Sr. Boaventura

Sr. Boaventura J. R. R. Tolkien

Resenhas - Sr. Boaventura

Cláudia - @diariodeduasleitoras 15/04/2024

Sr. Boaventura
?Que pessoas terrivelmente grosseiras são os seus amigos, Sr Boaventura. Eles o convidam para almoçar e então ficam bravos se você come.?

Vem conferir o post dessa belíssima obra ?infantil?. Um conto escrito e ilustrado por Tolkien.

A obra é de excentricidade e altamente imaginativa. O Sr. Boaventura, um homem conhecido por seus chapéus imensamente altos e pelo Girafoelho (que eu amei) em seu jardim, toma a extravagante decisão de comprar um carro motorizado. Mas o seu primeiro passeio para visitar os amigos rapidamente se torna uma lista de desastres. Alguns deles poderiam ser atribuídos ao estilo de o Sr. Boaventura dirigir, mas, mesmo assim, ele não poderia imaginar ser assaltado, em seu carro, por três ursos.

Além de escritor e professor, Tolkien foi um pai amoroso e dedicado. Ele teve quatro filhos e uma casa cheia de brinquedos, desenhos e, principalmente, histórias (conforme biografia)

No caso da história ?Sr. Boaventura?, Tolkien não apenas fez um conto lindo e engraçado, mas inseriu nele elementos biográficos que os filhos, ao identificarem durante a narrativa, não conseguiam parar de rir. Que legal, né?!
Assim como o próprio Tolkien, por exemplo, o Sr. Boaventura é um péssimo motorista. Da mesma forma, os ursos são inspirados em alguns dos brinquedos da família que ganharam vida e personalidade.

As ilustrações também foram feitas pelo próprio Tolkien (gênio) trazendo ainda mais doçura ao livro, uma obra que transborda o amor de pai para com seus filhos. E a alegria e divertimento de seus pequeninos, agora para nossas casas.

Tolkien, além desse, também fez outros livros infantis para seus filhos e que estão publicados para nós, fãs. (Tem um de Natal no feed). Você sabia dessas obras?

Luiza 10/04/2024

O Sr. Boaventura
Fui ler pra minha irmã e acabei achando uma graça e muito bom. Li tudo em menos de uma hora e o livro é ilustrado então deixou tudo melhor!
Gostei bastante,não fazia ideia q existia esse livro.
Nat 15/04/2024minha estante
aaaaa ??

Nat 15/04/2024minha estante
Nicole tem outros bons, espero que venha logo ?

@bibliotecadaana 21/02/2024

Li com meu pequeno de 4 anos, e nós amamos a história.
É um livro bem divertido, com texto simples e imagens com cores alegres.
Recomendo a leitura.

Mabia.Santana 10/10/2023

Tolkien sendo Tolkien
Primeira leitura que fiz para meu filho. Historinha maravilhosa pra estimular a memória tanto auditiva quanto visual.

Pedro.Martins 17/09/2023

My comfort book
Lindo
Um livro infanti q dá pra descansar nele, pensar, dar umas risadas. Um abraço quentinho. Um cantinho pra repousar e mais profundo do que aparenta.

Naiana 09/08/2023

Tolkien conta uma história para seus filhos
Professor, estudioso de línguas, criador de línguas e histórias fantásticas, Tolkien é mundialmente conhecido por sus trabalhos acadêmicos na área da filologia, além de seu trabalho mais conhecido, O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Mas Tolkien também era pai, e como pai que adorava histórias de fantasia, ele adorava contar histórias para seus filhos, e desta forma nasceu Sr. Boaventura, assim como mais alguns livros do autor que possuem uma linguagem mais acessível para crianças e adultos que não deixaram sua criança interior para trás.

Sr. Boaventura é uma história as vezes sem pé nem cabeça, mas muito divertida de se ler, tem como personagem principal J. Boaventura, que dá nome ao livro, um senhor muito distinto, mas meio excêntrico, tem uma bicicleta prateada linda, mas sem pedais e como bichinho de estimação, nada menos que um Girafoelho, um animal falante que é um pouco cego, mas sabe prever o tempo perfeitamente. Um belo dia o Sr. Boaventura resolve comprar um carro, mas não um carro qualquer, e sim um carro amarelo vivo por dentro e por fora com rodas vermelhas e assim começa toda uma trajetória de aventuras e desventuras.

Tolkien contou essa história para seus filhos, usando seus brinquedos como personagens, assim como lugares e situações que para seus filhos eram muito familiares, assim como qualquer pai e mãe tentaria inventar uma histórinha para o filho antes de dormir, buscamos lugares comuns, nos quais as crianças irão se identificar e interagir. Contudo, como um grande contador de histórias que era, ele soube escrever algo que nos fizesse estar na história também, talvez com menos imersão que seus filhos, mas com uma linguagem atrativa aliada a ilustrações interativas, as quais levam o leitor a usar a imaginação e adentrar na história: "O desenho mostra o que aconteceu.", "O automóvel do Sr. Boaventura está desenhado tanto subindo a colina como correndo abaixo pelo outro lado.", "Os repolhos e as bananas não estão no desenho, é claro - os ursos os esconderam todos na floresta.".

Esta edição da Harper Collins é linda, tanto o formato do livro como as cores utilizadas, na capa e contra capa, as ilustrações feitas pelo próprio Tolkien, algumas como cara de desenho de criança, outras com todo cuidado e perfeição característicos de Tolkien trazem uma atmosfera lúdica e divertida a narrativa, além dos diferentes tipos de fontes utilizadas no decorrer da história, o que a torna mais acolhedora. E por falar em fontes, uma delas foi criada especialmente para este livro, inspirada na letra do próprio Tolkien ela se destaca na leitura em um belo tom de verde.

Esta leitura foi feita em conjunto com meu filho de 8 anos, ele adorou, riu e se divertiu muito e eu juntamente com ele, e muito provavelmente mais ainda por ter visto o brilho no olhar dele ao imaginar as trapalhadas do Sr. Boaventura e interagir com as ilustrações. Super recomendo aos fãs de Tolkien que desejam mais do autor além da Terra-Média e a todos que andam juntos a sua criança interior.

Ah, a título de curiosidade, este livro deveria ser publicado após O Hobbit, mas devido a tantas ilustrações coloridas a sua impressão na época seria muito cara e assim só veio a ser publicado após a morte de Tolkien. Aos fãs de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, há referências a gobelins na narrativa e temos um Feitor Gamgi aqui citado, um pequeno easter egg que demonstra que mesmo quando contava histórias com situações e elementos familiares a seus filhos, Tolkien nunca estava com o pensamento muito longe das fantasias que amava e criava, ou talvez, quem sabe, não eram tais histórias familiares que lhe dariam base aos seus escritos mais aclamados.

Wal 04/07/2023

Que fofura
Ser criança enquanto ouve essa história deve ser dahora. A narrativa é simples. Se vc é papai ou mãe não perca a oportunidade de ler essa história pra seus filhos.

Mariana 11/04/2023

Sr Boaventura, de Tolkien.
Um conto sobre o Sr Boaventura, um senhor que vive em uma casa numa vila em uma colina. Certo dia ele decide comprar um carro, quando sai com este carro para um passeio (e buscar o dinheiro para pagá-lo) muitas aventuras e trapalhadas acontecem. Algumas pessoas da vila se envolvem nessa sucessão de acontecimentos, que não termina quando volta para casa e reencontra seu Girafoelho. Uma leitura simples e engraçada, com personagens curiosos.

Anna Paixão 27/03/2023

Tolkien sendo o Tolkien?
O livro conta a história divertida de Sr. Boaventura um homem muito peculiar que não sabendo dirigir um automóvel resolve um belo dia ?alugar? um carro e por causa disso se enfia em diversas confusões.

Serfelizlendo 10/03/2023

Bom, mas não incrível
Um conto rápido que conta as aventuras e desventuras do Sr. Boaventura, um homem excêntrico, que por não pensar muito nas consequências dos seus atos se mete em cada confusão sem tamanho.

Bem engraçado!

Passa todo um saudosismo da infância e, a sensação é estar ouvindo alguém ler.

Ensina o poder das amizades verdadeiras!

É um livro infantil e por isso não tem aquela densidade costumeira das criações do autor.

Ótimo pra se divertir sem esperar muito.

Rafa Castro 03/02/2023

Precisa falar alguma coisa? É do Tolkien!
Quem me conhece, sabe que Tolkien é um dos meus autores favoritos. Sou encantado pela forma simples e ao mesmo tempo muito densa com que ele escreve.

Em "Sr. Boaventura", o autor nos presenteia com uma história muito divertida sobre um homem e sua decisão de comprar um carro, o que o leva a uma porção de desventuras. Ainda mais pelo fato de ele não ser um motorista tão bom assim.

A forma simples e ao mesmo tempo repleta de graciosidade, com que o autor escreve, faz com que a leitura flua de forma tranquila e sem dificuldade nenhuma.

Não é uma leitura infantil densa como o Hobbit, mas nem por isso perde seu brilhantismo, ainda mais pelo fato de possuir várias ilustrações do próprio Tolkien que complementam a história ao longo de todo o livro.

A história é muito bobinha, mas eu gostei muito e o meu filho, de apenas 3 anos, gostou mais ainda!
Onassis Nóbrega 03/02/2023minha estante
Tá na minha lista!

Onassis Nóbrega 03/02/2023minha estante
Tá na minha lista!

Nany.Barth 04/01/2023

Um dos primeiros livros que eu li para a Malu
Um livro divertido e gostoso de ler.
A história nos prende e queremos saber tudo que vai acontecer.

As ilustrações são muito legais e ajudam a visualizar melhor todo contexto.

Enfim, Tolkien é maravilhoso.
Vale muito a pena ler essa obra para os pequenos.

Tiago 03/01/2023

O senhor do chapéu...
Essa é uma história pequena que o mestre Tolkien escreveu para o seus filhos na década de 30. É um senhor muito excêntrico, o mesmo tem um charme inglês muito característico, gosta muito de chapéus altos, que já são sua marca registrada. Mas, aqui ele critica a modernidade, parece que o autor também criticava, assim, temos uma leitura de humor num tom bem pastelão, aquele do nível de riso fácil. Eu senti as vezes, quando li, que estava numa mesa rodeada de biscoitos e chá acompanhando a leitura...

Jorge243 02/01/2023

Bobinho, mas até legalzinho
Não é uma história que vá te prender tanto.
O que mais me manteve preso foi querer saber como as coisas iam se resolver. Fora isso, não vi nada muito atrativo.

Contudo, é bom ressaltar que eu não sou o público alvo do livro, então o que parece bobo pra mim pode ser muito legal pra criança, e ao pensar nesse lado, a história não peca.