A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Andrecruz.psi 28/01/2024

A busca pela intelectualidade
Esse livro se não me engano era um dos livros preferidos do prof. Olavo de Carvalho.

Mas não foi esse o motivo pelo que me debrucei sobre ele. Ele entrou pra minha lista de última hora após o meu professor da pós em logoterapia indica-lo.

Esse é mais um daqueles livros que se não tiver controle ele fica todo riscado, porque apresenta muitos pensamentos valiosos e para não esquecer saio riscando sem nenhum receio ?.

É uma leitura muito boa, tem uma proposta espetacular para aqueles que buscam ter uma vida intelectual de forma verdadeira e não caricata.

Endre 23/01/2024

" Seria desejável que nossa vida fosse uma chama sem fumaça, que nada nela fosse impuro. Isso não é possível, mas o possível ainda é belo, e belos e saborosos são seus frutos. "

O padre Sertillanges nos entrega um verdadeiro guia de vida, livro base para qualquer pessoa que procure uma vida dedicada à verdade, sempre em sua busca, tomando proveito do que lhe é possível e cabível.

Larissa Trevizan. 24/01/2024minha estante
que citação linda!

Willian.Wendler 22/01/2024

Primeiro contato com filosofia
Acredito que por ser meu primeiro contato com a filosofia, o inicio foi bem arrastado e complicado, cheio de palavras que eu não conhecia, a cada dois parágrafos eu parava diversas vezes para consultar um dicionário, no entanto com o decorrer do livro, percebi que muito se dava a entender pelo contexto.
Na segunda metade do livro minha leitura teve maior fluidez, tive muitos aprendizados, alguns bem profundos, outros nem tanto, mas sem sombra de dúvidas é um livro muito interessante para quem tem uma certa curiosidade em se tornar mais inteligente. Estou ansioso para ler ?Trabalho intelectual? acredito que irá agregar muito em minha vida.

JoAo366 22/01/2024

10/10 Perfeito em todos os aspectos
Um livro perfeito, apresenta um conteúdo de muita importância, muito bem escrito e apresentado, regulado na medida certa, fácil retenção pela ótima escrita e uma leitura de extrema ajuda para todos que querem estudar.

Kamila.Rodrigues 18/01/2024

Vocação, trabalho e oração
A vida intelectual é uma vocação humana. Para alcançar a plenitude, é preciso se aprofundar na busca pela verdade ter continuidade. Para que a verdade se doe, é preciso se doar, dedicar tempo e esforço. Sertillanges procura dar ao leitor um caminho prático e objetivo para ordenar a vida intelectual e tirar bons frutos.

Maria.Gabriella 16/01/2024

Base da vida de estudos!
Padre Sertillanges em cada capítulo do livro apresenta passo a passo de como se ter uma vida intelectual, seja pra quem já é destinado por vocação ter uma, ou pra quem deseja evoluir nos estudos da escola/faculdade até pra quem está iniciando agora estudar e não sabe como.

Ele passa por vocação a intelectualidade, virtudes do intelectual, organização da vida de estudos, amizades no estudo, como escrever, como fazer um resumo, como ler, o que ler, o que e como reter as informações... E muito mais.

Eu li esse livro pela primeira vez em 2022, por indicação do Prof. Guilherme Freire, grande intelectual que muito admiro, e todas as indicações dele nunca me decepcionaram, pelo contrário, muito me fizeram crescer. Esse aqui é mais um.

Então se você deseja aprender a estudar, aprender a ter uma VIDA dedicada aos estudos, saiba que essa é a maior das indicações para se aprender a base da Vida Intelectual, da Vida de Estudo.

Matheus.Medeiros 12/01/2024

O livro logo em seu começo, trabalhará uma questão que será quase como um fio condutor de toda a obra, quem se lança a vida intelectual é um consagrado. Portanto, Sertillanges realça a importância da disciplina, da solidão do pensador e do ato, hábitos e modos de ler. Ele conduz o leitor por uma jornada na formação de hábitos que o levem a construir uma vida intelectual significativa.

É um livro com uma leitura mais robusta, mais difícil de assimilar, devido a palavras e referências a pensadores clássicos, como as inúmeras a Tomás de Aquino, por isso acaba-se lendo de maneira mais pausada.

GabrielBoone 09/01/2024

Prolegômenos de filosofia.
Escrito pelo Padre Frances
Sertillanges, também teólogo e filósofo, a vida intelectual tem um conteúdo de rica utilidade para aqueles que iniciaram ou pretendem iniciar uma vida de ardor e recompensa no desenvolvimento profundo do seu espírito.
O livro trata de questões como o isolamento do intelectual. O Cristão intelectual proposto por Sertillanges, sabe se isolar mas nunca é um individualista, ele não despreza o mandamento de unidade proposto pela Bíblia, pelo contrário, ele usa de suas amizades e necessidades da vida ordinária para extrair algo útil para seu crescimento espiritual.
Entendemos também que um intelectual é um intelectual em tudo! Seja no trabalho, na alimentação ou em exercitar-se, tudo isso compete para uma melhor vida em espírito, pois todo o corpo pensa junto com sua mente.
Destaca-se que a saúde espiritual e o compromisso com a verdade são as maiores virtudes de um intelectual. " A pureza do pensamento exige a pureza da alma ". Uma boa vida intelectual é fruto de uma vida espiritual saudável e constante e também do quanto nos comprometemos com a verdade.

Davi.Santos 31/12/2023

Preparação indispensável
Foi uma leitura muito proveitosa, apesar de algumas dificuldades devido a capacitação intelectual do autor.
Considero indispensável para esta geração, pelo menos para aqueles que buscam ser cada vez mais preparados e querem ter uma vida intelectual.
Sertillanges trás um verdadeiro manual para o iniciante nos estudos, um guia para aqueles que buscam cada vez mais conhecer a verdade!

Filino 26/12/2023

Um elogio à vida intelectual, entremeado com alguns conselhos
Nessas obra, Sertillanges destila um verdadeiro elogio da vida intelectual, tendo sempre como pano de fundo o Cristianismo e Tomás de Aquino (a busca da Verdade, escopo do intelectual, está intrinsecamente ligada a Deus e é uma atividade eminentemente cristã, como sustenta o autor). Aliás, a obra parte de dezesseis conselhos dados pelo Doutor Angélico acerca da dedicação à vida intelectual. Esses conselhos vêm ao final da obra, em latim e em português.

Sertillanges promove um longo elogio ao mister do intelectual; os valores e as exigências que essa tarefa comporta, bem como entremeia em seu discurso diversas "dicas" para quem deseja se aventurar nesse campo. É interessante como o autor diferencia os tipos de leitura e a rotina que o intelectual deve ter (inclusive com exercícios físicos e sem deixar de conviver com semelhantes). Em alguns momentos, esse elogio parece deveras floreado - e, em certas partes, até mesmo "datado", ao mencionar por exemplo o papel da esposa, mas há que se considerar que a obra foi escrita nos anos 20 (do século XX) e revisada no início da década de 40. De qualquer modo, não deixa de ser uma obra que incentiva e afaga o indivíduo que se aventura por essas paragens.

Igor_Resenha 24/12/2023

Recomendo a todos os estudantes !!
A obra possui inúmeras reflexões sobre a arte de estudar e de se dedicar uma vida inteira na busca pelo conhecimento. Aos estudante fica claro que APRENDER de fato não tem nada a ver com a nota na prova ou com sua média final na disciplina...tem a ver com DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO DIÁRIAMENTE NA BUSCA DO CONHECIMNETO....não adianta estudar de véspera, usar provas antigas ou colar, pois é na vida que está a real aplicação de seu conhecimento !!!
Sei que os pedagogos modernos vão questionar alguns ensinamentos do livros, mas, na minha opinião, a educação clássica pode não ser a melhor, contudo é a melhor que temos para produzir indivíduos pensantes que de fato usem sua massa encefálica e não fiquem escravos das mídias sociais ou das inteligências artificiais !!!

Thiago Carneiro 10/12/2023

O caminho do intelectual.
A vida intelectual é uma obra que abrange e aborda de forma profunda e reflexiva sobre a conduta de um caminho a intelectualidade.
Sertilanges divide o livro em três partes principais que discute diferentes aspectos da vida intelectual onde uma está ligada com a outra:
1 - A Vida Intelectual como Vida Espiritual:
Nesta parte, Sertillanges explora a relação entre a vida intelectual e espiritualidade. Ele discute como o desenvolvimento intelectual está ligado à pessoa como um todo, incluindo a importância da disciplina, da ética e do crescimento espiritual para uma vida intelectual plena.
Sertillanges faz referência ao pensamento de São Tomás de Aquino, discutindo a relevância dos sacramentos divinos no contexto da busca intelectual. Este aspecto espiritual não é apenas uma dimensão separada, mas fundamental para a integridade e profundidade do processo intelectual, ajudando a nutrir a mente, o corpo e a alma do intelectual em sua busca pelo conhecimento e sabedoria.
2 - Os Elementos da Vida Intelectual:
Esta seção trata dos componentes fundamentais da vida intelectual, como o estudo, a pesquisa, a leitura, a escrita e a reflexão. Sertillanges aborda métodos de estudo, técnicas de leitura proveitosa, o papel da memória e da criatividade na vida intelectual, entre outros temas. Um dos trechos que me identifiquei e acredito que seja a maioria de nós é onde ele destaca o desafio enfrentado por aqueles que têm pouco tempo disponível, mas ressalta que verdadeiros intelectuais, mesmo comprometidos com ocupações profissionais, reservam seu valioso tempo para o estudo, almejando fazer do trabalho intelectual o centro de suas vidas. Sertillanges aponta que essa dedicação traz uma recompensa profunda: o desenvolvimento do espírito. Dessa forma, ele aborda diversos elementos essenciais da vida intelectual, ressaltando a necessidade de priorizar o estudo e a prática intelectual, mesmo em meio a outras ocupações, visando a transformação interior e o crescimento espiritual do indivíduo.

3 - A Vida Intelectual em Sociedade :Aqui, o autor explora como a vida intelectual se relaciona com a sociedade. Ele discute a importância da comunicação, do compartilhamento de ideias, da influência mútua entre intelectuais, o papel do intelectual na sociedade. Essa abordagem me fez recordar da obra "A República" de Platão, onde Sócrates discute os ideais para construir uma sociedade ideal. Embora Sertillanges não faça uma comparação explícita com Sócrates, sua ênfase na influência dos intelectuais na sociedade ressoa com a noção socrática de um governante filósofo ideal na construção de uma sociedade justa. O autor destaca como os intelectuais, por meio de seu engajamento ativo na vida social e intelectual, podem influenciar positivamente o futuro coletivo, promovendo o pensamento crítico e contribuindo para o avanço e bem-estar da comunidade.

Por ultimo quero destacar um trecho do livro que aborda os diversos campos de nossas vidas que complementam a intelectualidade como tal.

? No fundo, tudo está unido e tudo é a mesma coisa. A intelectualidade não comporta nenhuma divisória. Todos os nossos temas são portas para penetrar no ?jardim secreto?, na ?adega de vinhos? que é o termo das investigações ardorosas. Os pensamentos e as atividades, as realidades e seus reflexos têm todos uum mesmo Pai. Filosofia, arte, viagens, cuidados domésticos, finanças, poesia e tênis podem formar alianças, e só se contradizem quando há desarmonia.

George 20/11/2023

Uma boa indicação.
Este livro é muito bom. Principalmente para aqueles estudantes que buscam entender o processo do conhecimento.

Thierry1 13/11/2023

Provavelmente a leitura mais importante que já tive, foi crucial ter sido este livro o meu primeiro contato com o gênero. Um livro com conselhos valiosos que valem para o resto da vida; que tangem desde a vida em sociedade, os estudos e a saúde física, espiritual e mental.

Lendariel 26/10/2023

Serve para iniciantes no mundo da leitura
Posso dizer que é um "manual" em forma de livro que não só se baseia em ensinar qualquer pessoa que deseja aprender e extrair melhor daquilo que lê, mas que queira desenvolver a escrita. Como foi um padre que escreveu, obviamente seu conteudo tem como fundo alguns principios cristãos e toca em temas como o desenvolvimento do espirito, por exemplo. Recomendo demais!