. Leitura Crítica: Sertillanges incentiva a leitura crítica, sugerindo que os intelectuais devem questionar, analisar e debater ideias em vez de aceitá-las passivamente.

4. Solidão e Silêncio: Ele defende a solidão e o silêncio como condições necessárias para o pensamento profundo e a criatividade intelectual. Distrações devem ser evitadas.

5. A Importância da Cultura Geral: Sertillanges enfatiza a importância de uma ampla educação e cultura geral para enriquecer o pensamento e as perspectivas.

6. Ética Intelectual: Ele destaca a necessidade de uma ética intelectual sólida, que inclui honestidade intelectual e integridade na busca do conhecimento.

7. O Papel da Religião: Como um filósofo dominicano, Sertillanges também aborda a importância da religião na vida intelectual, argumentando que a fé pode ser uma fonte de inspiração e orientação.

8. A Vida Equilibrada: Ele enfatiza que a vida intelectual deve ser equilibrada com outras dimensões da existência, como vida social, física e espiritual, para uma realização plena.

9. A Busca da Verdade: O cerne do livro é a busca constante da verdade. Sertillanges argumenta que a vida intelectual é uma jornada de descoberta e compreensão do mundo e de si mesmo.

10. O Chamado à Vida Intelectual: Ele encoraja os leitores a abraçar a vida intelectual como um chamado, uma vocação que pode trazer significado e propósito profundos à vida.

NataliaSilvério 15/08/2023

Ensina a viver
Não lembrava mesmo de nada do que o livro falava. é é bom de mais!

ensina a dormir. pede para fazer exercícios. diz que uma pessoa que come muito não consegue pensar. fala sobre as virtudes e como a falta delas afeta no nosso modo de ver tudo. o vício em leitura. escrita. tudo.

é um ótimo livro para aprender a viver.

Elton 10/08/2023

A vida Intelectual
Esse livro é um manual, rico e atemporal não somente sobre como ser um VERDADEIRO intelectual, mas também em como regrar sua vida e desenvolver virtudes.

O começo foi uma leitura cansativa, um introdução mais densa, mas depois foi se tornando uma linguagem simples.

Recomendo fortemente a todos que desejam se desenvolver, pessoalmente, profissionalmente e espiritualmente. Com certeza lerei este livros várias vezes durante minha vida.

Erudito Principiante 07/08/2023

?A razão não pode tudo?
Publicado pela primeira vez em 1921 por A.-D. Sertillanges (1863-1948), padre e filósofo francês, esta pequena obra nos brinda com conselhos e orientações para aqueles que querem se dedicar à produção intelectual. Falando assim pode parecer simplista de minha parte, porém não poderia estar mais enganado aquele que chegar à tão equivocada conclusão.

Sertillanges considerou necessário elaborar este pequeno manual para o trabalhador intelectual pois ele se viu às voltas com pensadores que não tinham o menor pendor religioso, portanto, segundo ele, sem compromisso com a Verdade, que é eterna e provém de Deus. Ele também fez parte de um movimento de retomada do tomismo, vertente filosófica baseada nos escritos de São Tomás de Aquino. E neste Vida Intelectual ele cita várias vezes Tomás de Aquino e a última página contém os DEZESSEIS CONSELHOS DE SÃO TOMÁS DE AQUINO PARA ADQUIRIR O TESOURO DA CIÊNCIA.

O livro é dividido em nove capítulos no qual o autor dá conselhos valiosos aos trabalhadores intelectuais que vão desde a busca espiritual até caminhadas ao ar livre. Ele também aconselha (pasmem) a não ler demais, selecionando criteriosamente o que ler para não perder tempo e não ocupar a mente com coisas infrutíferas. Orienta a não negligenciar o convívio social, bem como praticar o lazer de maneira equilibrada e sem excessos para que a virtude não seja corrompida.

Mas não podemos esquecer que antes de ser filósofo ele é um padre, um homem de Deus, portanto vamos encontrar várias frases como esta: "A inteligência desempenha plenamente seu papel exercendo uma função religiosa, quer dizer, prestando um culto à verdade suprema através da verdade reduzida e dispersa". E orienta o trabalhador intelectual a nunca negligenciar suas orações.

Seu texto é fluido, simples e com várias frases marcantes ("A razão não pode tudo") inseridas em suas orientações e seus valiosos conselhos que verdadeiramente incitam à produção intelectual. Obra importantíssima para quem pretende trilhar este árduo e precioso caminho. E serve também para aquele que não quer, pois valoriza virtudes bem escassas atualmente...

Jão 06/08/2023

Esse livro mudou a minha vida para melhor, os conselhos, os exemplos, os meios para alcançar o fim desejado, tudo sobremaneira é bom para quem deseja progredir nos estudos. Vou ter que relê-lo sem dúvida, pois sem nos ordenar, sem depositar as forças no lugar certo, sem descansar do jeito certo, tudo isso abre brecha para o indesejado mal, que rouba as rédeas da nossa vida.

Marcos774 01/08/2023

Leitura interessante
O livro aborda ensinamentos para aqueles que buscam uma vida intelectual, ensinando as melhores práticas para o estudo e o trabalho.

O livro é bem interessante, mas não é o meu tipo de livro. Talvez eu leia ele novamente no futuro e tenha uma opinião diferente.

Maurício 26/07/2023

Necessário
Não precisa ser um cristão para beber dessa fonte, mas precisa ser interessado pela evolução moral, física, intelectual e espiritual do ser. Após finalizar a leitura pude compreender porque este livro é um clássico, ensinamentos e citações riquíssimas que vou levar para vida.

Felipe1468 12/07/2023

O intelectual
A busca pela verdade é o ponto principal, o intelectual tem que em primeiro lugar amar a verdade, pois se por vaidade tentar criar a sua obra, nada será aproveitada e logo vem o desânimo. O amor a verdade é o que conduz a vida intelectual, pois mesmo que não haja trabalho físico, existe um duro trabalho no seu escritório que só o amor pela verdade pode sustentar.

Guilherme.Pimenta 27/06/2023

Um guia pra uma vida intelectual
A Vida Intelectual é um guia para quem busca a vida de estudos, cobrindo diversos assuntos, como a importância de ler bons livros, a seleção dos livros e bons hábitos que se podem ter para estudar melhor. Sertillanges acredita que o desenvolvimento moral e intelectual andam juntos, e ensina princípios como organização, hierarquização e seleção dos estudos.

Alexandre Nabhan 27/06/2023

Mais que um guia a vida intelectual.
Mais do que um guia a vida intelectual, o Sertillanges realmente pega a sua mão e leva através dos maiores pensadores de nossa história a uma vida compromissada com a Verdade.

Estudo, trabalho, oração, são as maiores ferramentas que o homem tem para se desenvolver por completo, o Padre aqui vai agir como um manual de cada uma dessas ferramentas aplicada ao dia a dia do homem. Como dito acima ele usa das verdades reveladas da filosofia, para no direcionar a uma vida mais pautada na realidade, em busca de desenvolvimento intelectual sim, mas deixa bem claro que esse desenvolvimento deve acompanhar o homem com um todo, em casa, no trabalho, na oração, o homem deve cumprir suas obrigação sempre buscando excelência máxima em cada uma dessas ações.

Acredito que esse livro deveria estar entre os que devem ser lido por todos, tenho certeza que aqui encontraras na leitura e na releitura (algo que certamente pretendo fazer em um próximo momento) grandes conselhos pra a vida cotidiana, buscando ou não a vida intelectual.

Em uma era de pensamentos relativos, precisamos desses pensadores comprometidos com a Verdade e com os deveres a serem compridos por cada um de nós.