O Perfume

O Perfume Patrick Süskind




Resenhas - O Perfume


687 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lindsey 02/05/2024

Jean-Baptiste Grenouille nasce no chão de uma banca de peixes, em uma Paris do século século XVIII, onde tudo é fétido: as ruas com seus cavalos e esgoto, as casas mofadas e sem ventilação, as cozinhas com sua gordura de ovelha e repolhos, as chaminés com fumaça de enxofre, os curtumes cheios de gás tóxico, as pessoas com a falta de banho e por aí vai. Mas Grenouille é diferente de todos por dois principais motivos, primeiro porque ele não exala cheiro algum, o que causa de estranheza a medo, e segundo, porque ele tem um olfato extraordinário. Conforme vai crescendo (passando por uma infância difícil, de rejeições e provações) desenvolve tanto seu talento olfativo que conseguiria criar qualquer tipo de perfume. Mas desiludido e "enjoado" das pessoas e da cidade grande ele viaja para longe e se isola em uma montanha, onde vive por sete anos, até decidir voltar à civilização para criar um cheiro específico, um perfume perfeito. Só que para isso ele precisa de ingredientes encontrados apenas em algumas moças e matar não é problema. O livro é tão rico nas descrições que às vezes parece que dá pra sentir mesmo os cheiros, bem como as angústias da trama. Uma curiosidade: o músico grunge Kurt Cobain gostava tanto desse livro que o leu muitas vezes e até fez uma música inspirada nele, a "Scentless Appretince" do álbum "In Útero".

- Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
comentários(0)comente



Ruberrys 02/05/2024

Um livro que te vai te incomodar do início ao fim. Parágrafos grandes, pouco diálogo e muita nojeira. A escrita do autor é cativante, e é isso que salvou o livro pra mim.
(Que fixação é essa do homem com ruivas virgens?)
comentários(0)comente



Nês 30/04/2024

Não é o meu estilo, mas esse plot twist? Adorei a maneira de como ele é escrito, é um bom livro porém com muita enrolação
comentários(0)comente



Phil.Surniche 29/04/2024

O carrapato Grenouille, nascido em meio às viceras de peixes e deixado para morrer, sobreviveu. Nasceu com um dom: um olfato muito aguçado. Quase como um super poder esse olfato o permitia enxergar no escuro e desviar de problemas.Todos por onde esse ser sem alma e principalmente sem cheiro passou, o desprezaram, mas não ante de sugar de suas habilidades. A adaptação cinematográfica foi realmente muito boa, ocultando somente um período mais tedioso do livro. Mas essa narrativa é sensacional, a ausência de diálogo no livro e o formato intensamente descritivo pode cansar alguns leitores. Porém, a forma como é feita durante todo o livro aparenta que você foi contaminado pelo perfume produzido, pois ao invés de odiar a leitura e o personagem, a gente fica encantado, viciado e até mesmo torcendo a favor de Grenouille.
comentários(0)comente



Lucsaulykos 27/04/2024

Psicopatia que beira a fantasia
Patrick suskind, criou uma história muito envolvente que explora as nuances das percepções humanas e a psique de um psicopata. Quase que uma fantasia, nós somos guiadas pela história pelo olfato, parece que se vc querer, pode sentir os cheiros descritos, e os sentimentos da podridão humana. Uma história com um início incrível, que se arrasta um pouco no meio, mas, com um final chocante( ainda mais pra quem ainda não assistiu o filme). Uma obra que deve ser lida.
comentários(0)comente



Clauclau/Eu leio sim e daí 18/04/2024

O Perfume
Não recomendo para menores de 16 anos e pessoas sensíveis, seu teor pode desencadear gatilhos emocionais.

Já avisando... se tem estomago sensivel é melhor fugir dessa leitura, fortes sensações e odores irão te repugnar. Neste livro a frase " desgraça pouca é bobagem" é o resumo certeiro da obra. O Perfume é aquela leitura que mexe com os sentimentos, e com um dos sentidos mais incríveis, o olfato. Um enredo denso, macabro, doloroso, cruel e asqueroso que nos transporta para uma sociedade repulsiva em seus atos distorcidos, na higiene precária e na falta de postura do ser humano. Uma sociedade que por um lado se chafurda na riqueza e na podridão de seus corpos e em suas atitudes. Em outro lado a miséria, a invisibilidade e o desprezo dos menos favorecidos. Observamos no início com certa distância, mas no decorrer da história adentramos e somos sufocados.

Encontraremos personagens bem construídos e um enredo envolto a desconforto e repleto de horror. Até que ponto um psicopata pode chegar para concluir sua sanha assassina? Um gênio e também um louco.
Entenderemos que Grenouille não era amável porque, ele não conheceu esse sentimento.

Grenouille foi um rejeitado por todos e considerado como um objeto sem valor e sem cheiro natural. Ainda criança, percebeu ser capaz de distinguir vários tipos de odores, desde ao mau cheiro de corpos, de excrementos, até os perfumes mais delicados como as das flores, ou até dos mais estranhos como de pedra, mesmo estando distante. A partir de então um desejo descomunal cresceu dentro dele, obter a fragrância mais delicada e saborosa, para assim conquistar a França e o mundo. Mesmo que para alcançar a glória tivesse que cometer os piores crimes.

Uma leitura chocante e muito densa, mas incrivelmente sedutora, não conseguia parar de ler, apesar do autor ser bastante minucioso e arrastar um pouco as descrições em várias partes, mesmo assim curti demais!
Agora o final tem um desfecho incrível, muito louco e até certo ponto absurdo, não esperava por tanta sandice.
Recomendo!
comentários(0)comente



Lucas 18/04/2024

A primeira parte do livro é extremamente bem escrita. A escolha das palavras para descrição das cenas (e dos aromas) é perfeita, fazendo com que consigamos visualizar muito bem o que o autor quer nos mostrar.

Porém, no meio do livro, achei que o autor se perdeu um pouco e focou em acontecimentos pouco interessantes. A parte que Grenouille está na caverna, por exemplo, é extremamente entediante com descrições muito longas de ilusões e sonhos do personagem. Ao mesmo tempo, outros assassinatos são pouquíssimo explorados.

Na parte final do livro, se retorna o mesmo ritmo do início. O livro se encerra muito bem com um final surpreendente. É um excelente livro que vale muito a pena ler!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



geives.pacheco 15/04/2024

"Perfume", do Patrick Süskind, é tipo um daqueles livros que te puxa pra dentro de um mundo bem louco e sinistro. A história do Jean-Baptiste Grenouille é uma mistura de fascinação e horror, porque ele é tipo um gênio louco dos perfumes, mas também faz umas coisas super perturbadoras no caminho.
O jeito que o autor descreve tudo é bem vívido, te fazendo sentir como se estivesse lá, mas algumas partes podem ser meio pesadas demais pra quem curte uma leitura mais leve. No geral, se você curte uma vibe sombria e está afim de explorar as profundezas da mente humana, "Perfume" é uma boa pedida. Mas se não curte umas paradas pesadas, melhor passar longe desse perfume.
comentários(0)comente



Lourena2 14/04/2024

....
Demorei muitooo tempo para terminar esse livro, toda vez que pegava ele para ler eu dormia, literalmente, pensei em desistir pois achei a narrativa do autor muito maçante e chata mas queria entender o porquê às pessoas gostavam desse livro, pois além de filme também tem uma música do Nirvana sobre ele, e realmente bem pro final do livro ele te prende muito e o final é chocante, entendo o hype todo. Estava muito ansiosa para ler esse livro, o finalzinho foi o que salvou toda a narrativa confusa e maçante do autor que na minha opinião teria sido um livro favorito se não fosse por essa narrativa que quase me fez desistir.
comentários(0)comente



Mary 09/04/2024

Insano
Eu comecei amando, mas depois acabei desanimando, pq focava demais nos cheiros. Fiquei entediada em vários momentos com tantas descrições de cheiros. Mas o personagem é muito insano e o final foi bem chocante, então msm eu enrolando muito parar ler, no final achei que a leitura valeu a pena.
comentários(0)comente



Ana Caroline 03/04/2024

Eu adorei o livro! A história é bem contada, rápida e fácil de ler.
O autor realmente se esforçou e pesquisou sobre perfumes e aromas, eu achei muito interessante essa parte de perfumaria e cheiros.
O assassino é um sujeitinho muito estranho que não tem cheiro de nada, sempre ignorado e abandonado por todos pensa que se criar um cheiro perfeito as pessoas vão amá-lo.
O final é bem chocante, mas combinou com ele.
comentários(0)comente



Ana 02/04/2024

O perfume
Jean-Baptiste Grenouille nasceu literalmente no lixo, desprezado pela mãe, depois pelo padre, depois pela ama de leite ,depois pela mulher que cuidava dos órfãos...
Usado como " mula de carga", só para os trabalhos pesados mesmo com pouca idade.
Grenouille tem o dom olfativo. Consegue cheirar a quilômetros um cheiro irresistível. A criança com pouca mais de 12 anos sem nunca ter encontrado o amor , se vira e age por conta própria. Qdo vê a oportunidade de trabalhar com um perfumista fica fascinado em fazer o perfume perfeito que ele acha que é derivado de uma moça. Ele a espreita até ela estar " madura" para ser colhida.

Gostei? Gostei, o começo é beeem repetitivo porque o autor fala devtodis os cheiros umas 10x( ok autor, a gente já entendeu que tudo tem cheiro). Quase no final eu fiquei tipo Oi?????
E o final foi bem bom.
comentários(0)comente



mrajau 31/03/2024

Louco e profundo
Eu já tinha assistido ao filme e demorei para enfrentar o livro. Realmente é uma história muito maluca. Quanta criatividade!
Grenouille, odiado e desprezado desde o nascimento, um nada, um merdinha, como reitera o escritor, é por fim amado de tal forma que a expressão do amor não poderia ter sido outra, aquela sensação e necessidade que sentimos de ter a pessoa amada dentro da gente.
Os detalhes das essências dos perfumes são interessantes, há trechos enfadonhos, mas o final é surpreendente.
O pai de Laure, a última adolescente assassinada, chegou a expressar o desejo que sentia pela própria filha, diz que podia ser um homem qualquer, pois daí poderia deitar-se com ela, como homem. A orgia da multidão revela também o seu desejo secreto, tão convenientemente contido pelas convenções sociais. Isso pode aparentemente chocar, mas revela a essência do ser humano, tal como as notas dos perfumes escondidas e outras aparentes e gritantes. Não é a toa de Grenouille para reproduzir o cheiro humano tenha criado um perfume que levava merda de gato na composição. Chocante realidade.
O enredo é bem maluco, mas traz profundidade quando é depurado, quando dele se busca a essência da ideia.
Um livro que exala cheiros e realidades.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



687 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |