A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Cleber Rode 03/07/2022

Prático e objetivo!
No início, a leitura desse livro parece um tanto teórica demais, mas conforme vamos avançando, perecebemos a praticidade que o autor coloca nas palavras e nos capítulos em si. Por fim, sua objetividade foi o que mais me encantou no final. Baseado nos conselhos de São Tomas de Aquino, esse livro é indispensável para aqueles que querem dar ainda mais sentido ao seu trabalho e aos seus estudos.

Larissa 18/06/2022

Preciso reler
Tenho q comprar ele no físico e ler ele riscando tudo, preciso fazer marcações, anotar as dicas que eles dá, enfim, ler no kindle só meu mais vontade de estudar a fundo esse livro.

samucacn 05/06/2022

Em 1920, o monge dominicano Sertillanges escreveu " A Vida Intelectual: Seu espírito, suas condições, seus métodos", uma obra-prima que propunha abordar os Dezesseis Preceitos de São Tomás, mas que ganhou corpo prático para a preparação durante e o momento posterior ao estudo. A Vida Intelectual vai além de observações para os estudos. São métodos completamente perenes e fundamentais para o desenvolvimento do humano enquanto ser dotado de inteligência.

ArnaldoJr 05/06/2022

?As coisas valem na exata proporção do que custam.?
O filósofo e teólogo francês A. D. Sertillanges escreveu esta obra inigualável em 1920. Nela, o devoto tomista aborda os dezesseis preceitos de São Tomás de Aquino. Na verdade, trata-se de um manual que lhe prepara para uma vida de estudos, mas sem negligenciar nosso lado espiritual. Após o término da leitura, decidi folhear oblívio mais uma vez e fiquei impressionado com a quantidade de marcações que fiz. A partir de hoje, ele toma o seu devido lugar no pódio dos meus livros de cabeceira.

Felipasso_ 02/06/2022

Muito mais do que um guia
Sertillanges faz uma excelente obra que nos faz refletir sobre o caminho do intelectual, que não só deve seguir para um estudo específico, mas também ter um olhar sério e maduro sobre a vida. O padre francês fala muito sobre a importância do trabalho prático, de cuidar da saúde, de estudar outras áreas para interligá-las (ele também fala sobre como essa "ciência comparada" nos ajuda no aprendizado); entre outras lições muito valiosas. Um livro contemplativo, mas que passa um aprendizado muito forte

Quero relê-lo o mais rápido possível

Sabrina 31/05/2022

Cristão intelectual
Que livrinho mais maravilhoso! Sem contar que a capa é linda, passei horas admirando.

Um livro breve mas com ensinamentos muito importantes. Quebrou uma tabu pra mim de que os cientistas/intelectuais são todos ateus. Foi muito legal de se lê e entender como ser um cristão e 'prestar serviços a sociedade' através da ciência.

E o viver segundo a vontade de Deus, para se apossar das inspirações do Espírito Santo nos escritos e pesquisas, foi o que mais me marcou. Com certeza serei uma profissional muito melhor na minha área, após a leitura deste livro. Em tudo me apoiarei em Quem me deu o dom da inteligência!
DANILÃO1505 31/05/2022minha estante
?????????

Marvko 16/05/2022

A recompensa do trabalho é tê-lo feito; engrandece-se a alma
Antes de tudo, é bom deixar claro o objetivo do livro. Isso não é exatamente uma crítica, foi apenas um engano meu mesmo: eu pensei que se tratasse de um guia técnico/prático ao estilo "Como Ler Livros" do Mortimer Adler. Esperava aprender como absorver e interpretar as informações de um livro, como fazer anotações eficazes, etc. A obra não deixa de ter uma proposta visando a práxis, claro, mas a prática em questão é a vida espiritual do intelectual, e não a arte de interpretar textos. Na verdade, a parte mais "técnica" da obra se encontra no capítulo VII, que trata sobre como ler, como escrever, e como memorizar.

Sobre o que eu achei: é um opúsculo precioso, com belos conselhos que traz valiosas lições para o intelectual. O intelectual não é somente aquele que lê livros o dia inteiro: é um estilo de vida. Sendo assim, a obra cumpre o propósito do título, ou seja, aquele de formar a vida do intelectual, mas num sentido espiritual/filosófico. Entretanto, até mais ou menos a metade, achei a leitura penosa. Isso valeria especialmente para um ateu, já que o autor, fortemente tomista, liga todo o estudo à teologia, colocando o nome do Espírito Santo e de Deus em tudo. Mesmo eu sendo cristão, achei enfadonho como o autor chegar a citar o nome "Deus" umas 10 vezes numa mesma página!

Dessa maneira, espero ter deixado claro o que o livro traz e qual seu propósito, para que assim ninguém mais passe por uma "decepção" inusitada como eu. Não me entenda mal, o livro é um tesouro; sei que não se faz um intelectual somente de técnica, mas principalmente de espírito. Só estou dizendo que, se você busca dicas práticas para aprender a ler a estudar melhor (justo o que eu esperava obter com a obra de Sertillanges), a obra do supracitado Adler cumpre melhor esse propósito. Também pretendo ler as obras de Jules Payot e o "Como Estudar e Como Aprender" do Emilio Mira e y López, já que ouvi dizer que esses são guias mais técnicos/práticos. No mais, o livro de Sertillanges continua sendo ótimo e recomendado.

jessylins 12/05/2022

A vida intelectual
?Será um bom momento para reeditar um escrito como este? Quando o universo está em chamas, será oportuno lançar na fornalha páginas para serem consumidas, em vez de formar uma equipe e ajudar a bombear água? Mas se o presente é penoso e desconcertante, não devemos, no meio de tudo isso, preocuparmo-nos com o futuro? O futuro não depende principalmente da força, mas do pensamento. Depois de atrozes demolições será necessário reconstruir. Eis porque reeditamos este trabalho?.

Paloma Machado 09/05/2022

Para aqueles que querem uma vida voltada para os estudos não é fácil, mais compensador. Todo sacrifício vale a pena

Nicolas.Czuchraj 29/04/2022

A vida Intelectual
É engraçado falar sobre intelectuais já que se sempre imagina algum de óculos redondo cabelo todo bagunçado mas enfim kkk Isso não vem ao caso falando sobre o livro agora, ele é como se fosse um manual para alguém quer seguir na vida dos estudos.
Tipo dentro dele tem muitas mas muitas dicas mesmo, que se você seguir o sucesso na sua vida vai ser grande.
Não vou fazer resenha muito complexa que o livro em si já é... mas é uma ótima leitura

gabikasai 21/04/2022

Sublime e inspirador
Um livro sublime e inspirador tanto p o intelecto qto p o espírito! O estudo pode ser mto mais do que uma obrigação ms um estilo de vida!

Isaquerlins 19/04/2022

Um livro de cabeceira
A apresentação que Sertillanges da vida intelectual é indispensável a qualquer um que pretenda segui-la. A compreensão de que a intelectualidade é uma vocação, portanto, dom de Deus, faz-nos entender a constante necessidade de estarmos sempre diante da Verdade, buscando do Criador de todas as coisas toda a ciência. Um livro para se ter sempre à mão, de modo que o intelectual nunca esqueça da missão que lhe foi reservada por Deus.

Robson M 26/03/2022

Perfeito
Raramente dou 5 estrelas num livro, o conteúdo aqui apresentado é algo sublime e inspirador, tanto para o intelecto quanto para o espírito!

Laís 22/03/2022

Essencial
Muito satisfeita com a leitura, de fato abriu meus olhos para a vida intelectual.
Recomendo a todos que gostam e veem nos estudos muito além de uma simples obrigação, mas um prazer, um trabalho e um modo de vida