Brejo das Almas

Brejo das Almas Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Brejo das Almas

lucaismaia 07/01/2024

Artista viu?! amando ler as poesias do Carlos Drummond de Andrade: crítico, sensível, maravilhoso...

Giovanna 16/11/2023

"Os médicos estão fazendo a autópsia
Dos desiludidos que se mataram
Que grandes corações eles possuíam
Vísceras imensas, tripas sentimentais
E um estômago cheio de poesia"

rodrigueswlucas 04/03/2023

Poesia não é muito minha praia. Apesar de toda a melancolia da obra, achei interessante a experiência de leitura.

Carlos 21/12/2022

Brejo das almas
Segunda obra de Drummond, mostrando poemas menos pluralistas, focados no Eros e em escatologia.

Ótimos poemas, destaque para o ?Necrológio dos desiludidos do amor?.

Marina 17/12/2022

Não gostei de nenhum dos poemas dessa antologia, mas a edição esta muito bem feita, as páginas são grossas, o livro tem posfácio, muito boa.

TainA 24/04/2022

Não se mate
No brejo das almas se reflete sobre angústias da vida, como o Brasil que não existe e tampouco o brasileiro, a mulher que sempre casa com outro ou o amor que nunca é correspondido.

Nessa parte senti que a culpa é toda da mulher, senti uma carga machista que não gostei. Mas no geral concordo que o jogo do amor é sempre igual, e que não vale a pena se matar por isso.Tudo é miserável e tudo não tem graça.

Gostei muito desse livro, consegui entender e me identificar muito mais que em "Alguma poesia". Deve ser que o amor é universal, todo mundo entende.

Dei três estrelas mas esse é meu livro favorito do carlos :)?

tamyprs 17/03/2022

?Os médicos estão fazendo a autópsia
dos desiludidos que se mataram.
Que grandes corações eles possuíam.
Vísceras imensas, tripas sentimentais
e um estômago cheio de poesia...? lindo, lindo.

Emmy.Wosnop 19/02/2022

Bem, nesse livro está simplesmente todos os poemas de Carlos Drummond que eu conheço desde o ensino fundamental, foi muito bom o sentimento de nostalgia.

Arruda 16/02/2022

É sobre né
Para mim foi uma leitura de algumas horas.

Achei bem interessante o fundo dos poemas que contém bastante emoção e em alguns melancolia. A forma com que os textos foram apresentados, para mim foram um pouco tediosa, mas não significa que foi uma experiência ruim.

Gostei das reflexões que falam muito sobre amor, desilusão, sonhos, perdição, etc...

Não é um livro que eu recomendaria pra qualquer pessoa, mas até que vale a pena.

Eduardo Santos 18/11/2021

Primeira experiência com poesia do Drummond foi bem satisfatório entender como alguns poemas podem ser revoltosos.

Rafa 25/10/2021

Conteúdo impressionante, mas com texto de apoio tedioso.
Minha recomendação é: leiam e releiam os poemas, sem se importarem com o posfácio no final do livro.

Marcelo 16/10/2021

É um livro bem pequeno, que se pode ler em um dia e conta com diversas poesias de Drummond. Creio que seja o segundo livro dele. De qualquer forma, eu continuo não conseguindo me conectar com a poesia e este livro, infelizmente, não mudou nada quanto a isso. Para a próxima experiência pretende mudar de autor. Quem sabe?

Angélica 18/07/2021

Inesperado
Comecei a ler esse livro por causa de um vídeo da Fernanda Torres recitando neurológio dos desiludidos do amor. Bem, ainda bem que comecei. Lindo, sensível, amoroso. Fala de amor, amizade, autoconhecimento essas coisas que a poesia sempre fala, mas de uma forma que só Drummond é capaz de fazer. Leia é curtinho e profundo.

Felip_ 18/06/2021

Melancólico Demais, aff
Não sei o que aconteceu, mas eu não gostei muito desse livro e eu amo Drummond. Acho que o sentimento de "outsider" tá muito aflorado nesse livro, o que gera uma melancolia exagerada e ingênua que me irritou em alguns momentos (falei mal do Drummond, vai fazer o quê??). Contudo, o livro tem poemas animais, e um dos meus favoritos dele que é "O Amor Bate na Aorta", um grande hipérbole do jeitinho que eu gosto

Sol 04/03/2021

O amor sob o ponto de vista de Drummond, mas não só isso
Grande parte dos poemas falam sobre a pessoa amada, sobre desilusões, expectativas. Li numa sentada só, mas quero reler com calma para entender melhor a relação das imagens que os poemas criam. Não é somente sobre amor. É sobre o amor num contexto específico de vida do eu lírico. Essa capa da companhia das Letras com a obra da Tarsila diz muito sobre o Drummond, sobre a obra e sobre a época em que foi publicada (1934)