A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Rodrigo 23/10/2016

Quando falamos em um intelectual nos vem a mente a idéia de alguém que estuda e se dedica por um momento e com uma finalidade. É desconstruindo essa idéia errônea que o Padre A. –D. Sertillanges inicia seu livro que começou a ser escrito em 1920. Intelectual é aquele que mesmo que ainda comprometido com ocupações profissionais reservam o seu precioso tempo ao estudo e pretendem fazer do trabalho intelectual a sua vida e como recompensa o profundo desenvolvimento de espírito. Essa vida exige penetração, continuidade, empenho e disciplina. Diante de nossa cultura brasileira onde somos ensinados a estudar para se formar tão somente com um fim profissional não é de se admirar quão poucos intelectuais há em nosso meio. Muitos desses trabalham mas não sabem quem são e nem para onde querem ir. E quantos não desperdiçam seus tempos em coisas fúteis e banais?

É diante desse quadro estarrecedor que se encontra o homem, que o autor desse livro nos convida a entender, iniciar, cultivar e manter uma vida intelectual. Suas dicas são valiosas como o cuidado do corpo, o ambiente, as especialidades, o fervor e a concentração. Também nos concede valiosas orientações sobre o preparo da vida intelectual como a leitura: o que ler, as espécies de leitura e a escolha dos autores; a organização da memória: o que é preciso memorizar, a ordem e como memorizar; as anotações: como anotar, classificação das anotações e como se utilizar delas; escrever: a arte de escrever, a verdade, a individualidade e a simplicidade.

Os não-iniciados em filosofia poderão ter algumas dificuldades na linguagem e em alguns termos e pressupostos filosóficos que o autor usa, pois o mesmo parte de um pressuposto filosófico de Tomás de Aquino. Mais se lido com atenção e devidas ressalvas essa obra nos concede tesouros preciosos para nossa vida intelectual.

Mais do que nunca nossa sociedade precisa de pessoas de que entendam que a vida intelectual não está restrita somente a algumas pessoas. A vida intelectual é um estilo de vida. Para isso é necessário sair do comodismo, ter coragem, determinação e perseverança. A ininteligência é inimiga do saber e isso é uma afronta a Deus que é a fonte de toda sabedoria e ao homem criado a Sua imagem e semelhança. Mude seus hábitos, cultive uma vida intelectual para a Glória de Deus.
Paulinha 28/10/2021minha estante
Uauuu, que resenha fabulosa! ??? Fez-me ávida para a leitura deste grande livro. Concordo plenamente contigo, faz-se nescessário por mais mentes brilhantes de vida intelectual. Gratidão pela resenha simplesmente magnífica! De fato e em verdade Deus é a nossa fonte de toda a inteligência, foste muito feliz ao expressar quê - "é uma afronta ao Criador", somos Sua melhor criação e como tal, devemos honra- lo usufruindo de todos os recursos com os quais Ele nos deixou. Sábias palavras, resenha fabulosa! ???

Filipe 23/12/2022minha estante
Resenha extraordinária, em um mundo onde o conceito de sabedoria está plenamente deturpado, uma obra que revive a verdadeira essência dessa virtude tão complexa e necessária, torna-se necessária. Obrigado por compartilha-la conosco!

Alex 02/09/2022

Um manual de estudo
Literalmente, este livreto é um manual de como estudar.

Você precisa ler? Muito possivelmente não.
Ele acrescenta muito? Depende do quanto você é disciplinado e metódico.

Um autodidata beberá com certeza das dicas e macetes de como estudar com profundidade, foco e resultado.

Mas entenda, não é um livro a recomendar. Talvez até, posso dizer que ele é sacal em grande parte. Apesar disso, tem seu tesouro, escondido sob os cascalhos.

Polliana 27/03/2021

Eu não me cansaria de tecer elogios a este livro, é um dos meus preferidos com toda a certeza. Não por causa do conteúdo apenas, que é maravilhoso, mas principalmente por causa de todas as mudanças que ocorreram em minha vida após a primeira vez que o li. Já nem me reconheço mais.
Sem mais delongas, vamos ao conteúdo:
Sertillanges trata da Vida Intelectual, óbvio. Porém, para a nossa sociedade, não sei se está muito claro a noção de um "Intelectual". Eu por exemplo, há um ano não fazia ideia de que bicho era esse. E não tenho a menor vergonha de dizer isso.
Talvez eu tentasse definir como uma pessoa que sente uma forte atração em conhecer a verdade. Não uso a palavra filósofo pois ela está, em nossos dias, com um significado muito vulgarizado e até pejorativo.
Enfim, neste livro, Sertillanges descreve o Intelectual ideal (para ele). Como deve ser, como deve agir, o que deve buscar... O livro é completamente baseado em uma carta de Santo Tomás sobre o modo de estudar. O autor destrincha, de modo formidável, cada um dos 16 conselhos que Santo Tomás dá nessa carta.
Por fim, devo dizer que o livro não serve apenas para quem considere ter uma vocação intelectual (eu nunca considerei isto antes de lê-lo). Os conselhos dados servirão para qualquer pessoa, cristãos ainda mais. Pois para além de conselhos para intelectuais, nos são dados conselhos de como ser gente.

Guilherme.Augusto 16/11/2022

A busca pela verdade
Uma senhora ajuda aos navegantes, principalmente, claro, aos de primeira viagem. O alimento rico que é esta obra não só ao intelecto, mas ao ser como um todo, faz-nos perceber e raciocinar sobre tudo até então despercebido.

A verdade, esta que é contumaz e sempre reveladora; que por muitas vezes machuca e não é muito bem quista, sempre prevalecerá, independente do tempo ou de nossa expectativa. E essa busca que é a base da vida intelectual: o compromisso irrestrito com a verdade.
O elo divino sustentador do ser e das ideias, está é a verdade. A base, o alicerce daquele que dedica à sua obra, a tudo ao seu redor que, pormenorizadamente, de forma simples e eficaz, nos é retratado por Sertillanges.

Todo o conteúdo, as instruções didáticas e concretas; os direcionamentos, bem como os ensinamentos (contando, claro, com as citações dos grandes mestres), emerge-se desde dentro e acende a lâmpada da instigação, da busca. A mim, particularmente, atinge na forma até de leitura daqui pra frente. Absorvendo cada detalhe e guardando-os na caixinha de minha memória, tão logo os porei em prática e laborarei com muito afinco e dedicação.

De grande valia é "A Vida Intelectual", não somente aos que serão grandes intelectuais, viverão de e para isso. Mas também para os leigos ou os mais simples (me incluo neste último), que usufruirão de tamanho conteúdo, levando e pondo-os em prática no dia-a-dia, remetendo-nos para mais perto do Divino, do Criador e da criatura, permitindo que por meio dese encaixe, fluem-se as ideias e, acima de tudo, revela-se a verdade.
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano

Alexandre Nabhan 27/06/2023

Mais que um guia a vida intelectual.
Mais do que um guia a vida intelectual, o Sertillanges realmente pega a sua mão e leva através dos maiores pensadores de nossa história a uma vida compromissada com a Verdade.

Estudo, trabalho, oração, são as maiores ferramentas que o homem tem para se desenvolver por completo, o Padre aqui vai agir como um manual de cada uma dessas ferramentas aplicada ao dia a dia do homem. Como dito acima ele usa das verdades reveladas da filosofia, para no direcionar a uma vida mais pautada na realidade, em busca de desenvolvimento intelectual sim, mas deixa bem claro que esse desenvolvimento deve acompanhar o homem com um todo, em casa, no trabalho, na oração, o homem deve cumprir suas obrigação sempre buscando excelência máxima em cada uma dessas ações.

Acredito que esse livro deveria estar entre os que devem ser lido por todos, tenho certeza que aqui encontraras na leitura e na releitura (algo que certamente pretendo fazer em um próximo momento) grandes conselhos pra a vida cotidiana, buscando ou não a vida intelectual.

Em uma era de pensamentos relativos, precisamos desses pensadores comprometidos com a Verdade e com os deveres a serem compridos por cada um de nós.

Elielson.Lima 16/11/2020

Além de seus métodos de estudo que serão ensinados aqui, Sertillanges coloca a questão no que diz respeito à vocação intelectual: é o compromisso do indivíduo consigo mesmo, com a sua alma, colocando uma grande parte do tempo para o estudo, ou reservando uma pequena, mas, eficiente parte, para tal ato. É o profundo desenvolvimento do espírito, que não se satisfaz com leituras soltas, aponta Sertillanges.

A intelectualidade não passa de uma ferramenta, que na qual, não deve ser balizada por vícios, e sim, pelo amor na virtude que desaguará na verdade. Feliz aquele que, por meio da virtude, trabalha a vida intelectual para se chegar na mais pura e limpa verdade.

É o guia pra qualquer iniciante que queira entrar nessa empreitada intelectual.

"A pureza do pensamento exige a pureza da alma: eis uma verdade geral que nada poderá abalar."

Mabia.Santana 13/02/2022

Incrível
É um conforto pra alma. Não vou saber explicar, mas é lindo demais. Fala até mesmo o sofrimento, a confiança excessiva que devemos ter em Deus, sobre a paciência, que nossa glória não é em vida, que Deus deu uma missão a cada um e que essa missão é a mais linda pra nós, apesar de existir outras mais belas e grandiosas que as nossas. Sempre que eu estiver ansiosa, ou sofrendo, ou me sentindo inferior a alguém, tenho as páginas que vão me colocar nos eixos.

Carlos_e_Bianca 21/08/2021

Um divisor de águas!
Sem dúvida, umas das obras mais importante para a formação integral do ser humano. "A Vida Intelectual" é recomendado para aqueles que querem evoluir na vida de estudos.
Com certeza terei de lê-lo de novo para um aproveitamento melhor do livro. Mas foi ótimo conhecer esse tesouro!

Nicodemos 03/06/2020

Necessário.
Aquele que se entrega à vida intelectual não deve fazer isso pela metade,se entregar em parte.A vida intelectual não aceita divórcio,não pode ser dissociada da carne e do corpo,está além da mente,ela preenche e completa todo o nosso ser,ela é quem somos e precisamos ser quem ela é.Devemos,buscá-la em tempo e fora de tempo,e dedicar-nos à ela completa e inteiramente.Esse livro é magnifico,livro de cabeceira para aqueles que adentram no mundo intelectual.Já estou pronto para releitura. Desculpem por não resenhar o livro.Não leiam resenhas , caiam dentro - é um tesouro.

Natalie Lagedo 18/06/2017

Em 1920, o padre Sertillanges escreveu A Vida Intelectual, uma pequena obra-prima que propunha ser um destrinchamento dos Dezesseis Preceitos de São Tomás, mas que ganhou corpo prático para a preparação, o durante e o momento posterior ao estudo. O objetivo da obra é mostrar ao pretenso intelectual métodos eficazes para a aprendizagem e despertar a maior virtude: a estudiosidade, aliada da temperança. O ato de estudar não deve ser vão, disperso. Por isso, conhecer-nos, saber quais são nossos propósitos, é uma das melhores formas de adquirir essa qualidade.

O intelectual é um consagrado, possui uma vocação. Estudar é cooperar pelo Bem e tudo deve elevar para Deus, pois tudo Dele procede. A leitura desordenada é tara, como outra qualquer. Dessa forma, após definir o objeto, devemos cuidar do corpo, já que é a partir dele que é feita a passagem da ignorância para a ciência. O autor chama a atenção à observação, silêncio, absorção e repulsa a maus comportamentos, características básicas do estudioso.

A prudência exerce grande papel nessa tarefa, pois é escusado abrir mão da vida em sociedade para viver em teoria, correndo o risco de cair em mera abstração. O conhecimento deve ter aplicação na vida prática. A disciplina é a chave para o bom desempenho. O ideal é manter a concentração durante algumas horas e depois levar o resultado aos outros, sem ambição ou soberba. Levar conhecimento é levar Deus. Há quatro espécies de leitura: de fundo, de ocasião, de estímulo ou de edificação e de repouso. Cada uma tem uma exigência e um objetivo. Cabe a nós distingui-la e fazer uso da interligação de conteúdos. Seria o que hoje chamamos de interdisciplinariedade. Um conhecimento isolado é vazio.

O autor fala que é primordial filtrar os livros e nos livros. Apesar de, à primeira vista, parecerem coisas iguais, não são. Filtrar os livros significa diferenciar as fontes de formação das fontes de informação. Aquelas são a base de quem somos. Estas, os fatos que podem ser descartados e devem ser selecionados. Já filtrar nos livros é filtrar a leitura stricto sensu, requer experiência e orientação, o que nos leva ao problema de se tomar uma vida intelectual sem o devido norte. Para isto, o padre aconselha que estejamos reunidos sempre que possível com pessoas com objetivo em comum.

A Vida Intelectual vai além de observações para os estudos. São métodos completamente perenes e fundamentais para o desenvolvimento do humano enquanto ser dotado de inteligência.

Gabrielli 09/05/2023

Conselhos para a alma
Maravilhoso! Conselhos atemporais para uma vida mais edificante. Gostei muito da escrita tranquila, dos conselhos realistas e da posição do autor.
Justinojuh 10/05/2023minha estante
Lindíssimo! ??

Penna 26/06/2020

Divisor de águas
Difícil expressar o quanto essa leitura me enriqueceu. A partir de hoje, terei uma nova visão nas leituras, nas contemplações, nas orações, no trabalho, enfim, Deus seja louvado!
Edson 26/06/2020minha estante
Esse livro é uma graça na vida de muitas pessoas. Integração de fé e razão na vida intelectual orientada para a busca da Verdade.

caio.lobo. 30/05/2020

Essencial para os estudos
Com dicas simples de como organizar suas anotações e prioridade das leituras, até com instruções inusitadas como a de aproveitar inclusive nosso nosso para aprender, este livro deveria ser lido por todos que buscam aprender, ensinar ou criar. Mesmo sendo escrito por um padre no século passado, todos podem tirar proveito, e quem não é cristão pode substituir, ao meu ver, a oração pela meditação ou pela contemplação da natureza. Em suas citações de outros autores, Sertillanges dá suas recomendações veladas de intelectuais que devem ser lidos e estudados: Tomás de Aquino (este de maior influência sobre o autor), Leibniz, Aristóteles, Francis Bacon, Goethe, Pascal, Boecio,Nietzsche, Schopenhauer, Zoroastro, Beethoven, Darwin, Balzac, Pasteur e muitíssimos outros. Então é um livro essencial para tentar recuperar a intelectualidade dentro da modernidade.

Marcella.Pimenta 25/01/2023

Em busca da verdade, de virtudes e de equilíbrio
O título pode dar a ideia de que se trata de um "manual pra ser um nerd que vive enfurnado na sua biblioteca e esquece do mundo". Longe disso.

O autor propõe uma vida de estudos em que se deve cuidar também do corpo, eliminar vícios e criar virtudes. Segundo ele, não pensamos apenas com a inteligência, mas com todo o nosso ser. Assim, desenvolvemos trabalhos que refletem nossas características.

Daí tem-se que pessoas muito inteligentes (tecnicamente) com ideias perversas criam teorias nefastas. Aqueles gênios do mal.

Além disso, não indica a leitura de tudo, mas de assuntos relacionados (facilita a retenção da informação quando você faz conexões entre os livros que lê) e do interesse do leitor.

É uma leitura que dá gosto, sabe? Porque as ideias são inspiradoras e o texto é muito elegante, delicado, sensível e nada rebuscado. É um bom conteúdo numa boa embalagem.

Com certeza um livro indicado para qualquer um disposto a percorrer o caminho solitário da verdade.