O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Regiane 30/06/2010

Um livro maravilhoso e envolvente!!!
O autor conseguiu proporcionar uma sensação de realismo, que nos prende a ponto de parecer que estamos realmente vivenciando aquilo tudo, como sentindo a fragância dos perfumes, isto é, como se ele parecesse penetrar a mente do psicopata, explorando de forma magistral o mais esquecido dos sentidos - Quem não se sente fascinado pela descrição exata dos diferentes ambientes olfativos? Por exemplo, senti-me fisicamente enjoada ao ler algumas passagens mais "fedorentas". "O perfume" tem esse grande mérito!

A história é misteriosa e muito perturbadora, com uma idéia genial e única de Patrick Süskind - que você ama ou odeia.

Grenouille é um personagem muito curioso. Alguém capaz de despertar pena, mas também de despertar desconfiança, admiração, medo, ódio e repulsa.

A pergunta que fica é: Podem existir pessoas como Grenouille? Com relutância, concluo que sim. Sim, a genialidade pode levar ao isolamento e à solidão. A obsessão pode criar monstros. O remorso pode desaparecer da consciência de quem trilha caminhos estreitos e obscuros. Sim, é difícil, senão impossível sentir o próprio cheiro, nem existe espelho que mostre a nossa própria imagem interior. O destino pode ser cruel ao colocar indivíduos superdotados no pior local do mundo para o florescimento de seu potencial. Quantos fanáticos cometeram atrocidades em nome de idéias supostamente perfeitas?

Um livro mais que recomedável, considero um dos melhores que eu já li. Consegui captar cada cheiro, desde o "nascimento",ou melhor dizer, desde o início!!!! Achei incrível!!!
Cris 16/05/2011minha estante
Assisti o filme e fiquei fascinada. Porém, imagino que a leitura será muito melhor.

drixza 12/01/2012minha estante
já faz tempo que vi o trailer do filme, mas ainda não tive oportunidade de vê-lo. Acabei de comprar o livro e, com esta resenha fiquei muito mais interessada em lê-lo...

Dene 10/09/2012minha estante
Gostei da resenha.
Li o livro e assisti o filme
O livro é denso,estranho,
porém o filme deixa a desejar!

Shay 23/03/2013minha estante
E mais um pouco, descreveria meus sentimentos a respeito desse livro. E o achei por acaso na biblioteca, não é que algumas coisas surpreendentes nos acontecem?

Jhé 20/05/2013minha estante
Ótima resenha. Deixou o livro bem mais interessante agora.
"O destino pode ser cruel ao colocar indivíduos superdotados no pior local do mundo para o florescimento de seu potencial" Realmente, boa reflexão.

Helder 17/01/2014minha estante
Otima resenha. Também acho este livro uma obra de arte.

Nati 15/11/2014minha estante
Excelente resenha!! Há algum tempo quero ler esse livro, porém me faltou oportunidade e coragem, porque várias pessoas descrevem o livro como "muito pesado". Mas não desistir de lê-lo, e sua resenha só me incentivou mais.

Laura Rangel 27/10/2016minha estante
Pensa num filme que conseguiu me tirar o fôlego! Foi incrível, me senti fascinada, extasiada, flutuando...! Se somente com o filme me senti assim, imagino o que o livro poderá me causar... Ansiosíssima para ler essa obra-prima (*o*) e a sua resenha só aumentou o meu anseio por essa leitura!

Analucia Mine 23/05/2019minha estante
Escolhi esse livro na biblioteca pública da minha cidade, há quase 30 anos, e nunca me esqueci dele, sempre tive vontade de ler de novo e acho que começarei agora. Muito bom!

Castro 01/12/2020minha estante
Sua descrição foi perfeira

Castro 01/12/2020minha estante
Sua descrição foi perfeita

Sabrina.Rocha 02/02/2023minha estante
Este livro é maravilhoso! Faz muito tempo que li, mas lendo o que escreveu, deu vontade de ler novamente. Obrigada!??

Nathalia998 30/01/2024minha estante
Não li o livro,porém. Assistir o filme. Geralmente o livro é melhor do que o filme. Sua resenha é a melhor definição do filme/livro.

Clio0 05/03/2024

Pesquisas com o mesmo tema desse livro existem há anos: o que nos torna atrante ou repelentes para o próximo... é o nosso cheiro.

Jean-Baptiste é um jovem parisiense nascido com duas peculiaridades que marcaam seu ostracismo e sua profissão. Primeiramente, ele não possui cheiro. O que poderia ser uma vantagem na França do século XVIII - onde o fedor era marcante - age como um repelente natural. As pessoas naturalmente desconfiam ou se afastam dele, algumas violentamente. Em segundo lugar, ele é dono de um olfato apurado que lhe permite identificar os componentes de todos os olores que lhe chegam as narinas, tornando-o capaz de criar os mais maravilhosos perfumes.

Essa ideia que mais parece a trama de um conto de fadas é também o início da história de um assassino serial. Incapaz de se relacionar com outros seres desde a mais tenra idade, Jean-Baptiste não possui empatia, nem mesmo se enxerga como parte da espécie humana.

Toda a sua atenção é voltada para aquilo que lhe falta, o cheiro. Logo, sua trajetória revela-se na busca violenta por aquilo capaz de provocar a mais necessária das emoções: o amor.

Süskind faz questão de escrever a história de forma que o leitor sinta o mesmo asco pelo personagem que as pessoas descritas em sua volta. A tradução merece louvores por ter conseguido manter essa característica.

Recomendo.
JVVM 05/03/2024minha estante
Amei a resenha!

Núbia Cortinhas 13/03/2024minha estante
Esse livro é um clássico dos thrillers, eu gostei muito dessa leitura e realmente a tradução é muito boa. A gente consegue "sentir" os fedores da cidade e os perfumes. ?

Núbia Cortinhas 15/04/2022

Impactante!!
Ainda estou impactada, embasbacada com esse livro!! Uauuuu!!
Patrick Suskind nos surpreende com o seu poder criativo, com a sua magia na escrita em nos transportar para a França do século XVIII.

O seu poder descritivo é tão forte que temos a sensação de sentir todos os odores, sejam cheirosos ou fedorentos, ele nos faz visualizar o cenário com tal maestria para acompanharmos a estória de Jean Baptiste Grenouille, um homem sem odor e com um super olfato. Sofrido, rejeitado, explorado, amoral, mas com um talento que o seu olfato super aguçado proporcionou, a habilidade de brilhar na indústria da perfumaria e assim dedicar-se de maneira obsessiva na produção do melhor perfume, da melhor fragrância... Nem que para conseguir tal matéria prima seja necessário matar.

Este livro às vezes tragicômico, às vezes poético ou ainda simplesmente trágico tem um final terrivelmente surpreendente, bizarro, impactante! Vale a pena ler e quem leu não vai esquecer do famigerado perfumista Jean Baptiste Grenouille.
Rivaldo.Santos 16/04/2022minha estante
Fiquei Muito estarrecido com esse final. Mas achei apoteótico! Porém, o que mais me chamou atenção é que a obra há poucos diálogos (Mas de forma alguma é um demérito, muito pelo contrário), mas o poder descritivo que o autor trás é tão incrível que por vezes você sente o cheiro dos perfumes que Grenouille faz. E o comeco desse livro é uma das coisas mais nojentas que já li kkkkkkkkkkk

Núbia Cortinhas 16/04/2022minha estante
Concordo plenamente! É incrível como o autor faz a gente vivenciar os fatos com poucos diálogos, aliás Grenouille só falava o básico e o necessário na concepção dele, só o que lhe interessava, já que ele apreciava a solidão. E o início da estória realmente é um soco no estômago, kkkkk.

Aline Silva 16/04/2022minha estante
Amo esse livro. ?

Dhewyd 02/05/2022minha estante
Que resenha top

Núbia Cortinhas 02/05/2022minha estante
Ahhh! Muito obrigada Dhewyd! ?

Dessah 29/12/2023minha estante
Sua resenha me fez lembrar muito o filme, pois tive as mesmas sensações que descreveu.
Ainda não li o livro, mas com certeza entrará para a lista ?

@tigloko 08/10/2023

"Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas"
Gosto quando os livros têm esse estilo sensorial. Aqui o autor usa e abusa desse recurso, é bastante imersivo. São descritos os aromas mais comuns( bons e ruins) até os mais inusitados, como o cheiro do vidro ou de uma maçaneta, para se ter uma ideia do nível do olfato do protagonista. Foi uma loucura embarcar nessa jornada pelos odores. A parte que ele cria um perfume para cada situação( para se manter disfarçado ou chamar atenção, por exemplo) fez minha cabeça viajar. Tem um pouco de ficção histórica também, que para mim é sempre bem vindo.

É uma pena que a leitura seja bem chata em alguns desses momentos, pelas longas descrições da preparação dos perfumes. Entendo que é preciso descrever o mínimo para se conhecer e entender. Mas chegou um momento que eu não estava mais aguentando esse tanto de processos descritos repetidas vezes. Acredito que dava para ter cortado muita coisa para a leitura fluir melhor. Porém, mesmo com essa enrolação toda, a leitura flui até que bem, visto ser um livro com poucos diálogos.

Meu maior problema com o livro foi seu desfecho. Eu não consegui entender qual era o propósito do protagonista. Ser amado ? Odiado? Ter o controle sobre todos através do aroma? Eu realmente fiquei bem confuso quanto a isso. Mas, no geral, foi um bom livro apesar de ter meus problemas com ele.

Michela Wakami 27/06/2021

Perturbador
Realmente um livro que revira suas emoções, o nosso protagonista é um ser que nos traz repulsa.
Gostei muito do início do livro e criei muitas expectativas, mas no decorrer da história, comecei a achar algumas coisas muito forçadas em alguns pontos. O final não me agradou, achei muito profano e a história do protagonista muito rasa, menos da metade do livro eu já tinha perdido o interesse no que ia acontecer com ele, e com o desenrolar da história.
No meu caso, preferiria não ter lido.
Não gosto de histórias rasas, profanas e perturbadoras.
Karol Alencar 28/06/2021minha estante
Eu queria ser uma abelhinha pra ver a cara do Cassius com essa nota pro livro favorito dele ?????

Michela Wakami 28/06/2021minha estante
Nem me fala.?????

Eliza.Beth 28/06/2021minha estante
Meu Deus kkkkk meia estrela
Poxa, que pena que vc não gostou!

Michela Wakami 28/06/2021minha estante
Oi Eliza, infelizmente não gostei.?

Karol Alencar 28/06/2021minha estante
Cassius corre aqui kkkkkkkkkkkkk

Eliza.Beth 28/06/2021minha estante
Tudo bem Michela. Literatura é assim mesmo, algo muito pessoal mesmo. ?

Bart 01/07/2021minha estante
Kkkkkkkkk meia estrela!! Tem livro q mts adoram e mts detestam, e isso é mt bom!
Só assisti ao filme (nem sabia q tinha livro), pelo visto o filme romantizou e fantasiou mt o que está a volta do assassino! Quer queira ou não, ele matava p/conseguir a essência das vítimas (tem isso no livro?), pelo visto o livro termina mesmo no bacanal antropofágico kkkkkkkk!!

Cinara... 18/10/2020

Sensacional!!!!!
"E de súbito a solidão caía sobre seu ânimo qual negra superfície de espelho. Ele cerrava os olhos. Abriam-se os escuros portões de seu interior, e ele entrava . Iniciava-se o espetáculo seguinte do teatro grenouilliano da alma. "

Um livro que você começa a ler e não quer parar até chegar ao fim!!!! Amei a história (filme igualzinho, então só assista depois da leitura!) amei a escrita, só não amo essas edições ?

Jorlaíne 10/12/2023

O clássico "o livro é muito melhor que o filme"?
Que livro fantástico!
Eu fui arrebatada pelo cheiro das pessoas, dos animais, de Paris e pela ausência de cheiro do protagonista.
A sinestesia deste livro é sensacional!
O anti-herói Jean-Baptiste Grenouille nasce em meio a uma venda fétida de peixe. Sua mãe o deixa embaixo da mesa de peixe após o seu nascimento, para que, assim como os irmãos, seja descartado junto aos restos de peixe.
Ele nao tem odor, mas seu nariz consegue sentir todos os cheiros do mundo. No decorrer da narrativa ele busca por seu objeto de desejo, e o faz mediante a inúmeros assassinatos de jovens virgens, lindas e com um cheiro característico.
O autor conseguiu passar ao leitor o grande porquê da vida de todos os seres humanos. Todos buscam um único objetivo. Desde o ser mais desprezível, até o melhor dos seres buscam a mesma coisa. E eu deixo aqui essa sugestão de leitura para essa grande reflexão!
Fabio.Nunes 11/12/2023minha estante
Ainda bem que nunca ouvi falar do filme. Já coloquei esse aí na minha lista agora. Excelente resenha Jorlaine.

Cleber 11/12/2023minha estante
??????

Jorlaíne 11/12/2023minha estante
O filme também é muito bom, Fábio. Vale a pena.

Renata CCS 29/03/2014

Uma leitura que não aguçou os sentidos.

"É que o perfume denuncia o espírito
Que sob as formas feminis palpita...
Pois como a salamandra em chamas vive,
Entre perfumes a mulher habita."
(José de Alencar)

Ambientado na França do século XVIII, O PERFUME conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, dono de um olfato apurado, péssima aparência e de poucas falas, ele descobre nos cheiros e aromas do mundo o sentido de sua existência. Rejeitado desde seu nascimento, quando foi abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado, também é uma pessoa que não exala cheiro, que não se emociona, que cresceu como um animal que “fareja”, e que não apenas desconhece os nomes dos odores que identifica, mas também de tudo aquilo que se constitui humano. É ainda muito jovem quando descobre ser dotado de uma sensibilidade olfativa fora do comum e impressionante percepção de pequenas e determinantes sutilezas ignoradas pelos homens. Consciente do gigantesco poder que detém nas mãos, Jean-Baptiste parte em busca do perfume absoluto, a essência perfeita que lhe permitirá seduzir e dominar qualquer pessoa. E é assim que o assassino vai sendo forjado: sem conhecer o certo e o errado, totalmente amoral e tomado por uma obsessão que o leva a roubar a essência dos corpos de suas vítimas. Um personagem assustadoramente ambíguo: um autêntico selvagem com alma de artista. Um indivíduo sem cheiro, atrativos ou alma.

Fenômenos de massa costumam me deixar com o pé atrás, tamanho o desapontamento que toma conta de mim quando não consigo evitar a desolação diante das elevadas expectativas. Mais do que a simples história de um assassino, O PERFUME é uma viagem pela alma perturbada de um homem dotado de percepções adversas e surreais. Para mim, a experiência desta leitura foi como experimentar um sonho insólito. A narrativa de Patrick Süskind é detalhista e rica em associações olfativas e visuais, uma extensa descrição de aromas. Para qualquer pessoa que tenha dificuldade em descrever cheiros, este livro nos fornece todos os adjetivos que podem ser usados para esta finalidade. Neste aspecto, o autor supera qualquer capacidade de descrição. Porém, tirando este largo aproveitamento de adjetivos, o livro não conseguiu me cativar. É um enredo original, uma mistura de realidade e fantasia, com acontecimentos cruéis e delicados, mas não é um tipo de escrita comum ou um enredo de gosto universal. Infelizmente a interessante premissa do livro perdeu-se em determinado momento, quando o protagonista me pareceu muito mal explorado dentro de suas amplas possibilidades. A meu ver, tornou-se um personagem extremamente caricato. E o pretenso suspense criado foi, para mim, uma narrativa cansativa, arrastada, confusa e desmotivante, sem mencionar seu final bizarro. Não encontrei algo que me fizesse apaixonar pelo livro e devorá-lo. Talvez me falte sensibilidade necessária para compreender o que escapa a lógica dura, já que cheiro é o que mais temos de primitivo e irracional em nós, e que o universo do olfato tem um alcance instintivo, onde a racionalidade só entra depois. Em resumo, não vi em nenhum momento algum elemento que me instigasse ou que me fizesse sentir não só todos os cheiros, mas a agonia de não tê-los.

Para muitos, é um livro que convida a muitas releituras, revivências e reinterpretações Para mim é apenas perfeitamente esquecível e uma categoria de leitura que nunca será unanimidade.

Resenha originalmente publicada em 20/01/2014.
Paty 20/01/2014minha estante
Acho que nunca gostei tanto de uma resenha com uma opinião tão divergente da minha sobre uma obra. Um ponto de vista totalmente novo e muito bem colocado. Mas não se engane: pode ter certeza de que não lhe falta sensibilidade alguma!

Arsenio Meira 20/01/2014minha estante
Renata,
No dia em que lhe faltar sensibilidade, o Sertão vai virar Mar... Ou o Mar vai virar Sertão.
Discutir os motivos que nos distancia do bem-querer de determinado livro, com essa argúcia e clareza inarredáveis, é mais difícil, bem mais difícil do que referendar uma obra que nos encanta. É minha opinião. Inclusive, sobre esse romance. Que li, e esqueci de cadastrar aqui, pois lembro nitidamente que o achei fraco. Aos que gostaram, a certeza de que o subjetivismo é a única medida certa em literatura, como bem escreveu Renata, em sua resenha, até aqui, inigualável. Outras dela virão.

Pedrinho 20/01/2014minha estante
Esta foi uma leitura que abandonei pela metade. Para mim, o inodoro Grenouille só despertou indiferença.
Concordo com os colegas Arsenio e Patty: sensibilidade é algo que não falta em sua escrita.

Regente Deo 21/01/2014minha estante
Excelente resenha. Suas palavras são a prova de que uma avaliação negativa bem fundamentada pode ser muito mais valiosa do que uma exaltação de qualidades.

Maria Luísa 21/01/2014minha estante
Renata, tecer uma crítica bem fundamentada, respeitando a obra sem ser elogioso é tarefa complexa, e você o fez com maestria.

Ren@t@ 23/01/2014minha estante
O Perfume é daqueles livros que nos deixa com a incômoda sensação de que a maior parte do significado nos escapou... Confesso que torci o nariz para este perfume. Para mim, foi uma leitura apenas razoável.

Catharina 28/01/2014minha estante
Uma ótima, concreta e sutil argumentação do "não" sobre este romance.

Renata CCS 29/01/2014minha estante
Agradeço aos amigos pelos comentários elogiosos! Esta resenha foi um pouco difícil de concluir, pois tecer uma crítica negativa, para mim, é sempre um desafio.
Abraços.

Helder 17/02/2014minha estante
Como já lhe disse, eu sou um dos fãs desta obra, mas adorei sua resenha mesmo assim. Acredito sinceramente que muito em literatura também tem a ver com momentos. Acredito que quando li este livro eu devia estar vivendo algo que fez com que ele mexesse muito comigo. Mesmo que seu momento não tenha sido assim, sua resenha está muito bem escrita e educada. E que cada um possa ter a sua opinião.

Rafa P. 01/03/2014minha estante
Renata perfeita sua resenha.
Eu não li o livro, somente assiste ao filme, ao qual gostei muito. Confira a adaptação, existe raras exceções onde a obra é melhor compreendida em imagens do que em palavras.

Renata CCS 06/03/2014minha estante
Obrigada Helder e Rafa pelos comentários. Em relação ao filme, vou procurar para assisti-lo sim. Depois conto a vcs esta experiência!
Grande abraço.

sonia 16/03/2014minha estante
Eu não gostei muito desse livro, embora a idéia de que as pessoas se atraem inconscientemente pelo olfato esteja comprovada. Tive a ooortunidade de conhecer 2 pessoas que perderam o sentido do olfato após acidente, e percebi duas coisas em comum nelas:
uma amargura por não mais sentirem o gosto da comuda, a vida ficando insípida também no aspecto emocional
e a menor capacidade de demonstrar empatia, como se a perda do olfato a fizessem rejeitar as pessoas.
parece que sentir os cheiros e os perfumes do mundo realmente enriquece nossa vida emocional!

Renata CCS 28/03/2014minha estante
Uma grande verdade Sonia! Como dizia o filósofo Jean-Jacques Rousseau: "O olfato é o sentido da imaginação".

otxjunior 28/05/2014minha estante
Não costumo muito usar esse espaço de comentários, mas peço licença pra contar algo engraçado que aconteceu agora: Estava lendo a página das resenhas de Renata e gostando muito de suas opiniões sobre livros que eu já li e concordando com muita coisa aqui, até que antes de ler o texto para O Perfume fiquei já super desapontado só pela cotação, uma estrela, para um dos meus livros favoritos! Mas, claro, que depois de ler aplaudi a coerência da autora e cheguei a conclusão de como são desnecessárias essas estrelinhas. Só não as elimino de minhas resenhas pq é divertido comparar, etc. Mas sem dúvida o texto é mais importante.
Quanto ao livro, concordo com Helder. Acho que literatura (ou arte, no geral) é muito de momentos mesmo. Também sou fã dessa obra. Lembro de viajar completamente fascinado com as palavras do autor. Viva a diversidade de opiniões, certo?
Abraços.

otxjunior 28/05/2014minha estante
Abrindo a página das resenhas do livro agora, vejo que realmente este divide muito as opiniões. Curioso.

Renata CCS 28/05/2014minha estante
Olá colega otxjunior,
Concordo com vc e com o Helder: "viva a diversidade de opiniões" e os gentis comentários dos skoobers aqui postados.
Grande abraço.

Pat 09/11/2017minha estante
Eu ia resenhar e desisti, pq vc falou melhor tudo que eu queria falar. O livro enrola muito ate o final, onde realmente é reservada todo o climax que deveria estar no decorrer do livro. Uma pena fui ler com boas expectativas.

Mateus 05/01/2011

O livro O Perfume tem um dos personagens mais incríveis e marcantes que tive o prazer de encontrar em toda a minha vida. Dificilmente encontrarei algo igual em outros livros. Patrick Süskind cria e narra a vida de seu personagem principal de maneira tão detalhada, assombrosa, e dramática que em diversas ocasiões tive a sensação de que ele havia saído do livro e estava a espreita, sentindo meu cheiro e me odiando como odeia a todo os humanos. E este personagem, para quem não sabe, é Jean-Baptiste Grenouille, um dos assassinos mais ardilosos, geniosos e incríveis que a França já teve. Paris nunca será a mesma sem ele.

O Perfume narra as aventuras de um homem totalmente sem cheiro, que por toda a sua vida foi temido e abominado pelas pessoas que o cercavam. Ao nascer foi largado na sujeira e na podridão por sua mãe; sua ama de leite lhe tinha nojo; um padre que o quis criar, ao ver suas narinas se contraindo, sentiu um medo sombrio. Ninguém o suportava, pois era uma criatura estranha que parecia vigiar a todos o tempo inteiro. E não com os olhos, mas com o nariz. Com o nariz percebeu que podia fazer feitos incríveis, feitos que ninguém nunca conseguira alcançar, pois tinha um faro não humano e podia sentir qualquer odor e nunca mais esquecê-lo.

Grenouille queria fazer uma coleção de todos os cheiros que pudesse sentir. Para ele não importava se os cheiros fossem bons ou ruins, o que importava era poder captar todos os odores possíveis e imagináveis. E assim ele vai criando perfumes em sua própria cabeça, cheiros cada vez mais e mais maravilhosos, até o dia em que descobre que pode criar um perfume único, o melhor perfume de todo mundo. E para fazê-lo, o que deverá fazer é matar garotas jovens e virgens.

Diferentemente do que eu imaginava, O Perfume tem uma linguagem mais pesada, mais difícil e mais lenta de se ler. E com isso ele caiu totalmente no meu agrado. Não é como qualquer outro livro que apenas se pega e se lê rapidamente. É um livro cabeça, para se ir lendo devagar e ir degustando cada palavra. Cada palavra que nos emociona, que nos assombra, que nos leva ao delírio. A história é tão original e surpreendente que chega a assombrar. "Como alguém conseguiu criar algo tão perfeito e bem estruturado?", eu me perguntava o tempo todo. O fato é que não sei, mas o livro está aí, pronto para ser lido e desvendado.

Mais do que nunca, este é um livro para se amar ou se odiar. Ou você entra totalmente dentro de sua história e passa a viver com Grenouille nas sarjetas de Paris, ou você não aguenta nenhuma página e larga o livro depois de pouco tempo. Felizmente tive o prazer de entrar no primeiro grupo, e me encantei da primeira até a última página. Com um pouco de paciência, todos podem se apaixonar por uma das histórias mais bem construídas que já vi. A história de um assassino. A história de um monstro.
Ioná 07/01/2011minha estante
Eu senti tudo isso ao ler este livro, mais de uma década atrás! (ou duas, mas isto não vem ao caso) rsrs
Tua resenha ficou perfeita, Mateus.
Agora, preciso confessar que não imaginei que "O perfume" seria um livro que fosse cair no teu gosto. Fiquei feliz por isso.
Parabéns pela resenha.

Gleici 09/01/2011minha estante
eis um livro que o vilão "encanta"

Ma_ah 16/01/2011minha estante
depois de ler essa resenha me bateu aquela vontade de ler .. rs rs

@detalheseartes 08/04/2011minha estante
Mateus, adorei a resenha, fiquei muito feliz que você gostou do livro!

Rafa 19/05/2011minha estante
Resenha perfeita. Melhor não poderia.

Luh Costa 07/02/2012minha estante
Belíssima resenha, parabéns!
Estou lendo o livro...a história é extremamente fascinante!Gostaria de ler do início ao fim de uma só vez.

Naty 11/07/2012minha estante
Interessante a história do livro. A história seria a mesma do filme? (perguntando por curiosidade, pois não tive oportunidade de assisti-lo).
Realmente me deu vontade de lê-lo.

Elaine 21/08/2012minha estante
sinceramente terminei o livro e fiquei com medo, era como se Grenouille estivessa ali me observando ou melhor sentindo o meu cheiro, a verdade e que fiquei sem palavras ao ler esse livro ainda estou me decidindo se odeio ou o admiro.

Helder 17/01/2014minha estante
Resenha perfeita. Li este livro há uns 15 anos e ainda lembro dos cheiros do curtume e da surpresa quando ele encontra a primeira virgem. Eu juro que achei que ele ia se apaixonar. Como era bobinho, né? Mas eu tb entrei no primeiro grupo: Eu amo este livro. Mas tenho medo de indica-lo, pois já encontrei muitos que detestaram.

Fe Sartori 09/07/2014minha estante
Ainda estou nele Mateus,
E já posso concordar com você com relação a linguagem pesada, difícil e lenta.
Assim que terminar conversaremos a respeito.
Hahahaha.

Jardim de histórias 15/02/2024

A metáfora da morte que celebra a vida.
Um baita romance com contornos psicológicos, que o autor Patrick Süskind nos envolve do início ao fim, em uma Paris, que ao contrário do encanto que é de conhecimento público, se esconde nas sombras da miséria social e humana no que se refere ao abismo de uma sociedade durante o regime monárquico do século XVIII.

Além de ser um romance repleto de textura, o autor descreverá profundamente, por uma narrativa metaforicamente ousada, a saga de Jean-Baptiste Grenouille, que ao nascer foi abandonado por sua progenitora e, ao longo da sua história, teve que conviver com outros abandonos, o que resultou na formação de um caráter permeado por introspecção, isolamento e sordidez, que vão construir um antagônico personagem.

Um livro fascinante e muito bem escrito, explicativo e altamente sensorial.

Dotado de uma extraordinária sensibilidade olfativa, que lhe permite ir até a conjunção de odores, capaz de conhecer todos os ingredientes que compõem a anatomia do cheiro. O jovem Grenouille, despertará no leitor sensações e percepções que os levarão do compadecimento à repulsão. Pior do que o comportamento mental de Jean-Baptiste é a indiferença social da aristocracia e da plebe com delírios burgueses que vão permear o contexto do romance, embora a referência seja de um personagem totalmente inerte, não tem como não mencionar a responsabilidade do coletivo que contribuiu com a desestrutura do estado comportamental de Jean-Baptiste Grenouille, desenvolvendo um ódio que passou a sentir pelas pessoas.

Em destaque, que mesmo vivendo em uma invisibilidade perante a sociedade, Jean-Baptiste, tenta de forma inusitada, sua introdução social, outro ponto, é que mesmo a história destacando a incomum habilidade sensorial de percepção de odores, outras características que passam quase despercebido, porém, de grande importância, é a paciência descomunal e a capacidade dissimulada de se camuflar, escondendo sua habilidade.

No geral, um livro fluído, sensorial, metaforicamente ousado, com um desfecho surreal.
Carla.Floores 16/02/2024minha estante
Que resenha maravilhosa!
Eu só vi o filme e realmente é muito impactante a ausência de empatia dele para com as pessoas, e aquele final ali... quero muito ler o livro pra degustar mais dessa experiência.
Parabéns!

Jardim de histórias 16/02/2024minha estante
Oi Carla, muito obrigado pelo seu retorno. O livro, focará muito na formação psicológica do personagem, abordando sua exclusão e os efeitos causados. O final é sensacional.

Jardim de histórias 16/02/2024minha estante
Adorei o filme, embora seja uma adaptação, o que naturalmente suprime a história real, mas, conseguiram realizar um belo trabalho. Gostei muito da interpretação de Ben Whishaw, na pele de Jean-Baptiste Grenouille, o filme captou às nuances poéticas do autor.

Vitoria 21/02/2024minha estante
Quero muito ler esse livro!! Sua resenha me motivou ainda mais.

Kate Dias 09/05/2022

Descritivamente nojento (mas bom)
Antes de ler, pense: o próprio título já entrega, a HISTÓRIA de um assassino.

Para fãs de thrillers sanguinolentos, esse livro não é o caso.

A história fala sobre Jean Baptiste Grenouille, como ele tem o olfato peculiar que pode até distinguir a pureza da volúpia.

As cenas olfativas são tão descritivas que me senti dentro da história, mas é tudo muito nojento e asqueroso (pense que na época não havia saneamento básico, só putridão).

Escrita muito boa e fluída, só o que me incomodou é que as vezes o autor divaga muito em algumas cenas que não são importantes. Fora isso é um bom livro.
Thais645 09/05/2022minha estante
Eu adorei esse livro. Já o filme, no qual foi inspirado/adaptado, não chega nem aos pés do livro. Um fiasco.

Elisiane 09/05/2022minha estante
Achei esse livro perfeito. Cinco estrelas, na época que li.

Kate Dias 09/05/2022minha estante
O filme ainda não vi, mas o livro é muito bom mesmo!

alew. 09/05/2022minha estante
eu nao consegui passar do primeiro capítulo...

Jeane Nunes 09/05/2022minha estante
Adorei o livro e o filme também ?

Kate Dias 10/05/2022minha estante
Ale tenta ouvir no app da Alexa, ajuda demais

Theo 23/10/2020

A terrível e diabólica história de Jean-Baptiste Grenouille.
Incrível a maneira com que Patrick Süskind consegue construir um personagem tão único e detalhado com quase nenhum diálogo, Grenouille praticamente não abre a boca o livro inteiro. Uma figura silenciosa, fria e sem cheiro, quase sobrenatural. Mas o mais impressionante é como Süskind consegue fazer do Perfume um protagonista na literatura, sem dúvidas o perfume, as fragrâncias, os odores são as estrelas dessa obra, o título não é atoa.
Lutty1 23/10/2020minha estante
Torço por ele até o final!

Lutty1 23/10/2020minha estante
Quantas vezes reler!

fabio.orlandini 24/10/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos. Preciso reler.

Theo 24/10/2020minha estante
Gostei muito, pena que o autor não tem tantos livros traduzidos.

fabio.orlandini 24/10/2020minha estante
Sim. Concordo!

Helder 22/12/2020minha estante
Eu acho este livro uma obra de arte. O autor faz com que a gente sinta todos os cheiros, ruins e bons do livro. E aquele final é sensacional.

Theo 05/01/2021minha estante
Helder realmente o Suskind é um escritor muito habilidoso, isso não é uma coisa simples de se fazer; e concordo que o final é um espetáculo.

Carolina.Gomes 21/09/2022

O poder do olfato
Lembro de ter ficado impressionada com a adaptação cinematográfica desse livro, mas lê-lo foi infinitamente melhor e mais impactante!

A força da palavra escrita me encanta, me impressiona. A narrativa do autor é excelente. Fui completamente tragada desde as primeiras páginas.

O perfume conta a trajetória de um assassino: um homem que possui um dom supra humano, um faro apurado para localizar pessoas, coisas?

O olfato absoluto faz de Grenouille um mestre na arte de extrair fragrâncias. Depois de aprender as técnicas e dominá-las, ele desenvolve uma fórmula capaz de fazer curvar-se, diante dele, o mais poderoso dos homens.

Um livro que me fez viajar para a França do século XVIII, sentir os piores e melhores cheiros, conhecer e compreender os processos de elaboração de fragrâncias?

Maravilhoso! Chocante e arrebatador!
Daniel 21/09/2022minha estante
Adorei sua resenha. Acho que vou incluir esse livro na lista dos Favoritos. ??

Carolina.Gomes 21/09/2022minha estante
Acho q é um favorito, p mim, tb, Daniel

Eliza.Beth 21/09/2022minha estante
?????
Ameeiiiii? feliz demais q vc gostou ?

Carolina.Gomes 22/09/2022minha estante
Beth, mais uma vez, concordamos! ?

Nadia 06/03/2024

Olfativo!
Gostei muito do início que mostra toda origem do personagem e sua construção, já a parte técnica da preparação dos perfumes achei muito cansativo. Queria mais descrição da relação do perfumista com as vítimas, pois foi narrado de forma bem superficial, ainda assim é um bom livro.
NatyNatalia 06/03/2024minha estante
Parece ser bem interessante!

Tati 02/06/2021

História impressionante!!
Esse livro é genial,o que o personagem principal faz com a sua principal criação é espetacular, eu não esperava de jeito nenhum,o final desse livro surpreende de uma maneira impressionante.
O autor escreve essa obra de um jeito fenomenal,a forma como ele vai descrevendo os personagens, os aromas,os cheiros,a gente chega a sentir kkk...a descrição dos ambientes ,das cidades,parece que estamos lá é muito louco,Descrições perfeitas!
Agora quero muito encontrar o filme para assistir!!