A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Sabrina 31/05/2022

Cristão intelectual
Que livrinho mais maravilhoso! Sem contar que a capa é linda, passei horas admirando.

Um livro breve mas com ensinamentos muito importantes. Quebrou uma tabu pra mim de que os cientistas/intelectuais são todos ateus. Foi muito legal de se lê e entender como ser um cristão e 'prestar serviços a sociedade' através da ciência.

E o viver segundo a vontade de Deus, para se apossar das inspirações do Espírito Santo nos escritos e pesquisas, foi o que mais me marcou. Com certeza serei uma profissional muito melhor na minha área, após a leitura deste livro. Em tudo me apoiarei em Quem me deu o dom da inteligência!
DANILÃO1505 31/05/2022minha estante
?????????

Matheus 30/03/2024

A Vida Intelectual - A.-D. Sertillanges
Este livro é uma exploração abrangente da vida intelectual, destinada a orientar e inspirar aqueles que desejam desenvolver suas capacidades mentais e alcançar o máximo de seu potencial como pensadores.

A obra está dividida em várias partes, cada uma delas abordando diferentes aspectos da vida intelectual e oferecendo conselhos práticos sobre como cultivar uma mente vigorosa e criativa. Uma das principais ênfases do livro é a importância da disciplina e do método na busca do conhecimento. Sertillanges argumenta que a vida intelectual requer um compromisso sério e uma abordagem sistemática para alcançar resultados significativos.

Outro aspecto fundamental da obra é a ideia de que a vida intelectual não deve ser separada da vida moral e espiritual. Sertillanges enfatiza a importância da integridade moral e da busca pela verdade como parte essencial do processo intelectual. Ele argumenta que o intelecto deve estar a serviço de valores mais elevados e de um propósito maior, e não apenas ser uma ferramenta para a acumulação de conhecimento.

Além disso, "A Vida Intelectual" explora temas como a importância da leitura, a necessidade de cultivar o hábito do pensamento crítico e a arte da escrita clara e persuasiva. Sertillanges fornece conselhos práticos sobre como desenvolver essas habilidades e como superar os obstáculos comuns que podem surgir ao longo do caminho.

Uma das contribuições mais significativas do livro é sua ênfase na importância da solidão e da contemplação na vida intelectual. Sertillanges argumenta que é na solidão que encontramos as condições ideais para o pensamento profundo e a reflexão significativa. Ele encoraja os leitores a reservar tempo regularmente para o silêncio e a introspecção, longe das distrações do mundo exterior. Recomendo a leitura!
Valdevan17 31/03/2024minha estante
??

Matheus.Araujo 27/06/2020

A Instrução do Conhecimento
Infelizmente, a vida intelectual brasileira está tão inexistente que há uma sombra sob a atividade intelectual: é vista praticamente como nicho universitário e não como um verdadeiro fim em si mesma, já que buscar a Verdade é buscar a Deus e, consequentemente, o preenchimento do espírito. Pe. Sertillanges mostra, numa retórica absolutamente inspiradora, a vida intelectual não como ocupação social, profissional ou muito menos um passatempo (que deveria ser seguida sem disciplina), mas como um estilo de vida, um verdadeiro corpo de virtudes que devem moldar sua personalidade. Aconselha sobre leitura, local de estudo, notas, memória, entre tantos outros. Livro de cabeceira, deve ser indispensável como ponto de partida de qualquer vida de estudos.
Douglas 30/09/2020minha estante
Ótima resenha

Lucas 06/11/2022

Livro bem interessante para que possuí o interesse de entrar na vida intelectual, métodos de estudos, pode ser bem produtivo, ótimo leitura!!!
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano

Guilherme.Augusto 16/11/2022

A busca pela verdade
Uma senhora ajuda aos navegantes, principalmente, claro, aos de primeira viagem. O alimento rico que é esta obra não só ao intelecto, mas ao ser como um todo, faz-nos perceber e raciocinar sobre tudo até então despercebido.

A verdade, esta que é contumaz e sempre reveladora; que por muitas vezes machuca e não é muito bem quista, sempre prevalecerá, independente do tempo ou de nossa expectativa. E essa busca que é a base da vida intelectual: o compromisso irrestrito com a verdade.
O elo divino sustentador do ser e das ideias, está é a verdade. A base, o alicerce daquele que dedica à sua obra, a tudo ao seu redor que, pormenorizadamente, de forma simples e eficaz, nos é retratado por Sertillanges.

Todo o conteúdo, as instruções didáticas e concretas; os direcionamentos, bem como os ensinamentos (contando, claro, com as citações dos grandes mestres), emerge-se desde dentro e acende a lâmpada da instigação, da busca. A mim, particularmente, atinge na forma até de leitura daqui pra frente. Absorvendo cada detalhe e guardando-os na caixinha de minha memória, tão logo os porei em prática e laborarei com muito afinco e dedicação.

De grande valia é "A Vida Intelectual", não somente aos que serão grandes intelectuais, viverão de e para isso. Mas também para os leigos ou os mais simples (me incluo neste último), que usufruirão de tamanho conteúdo, levando e pondo-os em prática no dia-a-dia, remetendo-nos para mais perto do Divino, do Criador e da criatura, permitindo que por meio dese encaixe, fluem-se as ideias e, acima de tudo, revela-se a verdade.
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano

Elis 31/07/2020

Nada demais.
Leitura por vezes cansativa. Poucas novidades ou passagens que nos cause insights. Não leria novamente. Prefácio fraquíssimo, com palavreado chulo num livro que promete a intelectualidade.
Um intelectual não pode se manifestar de forma chula? Num livro? De um padre... Num prefácio?
Falo apenas sob meus gostos e padrões: Não me causou boa impressão.
Vanessa 22/12/2020minha estante
"Não causou uma boa impressão" então você não leu o livro todo?

Beatriz.Nascimento 08/02/2021

O intelectual busca a intelectualidade
Nesse livro encontramos sábios concelhos para o corpo, a alma e o espírito. Trás as boas maneiras de viver de épocas passadas, mas também nos faz enxergar pontos positivos a serem considerados na atual geração. O padre Sertillanges alcança um maravilhoso equilíbrio em nosso modo de vida, ainda que com dificuldades.

Cita grandes pensadores, filósofos e cientistas como Aristóteles, São Tomás de Aquino, P. Grantry, Pascal entre outros. Hora concordando com seus pensamentos, hora refutando suas hipóteses, sobretudo, ensinando.

De fato o livro é direcionado para aqueles que querem se dedicar aos estudos, e se tornar um Intelectual. Mas a riqueza em conselhos nos ensina como ser, não apenas um intelectual, mas sábios e, aproveitar o máximo a vida.
Leia pouco, absorva somente o necessário e o faça na ordem certa...

Se expressa ao jovem, ao velho, ao marido e a esposa; ao vagabundo e também ao trabalhador. Ao escritor e ao leitor, para cumprirem seus deveres com verdade e humildade. Ainda que busquemos diariamente encontrar o caminho certo, sempre haverá aquele pequenina linha inconstante que pode causar um grande entortamento na alma, no corpo e no espírito.

Fala sobre o equilíbrio das três vocações que temos: ser homens (seres), cristãos e intelectuais. As quais precisam ser, constantemente, julgadas confirmadas, em períodos de reflexão. Também a responsabilidade do trabalho, sem preguiça! Colocou a mão no arado, não a pode tirar, a perseverança é dracma da coroa de paciência!

Um algo que levarei, além de todos os ensinamentos, é a importância da solidão. Ele escreve, "a solidão lhe permite um contato consigo mesmo". Refleti sobre a solitude e pude tirar grande proveito dos momentos de solidão, e mudar minha opinião negativa sobre eles.

Esse livro é uma riqueza e seu tamanho físico subestima em tamanho, grau e qualidade, o seu conteúdo. A experiência vale muito a pena!

Como diz Sertillanges "... O intelectual deve ter uma alma intelectual".
Que esse livro venha ajudar todo aquele que com humildade, quer melhorar a cada dia
Lima 08/02/2021minha estante
Incrível, terei que reler.

Gustavo Lima 28/08/2015

Fraco, entediante e frustrante.
Não gostei. A proposta do livro é boa, mas achei este um livro fraco, entediante e frustrante. Fraco, devido seu conteúdo ser formado por preceitos extremamente simples que, em grande parte, não constituem nenhuma novidade. Entediante, pelo uso excessivo de metáforas cansativas e desnecessárias para explicar tais preceitos. Frustrante, porque esperava mais de um livro que faz parte da Coleção Educação Clássica da editora É Realizações, bem mais. O primeiro livro que eu li dessa coleção foi o “Como ler livros” do Mortimer Adler. Esse, sim, foi um livro que me deixou maravilhado! Mas este do Sertillanges... No entanto, isso não significa que não se possa aprender algo com ele. Se você é alguém que esteja começando agora sua vida intelectual, talvez ele sirva pra você, só que para mim não serviu muito. Nele não há nada de excepcional. Não o recomendo. O “Como ler livros” do Adler é mil vezes melhor!

Danielle.Almeida 10/02/2020

Essencial
Sertillanges baseia-se nos dezesseis conselhos de São Tomas de Aquino para escrever sobre a vida intelectual.
Para Sertillanges a vida intelectual é uma vocação dada por Deus e desta forma, o intelectual deve dedicar-se ao estudo com a devoção devida, sempre em busca da Verdade.
Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1921 é um livro atual com conselhos práticos, uma obra envolvente pela maestria e devoção de Sertillanges.

Thiago.Batista 06/02/2020

null
Livro indispensável para quem pensa na vida intelectual. Estudar é uma arte que deve ser praticada e aperfeiçoada é sobre isso que Sertilanges vai tratar. Obra fantástica.

Tiago Torres 03/02/2020

Livro pra vida!!
Foi uma indicação do prof Olavo de Carvalho. Não é uma leitura simples, pelo menos pra mim, mas é um livro que fala da VIDA como um TODO. Preciso ler novamente, pois tenho certeza que aproveitarei mais. Fala de tudo, em todos os setores da sua vida. Da dicas de como ter uma vida intelectual proveitosa. Leia e tenho certeza que irá mudar a sua vida.

Erickson.Bicalho 30/11/2019

A verdade
Há uma verdade , porém em um mundo de ideologias vãs e fantasias, nem sempre ela se revela em meios a tantos devaneios ...o trabalho intelectual , o estudo são meios que nos conduzem a tal verdade e este livro nos ensina a como ir atrás e perseverar !!

Douglas Mesquita 08/10/2016

O guia para uma vida dedicada aos estudos
Este livro merece ser lido infinitas vezes, encaixa-se naquela categoria de livros inesgotáveis, sempre que abro este livro para uma breve releitura, encontro alguma coisa nova que passou despercebida em leituras prévias.
Um livro que nos mostra a transcendente beleza e espiritualidade que paira sobre o espírito daquele que dedica a sua vida para a eterna busca pelo Verdadeiro.

Alexia.Gassenferth 13/04/2024

Achei o livro interessante.
Apesar de ser um contexto cristão e do começo do século XX, trouxe algumas boas reflexões.
O livro aconselha homens que queiram se dedicar aos ofícios intelectuais com disciplina e afinco, mesmo que seu trabalho remunerado não seja acadêmico ou científico.
Os conselhos são mais gerais e filosóficos. É preciso um certo esforço de adapta-los ao contexto atual.
Pra mim, que sempre gostei de estudar, resgatou a vontade de ter parte dos meus dias dedicados ao desenvolvimento intelectual, mesmo que ele não sirva ao propósito financeiro ou de carreira.
Nossos antepassados deixaram muito conhecimento para nós e é um desperdício não tentar aproveita-lo

ririlimas 18/08/2019

"O intelectual é jovem até o fim..."
A Vida Intelectual é um pequeno guia para os interessados em nutrir seu espírito com o conhecimento e o saber.

Nesse livro o autor explica o que é a vida intelectual, elimina conceitos errados que muitos têm sobre a intelectualidade, e específica que atitude devemos ter perante a leitura e o estudo. Porém, mais do que isso, ele nos mostra como fazer da vida intelectual um modo de vida, que deve influenciar todos os outros aspectos de sua existência.

O autor cita o filósofo São Tomás de Aquino para embasar suas idéias bem como muitas passagens bíblicas mas também usa de outrospensadores e filósofos importantes para dar peso às suas explicações.

Achei muito interessante os diversos hábitos e práticas que devemos ter antes, durante e depois de uma sessão de estudo para tirar o máximo possível de nosso trabalho.

Na parte final do livro o autor nos dá motivos e nos incentiva a fazer da vida intelectual o nosso modo de vida. Leitura obrigatória para qualquer um que deseja começar uma vida de estudos e pesquisa.

"O intelectual é jovem até ao fim. Dir-se-ia que participa da eterna juventude da verdade. Amadurece geralmente muito cedo, mas conserva-se ainda na pujança de vida quando a eternidade o vem recolher."