A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Claricia 12/08/2020

Manual prático para os que querem iniciar a vida de estudos.
Já de início me espantei com o quão bem escrito é este livro. Com frases longas e palavras desconhecidas, a leitura exige atenção e concentração máximas. Este livro é, de fato, um manual prático para aqueles que desejam ingressar na vida intelectual ou apenas organiza-la. Dando conselhos simples e efetivos, (que parecem tão óbvios a primeira vista, parecendo que a resposta para tais questionamentos sempre esteve lá), para aqueles que desejam ingressar na busca pela verdade.
Logo após o término da leitura, senti aue era necessário reler, e afirmo que não saí da mesma forma que ingressei nessa leitura. Sertillanges aborda todo aspecto de uma vida direcionada aos estudos, desde os hábitos mais simples, e partindo do pressuposto de que estudar não é um martírio e sim um privilégio, sendo o intelectual um consagrado. Citando grandes pensadores ao longo do livro, ele se mostra fortemente influenciado pelos escritos de Santo Tomás de Aquino.

Gabriela Grock 06/08/2020

Sertillanges, pelo menos nesta edição, parece conversar com o leitor do modo como verdadeiros Mestres fazem com seus alunos. Dicas valiosíssimas - e práticas - para a iniciação na Vida intelectual. A despeito de sua data, é mais atual do que nunca. Recomendo muito.

Douglas Mesquita 08/10/2016

O guia para uma vida dedicada aos estudos
Este livro merece ser lido infinitas vezes, encaixa-se naquela categoria de livros inesgotáveis, sempre que abro este livro para uma breve releitura, encontro alguma coisa nova que passou despercebida em leituras prévias.
Um livro que nos mostra a transcendente beleza e espiritualidade que paira sobre o espírito daquele que dedica a sua vida para a eterna busca pelo Verdadeiro.

⢠Camila ⢠27/07/2020

Inspirador!
Sem dúvidas é um livro para ser lido várias vezes na vida. É inspirador, motivador e arraigado de grandes verdades. Leitura que vale a pena pra todo aquele que quer ir mais longe nos estudos.

Marcio.Leandro 24/07/2020

bastante inspirador, pra quem deseja iniciar na vida dos estudos, um livro que não pode passar em branco na lista de leituras

Brandon 30/06/2020

A vida intelectual
Extraordinário. O livro passa uma visão bem sólida e séria sobre a vida de um intelectual, essencial para estudantes.

Renata 18/02/2021

Necessário
Leitura necessária a todos que gostariam e são chamados para um vida de estudos profunda.
O autor traz dicas práticas a serem aplicadas na busca pelo conhecimento como também fundamentos teóricos e profundos.

daniel_carica 27/06/2020

Incrível
Poucas vezes encontrei um livro com palavras tão poderosas e que me fizessem pensar tanto, como esse livro me faz. Me faz refletir da maneira como pensar, estudar e trabalhar. É um livro definitivo pra mim, um catalisador pra ser uma pessoa melhor, um estudante melhor, um leitor melhor e um trabalhador melhor. Enfim, ter uma vida mais organizada. Sertillanges me fez refletir que tudo está interligado nesse universo, desde o momento em que eu acordo, até o momento em que vou dormir. São conselhos que pretendo levar comigo para sempre.

Freignan 26/05/2014

A Vida Intelectual, seu Espírito, suas Condições, seus Métodos
( A.- D Sertillanges)
Durante todo o decurso da história, temos personagens que se destacaram nas suas áreas de atuação, sejam nas artes,na política e etc. Nesse caso se tornaram destaques devido a intelectualidade no qual foram iniciados
Diego 27/12/2014minha estante
O livro é maravilhoso. Sem dúvida o melhor livro que eu já li. É um guia para descobrir se você tem ou não vocação para dedicar sua vida aos estudos e se tiver, como segui-la. Dá dicas preciosas que podem e devem ser aplicadas: sono, alimentação, oração, estudos, obras a ler são uns dos muitos exemplos. Esclarece onde surgem as nossas melhores idéias e como aproveitar ao máximo os nossos momentos de plenitude. O livro descreve com as palavras exatas sentimentos universais que todos sentimos e que não conseguimos expressar. É uma leitura maravilhosa, deliciosa e especial. Recomendo para todas as pessoas que me perguntam o que ler. Leiam com a alma. Vale muito a pena.

Marcio.Ricardo 15/02/2021

Excelente pra Iniciar.
De tantos valores que existem, um que para mim é sagrado, é a Verdade. Qual o meu espanto quando vi que a definição de um intelectual é a de alguém que busca a verdade... Bom, pelo menos o espírito de intelectual tenho.

Este é um belo começo pra quem quer iniciar uma vida de estudos, de sabedoria. Talvez não faça muita diferença pra quem já está na vida acadêmica, mas ainda assim é uma leitura proveitosa e válida, com muitos insights. A não ser, claro, que você sofra de presunção e afetação..

Por ter sido escrito por um padre, como outros do gênero, em algumas partes fica bem religioso, mas como disse, vale a pena. Aproveite.

Leo 26/02/2021

Inspirador
Há tempos não lia um livro tão simples e profundo ao mesmo tempo.

Entre outas coisas, Sertillanges diz que devemos funcionar integralmente como intelectuais. A vida intelectual é uma atitude perante a vida e não um acumulo de conhecimentos aleatórios ou de ordem estética. Isso faz o diletante.

Devemos zelar pela nossa saude, administrar melhor o tempo, escolher bem nossas amizades, etc... O mais importante é aprender a enxergar a Verdade nas coisas... Não é ler, desligar, e fazer outra coisa: é aprender a captar a luz da eternidade na natureza e nas pequenas experiências do cotidiano de forma que ela reverbere no seu ser.

Sertillanges me fez querer conhecer mais a fundo São Tomás de Aquino, aquela "Inteligência servida por órgãos".

LG 07/06/2020

Os resultados chegam, por vezes tarde, mas chegam sempre
Esse livro de A.D. Sertillanges é um livro excelente da série Educação Clássica. O autor ensina os passos aqueles que desejam se dedicar a uma vida de estudos. Num tempo onde a distração e o conforto se tornou o alicerce das nossas almas, este livro é uma forma de escaparmos para nos tornarmos tão grande quanto os grande gênios da humanidade.
O autor nos ensina que o intelectual deve reservar um tempo aos estudos, deve saber o que ler, deve ter uma certa superficialidade do conhecimento e deve ter bastante profundidade nas áreas que mais lhe interessarem. O intelectual deve cultivar boas virtudes como a paciência, a perseverança, a constância, a estudiosidade, o conhecimento, o amor pela verdade e a humildade. Deve rejeitar a preguiça, a soberba, a complacência e a vaidade.
Para além disso, o autor nos ensina como ler, tomar notas, trabalhar, organizar a mente e escrever.
Talvez o maior ensinamento do livro é que a intelectualidade tem valor em si própria e não deve ser utilizada como meio para fins egoístas e mesquinhos.
Um grande despertar de consciência é o que esse livro propõe.

Alex 20/03/2021

Manual da vida
Sertillanges te fala em poucas páginas os caminhos da vida de estudo, além de dicas sobre vários outros assuntos de como lidar com críticas.
Um verdadeiro manual da vida. Pequeno porém denso.
Utiliza-se muito de referências a filosofias e um linguajar difícil às vezes, mas no fim, uma das melhores obras literárias do século passado.

Jonas 08/12/2020

A Vida Intelectual
Para dom Setillanges que em seu livro discorre sobre um assunto que hoje é tão caro aos brasileiros que é a educação e também os estudos e pesquisas.
O trabalho intelectual que ele fala em seu livro: A Vida Intelectual, é algo que requer muito esforço do estudante, penetração no estudo, com o objetivo principal que é procurar respostas aos anseios do espirito por conhecimento e busca pela verdade.
Mais à frente o autor alerta para o leitor que todo aquele que tenta por um caminho que não consiga atravessar e com muitas expectativas com relação a uma vida intelectual fácil, prazerosa e elevada sem uma pisada forte e determinação em sua caminhada de estudos, já deve estar preparada para ter as mais diversas e amargas decepções com isso em sua vida. Porque quem cria muitas expectativas sobre algo, irá decepcionar-se no primeiro problema.
A característica maior de seu livro ele faz uma junção de uma vida cristã de contemplação, estudo, paciência, penitência com uma vida intelectual de estudo, leitura, anotações.
Uma das comparações que o autor usa para o estudioso é o atleta, uma pessoa que vive de privações em sua vida, horas de treino intensivos, se colocando de corpo e alma para alcançar seu objetivo, no caso do estudioso que deseja alcançar a verdade, mas ela só contribui para quem a presta serviço a ela em seu meio. Essa observação deve ser feita com um grande exame por parte do estudante.
Assim como as outras profissões tidas como não intelectuais, a vida intelectual também se encontra cravada na alma do homem, nas suas capacidades cognitivas. Elas estão sujeitas ao exame da razão e com grande entusiasmo interior do indivíduo.
Os estudos dentro da vida intelectual não possuem somente o benefício de o estudante alcançar sua realização acadêmica nos estudos, mas algo que ninguém pode poderá tirar dele que é seu conhecimento, algo que nos livras das correntes da ignorância, de sermos manipulados por sofistas e oradores mal-intencionados. E complementando o que o autor fala sobre o interesse verdadeiro por uma vida intelectual, ela deve ser buscada por interesse próprio e não somente pelo interesse de glória, auto realização e com isso tentar sujeitar a verdade eterna ao seu próprio gosto, porque a pessoa estaria cometendo um grande sacrilégio, brincando com questões sérias como os mistérios da natureza e que dizem respeito a vida e a morte.
No começo do livro o autor fala diversas vezes sobre o silêncio na vida de estudos, recolhimento em si mesmo e desapego das coisas, tornando inteiramente disponível para as obras intelectuais, como o autor disse: “adquira esse estado de espirito, isento do desejo e da vontade própria, que é o estado de graça do intelectual”. O verdadeiro intelectual não é filho de si mesmo, mas da Verdade Eterna, do Verbo Criador e não o contrário.
Em todo o momento, o autor fala sobre o silencio do estudioso que quer alcançar a Vida Intelectual, as privações, o distanciamento das festas, show, músicas que dispersem seus pensamentos, sua concentração e agitem sua alma e fala que não há vida intelectual sem a renúncia de uma vida mundana de festas, bebedeira, músicas. Não só esses tipos de renuncias, mas também a renúncia aos vícios, porque eles corrompem a alma, destrói a capacidade imaginativa do indivíduo, afetam suas emoções, seu corpo. E o autor também coloca questões que envolvem a saúde física, porque para um intelectual, a saúde de seu corpo é tão importante quanto a saúde de seu intelecto. Um corpo com os órgãos atrofiados, impotentes, enferrujados, só irá prejudicar a vida da pessoa e suas funções.

Beatriz.Nascimento 08/02/2021

O intelectual busca a intelectualidade
Nesse livro encontramos sábios concelhos para o corpo, a alma e o espírito. Trás as boas maneiras de viver de épocas passadas, mas também nos faz enxergar pontos positivos a serem considerados na atual geração. O padre Sertillanges alcança um maravilhoso equilíbrio em nosso modo de vida, ainda que com dificuldades.

Cita grandes pensadores, filósofos e cientistas como Aristóteles, São Tomás de Aquino, P. Grantry, Pascal entre outros. Hora concordando com seus pensamentos, hora refutando suas hipóteses, sobretudo, ensinando.

De fato o livro é direcionado para aqueles que querem se dedicar aos estudos, e se tornar um Intelectual. Mas a riqueza em conselhos nos ensina como ser, não apenas um intelectual, mas sábios e, aproveitar o máximo a vida.
Leia pouco, absorva somente o necessário e o faça na ordem certa...

Se expressa ao jovem, ao velho, ao marido e a esposa; ao vagabundo e também ao trabalhador. Ao escritor e ao leitor, para cumprirem seus deveres com verdade e humildade. Ainda que busquemos diariamente encontrar o caminho certo, sempre haverá aquele pequenina linha inconstante que pode causar um grande entortamento na alma, no corpo e no espírito.

Fala sobre o equilíbrio das três vocações que temos: ser homens (seres), cristãos e intelectuais. As quais precisam ser, constantemente, julgadas confirmadas, em períodos de reflexão. Também a responsabilidade do trabalho, sem preguiça! Colocou a mão no arado, não a pode tirar, a perseverança é dracma da coroa de paciência!

Um algo que levarei, além de todos os ensinamentos, é a importância da solidão. Ele escreve, "a solidão lhe permite um contato consigo mesmo". Refleti sobre a solitude e pude tirar grande proveito dos momentos de solidão, e mudar minha opinião negativa sobre eles.

Esse livro é uma riqueza e seu tamanho físico subestima em tamanho, grau e qualidade, o seu conteúdo. A experiência vale muito a pena!

Como diz Sertillanges "... O intelectual deve ter uma alma intelectual".
Que esse livro venha ajudar todo aquele que com humildade, quer melhorar a cada dia
Lima 08/02/2021minha estante
Incrível, terei que reler.