O Bigode

Emmanuel Carrère

Resenhas - O Bigode

Sarinha 23/01/2024

Loucura. Drama. Intrigante
O livro começa a partir de um ato cotidiano, um homem raspa seu bigode. Mas, surpreendentemente sua esposa, amigos e conhecidos não percebem tal mudança e ainda afirmam que ele nunca teve um bigode! A partir daí vários caminhos e possibilidades começam a ser traçados, seus amigos estão contra ele? Sua esposa está louca? Ele está louco? Ele está sendo perseguido? E o protagonista começa a agir e questionar suas próprias convicções. E nós, os leitores, ficamos fissurados e vamos nos deixando levar pelos pensamentos e atitudes do protagonista. O que faríamos se fossemos ele nessa situação? Que loucura! Isso, esse é um livro sobre a loucura.

Pedróviz 10/11/2023

O Bigode
O que você faria se um dia resolvesse cortar seu bigode, sua marca registrada para todos os que o conhecem, mas ninguém ao seu redor esboçasse a mínima reação? Desse argumento aparentemente simples, Emmanuel Carrére desenvolve uma excelente trama psicológica.

Jen 03/01/2022

O livro narra o processo de enlouquecimento de um homem que, após raspar o bigode, começa a perder o contato com as próprias lembranças e emoções.

@buenos_livros 04/11/2021

O Bigode - Emmanuel Carrère ??
?Duas vezes por dia, entrementes, barbeava-se, retificando para seu uso pessoal a brincadeira que diz que a ociosidade consiste em escutar crescer a própria barba. Escutava seu bigode, mesmo que não fosse muito atentamente, saboreava, às vezes, deitado num banco, a idéia abstrata e doravante sem substância de ter escapado?
. O Bigode (1986)
. Emmanuel Carrère ??
. Tradução: Vívian Mara
. Romance | 140p.
. @editorarocco
. Um livro sobre loucura. Ao tirar o bigode, o protagonista desencadeia uma crise de desconfiança e acusações que levam a acontecimentos bizarros e um fim trágico. A premissa do livro é bastante interessante e já conhecia o autor de outras ótimas leituras como ?O Reino? e ?Limonov?, porém a história se arrasta e em certo ponto para de fazer sentido. Uma leitura sofrível.
. ??

Renata Ferraz 23/10/2017

Perturbador
Imaginei que fosse algum tipo mistério com ação e não tem nada a ver com isso. É terror do início ao fim. Vi que algumas pessoas comentaram que tem uma pegada de comédia e realmente não sei onde viram isso.
Você começa a questionar tudo junto com o personagem e no fim não sabe o que é verdade e o que não é. Não recomendo a leitura pra quem gosta de grandes desfechos e soluções.
EXPLOD 23/10/2017minha estante
Pelo título da resenha parece ser interessante... Mas acabei me lembrando de O Processo, de Kafka, e isso me faz ficar com um pé atrás. O Processo foi um trauma na minha vida kkkk
Gostei tanto da sua resenha ^^

Renata Ferraz 23/10/2017minha estante
kkkkk eita! tô com o processo aqui pra ler assim que acabar a metamorfose. Depois que tiver feito a leitura vou poder comparar os dois e te aviso se esse é tão traumático quanto ou se é mais de boa, rs.

Karolina 11/03/2014

Surreal. Me lembrou o filme La Belle de Jour.

isism 01/08/2013

Genial
Encontrei esse livro em uma liquidação qualquer aqui na minha cidade e levei-o para casa por apenas R$ 2,50. Mas isso não vem ao caso.
Carrère deixa sempre aquela dúvida em cada frase, levando o leitor a loucura (quase a mesma loucura do personagem principal). Simplesmente não tem como parar de ler! Eu recomendo

Dose Literária 20/02/2013

tenso, que em certas partes se torna engraçado
O Bigode começa quando um homem, durante o banho, resolve tirar o bigode. Após uma longa descrição da cena, ele fica ansioso esperando a chegada da esposa, pois gostaria de ver qual seria sua reação ao vê-lo com o rosto "limpo", após tantos anos usando o bigode. Para sua surpresa, ao chegar em casa, a esposa não repara (ou finge não reparar?) e age naturalmente, como se nada tivesse mudado. Ele começa a pensar que a esposa está brincando com ele, que não comentou nada apenas por diversão, até que ele encontra amigos que também aparentemente não notaram mudança alguma.
A partir daí começa um clima tenso, que em certas partes se torna engraçado.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2013/01/o-bigode-emmanuel-carrere.html

Eni Miranda 18/01/2013

Sorteio do livro até 08/02/13: http://www.doseliteraria.com.br/p/promocoes.html

A partir daí começa um clima tenso, que em certas partes se torna engraçado. Ele começa a pensar em como sua esposa era dissimulada em alguns casos, que poderia estar mentindo, apenas para se divertir. Ele também acha que ela conversou com os amigos e conhecidos, para que nenhum comente a mudança. O personagem entra num espiral de loucura, repensando diversos fatos de sua vida e começa a coletar provas de que realmente tinha um bigode. De todas as formas, ele quer provar que não está ficando louco.

(...)

Resenha completa: http://www.doseliteraria.com.br/2013/01/o-bigode-emmanuel-carrere.html

Aline T.K.M. | @aline_tkm 13/12/2011

Enredo instigante
Estamos diante de uma obra, no mínimo, intrigante. O Bigode, de Emmanuel Carrère, nos mostra um protagonista muito bem elaborado, porém, e por conta do próprio enredo, há a constante sensação de ausência da última peça de um quebra-cabeça. E é daí que vem o ponto alto do livro: o leitor não consegue desgrudar das páginas, tomado pela ânsia de entender o que se passa com o ex-bigodudo e o mundo ao redor dele.

O leitor é arrastado pelo redemoinho psicológico que envolve a trama. As questões são muitas, e colocamos à prova – junto com o protagonista – a veracidade dos fatos e a integridade psicológica dos personagens. Inclusive não descartamos a possibilidade de alguma conspiração contra nosso pobre protagonista.

LEIA O REVIEW COMPLETO EM:

Nessa Gagliardi 27/07/2011

Terror, drama e comédia nonsense. Um romance surrealista que prende o leitor desde a primeira página.
Um fato corriqueiro que se torna o vórtice de um redemoinho de loucura. Ou seria uma brincadeira de mal gosto?

Pronto, matem-me os puristas e amantes dos clássicos: Considero-o melhor que sua explícita inspiração Kafkiana, "O Processo".

@Agulha3al 21/09/2009

por que ler?
Terror do inicio ao fim, supreendente. O autor tirar de um ato cotidiano uma narrativa única que te prende do inicio ao fim!

anjapsi 23/08/2009

Minha surpresa...
rir...

um livro em comédia.
Virou um filme que ainda não vi...
O escritor, roteirista, jornalista e crítico de cinema francês Emmanuel Carrère traz ao Festival do Rio O Bigode, seu primeiro filme de ficção, que participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes desse ano. Em 2003, Carrère dirigiu o documentário Retour à Kotelnitch, premiado no Festival de Veneza.

O Bigode é a adaptação cinematográfica do livro homônimo escrito por Carrère na década de 1980. Conta a história de Marc, um homem que decide tirar o bigode, há anos sua marca registrada. Sua família, amigos e colegas de trabalho, entretanto, não percebem a mudança, e Marc teme estar enlouquecendo. Nessa entrevista, o diretor fala sobre o filme e sua carreira.

Site: Por que você levou tanto tempo para adaptar o livro para o cinema?

Emmanuel Carrère: Eu realmente não tinha pensado em fazê-lo antes. Mas depois de Retour à Kotelnitch me interessei em dirigir mais filmes e achei que O Bigode seria uma boa história.
Debora 02/09/2012minha estante
Eu também passei o livro inteiro rindo!

anjapsi 02/09/2012minha estante
é hILÁRIO... eu recomendoooooooorsrsrrsrrs

Jeffer 17/05/2009

Nessa Gagliardi 26/07/2011minha estante
Sua resenha no site está ótima, por que não a cola aqui? Assim um número muito maior de pessoas vai lê-la. :)