A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

thexanny 18/11/2022

A vida intelectual
Este livro fala sobre a vocação intelectual e é para aqueles que querem fazer dela a sua própria vida. Esse livro é muito mais do que “dicas de estudos”. A vida intelectual é uma vocação e uma busca constante pela verdade.

Então veremos que é necessário constância, perseverança e paciência. Como Sertillanges diz, o intelectual é um consagrado, ou seja, ele vive para a verdade. Ele deve viver para isso com todo o seu ser. Não é apenas se sentar em uma mesa e ler um amontoado de palavras. Mas isso você perceberá conforme prossegue com a leitura.

Esse, obviamente, é um livro de cunho mais cristão, já que São Tomás de Aquino (que escreveu os dezesseis conselhos) era Padre e o livro fala sobre como essa caminhada deve ter como objetivo a Verdade eterna e a Eternidade. Mas eu não penso que por esse motivo o livro não deve ser lido por pessoas que não são religiosas, eu por exemplo, não sou, mas mesmo assim a leitura foi proveitosa.

Contudo, é necessário entender que haverá sacrifícios e não será fácil. Digo isso porque temos o costume de querer as coisas sem nenhum sacrifício e de modo instantâneo, mas não é assim.

“Ame a verdade e seus frutos de vida, por você e pelos outros; consagre ao estudo e a seu uso o principal do seu tempo e do seu coração.”

Em relação ao conteúdo do livro, irei fazer um breve resumo. O primeiro capítulo começa falando sobre a vocação intelectual. No segundo capítulo ele falará sobre as virtudes que são necessárias, como: a saúde da alma, a oração e a disciplina do corpo. No terceiro capítulo veremos sobre a organização da vida onde ela fala sobre as relações, a solidão, o silêncio interior e como o equilíbrio é indispensável. O resto dos capítulos falará sobre o trabalho em diversos aspectos (a preparação, o espírito), ou seja, quanto tempo você precisa dedicar, a escolha de uma especialidade, o espírito do trabalho, a leitura, a escrita e outras coisas. Tudo isso com uma escrita simples e com diversas metáforas e analogias que fazem nós entendermos melhor o que está sendo dito.

O livro é belíssimo, além de ter muito conteúdo são conteúdos de altíssimo nível. Acho que todos que querem começar ou simplesmente saber mais sobre a vida intelectual, deveriam dar uma chance para ele.

Os 16 conselhos de São Tomás para adquirir o tesouro da ciência:

1. Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente, pois é pelo que é fácil que convém chegar ao mais difícil. Este é, portanto, o meu conselho, e uma instrução para ti.
2. Quero que sejas lento para falar e lento para dirigir-te ao parlatório.
3. Guarda a pureza de consciência.
4. Nunca deixes de dedicar-te à oração.
5. Frequenta com amor tua cela, se queres ser introduzido na adega de vinhos.
6. Mostra-te amável com todos.
7. Não te preocupes com as ações dos outros.
8. Não sejas familiar demais com ninguém, pois o excesso de familiaridade engendra o desprezo e dá ocasião para afastar-se do estudo.
9. Não te envolvas de maneira alguma com as palavras e ações dos leigos.
10. Evita sobretudo os passeios inúteis.
11. Não deixes de imitar a conduta dos santos e dos homens de bem.
12. Não consideres de quem ouves as coisas, mas tudo o que se disser de bom, confia-o à tua memória.
13. Tudo que leres e ouvires, põe em prática, para o compreenderes.
14. Esclarece tuas dúvidas.
15. Esforça-te para armazenar tudo que puderes na biblioteca do teu espírito, como quem enche um vaso.
16. Não busques o que está acima de ti.

Guilherme.Augusto 16/11/2022

A busca pela verdade
Uma senhora ajuda aos navegantes, principalmente, claro, aos de primeira viagem. O alimento rico que é esta obra não só ao intelecto, mas ao ser como um todo, faz-nos perceber e raciocinar sobre tudo até então despercebido.

A verdade, esta que é contumaz e sempre reveladora; que por muitas vezes machuca e não é muito bem quista, sempre prevalecerá, independente do tempo ou de nossa expectativa. E essa busca que é a base da vida intelectual: o compromisso irrestrito com a verdade.
O elo divino sustentador do ser e das ideias, está é a verdade. A base, o alicerce daquele que dedica à sua obra, a tudo ao seu redor que, pormenorizadamente, de forma simples e eficaz, nos é retratado por Sertillanges.

Todo o conteúdo, as instruções didáticas e concretas; os direcionamentos, bem como os ensinamentos (contando, claro, com as citações dos grandes mestres), emerge-se desde dentro e acende a lâmpada da instigação, da busca. A mim, particularmente, atinge na forma até de leitura daqui pra frente. Absorvendo cada detalhe e guardando-os na caixinha de minha memória, tão logo os porei em prática e laborarei com muito afinco e dedicação.

De grande valia é "A Vida Intelectual", não somente aos que serão grandes intelectuais, viverão de e para isso. Mas também para os leigos ou os mais simples (me incluo neste último), que usufruirão de tamanho conteúdo, levando e pondo-os em prática no dia-a-dia, remetendo-nos para mais perto do Divino, do Criador e da criatura, permitindo que por meio dese encaixe, fluem-se as ideias e, acima de tudo, revela-se a verdade.
Vai ser a minha primeira leitura do ano

Bruno 10/11/2022

Um clássico do pensamento intelectual que o secularismo e a crise cultural deixaram no esquecimento.
A vida contemplativa é virtude ocidental desde os pitagóricos da Grécia antiga. Alçada por Aristóteles, encontrou na filosofia patrística e, depois, em Santo Tomás de Aquino seus defensores mais ferrenhos. A vida intelectual se entranhou no cristianismo e intercambiou com a religião valores que, até o início do último século, não podiam ser atribuídos exclusivamente a esta ou aquela. Não à toa, veio do seio da Igreja Católica o grande avanço intelectual e científico ao longo da idade média, bem como a fundação do ambiente universitário.
Padre Antonin-Dalmace Sertillanges ergue-se nas costas destes e outros grandes pensadores da antiguidade, como Pascal, na construção de seu próprio método de vida contemplativa. Sob o argumento pitagórico de que o conhecimento engrandece a alma e aproxima-a da divindade, Pe. Sertillanges defende a vida intelectual como ferramenta, junto à oração, de ascensão religiosa.
100 anos após o início da obra, o desenho intelectual do autor está na resistência à decadência intelectual e moral do nosso tempo. Não deveria causar surpresa: a religiosidade e o conhecimento são a antítese de um projeto de emburrecimento programado e secularista que toma o mundo ocidental contemporâneo.
A resistência é conservadora: olhar para o passado e recuperar a vida de gênios que trouxeram a sociedade ao estado de conforto que encontramos hoje.
Nada mais básico que o lema beneditino: ora et labora. Ampliado por Santo Inácio de Loyola: "Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como tudo dependesse de você".
Vinícius296 10/11/2022minha estante
Muito boa sua breve análise

Natalia 04/01/2023minha estante
Excelente análise . Inicie recentemente este livro e estou achando maravilhoso.

Lucas 06/11/2022

Livro bem interessante para que possuí o interesse de entrar na vida intelectual, métodos de estudos, pode ser bem produtivo, ótimo leitura!!!
Vai ser a minha primeira leitura do ano

Ewerton Madeira 25/10/2022

Vida intelectual
Manual para uma construção da vida intelectual com base nos princípios cristãos. Meios para desenvolver seu hábito de estudo.

Ewerton Madeira 04/01/2023minha estante
Excelente livro para ler no começo do ano.

Tiago.Costa 01/10/2022

Demorei para terminar de ler esse livro, mas aparti do momento q vi q não se tratava de um livro simples tive que mudar a forma de leitura para uma leitura mas analítica onde poderia ver e analisar os detalhes de cada ensinamentos e orientações. Bom acredito q terei q revê-lo novamente. Tem livros q vc le rápido mas tem uns q vc se aprofundar e esse é um desses.

Alvazir de direito 30/09/2022

Excelente!
Uma obra espetacular. Abre e expande nossa visão sobre o que é a verdadeira intelectualidade, o que é verdadeiramente considerado um estudo, uma pesquisa, uma análise! Recomendadíssimo!

Dante 17/09/2022

Tapa na cara
Me motivou a ir atrás de estudar filosofia de verdade. Todo meu conhecimento de tudo é muito raso e eu nunca me aprofundo em nada, e esse livro me fez entender que ser intelectual não é só ler livros complicados pra dizer que leu, é ir a fundo e entender esses livros, o contexto do autor, o contexto da obra, as influências do escritor, etc.
Partiu Kierkegaard, dessa vez a sério

Alex 02/09/2022

Um manual de estudo
Literalmente, este livreto é um manual de como estudar.

Você precisa ler? Muito possivelmente não.
Ele acrescenta muito? Depende do quanto você é disciplinado e metódico.

Um autodidata beberá com certeza das dicas e macetes de como estudar com profundidade, foco e resultado.

Mas entenda, não é um livro a recomendar. Talvez até, posso dizer que ele é sacal em grande parte. Apesar disso, tem seu tesouro, escondido sob os cascalhos.

GRossati 31/08/2022

Finalmente eu terminei ele
Depois de 3 anos, eu finalmente peguei ele pra ler de hma vez e terminei, sem abandonar.
Sssssssssssss

C4io 29/08/2022

A vida intelectual
O livro é "simples" de certa forma porém cumpre o que promete. Mesmo cheio de informação diria que algumas partes deles são desnecessárias, o que é recompensado pelo fato de fatos necessários aparecerem durante a leitura, fazendo a leitura completa dele obrigatória. Não sei se é por causa da época em que foi escrito mas notei muitos pensamentos religiosos, aparecendo como uma espécie de "extra" para o público religioso.

Antonio 21/08/2022

Um prolegômeno para quem se interessa pela vida de estudos.
De antemão, o autor deste livro é um padre católico, mais precisamente tomista, de uma sabedoria gigantesca. O livro é crucial para quem está iniciando uma vida de estudos, ou para aqueles que nem sequer sabem que possuem uma vocação a vida intelectual!

Mais que uma recomendação, esta obra desmistifica o ?pseudointelectual?, e de forma direta, tomista/aristotélica traduz para os dias atuais, o fim último da vida de estudos.

@leituras.dalana 20/08/2022

Leitura muito proveitosa, cheia de conhecimento e me senti como se um amigo estivesse sentado na minha frente conversando sobre a beleza de ser quem somos e como devemos agir

Odylthon.Carvalho 23/07/2022

Introdução essencial à vida intelectual
O autor nos conquista já nas primeiras linhas. Com clareza e reverência pela Verdade, estimula o leitor a abraçar a vida intelectual como uma vocação genuína. O intelectual, segundo ele, não pode deixar de ser humano, fruto de seu tempo - mas deve elevar-se espiritual e cientificamente para que seus irmãos também possam ser elevados (e não rebaixados ante sua inteligência).