O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Mariana 27/03/2024

É um bom livro. Com capítulos não muito grandes, porém em alguns momentos se torna cansativo de ler.

Mar Duda 25/03/2024

Razoável
Uma história boa de ler, gostei já havia assistido ao filme a uns anos e achei o livro agora. Até que gostei.

Accorsitutu 24/03/2024

Escrita ótima
A escrita desse livro é ótima e cheia de detalhes, mais ao mesmo tempo é ruim por ser cheia de detalhes. pois te deixa um pouco traumatizado por ter muitas coisas explícitas. Tirando o fato de que você sai traumatizado, o livro é perfeito.

Pjmluvx 23/03/2024

Puts eu achei que ia gostar bem mais. O estilo da escrita é bem legal e o autor obviamente pesquisou todo e cada detalhe sobre o processo de fabricação de perfumes, mas só. Na história em si quase nada acontece e é tudo muito resumido, parecia mais que eu tava lendo um conto ou uma crônica, n sei explicar. Mas n é muito envolvente e da bastaaante sono.

Murasakibara12 21/03/2024

Insustentável odor dos seres
A voz narrativa desse livro é simplesmente sensacional, as prolepses e a instabilidade de proximidade com o protagonista deixam a história extremamente fluída, sem ficar enfadonha. O enredo é muito interessante e inteligente, a única parte que peca um pouco são algumas partes monótonas que duram demais e outras muito importantes que duram pouco.

Silvana.Pereira 20/03/2024

Acompanhamos a história de um assassino, que desde criança nunca se sentiu humano e sempre fora rejeitado...por não ter cheiro foi a vida inteira obisecado por perfumes e sua busca pelo perfume perfeito fez dele um assassino.

Gabriela 19/03/2024

Uma boa leitura (mas não é o suspense que pensamos).
Finalizei essa leitura e precisei de um dia para pensar e organizar meus sentimentos em relação a ela.

A história, que é vendida como um suspense, pode frustar muitos leitores (eu, por exemplo, fiquei muito na metade do livro), pois ela permeia por muitos outros gêneros que combinam mais com a proposta, como drama e fantasia.

Demorei um pouco para entender isso que descrevi acima então a leitura se mostrou arrastada e desinteressante por um bom tempo.

Dito isso, achei o início da história muito interessante, onde conhecemos mais do personagem principal, seus sofrimentos e sua vida até então. Mas, após isso, entramos em um looongo período detalhado e lento sobre perfumes, e mais outro sobre a degradação da sanidade do personagem (que já não tinha muita) no seu isolamento nas cavernas. Admito que foi muito difícil manter o interesse e pulei algumas das várias descrições extremamente detalhadas de aromas e loucuras.

No fim, a história pega bem suavemente no suspense, que não dá nem tempo de nos apegarmos pois em seguida já toma um rumo muito voltado a fantasia, virada que chega a assustar. Sobre o fim, foi o que mais precisei refletir e termino com a seguinte opinião: ele teve o que merecia. Nada mais podia ser tão ruim e doloroso para alguem como ele, do que morrer sem encontrar seu próprio cheiro.

No geral, a escrita é muito boa, pois nos leva para um ambiente onde somos capazes de sentir todos os cheiros. Mas, o ritmo, o excesso de detalhes, o gênero (que gera sim expectativas), a reta final bem absurda (principalmente a cena da praça e o final), me fizeram tirar algumas estrelas. :)

Liza 17/03/2024

Muito mais do que a história de um assassino.
Antes da minha visão sobre o livro, gostaria de reforçar uma coisa: ?a arte imita a vida?. Li diversas resenhas e nenhuma se atentou nisso. Nenhuma procurou entender o livro além das palavras, somente se frustrando sobre não ter aprofundamento nos assassinatos, já que esperavam que era isso que aconteceria. É o mesmo tipo de pessoa que lê senhor dos anéis e não consegue notar as críticas sociais em seus momentos mais nítidos. Leiam não somente as linhas, mas as entrelinhas, pois garanto um melhor aproveitamento surgirá até das ficções mais bobas que vocês nem imaginam a filosofia que os autores desejam passar para os leitores.

Dito isto:

Jean Baptiste foi uma figura acolhedora em suas filosofias e desejos. O nojo supremo pela massa lhe foi entendido antes mesmo da primeira página lida. O livro carrega ideais e críticas fáceis de se compreenderem, porém em seus nuances a mensagem principal lhe pode ser incompreendida ou ao menos notada (como eu pude comprovar ao ler os comentários do skoob). Corrói o peito, dilacera a felicidade e acalenta a alma de quê não importa o que façamos, estamos fadados ao desejos internos de cada um que tentam nós traduzir. O perfume me foi um filme aterrorizante quando vi o famoso final com apenas alguns anos de idade, depois, quando mais velha, tive a graça de achar novamente e assistir por completo. Como grande parte dos filmes, não se pode compreender a essência pura dos personagens, cuidadosamente escritas nos textos originais. Graças a isso eu não imaginava a tamanha carga que tal obra carregava. Agora compreendo certa parte, mas não o todo, pois acredito que uma segunda leitura me tratá ainda mais proveito. Uma obra que brinca com os seus sentimentos mais extremos ao mesmo tempo. Em disparada achei meu livro favorito.

Séh 14/03/2024

Incrível e sensorial
O Perfume é um livro extremamente bem escrito, o autor consegue traduzir em palavras o sensório que talvez seja o mais difícil de descrever que é o olfativo, o leitor vê e sente cada cenário e personagem. Com descrições cruas e um trama envolvente é um livro que vale muito a pena ser prestigiado.

Henrique Vaz Martins 14/03/2024

O Perfume | Patrick Süskind | 208 páginas

O perfume conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, um gênio terrível, talvez o maior deles, mas seu nome não se encontra ao lado do de outros gênio terríveis pelo único fato de ter se dedicado a arte da perfumaria e não a da guerra como os outros, porém seu rastro de maldade não fica para trás.

Grenouille, nasceu com uma incrível habilidade, uma habilidade ímpar por assim dizer, ele nasceu com a capacidade de sentir e distinguir todos os odores a sua volta, mas na qualidade de órfão de uma criminosa confessa ele não exposto a muitas oportunidades durante o início da sua infância.

Sua presença sempre causou extrema inquietação as pessoas ao seu redor e ao longo do livro descobrimos que essa inquietação é causada pela absoluta falta de cheiro que ele emana, sendo comparado ao filho do demônio em diversas partes do livro.

Sem um objetivo de vida e extremamente resiliente, exclusivamente por autopreservação, Grenouille estava contente em buscar, conhecer e reconhecer todos os aromas ao seu redor.

Tudo isso muda, no entanto, no momento em que ele sente a mais intoxicante e inebriante fragrâncias que o faz atravessar uma boa parte de Paris até encontrar sua origem.

A origem dessa fragrância é nada menos que uma bela jovem ruiva e o efeito de seu cheiro é tão inebriante para Grenouille com seu nariz super apurado que nesse momento ele decide que precisa obter para si aquele aroma a todo custo.

A história segue em frente contando a vida, a genialidade e os crimes de Grenouille até seu surpreendente e derradeiro fim.

Para mim este foi um livro surpreendente e com uma história incrível. Os detalhes das descrições dos processos da perfumaria sem contar com a descrição dos odores que Grenouille é capaz de identificar sem dúvida fazem a leitura valer seu tempo.

Meu ponto negativo no entanto vai para a escrita do livro que é contada majoritariamente em discurso indireto, altamente descritivo e com pouquíssimo diálogos fazendo da história uma leitura extremamente lenta, pelo menos para mim.

Nota: ???????

Yasmin.Hass 12/03/2024

Um aviso a futuros leitores.
O livro é inegavelmente bom, todavia, encontrei muita frustração nele. Frustrações pelas minhas próprias expectativas.
Ora! O livro já diz: a história de um assassino. Não temos foco nos assassinatos, investigações e nem nada do gênero.
Esse livro é, literalmente, a história de um assassino. Muito lento as vezes, avassalador em outras mas definitivamente merece a leitura e aluga um triplex na nossa cabeça.
Me frustrei porque esperava um suspense, um mistério, investigação e assassinatos mas o erro foi meu. Não cometam o mesmo erro e com toda certeza irão amar o livro. Muitas vezes são nossas expectativas que estragam um livro.

Sté 09/03/2024

Apenas uma gota
O personagem tem uma coisa meio mística nele, em suas características, sua "invisibilidade" e seu desfecho. A escrita do autor é bem fluida, mas no meio do livro vai dando um desânimo em continuar a leitura, fiz uma pausa e depois retornei. O final é rápido e instigante, as páginas finais são impressionantes, e impactantes, principalmente, pelo o que acontece ao protagonista.

Nadia 06/03/2024

Olfativo!
Gostei muito do início que mostra toda origem do personagem e sua construção, já a parte técnica da preparação dos perfumes achei muito cansativo. Queria mais descrição da relação do perfumista com as vítimas, pois foi narrado de forma bem superficial, ainda assim é um bom livro.
NatyNatalia 06/03/2024minha estante
Parece ser bem interessante!

Clio0 05/03/2024

Pesquisas com o mesmo tema desse livro existem há anos: o que nos torna atrante ou repelentes para o próximo... é o nosso cheiro.

Jean-Baptiste é um jovem parisiense nascido com duas peculiaridades que marcaam seu ostracismo e sua profissão. Primeiramente, ele não possui cheiro. O que poderia ser uma vantagem na França do século XVIII - onde o fedor era marcante - age como um repelente natural. As pessoas naturalmente desconfiam ou se afastam dele, algumas violentamente. Em segundo lugar, ele é dono de um olfato apurado que lhe permite identificar os componentes de todos os olores que lhe chegam as narinas, tornando-o capaz de criar os mais maravilhosos perfumes.

Essa ideia que mais parece a trama de um conto de fadas é também o início da história de um assassino serial. Incapaz de se relacionar com outros seres desde a mais tenra idade, Jean-Baptiste não possui empatia, nem mesmo se enxerga como parte da espécie humana.

Toda a sua atenção é voltada para aquilo que lhe falta, o cheiro. Logo, sua trajetória revela-se na busca violenta por aquilo capaz de provocar a mais necessária das emoções: o amor.

Süskind faz questão de escrever a história de forma que o leitor sinta o mesmo asco pelo personagem que as pessoas descritas em sua volta. A tradução merece louvores por ter conseguido manter essa característica.

Recomendo.
JVVM 05/03/2024minha estante
Amei a resenha!

Núbia Cortinhas 13/03/2024minha estante
Esse livro é um clássico dos thrillers, eu gostei muito dessa leitura e realmente a tradução é muito boa. A gente consegue "sentir" os fedores da cidade e os perfumes. ?