A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Lidiany.Mendes 14/06/2023

Por uma vida intelectual
Partindo dos "dezesseis conselhos de São Tomás de Aquino para adquirir o tesouro da ciência", A.-D. Sertillanges escreve um tratado sobre a vida intelectual.
É uma obra publicada pela primeira vez em 1919, portanto é produto daquele momento histórico.
Fazendo uso das lições que aprendi com essa leitura, posso dizer que aproveitei muito do que li, o que não achei condizente com o tempo presente deixei passar. Porém, aproveitei a maior parte dos conselhos sobre vocação, estudo, leitura, anotações, trabalho, descanso e lazer.
Uma obra que merece ser lida por quem deseja viver uma vida intelectual, independentemente de suas crenças religiosas.

Valeria.Pinheiro 09/06/2023

Gostei muito da leitura desse livro. Sensacional!
Com toda certeza vou reler muitas vezes ainda.

gribeirodeal 24/05/2023

Livro maravilhoso, mesmo escrito por um padre, e com direcionamentos para católicos e cristãos, esse livro deve ser lido por todos.

Dicas preciosas, que vão além da vida intelectual.

Ramon 18/05/2023

Intelectual por natureza
Livro difícil, mas esclarecedor. Cita bastante são Tomás de Aquino, então não deixaria de ser algo grandioso. Reconheço que entendi totalmente, mas seguindo a própria linha do livro isso faz parte do trabalho intelectual. Então basta seguir e voltar a lê-lo para conseguir extrair mais. Recomendo bastante por elucidar. Pontos de estudos.

Trovador Solitário 11/05/2023

Excepcional
Enfim, o que falar sobre esse livro?

Pelo lado impessoal, é um livro de conteúdo imprescindível pra quem deseja seguir uma vida de estudos. Não é uma receita de comida, mas é como um guia que irá te ajudar a seguir sempre na direção certa - embora pelo caminho que você decidir. Os aconselhamentos apresentados sobre a vida interpessoal e social, como ler, o que ler e as melhores formas de de reter têm valores axiomáticos para essa caminhada.

Pelo lado emocional, confesso que foi um dos melhores livros que já li. Comecei a ler num período meio complicado de minha vida e, ao ler sobre algo que aparentemente não tinha relação com meus problemas, achei não só as provocações à uma melhor forma de se lidar com a vida (à la Abujamra) como também uma nova forma de ver e enxergar as coisas. O que não tinha muita relação com meus demônios interiores acabou por lhes exorcizar. Enfim, termino esse livro como uma pessoa bem diferente, com os pensamentos e a vontade rejuvenescidas, e aconselho a todos que deem uma chance para o livro.

Gabi Gonçalves 10/05/2023

Que ajuda maravilhosa para aqueles que vivem a vida intelectual, unir com Deus o ordinário, usar do nosso estado de vida para para se unir mais a ele e principalmente, seguir o caminho correto da Verdade

Gabrielli 09/05/2023

Conselhos para a alma
Maravilhoso! Conselhos atemporais para uma vida mais edificante. Gostei muito da escrita tranquila, dos conselhos realistas e da posição do autor.
Justinojuh 10/05/2023minha estante
Lindíssimo! ??

Victor almeida catende 04/05/2023

Bom, porém
Gostei do livro, o livro em si é bem dedicado ao intelectual puro, aquele homem que se dedica a algum ramo do conhecimento humano, seja um Filósofo, cientista, teólogo e outros. O homem que fielmente se dedica a entender, melhorar, descobrir algo de algum ramo do conhecimento.
A estrutura do livro se baseia em mostrar a vocação do intelectual, as virtudes que devem acompanhar o mesmo, os conselhos quanto a tempo, concentração, cuidar do corpo, sono,lazer, organização de anotações, leituras, escrita, e meios de lhe dar com as provações.
O autor deixa claro que se baseia nos 16 conselhos de São Tomás a respeito da intelectualidade e o cita constantemente. Ele também nos dar conselhos valiosos todos a respeito da nossa vida com Deus.

O que ficou pra mim do livro (algumas coisas): a temperança é uma das maiores virtudes que um homem pode almejar seja lá qual for sua área. Ser dosado em tudo que se faz, isso não significa que deve se esforçar pouco, pelo contrário, deve ser sempre esforçado mas equilibrado, se dedicar ao trabalho se dedicar à família, a você, e a aquele a quem tudo pertence, Deus.

LucasBoddoir 23/04/2023

Essencial para quem quer iniciar uma vida de estudos.
É um livro que dá diversos conselhos bastante úteis para iniciar, ou aprimorar, uma vida de estudos. Apesar de ser um livro com fundo religioso, é bastante interessante para quem não é católico ou ateu.

Fellipe19 18/04/2023

"Toda obra é uma nascente."

Esta obra foi um divisor de águas.
Das águas rasas, para as profundas águas do rio de Deus, do Deus que é a fonte de toda verdade.

Minha visão sobre o que é estudar e qual é a sua finalidade mudou completamente ao decorrer dessa leitura.
Aumentou o meu desejo de saber, me fez ter o desejo ser escravo da verdade e seguir ela em todo momento com pronta obediência.

Espero colher tudo o que essa obra plantou em meu coração.

Tiago 15/04/2023

Este livro é um tesouro fonte inesgotável de inspiração e ciência não só do que deve ser feito para alcançar o entendimento da realidade ,mas também de como deve ser nossa postura diante dela .

Zenaildo 09/04/2023

Vida intelectual
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Te traz uma noção muito boa de como é uma vida dedicada aos estudos, de da dicas de como fazer anotações, pra que servem e outras coisas.. leiam se querem ter uma vida de estudos
Animal Noturno 12/03/2024minha estante
Excelente dica.

Elvis.Meneses 08/04/2023

A experiência é de iluminação e clareza mental, gosto da sinceridade e honestidade do autor, um livro para ser relido varias vezes, se você tem a vocação vai perceber algumas falas do espirito...

Hilton 06/04/2023

224 páginas de pura sabedoria
Obra graciosa, me impactou demais. já percebi algumas mudanças positivas no meu comportamento e ainda vejo muitas coisas pra melhorar, como consequência do belo desenvolver dos 16 conselhos do Doutor Angélico que o autor concluiu. por se tratar de um livro cristão, adentrei a sua leitura com um certo viés, que, a propósito, foi totalmente contrariado. Sertillanges não se prende somente à religião, mesmo que seja a ferramenta principal, pois também usa diversas citações de personalidades da ciência, inclusive os ateus. é possível lê-lo transformando qualquer citação ao cristianismo na sua forma de pensar sobre a vida, essa é uma das razões de ser magnífico.