A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Nicodemos 03/06/2020

Necessário.
Aquele que se entrega à vida intelectual não deve fazer isso pela metade,se entregar em parte.A vida intelectual não aceita divórcio,não pode ser dissociada da carne e do corpo,está além da mente,ela preenche e completa todo o nosso ser,ela é quem somos e precisamos ser quem ela é.Devemos,buscá-la em tempo e fora de tempo,e dedicar-nos à ela completa e inteiramente.Esse livro é magnifico,livro de cabeceira para aqueles que adentram no mundo intelectual.Já estou pronto para releitura. Desculpem por não resenhar o livro.Não leiam resenhas , caiam dentro - é um tesouro.

Ezequiel.Soares 23/08/2019

Você não pode passar dessa vida para outra sem ler esse livro.
O melhor, até o momento, que li esse ano

marialuizadveloso 18/10/2019

Um livro essencial e muito esclarecedor!
Esse livro é de grande importância para quem deseja buscar a intelectualidade. Porém, requer muito esforço, já que haverá diversas provações. Contudo, o resultado será compensador, visto que conhecer a Verdade deve ser um objetivo a ser alcançado para todos aqueles que a amam.
Assim, Sertillanges nos ensina como devemos nos direcionar nessa jornada de uma forma bastante clara e inspiradora.

Erickson.Bicalho 30/11/2019

A verdade
Há uma verdade , porém em um mundo de ideologias vãs e fantasias, nem sempre ela se revela em meios a tantos devaneios ...o trabalho intelectual , o estudo são meios que nos conduzem a tal verdade e este livro nos ensina a como ir atrás e perseverar !!

Tiago Torres 03/02/2020

Livro pra vida!!
Foi uma indicação do prof Olavo de Carvalho. Não é uma leitura simples, pelo menos pra mim, mas é um livro que fala da VIDA como um TODO. Preciso ler novamente, pois tenho certeza que aproveitarei mais. Fala de tudo, em todos os setores da sua vida. Da dicas de como ter uma vida intelectual proveitosa. Leia e tenho certeza que irá mudar a sua vida.

Thiago.Batista 06/02/2020

null
Livro indispensável para quem pensa na vida intelectual. Estudar é uma arte que deve ser praticada e aperfeiçoada é sobre isso que Sertilanges vai tratar. Obra fantástica.

Danielle.Almeida 10/02/2020

Essencial
Sertillanges baseia-se nos dezesseis conselhos de São Tomas de Aquino para escrever sobre a vida intelectual.
Para Sertillanges a vida intelectual é uma vocação dada por Deus e desta forma, o intelectual deve dedicar-se ao estudo com a devoção devida, sempre em busca da Verdade.
Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1921 é um livro atual com conselhos práticos, uma obra envolvente pela maestria e devoção de Sertillanges.

Rafaela de Kássia 17/02/2020

Direção nos estudos
Conselhos valiosos para quem deseja levar os estudos a sério e com maior proveito.

O autor aborda não somente como estudar, mas também como repousar e se divertir sem prejudicar o trabalho intelectual, as virtudes necessárias, como organizar a vida, preparar o trabalho e muitos outros pontos essenciais para quem deseja se dedicar à vida de estudos.

O autor adverte que não é uma vida fácil, mas que proporciona frutos que vale a pena colher.

Alexia.Gassenferth 13/04/2024

Achei o livro interessante.
Apesar de ser um contexto cristão e do começo do século XX, trouxe algumas boas reflexões.
O livro aconselha homens que queiram se dedicar aos ofícios intelectuais com disciplina e afinco, mesmo que seu trabalho remunerado não seja acadêmico ou científico.
Os conselhos são mais gerais e filosóficos. É preciso um certo esforço de adapta-los ao contexto atual.
Pra mim, que sempre gostei de estudar, resgatou a vontade de ter parte dos meus dias dedicados ao desenvolvimento intelectual, mesmo que ele não sirva ao propósito financeiro ou de carreira.
Nossos antepassados deixaram muito conhecimento para nós e é um desperdício não tentar aproveita-lo

Bruna 13/04/2020

Sábios e necessários conselhos para a vida intelectual
"Quem pensa que compreendeu tudo prova, por isso mesmo, que nada compreendeu" (p. 127). A obra de Sertillanges reúne sábios conselhos e prescrições meticulosas acerca da vida intelectual cristã, principalmente, o caminho a ser seguido pelo jovem que tem vocação a esse estilo de vida. "É preciso se doar de todo o coração para que a verdade se doe, a verdade só serve aos seus escravos" (p.28).. é disso que esse livro se trata, dos sacrifícios, do esforço para se chegar a verdade e isso inclui regrar o sono, a alimentação, os prazeres, o tempo e muitas vezes renunciar-se. A pergunta que fica, ao finalizar a leitura da obra, é o quanto essa obra pode ser acessível aos jovens da atualidade? A sensação final foi de que esse trabalho pode ser longo e duro, e também frustrante se levarmos ao pé da letra cada conselho esboçado, mas que apesar da dificuldade a beleza desse caminho, dessa busca, é demonstrada em cada filósofo citado, autor, poeta, padre, que se dedicou a este espírito de trabalho, que se doou e de certa forma colheu da luz que emana da Verdade.

Phelip 01/05/2020

?Quem conhece o valor do tempo sempre tem o quanto precisa.?
Para os que estão dispostos a se aventurar na caminhada de ser intelectual, ou ao menos tentar entender os caminhos é um livro essencial. As recomendações sobre administração do tempo, sobre os objetivos e sobre o espírito do intelectual são atemporais. O autor combate vigorosamente as distrações neste percurso, sendo extremamente útil na sociedade moderna onde gastamos precioso tempo nas redes sociais e em outras efemérides.
O livro é dividido em duas partes a conselhos gerais e a de orientações práticas.
A parte de princípios gerais aborda de maneira excelente como se tornar um intelectual. O intelectual é um amante da verdade e dos livros, alguém com um objetivo e disposto a realizar escolhas, não busca apenas o discurso corrente mas aprofunda-se na compreensão dos fatos.
O intelectual além do conhecimento enciclopédico é alguém que busca a verdade.
A segunda parte onde o autor propõe dicas práticas não é tão proveitosa em virtude de toda a tecnologia que dispomos, orientações sobre fichários, arquivos foram ultrapassadas pelo tempo.

Caio.Silva 08/05/2020

intelectualismo acima do comum
o livro nos ensina que para que tenhamos uma vida intelectual, devemos ter a verdade em todas as áreas, depositando toda sabedoria no momento presente quando estivemos fazendo algo. tudo esta ligado a verdade e no proposito que deus deixou preparado para as pessoas intelectuais. não lenhamos um livro de qualquer forma, mas devemos fazer com que o livro faça parte do seu ser, introduzindo a ele de uma forma com que pegamos a essência e praticando ela a qualquer momento. aprendi essas coisas no livro "a vida intelectual".

Irineu.Dias 20/05/2020

I espírito intelectual
Em suma, o autor tenta mostrar alguns relances do que é ser um intelectual. Do que é ter a vida dedicada a um propósito específico, um enfoque específico.
O intelectual nada mais do que aquele que se dedica a se debrussar sobre uma questão que ele tenha prazer de estudar e que ele não desista de estudar, mesmo com atuais desvaneios no meio do percurso.