A escrava

A escrava Maria Firmina dos Reis

Resenhas - A Escrava

Malu 02/04/2024

Um bom conto mas pouco desenvolvido gostaria de ler mais principalmente pelo fato da autora ser uma mulher negra.

Debs @DeboraMaryn 15/03/2024

Tão curto e tão forte. Eu me emocionei com esse conto, principalmente ao imaginar ele sendo escrito no auge do movimento abolicionista, quando essas coisas estavam acontecendo e a autora viu e ouviu essas histórias.

Cayo.Fellype 23/02/2024

Eu amo conhecer mais e mais histórias de Maria Firmina. Pena essa grande e maravilhosa autora não ser reconhecida da forma que merecia ser. Espero que algum dia mude!

Lathara 03/01/2024

Que senta com escravagistas?
Em uma reunião da classe alta se inicia uma discussão sobre a escravidão. Então, uma mulher branca com um interessante relato conta sua perspectiva e experiência ao ajudar uma escravizada que fugia.

Jaque 03/12/2023

Que final bom!
Amei o conto.
Amei o final.
Amei o contexto em que o foi escrito.

É uma história agoniante porque mostra nosso passado brasileiro. Mas o final foi um momento de soltar o ar que estava preso.

Torugho 01/12/2023

É uma leitura mais objetiva
Para o tempo de sua publicação, o peso da obra é grande. Nos dias atuais a leitura serviria mais como objeto de estudo, e embora não apresente tanta riqueza de detalhes, providencia algumas informações que talvez não se saiba sobre a época, sendo o livro curto, é uma leitura para se encaixar no tempo livre.

Flavio Herculano 27/08/2023

A escrita de Maria Firmino dos Reis é algo surpreendente. O conto nos faz pensar sobre diversos pontos do período pré abolição e nos traz diferente tipos de sentimentos.

zize 01/07/2023

Li pra um trabalho da faculdade na aula de literatura (fizemos um audiobook), não conhecia esse conto da Maria Firmina, mas já tinha ouvido falar da outra história dela, "Úrsula".

É um conto pequeno, fácil de entender e bem descomplicado. Uma coisa interessante a se pontuar é que os personagens pretos tem nome, diferente do que costumava acontecer em algumas obras quando alguém retratava povos escravizados, porque não davam nomes a eles, eram sempre chamados de escravos/miseráveis e aí por diante... e nessa história quem não tem nome é a mulher branca que está contando tudo

A história é narrada, como eu disse anteriormente, por uma mulher branca abolicionista que não possui nome. Ela, pra demostrar seus sentimentos abolicionistas, conta uma situação que aconteceu com ela durante um baile, e essa situação foi ter ajudado a Joana e o Gabriel, filho da Joana, depois de eles terem fugido das mãos do senhor de engenho. No meio dessa narração dessa mulher os leitores ficam sabendo da história da Joana que é, diga-se de passagem, muito tocante e dolorida e que expressa bem todas as atrocidades que foram feitas com os povos escravizados aqui no Brasil. Uma história marcante.

vicluthor 19/05/2023

Se você for ler A Escrava, se prepare para lamentar pela história triste de Joana (e de todos os nossos antepassados que foram vítimas de um sistema escravocrata).

quando sabemos o contexto histórico e político em que esse livro foi escrito, sua história se torna ainda mais importante. é bom poder ler um livro que dá voz ao escravizado e que tem como protagonista uma mulher negra, escrita por outra mulher negra.

esse é um livro curto, mas muito bem escrito, direto e sem pontas soltas. sua história é envolvente e eu arrisco a afirmar que, mesmo se você estiver lendo para um trabalho de escola, você vai se interessar pela história durante a leitura.

iane.books 04/05/2023

A escrava
É um grande prazer conhecer um conto da primeira romancista negra do Brasil éefundadora da literatura afro-brasileira. Maria Firmina dos Reis tem toda a minha admiração.
O conto ?A escrava? trata-se de um relato de uma mulher branca abolicionista sobre uma escrava fugitiva. Uma história que reverbera nos quatro cantos da nossa mente.

tai.mobi 08/04/2023

Meu Deus, que leitura
Eu ainda não consegui processar completamente o que me passou nessas 48 páginas porque, de verdade? Não se processa, se lamenta. Mas já se levantando para lutar.
Nas palavras de Conceição Evaristo: “E quando a dor vem encostar-se a nós, enquanto um olho chora, o outro espia o tempo procurando a solução.”
Conto INCRÍVEL!!!

Thaissagd 15/03/2023

Firmina dos Reis: a primeira escritora negra brasileira.
O conto ?A escrava?, pertencente a terceira geração romântica, apresenta uma visão pela busca da libertação negra. Assim como uma sucinta mudança de paradigma presente na sociedade do século XIX ? a abolição da escravatura.

A história é narrada por uma mulher branca abolicionista que, após salvar uma escrava foragida e o seu filho, relata o acontecimento para um grupo de cidadãos brancos.

Juntamente com Castro Alves, Maria Firmina dos Reis representa muito bem a terceira geração romântica, pois aborda a questão abolicionista.

Curiosidade: além de ser a primeira escritora
negra, Firmina dos Reis também foi a primeira escritora a abordar a abolição da escravatura com a obra ?Úrsula? em 1859. Diferentemente de como a historiografia havia datado, pois até poucos anos, esse mérito era do escritor Castro Alves com a publicação do poema ?O navio negreiro? em 1870.

Billo 26/02/2023

3 momentos
Em poucas linhas absorvemos o comportamento da sociedade escravocrata, os perigos que o negro passava ao desobedecer seus carrascos e a reação abolicionista, tudo de uma forta simples, nua e que nos faz pensar sobre o fato de que apesar de já terem as "leis", elas não eram seguidas!

Dani 11/02/2023

Necessário
Um conto rápido, histórico e profundo.
Jamais devemos esquecer os horrores do passado; e é uma obra essencial para valorizar a genialidade de Firmina.