A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Danilo 05/03/2023

Cultive a vida intelectual!
"Livrinho que temos que ler em vários momentos de nossas vidas. Padre Sertillanges nos trás ensinamentos básicos e hora elevados sobre o cultivo de uma vida intelectual e bons hábitos. Basicamente leiam São Tomas de Aquilo e façam exercícios! Rsrs

Felipe1468 12/07/2023

O intelectual
A busca pela verdade é o ponto principal, o intelectual tem que em primeiro lugar amar a verdade, pois se por vaidade tentar criar a sua obra, nada será aproveitada e logo vem o desânimo. O amor a verdade é o que conduz a vida intelectual, pois mesmo que não haja trabalho físico, existe um duro trabalho no seu escritório que só o amor pela verdade pode sustentar.

Erudito Principiante 07/08/2023

?A razão não pode tudo?
Publicado pela primeira vez em 1921 por A.-D. Sertillanges (1863-1948), padre e filósofo francês, esta pequena obra nos brinda com conselhos e orientações para aqueles que querem se dedicar à produção intelectual. Falando assim pode parecer simplista de minha parte, porém não poderia estar mais enganado aquele que chegar à tão equivocada conclusão.

Sertillanges considerou necessário elaborar este pequeno manual para o trabalhador intelectual pois ele se viu às voltas com pensadores que não tinham o menor pendor religioso, portanto, segundo ele, sem compromisso com a Verdade, que é eterna e provém de Deus. Ele também fez parte de um movimento de retomada do tomismo, vertente filosófica baseada nos escritos de São Tomás de Aquino. E neste Vida Intelectual ele cita várias vezes Tomás de Aquino e a última página contém os DEZESSEIS CONSELHOS DE SÃO TOMÁS DE AQUINO PARA ADQUIRIR O TESOURO DA CIÊNCIA.

O livro é dividido em nove capítulos no qual o autor dá conselhos valiosos aos trabalhadores intelectuais que vão desde a busca espiritual até caminhadas ao ar livre. Ele também aconselha (pasmem) a não ler demais, selecionando criteriosamente o que ler para não perder tempo e não ocupar a mente com coisas infrutíferas. Orienta a não negligenciar o convívio social, bem como praticar o lazer de maneira equilibrada e sem excessos para que a virtude não seja corrompida.

Mas não podemos esquecer que antes de ser filósofo ele é um padre, um homem de Deus, portanto vamos encontrar várias frases como esta: "A inteligência desempenha plenamente seu papel exercendo uma função religiosa, quer dizer, prestando um culto à verdade suprema através da verdade reduzida e dispersa". E orienta o trabalhador intelectual a nunca negligenciar suas orações.

Seu texto é fluido, simples e com várias frases marcantes ("A razão não pode tudo") inseridas em suas orientações e seus valiosos conselhos que verdadeiramente incitam à produção intelectual. Obra importantíssima para quem pretende trilhar este árduo e precioso caminho. E serve também para aquele que não quer, pois valoriza virtudes bem escassas atualmente...

RTM 16/12/2021

A Vida Intelectual - Como e quando ler
Esse é talvez o livro mais importante de toda minha vida.

Primeiramente, o adequado seria lê-lo em um plano de estudos após começar a desenvolver as primeiras ideias e teorias próprias, para uma melhor orientação.

O livro é basicamente um manual de como exercer a vocação intelectual, fornecendo tudo que alguém que deseja ao menos cultivar o hábito da leitura até aqueles que almejam o caminho dos grandes gênios precisam saber sobre como ser um intelectual.

Como ler é ainda mais importante: tenha em mente que esta é uma obra baseada na corrente tomista (ensinamentos de Sto. Tomás de Aquino).
Se não for cristão, verá que , com o devido cuidado, o que é falado pode ser aplicado à todas as religiões. Porém, sempre cuidando para não deturpar a obra.

Quanto à utilidade do livro; isso dependerá muito mais das virtudes que irá empregar nele do que no conteúdo em si. Avalie o valor da obra e empregue o esforço que julgar necessário.
Eu poderia tê-lo lido em uma semana, até menos; porém, empreguei um esforço considerável e obtive ótimos frutos.

Pedro 19/06/2020

Muito bom, o tom de conversa traz uma intimidade tremenda e faz parecerem conselhos de um amigo.

Leandra.Cagliari 05/09/2021

Que livro riquíssimo. Sendo sincera, eu achei que não daria conta de lê-lo, achava que tinha uma linguagem muito complicada, ou um conteúdo muito avançado para a minha pequenez, ou que seria uma leitura tediosa. Mas NÃO! Eu fiquei realmente surpresa com a linguagem clara e objetiva dele, parece uma conversa - séria - com o autor; o conteúdo é maravilhoso e todos os ensinamentos são enriquecedores. É, de fato, um livro para quem tem vontade de seguir a vocação intelectual e para ajudar aqueles que já a vivem.

Sidney.Muniz 04/04/2021

O autor traz dicas muito boas como leitura, organizar a vida, trabalho, escrever, espiritualidade e outros.

Thiago 24/02/2020

Minhas impressões sobre "A vida Intelectual"
Muito influenciado pelos ensinos de São Thomas de Aquino, Sertillanges escreve um verdadeiro manual para quem tem uma vocação ao intelectual. Detalhes da vida pratica, de relacionamento, priorização, leitura e estudo, enfim...
Eu termino essa leitura com a sensação de ter conversado com esse camarada por um bom tempo, como quem conversa com um amigo mais velho, um mentor. Até logo Sertillanges, pelo tom de nossa conversa, nos veremos algumas vezes nos próximos anos.

#leituraatual #lendo #livros #avidaintelectual #sertillanges #kirion

Ezequiel.Soares 23/08/2019

Você não pode passar dessa vida para outra sem ler esse livro.
O melhor, até o momento, que li esse ano

Zaqueu 21/06/2021

Essencial para uma vida de estudos intelectual
Com dicas práticas, que ao serem colocadas no hábito da leitura teremos uma vida mais rica de conhecimento, aquele buscado em cima da verdade e não só do que costumamos ouvir.

Valério 08/02/2019

Valioso roteiro
Sertillanges apresenta diversos conselhos para aqueles que querem uma vida dedicada ao estudo e aperfeiçoamento, ainda que tenham outras obrigações em seu dia a dia (considera que basta dedicarmos duas horas por dia ao nosso aprimoramento pessoal).
Além de filosofar sobre a importância do saber, traz dicas práticas para ser bem sucedido como estudioso, tais como saber separar as principais obras, ter o tempo de lazer, o cuidado com as distrações.
Obra apoiada em São Tomás de Aquino.
Vários trechos dignos de nota mostram um livro bem escrito e ideias bem desenvolvidas. Fica um deles:
"O intelectual não é filho de si mesmo; ele é filho da ideia, da Verdade eterna, do Verbo criador e animador imanente a sua criação"

O livro tem base Cristã, mas pode ser lido mesmo por ateus, bastando para isso desconsiderarem trechos que remetem diretamente à religião.
Davi.Rezende 21/02/2019minha estante
Será que é melhor ler esse primeiro ou O Trabalho Intelectual - Jean Guitton?

Ewerton Madeira 25/10/2022

Vida intelectual
Manual para uma construção da vida intelectual com base nos princípios cristãos. Meios para desenvolver seu hábito de estudo.
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano ?

Ewerton Madeira 04/01/2023minha estante
Excelente livro para ler no começo do ano.

Gustavo Lima 28/08/2015

Fraco, entediante e frustrante.
Não gostei. A proposta do livro é boa, mas achei este um livro fraco, entediante e frustrante. Fraco, devido seu conteúdo ser formado por preceitos extremamente simples que, em grande parte, não constituem nenhuma novidade. Entediante, pelo uso excessivo de metáforas cansativas e desnecessárias para explicar tais preceitos. Frustrante, porque esperava mais de um livro que faz parte da Coleção Educação Clássica da editora É Realizações, bem mais. O primeiro livro que eu li dessa coleção foi o “Como ler livros” do Mortimer Adler. Esse, sim, foi um livro que me deixou maravilhado! Mas este do Sertillanges... No entanto, isso não significa que não se possa aprender algo com ele. Se você é alguém que esteja começando agora sua vida intelectual, talvez ele sirva pra você, só que para mim não serviu muito. Nele não há nada de excepcional. Não o recomendo. O “Como ler livros” do Adler é mil vezes melhor!