A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Ju 16/04/2021

Importante
É uma obra muito importante na vida de todos aqueles que nutrem o hábito de estudar. É como um guia, com dicas preciosas a serem adotadas e que enriquecem a jornada. E que deve ser sempre consultado para que os ensinamentos estejam sempre frescos em sua mente.

leonardofigueiro 26/04/2020

Um manual de metodologia científica a para viver
Um verdadeiro manual metodológico para alguém que busca a verdade. E quando falo em verdade, me refiro ao sentido filósofico, e não teológico. Posso afirmar que, ignorando o sentido religioso das palavras, os conselhos são úteis sobretudo para a área acadêmica!

Brandon 30/06/2020

A vida intelectual
Extraordinário. O livro passa uma visão bem sólida e séria sobre a vida de um intelectual, essencial para estudantes.

Leo 26/02/2021

Inspirador
Há tempos não lia um livro tão simples e profundo ao mesmo tempo.

Entre outas coisas, Sertillanges diz que devemos funcionar integralmente como intelectuais. A vida intelectual é uma atitude perante a vida e não um acumulo de conhecimentos aleatórios ou de ordem estética. Isso faz o diletante.

Devemos zelar pela nossa saude, administrar melhor o tempo, escolher bem nossas amizades, etc... O mais importante é aprender a enxergar a Verdade nas coisas... Não é ler, desligar, e fazer outra coisa: é aprender a captar a luz da eternidade na natureza e nas pequenas experiências do cotidiano de forma que ela reverbere no seu ser.

Sertillanges me fez querer conhecer mais a fundo São Tomás de Aquino, aquela "Inteligência servida por órgãos".

Mateus.Muniz 25/04/2018

Um Livro ótimo como entrada
O livro do Sertillanges é ótimo na sua proposta, corresponde aquilo que o autor diz que irá trazer, um guia inicial para a vida intelectual, mais do que mera metodologia, o autor trata de como um intelectual deve se portar na sua vida "comum" não apenas no âmbito do estudo, como devemos pensar ver o mundo, sinceramente creio que um dos pontos altos do livro é a forma que ele escreve, é de uma magia fora do comum no leva a ver a vida intelectual de uma forma magica por assim dizer, além de que traz orientações para o "espirito" que normalmente não se encontra nas orientações modernas, e claro traz o que todo livro sobre o inicio de uma vida intelectual tem de trazer, os métodos de estudo, o tempo de estudo e a organização do estudo. É um livro para inciantes na leitura, uma introdução poderíamos dizer :D

Tiago Torres 03/02/2020

Livro pra vida!!
Foi uma indicação do prof Olavo de Carvalho. Não é uma leitura simples, pelo menos pra mim, mas é um livro que fala da VIDA como um TODO. Preciso ler novamente, pois tenho certeza que aproveitarei mais. Fala de tudo, em todos os setores da sua vida. Da dicas de como ter uma vida intelectual proveitosa. Leia e tenho certeza que irá mudar a sua vida.

Vivi GRM 25/02/2021

Me descobri aqui...
"Definitivamente, a obra que minha alma ansiava encontrar. Nela se encontrou e com ela permanecerá até o fim. Torna-se a partir de agora, um mestre na arte a qual Deus me enviou a trabalhar: as letras! Meu livro de cabeceira, de todos os momentos! Recomendo aos que, assim como eu, não fazem leituras superficiais...mas que faz da leitura, seu mergulho diário nas letras, nos grandes escritores, mestres e pensadores."

Erik Medeiros 25/11/2017

Fundamental
Um livro que todos deveriam ler. Essencial não somente para a vida intelectual, mais também para a vida como um todo em todos seus segmentos. Mudou minha vida.

Caio.Silva 08/05/2020

intelectualismo acima do comum
o livro nos ensina que para que tenhamos uma vida intelectual, devemos ter a verdade em todas as áreas, depositando toda sabedoria no momento presente quando estivemos fazendo algo. tudo esta ligado a verdade e no proposito que deus deixou preparado para as pessoas intelectuais. não lenhamos um livro de qualquer forma, mas devemos fazer com que o livro faça parte do seu ser, introduzindo a ele de uma forma com que pegamos a essência e praticando ela a qualquer momento. aprendi essas coisas no livro "a vida intelectual".

ririlimas 18/08/2019

"O intelectual é jovem até o fim..."
A Vida Intelectual é um pequeno guia para os interessados em nutrir seu espírito com o conhecimento e o saber.

Nesse livro o autor explica o que é a vida intelectual, elimina conceitos errados que muitos têm sobre a intelectualidade, e específica que atitude devemos ter perante a leitura e o estudo. Porém, mais do que isso, ele nos mostra como fazer da vida intelectual um modo de vida, que deve influenciar todos os outros aspectos de sua existência.

O autor cita o filósofo São Tomás de Aquino para embasar suas idéias bem como muitas passagens bíblicas mas também usa de outrospensadores e filósofos importantes para dar peso às suas explicações.

Achei muito interessante os diversos hábitos e práticas que devemos ter antes, durante e depois de uma sessão de estudo para tirar o máximo possível de nosso trabalho.

Na parte final do livro o autor nos dá motivos e nos incentiva a fazer da vida intelectual o nosso modo de vida. Leitura obrigatória para qualquer um que deseja começar uma vida de estudos e pesquisa.

"O intelectual é jovem até ao fim. Dir-se-ia que participa da eterna juventude da verdade. Amadurece geralmente muito cedo, mas conserva-se ainda na pujança de vida quando a eternidade o vem recolher."

Guilherme 16/07/2019

A vida intectual, como chamado divino.
A um bom tempo venho me ecoando a vontade em ler esse livro, por ele ser tido como a referência principal de grandes figuras conservadoras atuais. Eu, como um não-conservador, mas um bom debatedor e curioso me meti em buscar pelo livro.

O livro tem três prefácios, o primeiro escrito pelo professor Olavo de Carvalho, digamos que bem porcamente. Não que esperava muito dele, mas como o livro era tido como uma das suas maiores referências, deveria ser mais bem redigido. O segundo, escrito pelo sertillanges mesmo, foi o melhor dos três, ele citou Nietzsche e deu uma abrangência do que viria, em partes, por que visando esse segundo prefácio que raramente invocava Deus, Jesus, espírito... O livro em si foi totalmente diferente e cansativo.

Eu tenho como dito acima divergências ideológicas gigantescas com o cristianismo, portanto, a minha concepção é totalmente ideológica. O enredo, a narrativa em suma me interessou muito, mas quando ele buscava redigir o espírito, interligar o cristianismo e a vida intectual como um chamado, me brojava por completo.

Por fim, acredito que se tu esteja em dúvidas se deve investir seu tempo e seu dinheiro nesse livro e não acredita que você seja um iluminado por querer uma vida de estudos, não vale a pena. Mas se tu acredita que existe um Deus que espera seu deleite com os estudos, espera sua dedicação... Vá em frente.

Leonardo 25/06/2019

Sertillanges me prendeu e me fez refletir a cada momento em várias apresentações de certos paradoxos, se é que posso julgar assim. Propõe a solidão, mas não a solidão completa; propõe que se leia pouco, mas não motivado pela preguiça; propõe que se faça bem o que nos é devido, mas que não trabalhemos demais, ou só dediquemos à leitura. A lição para mim, no todo, é que ainda tenho muito a aprender com o caminho de leitura que estou a trilhar e que, sem Deus nada sou, tampouco serei. A simples recomendação de orações de Laudes, Completas e breves anotações do sonho em fichas tornaram-me outra pessoa de imediato; eternamento grato.

Blur @13lurmore 10/06/2020

Muita sabedoria
O livro do padre Sertillanges reúne muitos conselhos e reflexões úteis para nossas vidas atuais, apesar de ter sido publicado em 1921.
Durante a leitura do livro, grifei várias passagens e pensamentos os quais concordei completamente com ele.
Acredito que será uma boa fonte de consulta no futuro.
Tirando apenas um capítulo o qual se refere ao modo de arquivar anotações em fichários, pois hoje temos computadores, podemos tirar lições de vida importantes de todos os outros capítulos do livro.
Basta termos a sensibilidade de compreender e absorver para nossas vidas.
Recomendo a leitura para quem gosta de filosofia, ou que esteja em busca de aconselhamento de um homem muito sábio como é o caso do padre Sertillanges.

Leonardo.Freitas 09/02/2021

O Intelectual é um consagrado
Sertillanges é sobretudo necessário à formação humana, seja para uma vida cotidiana, seja para a formação intelectual convicta.
Aqui, exprime a ordem, os afazeres, os deveres de um ser de valor intectual e que, no mais, busca a intelectualidade prima.
Alinhado aos ideias de um preceito católicista, a figura divina está aqui em todas as partes, ao acordar e ao dormir. Poucas palavras podem definir este trabalho tão primoroso, apenas deve-se apreciá-lo. Em sua totalidade e prática posterior.