A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Koury 22/11/2020

Livro mais importante pra mim!
Após ler este livro iniciei meus estudos e leituras de forma muito mais clara e objetiva. Junto ao Trabalho Intelectual, utilizando dos seus conselhos e dicas me transformei num estudante que deixou de decorar as coisas para de fato aprendê-las.

É literalmente um guia de como se tornar uma pessoa melhor.

Pais 21/01/2021

Fascinante
Um dos melhores livros que já li. Fascinante, fantástico, me fez repensar muitos conceitos e confirmou outros. Para quem ama estudar!

Fooks 19/06/2020

Um chamado à intelectualidade!
O livro do A.D.Sertilanges esclarece inúmeras dúvidas acerca de tudo que gira em torno da vocação intelectual.Desde conselhos mais práticos como ler livros,memorizar idéias e tomar notas a aconselhamento espiritual,o padre criou uma grandiosíssima obra,de caráter relativamente simples,que deveria ser o ponto de partida de todos que se dispõem a uma vida pautada em uma permanente jornada pelo conhecimento.Na sociedade em que vivemos,a cultura do intelecto está,sem dúvidas,em estado de letargia,a um ponto tão grave,que a infecção se espalha até atingir os meios acadêmicos,locais onde o saber deveria se fazer presente em seu mais alto esplendor.Esse livro é o banho que precisamos,para limpar as impurezas que sujam a nossa vida intelectual.
Vivi 27/06/2020minha estante
Eita muito bom

Fabiano.Sousa 12/02/2021

Um livro que estava ansioso para ler, e realmente minhas espectativas estavam certas. Apesar da linguagem bem teológica, com o dicionário tudo fica mais fácil. Leitura que pretendo reler até o final de 2021 novamente.

Wedson 07/04/2021

Conselhos muito valiosos e palavras muito inspiradoras, vale muito a pena se ler.

Janaína Calmet 22/09/2020

“A fonte do saber não está nos livros; está na realidade e no pensamento. Os livros são placas de sinalização; a estrada é mais antiga, e ninguém pode fazer por nós a viagem para a verdade.”

Sem a menor sombra de dúvidas, a leitura mais proveitosa deste ano. Uma obra atemporal, para ser RELIDA muitas, muitas vezes.

Ale Nagado 10/04/2020

Orientações para uma vida intelectual rica e gratificante.
Independente de qual seja sua atividade profissional, existem aqueles que possuem uma curiosidade intelectual que se mantém acesa mesmo após o término dos estudos formais. Dentro deste universo de pessoas que valorizam a leitura e o saber, há os que estão sempre buscando estudar algum assunto por conta própria.

Ainda que seja cada vez mais raro esse tipo de gente, um número ainda mais reduzido busca traduzir esse aprendizado em algum tipo de produção intelectual independente. Como escrever um livro ou, sendo bem atual; um blog, produzir um podcast ou um canal no YouTube. Pessoas com tais aspirações buscam uma vida intelectual, e precisam de uma disciplina para absorver conhecimentos para poder transmiti-los. Tal vocação para uma vida rica em aprendizado e desenvolvimento geralmente encontra muitos empecilhos para sobreviver, em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de distrações.

(resenha completa no link)

site: https://reflexocultural.blogspot.com/2020/01/a-vida-intelectual.html

Vies Cristao 11/12/2020

Você é um consagrado
Todos que desejam trilhar o caminho da vida intelectual e assumir um compromisso com a Verdade, devem ler esse livro.

Livro bem prático, com escrita cativante. É uma verdadeira aula sobre caminho de estudos e escrita.

Recomendo!

Buu 13/04/2020

Sábios e necessários conselhos para a vida intelectual
"Quem pensa que compreendeu tudo prova, por isso mesmo, que nada compreendeu" (p. 127). A obra de Sertillanges reúne sábios conselhos e prescrições meticulosas acerca da vida intelectual cristã, principalmente, o caminho a ser seguido pelo jovem que tem vocação a esse estilo de vida. "É preciso se doar de todo o coração para que a verdade se doe, a verdade só serve aos seus escravos" (p.28).. é disso que esse livro se trata, dos sacrifícios, do esforço para se chegar a verdade e isso inclui regrar o sono, a alimentação, os prazeres, o tempo e muitas vezes renunciar-se. A pergunta que fica, ao finalizar a leitura da obra, é o quanto essa obra pode ser acessível aos jovens da atualidade? A sensação final foi de que esse trabalho pode ser longo e duro, e também frustrante se levarmos ao pé da letra cada conselho esboçado, mas que apesar da dificuldade a beleza desse caminho, dessa busca, é demonstrada em cada filósofo citado, autor, poeta, padre, que se dedicou a este espírito de trabalho, que se doou e de certa forma colheu da luz que emana da Verdade.

Marcio 27/04/2021

Não basta apenas uma leitura
Quem teria coragem de criticar um livro indicado por 100% dos influenciadores e intelectuais da atualidade. Eu que não! Essa é a minha segunda leitura desse livro após cerca de 8 anos. Estava animado e bem disposto para a leitura, já que esperava que dessa vez a maturidade e a experiência me ajudassem na melhor assimilação do conteúdo. Infelizmente não foi o que aconteceu. O que compreendi é o mesmo de 8 anos atrás, e naquela época sabia que o livro poderia oferecer mais. Termino essa segunda leitura com o mesmo sentimento, mas agora percebo que o livro em si, sua forma de escrita também contribuem para a dificuldade na apreensão do conteúdo. É inegável o conhecimento demonstrado pelo Pe. Sertillanges acerca do assunto. A questão é que, acredito que por conta do seu estilo, após apresentar um argumento ele o desenvolve à exaustão e emprega para isso uma escrita filosófica e poética. No meu caso, a cada tópico apresentado eu absorvia a ideia inicial e depois "me perdia" no desenvolvimento do argumento que para mim acabava sendo cansativo fazendo com que de repente me perguntasse "do que ele está falando mesmo?". Já estou agendando a releitura dessa obra que precisará ser feita com MAIS calma e com a ajuda de algum guia se quiser realmente absorver TODO o seu potencial. Qualquer um que diga que leu de forma rápida acredito que não tenha absorvido integralmente a mensagem do Pe. Sertillanges.
Quanto a apresentação física o livro tem ótima diagramação de leitura agradável e boa encadernação. Não encontrei erros de ortografia ao longo do texto.

Otoniel.Filho 20/12/2020

A vida intelectual
Retrata fatos, atitudes, para ter uma vida embasada em termos intelectuais, excelente livro

Thiago Machado 24/02/2020

Minhas impressões sobre "A vida Intelectual"
Muito influenciado pelos ensinos de São Thomas de Aquino, Sertillanges escreve um verdadeiro manual para quem tem uma vocação ao intelectual. Detalhes da vida pratica, de relacionamento, priorização, leitura e estudo, enfim...
Eu termino essa leitura com a sensação de ter conversado com esse camarada por um bom tempo, como quem conversa com um amigo mais velho, um mentor. Até logo Sertillanges, pelo tom de nossa conversa, nos veremos algumas vezes nos próximos anos.

#leituraatual #lendo #livros #avidaintelectual #sertillanges #kirion

Pedro 19/06/2020

Muito bom, o tom de conversa traz uma intimidade tremenda e faz parecerem conselhos de um amigo.

Jéssany 07/10/2020

"Se seguires este caminho, enquanto tiveres vida produzirás e multiplicarás folhas e frutos úteis na vinha do Senhor dos Exércitos. Se praticares estes conselhos, poderás alcançar o que desejas".

Gustavo Lima 28/08/2015

Fraco, entediante e frustrante.
Não gostei. A proposta do livro é boa, mas achei este um livro fraco, entediante e frustrante. Fraco, devido seu conteúdo ser formado por preceitos extremamente simples que, em grande parte, não constituem nenhuma novidade. Entediante, pelo uso excessivo de metáforas cansativas e desnecessárias para explicar tais preceitos. Frustrante, porque esperava mais de um livro que faz parte da Coleção Educação Clássica da editora É Realizações, bem mais. O primeiro livro que eu li dessa coleção foi o “Como ler livros” do Mortimer Adler. Esse, sim, foi um livro que me deixou maravilhado! Mas este do Sertillanges... No entanto, isso não significa que não se possa aprender algo com ele. Se você é alguém que esteja começando agora sua vida intelectual, talvez ele sirva pra você, só que para mim não serviu muito. Nele não há nada de excepcional. Não o recomendo. O “Como ler livros” do Adler é mil vezes melhor!