A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Valeria.Pinheiro 09/06/2023

Gostei muito da leitura desse livro. Sensacional!
Com toda certeza vou reler muitas vezes ainda.

Fabiano.Sousa 12/02/2021

Um livro que estava ansioso para ler, e realmente minhas espectativas estavam certas. Apesar da linguagem bem teológica, com o dicionário tudo fica mais fácil. Leitura que pretendo reler até o final de 2021 novamente.

Otoniel.Filho 20/12/2020

A vida intelectual
Retrata fatos, atitudes, para ter uma vida embasada em termos intelectuais, excelente livro

Pais 21/01/2021

Fascinante
Um dos melhores livros que já li. Fascinante, fantástico, me fez repensar muitos conceitos e confirmou outros. Para quem ama estudar!

Wedson 07/04/2021

Conselhos muito valiosos e palavras muito inspiradoras, vale muito a pena se ler.

13marcioricardo 15/02/2021

Excelente pra Iniciar.
De tantos valores que existem, um que para mim é sagrado, é a Verdade. Qual o meu espanto quando vi que a definição de um intelectual é a de alguém que busca a verdade... Bom, pelo menos o espírito de intelectual tenho.

Este é um belo começo pra quem quer iniciar uma vida de estudos, de sabedoria. Talvez não faça muita diferença pra quem já está na vida acadêmica, mas ainda assim é uma leitura proveitosa e válida, com muitos insights. A não ser, claro, que você sofra de presunção e afetação..

Por ter sido escrito por um padre, como outros do gênero, em algumas partes fica bem religioso, mas como disse, vale a pena. Aproveite.

Tiago.Costa 01/10/2022

Demorei para terminar de ler esse livro, mas aparti do momento q vi q não se tratava de um livro simples tive que mudar a forma de leitura para uma leitura mas analítica onde poderia ver e analisar os detalhes de cada ensinamentos e orientações. Bom acredito q terei q revê-lo novamente. Tem livros q vc le rápido mas tem uns q vc se aprofundar e esse é um desses.
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano ?

Janaína Calmet 22/09/2020

“A fonte do saber não está nos livros; está na realidade e no pensamento. Os livros são placas de sinalização; a estrada é mais antiga, e ninguém pode fazer por nós a viagem para a verdade.”

Sem a menor sombra de dúvidas, a leitura mais proveitosa deste ano. Uma obra atemporal, para ser RELIDA muitas, muitas vezes.

thexanny 18/11/2022

A vida intelectual
Este livro fala sobre a vocação intelectual e é para aqueles que querem fazer dela a sua própria vida. Esse livro é muito mais do que “dicas de estudos”. A vida intelectual é uma vocação e uma busca constante pela verdade.

Então veremos que é necessário constância, perseverança e paciência. Como Sertillanges diz, o intelectual é um consagrado, ou seja, ele vive para a verdade. Ele deve viver para isso com todo o seu ser. Não é apenas se sentar em uma mesa e ler um amontoado de palavras. Mas isso você perceberá conforme prossegue com a leitura.

Esse, obviamente, é um livro de cunho mais cristão, já que São Tomás de Aquino (que escreveu os dezesseis conselhos) era Padre e o livro fala sobre como essa caminhada deve ter como objetivo a Verdade eterna e a Eternidade. Mas eu não penso que por esse motivo o livro não deve ser lido por pessoas que não são religiosas, eu por exemplo, não sou, mas mesmo assim a leitura foi proveitosa.

Contudo, é necessário entender que haverá sacrifícios e não será fácil. Digo isso porque temos o costume de querer as coisas sem nenhum sacrifício e de modo instantâneo, mas não é assim.

“Ame a verdade e seus frutos de vida, por você e pelos outros; consagre ao estudo e a seu uso o principal do seu tempo e do seu coração.”

Em relação ao conteúdo do livro, irei fazer um breve resumo. O primeiro capítulo começa falando sobre a vocação intelectual. No segundo capítulo ele falará sobre as virtudes que são necessárias, como: a saúde da alma, a oração e a disciplina do corpo. No terceiro capítulo veremos sobre a organização da vida onde ela fala sobre as relações, a solidão, o silêncio interior e como o equilíbrio é indispensável. O resto dos capítulos falará sobre o trabalho em diversos aspectos (a preparação, o espírito), ou seja, quanto tempo você precisa dedicar, a escolha de uma especialidade, o espírito do trabalho, a leitura, a escrita e outras coisas. Tudo isso com uma escrita simples e com diversas metáforas e analogias que fazem nós entendermos melhor o que está sendo dito.

O livro é belíssimo, além de ter muito conteúdo são conteúdos de altíssimo nível. Acho que todos que querem começar ou simplesmente saber mais sobre a vida intelectual, deveriam dar uma chance para ele.

Os 16 conselhos de São Tomás para adquirir o tesouro da ciência:

1. Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente, pois é pelo que é fácil que convém chegar ao mais difícil. Este é, portanto, o meu conselho, e uma instrução para ti.
2. Quero que sejas lento para falar e lento para dirigir-te ao parlatório.
3. Guarda a pureza de consciência.
4. Nunca deixes de dedicar-te à oração.
5. Frequenta com amor tua cela, se queres ser introduzido na adega de vinhos.
6. Mostra-te amável com todos.
7. Não te preocupes com as ações dos outros.
8. Não sejas familiar demais com ninguém, pois o excesso de familiaridade engendra o desprezo e dá ocasião para afastar-se do estudo.
9. Não te envolvas de maneira alguma com as palavras e ações dos leigos.
10. Evita sobretudo os passeios inúteis.
11. Não deixes de imitar a conduta dos santos e dos homens de bem.
12. Não consideres de quem ouves as coisas, mas tudo o que se disser de bom, confia-o à tua memória.
13. Tudo que leres e ouvires, põe em prática, para o compreenderes.
14. Esclarece tuas dúvidas.
15. Esforça-te para armazenar tudo que puderes na biblioteca do teu espírito, como quem enche um vaso.
16. Não busques o que está acima de ti.

Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano ?

Lucas 06/11/2022

Livro bem interessante para que possuí o interesse de entrar na vida intelectual, métodos de estudos, pode ser bem produtivo, ótimo leitura!!!
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano

Vies Cristao 11/12/2020

Você é um consagrado
Todos que desejam trilhar o caminho da vida intelectual e assumir um compromisso com a Verdade, devem ler esse livro.

Livro bem prático, com escrita cativante. É uma verdadeira aula sobre caminho de estudos e escrita.

Recomendo!
Rodrigo 08/08/2021minha estante
Comecei a ler essa semana

Zaqueu 21/06/2021

Essencial para uma vida de estudos intelectual
Com dicas práticas, que ao serem colocadas no hábito da leitura teremos uma vida mais rica de conhecimento, aquele buscado em cima da verdade e não só do que costumamos ouvir.

Antonio 21/08/2022

Um prolegômeno para quem se interessa pela vida de estudos.
De antemão, o autor deste livro é um padre católico, mais precisamente tomista, de uma sabedoria gigantesca. O livro é crucial para quem está iniciando uma vida de estudos, ou para aqueles que nem sequer sabem que possuem uma vocação a vida intelectual!

Mais que uma recomendação, esta obra desmistifica o ?pseudointelectual?, e de forma direta, tomista/aristotélica traduz para os dias atuais, o fim último da vida de estudos.

Valério 08/02/2019

Valioso roteiro
Sertillanges apresenta diversos conselhos para aqueles que querem uma vida dedicada ao estudo e aperfeiçoamento, ainda que tenham outras obrigações em seu dia a dia (considera que basta dedicarmos duas horas por dia ao nosso aprimoramento pessoal).
Além de filosofar sobre a importância do saber, traz dicas práticas para ser bem sucedido como estudioso, tais como saber separar as principais obras, ter o tempo de lazer, o cuidado com as distrações.
Obra apoiada em São Tomás de Aquino.
Vários trechos dignos de nota mostram um livro bem escrito e ideias bem desenvolvidas. Fica um deles:
"O intelectual não é filho de si mesmo; ele é filho da ideia, da Verdade eterna, do Verbo criador e animador imanente a sua criação"

O livro tem base Cristã, mas pode ser lido mesmo por ateus, bastando para isso desconsiderarem trechos que remetem diretamente à religião.
Davi.Rezende 21/02/2019minha estante
Será que é melhor ler esse primeiro ou O Trabalho Intelectual - Jean Guitton?