A Escrava

A Escrava Maria Firmina dos Reis

Resenhas - A Escrava

tai.mobi 08/04/2023

Meu Deus, que leitura
Eu ainda não consegui processar completamente o que me passou nessas 48 páginas porque, de verdade? Não se processa, se lamenta. Mas já se levantando para lutar.
Nas palavras de Conceição Evaristo: “E quando a dor vem encostar-se a nós, enquanto um olho chora, o outro espia o tempo procurando a solução.”
Conto INCRÍVEL!!!

Thaissagd 15/03/2023

Firmina dos Reis: a primeira escritora negra brasileira.
O conto ?A escrava?, pertencente a terceira geração romântica, apresenta uma visão pela busca da libertação negra. Assim como uma sucinta mudança de paradigma presente na sociedade do século XIX ? a abolição da escravatura.

A história é narrada por uma mulher branca abolicionista que, após salvar uma escrava foragida e o seu filho, relata o acontecimento para um grupo de cidadãos brancos.

Juntamente com Castro Alves, Maria Firmina dos Reis representa muito bem a terceira geração romântica, pois aborda a questão abolicionista.

Curiosidade: além de ser a primeira escritora
negra, Firmina dos Reis também foi a primeira escritora a abordar a abolição da escravatura com a obra ?Úrsula? em 1859. Diferentemente de como a historiografia havia datado, pois até poucos anos, esse mérito era do escritor Castro Alves com a publicação do poema ?O navio negreiro? em 1870.

Billo 26/02/2023

3 momentos
Em poucas linhas absorvemos o comportamento da sociedade escravocrata, os perigos que o negro passava ao desobedecer seus carrascos e a reação abolicionista, tudo de uma forta simples, nua e que nos faz pensar sobre o fato de que apesar de já terem as "leis", elas não eram seguidas!

Dani 11/02/2023

Necessário
Um conto rápido, histórico e profundo.
Jamais devemos esquecer os horrores do passado; e é uma obra essencial para valorizar a genialidade de Firmina.

Giovana 07/02/2023

Relevante
Um conto pequeno, mas impactante, que traz reflexões. Tem destaque principalmente pela temática e contexto.

É uma história corajosa e sensível, que mostra uma realidade cruel. É curta, mas ela planta uma sementinha no seu cérebro que te faz pensar, e faz ser algo muito maior do que apenas 48 páginas.

site: https://www.instagram.com/p/CnAaDZSPo7C/

Poesia na Alma 26/01/2023

Necess
Triste, cruel e necessário. Uma lástima não ter tido acesso à autora em tempos de escola. É um livro que todo brasileiro precisa ter a oportunidade de ler

monalixz 14/01/2023

Repertórios socioculturais Enem
? Invisibilidade de escritores negros
? A personagem enlouquece após ter sido separada dos seus filhos

Lu 10/01/2023

Uma preciosidade
Este livro é um retrato dos horrores da escravidão. Em forma de conto, a obra faz com que tenhamos uma breve amostra do que passavam os escravizados.

Kazane 05/01/2023

Vale muito a pena a leitura
Não li mais rápido pois tinha coisas da faculdade pra fazer, mas a história é bem construída e achei a escrita bem fluída lavando em consideração a época em que foi escrita!

Danny Rosa 28/12/2022

O recorte do contexto histórico do Brasil
Livro: A Escrava
Autor: Maria Firmina dos Santos
Editora: Galuba
Ano: 2020
Indicação: + 15 anos

"De repente uns gritos lastimosos, uns soluços angustiados feriram-me os ouvidos, e uma mulher correndo e, em completo desalinho, passou por diante de mim, e como uma sombra desapareceu."

Conto escrito um ano antes da Abolição da Escravatura, "A Escrava" narra a história de Joana, que ao longo de todo a sua vida, sofreu as atrocidades da escravidão. Como consequência, a mulher enlouquece e ao ser ajudada por uma abolicionista, Joana conta para ela toda a sua trajetória e o motivo de estar fugindo do feitor.

Por que você precisa conhecer o conto?

? Meu primeiro contato com a escrita de Maria Firmino dos Reis. Escrita densa, audaciosa e ácida que reflete a escravidão no Brasil. Um conto a frente do seu tempo junto com a coragem da escritora em dar voz a personagens que tiveram suas identidades apagadas pela opressão determinada pela sociedade escravocrata.

? A narradora é uma abolicionista que ajuda mãe e filho a se verem livres do feitor. Joana é o retrato das mulheres pretas que tiveram seus filhos separados das mães no período da escravidão.

? Li em dois dias, mas dependendo do tempo do leitor, em um dia dá para fazer a leitura.

Ponto negativo:

? Em algumas partes, fica confuso quem está falando com quem ao longo do conto, mas nada que tire o objetivo da autora de trazer ao leitor a realidade do último país da América a abolir a escravidão.

Matt 27/12/2022

Muito bom, merecia mais reconhecimento
Esta é a primeira obra de uma escritora, que também é di nordeste, ou melhor, do Maranhão. O conto trata sobre uma personagem abolicionista que enfrenta uma situação inusitada, trazendo questionamentos polêmicos para a época.

Isa 06/12/2022

Por mais que seja um conto, é uma história com diversas nuances, e é possível entender um pouco melhor de como era na época da escravidão.
Penso que deveria ser uma leitura obrigatória!

Brenda 30/11/2022

Parece inofensivo, li para fazer uma prova e acabei a leitura com um no na garganta tamanha a experiência que a obra proporciona

Dri 27/11/2022

Sobre a escravidão
Um conto curto, mas preciso, que relata de forma crua os horrores da escravidão. A história é contada por uma abolicionista que ajuda uma mãe e seu filho, ambos escravizados. É um privilégio ter acesso a mais um texto da incomparável Maria Firmina dos Reis.

22/11/2022

Livro que relata a triste situação vivida desde o começo do Brasil até poucos tempos atrás, a escravidão. Não somente a escravidão, mas o que isso trouxe de consequência.
A história de Maria Firmina e sua importância na literatura brasileira e maranhese me encanta e faz eu ir com os olhos brilhando para ler suas obras.