Sr. Boaventura

Sr. Boaventura J. R. R. Tolkien

Resenhas - Sr. Boaventura

Reccanello 03/07/2022

Ah, a modernidade!
É fato notório que Tolkien era avesso à modernidade! E isso é facilmente percebido em seus interesses (além de criar idiomas e mundos arcaicos, ele era professor de inglês antigo) e em seus livros (Saruman e sua famigerada tecnologia são um bom exemplo do que estou dizendo). E, em "Sr. Boaventura", mais uma vez temos uma demonstração dessa aversão: todos os problemas do Sr. B começam depois que ele, num tresloucado momento de impulso, resolve comprar um automóvel (amarelo vivo, por dentro e por fora) e visitar alguns amigos. Daí para frente a coisa só desanda, num caótico crescendo de absurdo e de excentricidade que só uma história para crianças poderia alcançar! E tudo fica cada vez melhor quando se percebe que o livro, ilustrado pelo próprio Tolkien, foi criado com base nas histórias que contava para seus filhos nas horas de dormir, que adoravam as referências a suas próprias vidas (dizem que Tolkien era um péssimo motorista), aos brinquedos de que mais gostavam, aos lugares que frequentavam e às pessoas que conheciam. Comparado por muitos a célebres obras do imaginário infantil (Alice no País das Maravilhas, dentre elas), "Sr. Boaventura" é uma história deliciosa, divertida e singela, que não apenas mostra como Tolkien sentia falta da ingenuidade dos tempos antigos como, principalmente, demonstra a necessidade do autor em transmitir esse sentimento a seus filhos e leitores. Um Tolkien para crianças, mas ainda assim um Tolkien, com toda a carga e a responsabilidade trazidas por tal rótulo! Leia sem medo, mas de mente e coração e abertos!

site: https://www.instagram.com/p/CfmqegpJaSt/

B.norte 15/07/2022

Tolkien para crianças
Confesso a vocês: meus filhos não teriam interesse em ler.
Gosto de Tolkien e me empolgo com a obra produzida por ele, porém não consegui gostar tanto de Sr. Boaventura.

Recomendo? Hummm... sinceramente não sei, pra quem é super fã, compre e tire suas próprias conclusões.
Se você nunca leu nada e quer começar por esse livro infantil, não recomendo.
Quer comprar para ler para o seu filho? Não recomendo, as crianças de hoje estão com o raciocínio muito afiado, essa seria uma história muito sem sentido para muitas delas.

1) Ilustrações feitas por Tolkien: são peculiares. Eu, particularmente, não gostei.
2) O livro em si é muito bonito. Desde a capa até diagramação, qualidade impecável.
3) História: um pouquinho sem pé, nem cabeça.
4) Preço: acabou saindo em conta, visto que comprei em promoção (R$ 24,00).
Nara Leão 30/08/2022minha estante
Também achei a história sem pé nem cabeça. Achei as ilustrações bonitas e lembrei do livro Jack e Alice da Jane Austen (autora que amo), do qual o livro é ruim.

nanahxis 15/09/2022

Garantia de risadas!
O lado bom de conhecer a biografia do Tolkien antes é perceber traços dele mesmo em suas histórias.

O próprio Tolkien havia comprado um carro por necessidade e, assim como o Sr. Boaventura era um péssimo motorista!

É um bom livro para ler para as crianças em um dia chuvoso. É curto e toma poucas horas. Com tanta confusão, não vai ser difícil arrancar boas risadas dos pequenos.

Ah! E as ilustrações são dele mesmo, as mesmas que ele fez para os filhos!

Rafa Castro 03/02/2023

Precisa falar alguma coisa? É do Tolkien!
Quem me conhece, sabe que Tolkien é um dos meus autores favoritos. Sou encantado pela forma simples e ao mesmo tempo muito densa com que ele escreve.

Em "Sr. Boaventura", o autor nos presenteia com uma história muito divertida sobre um homem e sua decisão de comprar um carro, o que o leva a uma porção de desventuras. Ainda mais pelo fato de ele não ser um motorista tão bom assim.

A forma simples e ao mesmo tempo repleta de graciosidade, com que o autor escreve, faz com que a leitura flua de forma tranquila e sem dificuldade nenhuma.

Não é uma leitura infantil densa como o Hobbit, mas nem por isso perde seu brilhantismo, ainda mais pelo fato de possuir várias ilustrações do próprio Tolkien que complementam a história ao longo de todo o livro.

A história é muito bobinha, mas eu gostei muito e o meu filho, de apenas 3 anos, gostou mais ainda!
Onassis Nóbrega 03/02/2023minha estante
Tá na minha lista!

Onassis Nóbrega 03/02/2023minha estante
Tá na minha lista!

Iago | @luagonoslivros 28/12/2021

Uma história para colocar um sorriso no rosto
Uma historiazinha bem divertida e com um ótimo trabalho gráfico da Harper Collins.
Você consegue sentir que está lendo um livro infantil escrito pelo Tolkien e não somente um livro escrito pelo Tolkien. Ou seja, ele cumpre a função para qual ele foi escrito.
Dei algumas risadas enquanto lia (principalmente na parte em que o narrador quase quebra a 4ª parede) mas entendo que os editores rejeitaram esse livro para um lançamento pós-Hobbit.
Sr. Boaventura tem seu potencial mas nada tão grandioso como O Hobbit.
Enfim, amei a leitura
Kailler Luis 23/02/2022minha estante
Indicaria pra criança de 7 anos??

Nati Sampaio 24/11/2022

Uma história divertida, deliciosa de ler é muito fofa! Tolkien como sempre, criando histórias divertidas para crianças e adultos. Amei!

Cinara... 03/12/2020

"Ele quase esvaziou o seu cofrinho (exceto por uma ou duas moedas estrangeiras que guardava para coleção ); então ele não saiu para passear mas férias de verão. "

Tem dias que era melhor nem sair da cama ? Coitado do Sr. Boaventura !
Esta edição está linda!!! As ilustrações originais do Tolkien são uma graça!?

Cláudia - @diariodeduasleitoras 15/04/2024

Sr. Boaventura
?Que pessoas terrivelmente grosseiras são os seus amigos, Sr Boaventura. Eles o convidam para almoçar e então ficam bravos se você come.?

Vem conferir o post dessa belíssima obra ?infantil?. Um conto escrito e ilustrado por Tolkien.

A obra é de excentricidade e altamente imaginativa. O Sr. Boaventura, um homem conhecido por seus chapéus imensamente altos e pelo Girafoelho (que eu amei) em seu jardim, toma a extravagante decisão de comprar um carro motorizado. Mas o seu primeiro passeio para visitar os amigos rapidamente se torna uma lista de desastres. Alguns deles poderiam ser atribuídos ao estilo de o Sr. Boaventura dirigir, mas, mesmo assim, ele não poderia imaginar ser assaltado, em seu carro, por três ursos.

Além de escritor e professor, Tolkien foi um pai amoroso e dedicado. Ele teve quatro filhos e uma casa cheia de brinquedos, desenhos e, principalmente, histórias (conforme biografia)

No caso da história ?Sr. Boaventura?, Tolkien não apenas fez um conto lindo e engraçado, mas inseriu nele elementos biográficos que os filhos, ao identificarem durante a narrativa, não conseguiam parar de rir. Que legal, né?!
Assim como o próprio Tolkien, por exemplo, o Sr. Boaventura é um péssimo motorista. Da mesma forma, os ursos são inspirados em alguns dos brinquedos da família que ganharam vida e personalidade.

As ilustrações também foram feitas pelo próprio Tolkien (gênio) trazendo ainda mais doçura ao livro, uma obra que transborda o amor de pai para com seus filhos. E a alegria e divertimento de seus pequeninos, agora para nossas casas.

Tolkien, além desse, também fez outros livros infantis para seus filhos e que estão publicados para nós, fãs. (Tem um de Natal no feed). Você sabia dessas obras?

Pâmela 07/01/2022

Que leitura divertida!
Do mesmo autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit...

Sr. Boaventura é uma opção de leitura divertidíssima para ler com a garotada.

Embora seja um conto, há vários momentos autobiográficos - afinal, Tolkien escreveu essa história para os filhos dele.

Assim como o Sr. Boaventura, por exemplo, Tolkien é um péssimo motorista.

Ah, e detalhe: as ilustrações são do próprio autor.
Kailler Luis 23/02/2022minha estante
Indicaria para crianças de 7 anos?

Filipe378 15/11/2021

Muito divertido
Aqui Tolkien conta uma história bem divertida para seus filhos. Baseado no dia a dia de sua familia ele elabora uma história que vale a pena ser lida.
A história é sobre um homem chamado Sr. Boaventura que resolve comprar um carro, porém ele é um péssimo motorista e isso o coloca em uma grande enrascada. Não vou dar muitos detalhes porquê a história é muito pequena e não dar spoiler seria dificil, mas recomendo a leitura.

Naiana 09/08/2023

Tolkien conta uma história para seus filhos
Professor, estudioso de línguas, criador de línguas e histórias fantásticas, Tolkien é mundialmente conhecido por sus trabalhos acadêmicos na área da filologia, além de seu trabalho mais conhecido, O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Mas Tolkien também era pai, e como pai que adorava histórias de fantasia, ele adorava contar histórias para seus filhos, e desta forma nasceu Sr. Boaventura, assim como mais alguns livros do autor que possuem uma linguagem mais acessível para crianças e adultos que não deixaram sua criança interior para trás.

Sr. Boaventura é uma história as vezes sem pé nem cabeça, mas muito divertida de se ler, tem como personagem principal J. Boaventura, que dá nome ao livro, um senhor muito distinto, mas meio excêntrico, tem uma bicicleta prateada linda, mas sem pedais e como bichinho de estimação, nada menos que um Girafoelho, um animal falante que é um pouco cego, mas sabe prever o tempo perfeitamente. Um belo dia o Sr. Boaventura resolve comprar um carro, mas não um carro qualquer, e sim um carro amarelo vivo por dentro e por fora com rodas vermelhas e assim começa toda uma trajetória de aventuras e desventuras.

Tolkien contou essa história para seus filhos, usando seus brinquedos como personagens, assim como lugares e situações que para seus filhos eram muito familiares, assim como qualquer pai e mãe tentaria inventar uma histórinha para o filho antes de dormir, buscamos lugares comuns, nos quais as crianças irão se identificar e interagir. Contudo, como um grande contador de histórias que era, ele soube escrever algo que nos fizesse estar na história também, talvez com menos imersão que seus filhos, mas com uma linguagem atrativa aliada a ilustrações interativas, as quais levam o leitor a usar a imaginação e adentrar na história: "O desenho mostra o que aconteceu.", "O automóvel do Sr. Boaventura está desenhado tanto subindo a colina como correndo abaixo pelo outro lado.", "Os repolhos e as bananas não estão no desenho, é claro - os ursos os esconderam todos na floresta.".

Esta edição da Harper Collins é linda, tanto o formato do livro como as cores utilizadas, na capa e contra capa, as ilustrações feitas pelo próprio Tolkien, algumas como cara de desenho de criança, outras com todo cuidado e perfeição característicos de Tolkien trazem uma atmosfera lúdica e divertida a narrativa, além dos diferentes tipos de fontes utilizadas no decorrer da história, o que a torna mais acolhedora. E por falar em fontes, uma delas foi criada especialmente para este livro, inspirada na letra do próprio Tolkien ela se destaca na leitura em um belo tom de verde.

Esta leitura foi feita em conjunto com meu filho de 8 anos, ele adorou, riu e se divertiu muito e eu juntamente com ele, e muito provavelmente mais ainda por ter visto o brilho no olhar dele ao imaginar as trapalhadas do Sr. Boaventura e interagir com as ilustrações. Super recomendo aos fãs de Tolkien que desejam mais do autor além da Terra-Média e a todos que andam juntos a sua criança interior.

Ah, a título de curiosidade, este livro deveria ser publicado após O Hobbit, mas devido a tantas ilustrações coloridas a sua impressão na época seria muito cara e assim só veio a ser publicado após a morte de Tolkien. Aos fãs de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, há referências a gobelins na narrativa e temos um Feitor Gamgi aqui citado, um pequeno easter egg que demonstra que mesmo quando contava histórias com situações e elementos familiares a seus filhos, Tolkien nunca estava com o pensamento muito longe das fantasias que amava e criava, ou talvez, quem sabe, não eram tais histórias familiares que lhe dariam base aos seus escritos mais aclamados.

Alberto 12/10/2022

Tolkien Nonsense
Diversas aventuras tresloucadas, inusitadas e bem engraçadas vão ocorrendo com o pobre Sr. Boaventura após ele resolver comprar um carro amarelo de rodas vermelhas. Eu gostei principalmente da mistura de personagens humanos com animais falantes e inteligentes, e da aleatoriedade do que ia acontecendo.

Os desenhos, que são do próprio Tolkien, complementam a leitura e são utilizados para sacadas divertidas, como quando ele cansa de desenhar o carro e o deixa de fora da ilustração propositalmente (mas ele está lá).

É um livro ótimo para crianças, mas garante boas risadas até dos adultos, além de sem muito bonito. Edição caprichada pela HarperCollins. Ah, e agora eu quero um girafoelho rsrs.

Roberth 03/12/2020

Tolkien para meus filhos! Que sensação linda!
O livro chegou hoje e hoje mesmo já li com meus filhos. O engraçado é que até o menorzinho de 01 ano gostou e prestou atenção (a seu modo), por causa das belíssimas ilustrações (feitas pelo próprio Tolkien)!

O maior (04 anos) riu muito, surpreendeu-se, ficou apreensivo, sentiu alívio... Ah, que riqueza participar disso!

Primoroso o trabalho da Harper Collins!

E pensar que meu filho já "leu" 02 livros do Tolkien! Que privilégio!

Roverandom foi uma aventura épica, durou semanas... Incomparável! Mas este é o primeiro livro que ele de fato teve a sensação de ler, virar as páginas, olhar as ilustrações... Um outro tipo de experiência. Uma história bem mais simples, mas que garante boas risadas e memórias com as crianças!

Ricardo.Barroso 11/03/2022

Um ótimo livro infantil
Muito interessante como Tolkien que escreveu fantasias complexas como Senhor dos Anéis e Silmarilion consegue criar uma história divertida e simples. Foi uma ótima leitura para ninar com meu filho.