Separados Scott Snyder

Resenhas - Separados

@vcdisselivros 10/06/2021

"Às vezes a verdade é horrível demais. Mas às vezes ela tem de ser contada"
O COMEÇO

Jack Garron é um garoto de 12 anos que foge de casa ao descobrir que o pai biológico está vivo. Inocente e com pouco dinheiro, ele pega “carona” em um trem de carga que tem como rumo Chicago.

Após alguns desafios ele conhece Sam, juntos eles vão cruzar o caminho de um homem com dentes afiados e dono de uma fome insaciável.

QUEM AVISA AMIGO É

Criado nas ruas, Sam é dono de uma malícia que Jack está longe de ter, ainda assim o menino não escuta os conselhos do amigo e acredita que o mesmo enxerga maldade em tudo.

Protegido a vida toda por um lar, Jack não espera encontrar tanta maldade no mundo, mas em pouco tempo o garoto descobre que lá fora é uma selva e que ele é a caça, tendo que lidar com estupradores, aproveitadores, mentirosos e claro, o monstro de dentes afiados.

"Se ao menos alguém tivesse me dito, me avisado do pesadelo que espreitava lá fora. "

A ARTE

Com uma variedade de sentimentos expressos, as ilustrações são um show à parte e complementam o texto proporcionando uma visão perturbadora.

Fazemos uma verdadeira viagem no tempo com as ambientações da época que data principalmente o ano de 1916.

POR FIM

Separados vai além do horror ao mostrar o amadurecimento de um jovem que se separa do ventre materno para enfrentar prematuramente os males da vida.

Tópicos como adoção também são abordados, mostrando ao leitor a dor da descoberta, a indiferença com aquele que ontem era tudo, porém hoje é um estranho, o sentimento de traição pela omissão, a dor de pensar que vive uma mentira, a troca da segurança pelo desconhecido, a busca pelas origens ao apostar que os laços de sangue superam a criação.

Quem leu Wytches conhece o estilo de Scott Snyder e sabe que ele não poupa o leitor dos detalhes, a parceria dele com ScottTuft e Attila Futak entrega algo a mais, entregando um trabalho sem filtros, desconcertante, com páginas que chocam e deixam um gosto amargo pelo misto de ficção e realidade.

Vitor 04/02/2024

Horror em fogo lento
Separados é uma história de horror que não esconde seus dentes desde as primeiras páginas, mas que cozinha o horror de forma gradual e lenta, com o suspense e o anúncio de perigo sendo montado a claras vistas.

Scott Snyder é um quadrinista de mão cheia, mas o brilho dessa obra fica nas mãos de outro Scott, o Tuft, um cineasta de formação e amigo pessoal do Snyder, que colaborou neste roteiro, trazendo uma progressão cinematográfica para este conto, de maneira espetacular.

O vilão está presente do início ao fim, anunciado para o leitor, mas oculto para seus personagens que, para o nosso desespero, são conduzidos capítulo a capítulo para sua armadilha. Indiretas são dadas pelo vilão, que não esconde seu divertimento com suas presas em comentários como ?este é meu covil? ou ?eu tenho dentes afiados?. A arte de Attila Futaki é extremamente bem encaixada no tom da obra, que talvez só mereça menos elogios do que a colorização de Greg Guilhamound que traz vida a este conto com muita habilidade.

Uma obra que você devora (com o perdão do trocadilho) em poucas horas. A tensão e o suspense não te deixam abandonar o quadrinho até o final. Recomendo bastante a leitura e aguardo mais trabalhos dessa equipe neste gênero de terror.

Ana Pereira 21/01/2021

Perturbador
Esta HQ conta a história de Jack, um garoto de 12 anos que decide sair de casa para encontrar seu pai biológico, que o abandonou desde o nascimento.
Porém, nas estradas que ele percorre, muita coisa vai acontecendo, inclusive o aparecimento de um homem de dentes afiados e bastante faminto.
A arte da HQ é maravilhosamente assustadora e perfeita, super recomendo.

Xulio Mackfly 04/01/2021

Perfeito
Aquele terror que te deixa com aflição do início ao fim e definitivamente eu digo que Scott Snyder deveria sair fora do mundo dos super heróis rsrs

Paula1630 03/04/2022

Uma graphic novel com uma história realmente de terror, que de desenvolve sem deixar pontas soltas. As ilustrações são incríveis e perturbadoras.

@fabio_entre.livros 07/01/2022

Quando um pesadelo cruza a estrada da vida
Scott Snyder não é nenhum calouro nos quadrinhos; ele é o principal roteirista do Batman na fase dos "Novos 52" e já demonstrou bastante habilidade em criar situações de horror com o Homem-Morcego, como fez no excelente arco "A Corte das Corujas". Aqui, numa obra autoral de terror sem vínculo com o universo dos super-heróis, Snyder faz parceria com outro Scott (Tuft) e com o artista húngaro Attila Futaki para mostrar que os horrores mais grotescos não estão restritos ao submundo das metrópoles modernas.
Como a sinopse revela, a trama de "Separados" ("Severed", no original) se passa na década de 1910 e acompanha o jovem Jack, que aos 12 anos descobre ser adotado e foge de casa a fim de encontrar seu pai biológico, com quem vem trocando cartas ultimamente. A jornada que se inicia então não tem nada da ingenuidade que se poderia esperar de um livro de Mark Twain: não demora para Jack se deparar com uma sucessão de situações de perigo, crueldade, violência e assédio. Na primeira dessas desventuras ele conhece Sam, outra criança andarilha com quem desenvolve um forte laço afetivo, até que ambos têm seus destinos cruzados por um "vovô" sinistro que adora crianças... no pior sentido imaginável.
De modo geral, esta graphic novel é muito competente em seu propósito de construir um horror gradual. Até a metade, parece uma história de serial killer de crianças, mas fica ainda mais tenso à medida que se aproxima do desfecho, com momentos sangrentos cada vez mais macabros, como o desmembramento de uma criança para fins de canibalismo. E não é só no aspecto visual que a história dá um salto, mas também em narrativa, ao imbuir o assassino de uma aura sobrenatural ancestral. Nesse aspecto, lembra um pouco "IT", de Stephen King, com a diferença de que o monstro aqui não representa os medos, mas os desejos, assim como os membros da trupe de "Algo sinistro vem por aí", de Ray Bradbury.
Em termos de ambientação, a arte de Futaki é ideal para essa história e registra bem a América empoeirada e ainda semirrural do início do século XX; isso sem falar na ótima caracterização dos personagens, sobretudo a dualidade do "velho Fisher".
Sobre a edição da Darkside, a qualidade do material me surpreendeu positivamente pela primeira vez, já acostumado que eu estou com o trabalho de revisão porco da editora, e com o papel de qualidade questionável usado por ela, incompatível com o preço estratosférico dos livros. Aqui felizmente usaram o papel couché de excelente qualidade (o mesmo empregado nas edições de luxo da Panini) e, glória aos céus!, não encontrei erros crassos de ortografia, regência ou concordância.
Então, sim, é uma leitura altamente recomendável. Só não dei nota máxima devido a uma situação de deus ex machina que ocorre no clímax, cujo timing absurdamente conveniente eu não consegui levar a sério. No mais, é uma bela e assustadora alegoria do despertar da maturidade.

Micael 25/12/2021

WTF
Não advinhei o "plot" sendo que estava na cara.
Início fiquei confuso, depois a história fluiu.
Caso preste basta te atenção, no meio do HQ dá pra descobrir o desfecho.

leotatim_ 18/02/2023

Separados
O livro é muito divertido e o clima de suspense construído é incrível. Tive boas surpresas lendo, porém acho que HQ não faça muito meu estilo (embora essa seja a primeira que leio).

David 20/12/2020

Pareceu que seria mais do mesmo, mas BOOM!
HQ surpreendente com traços muito fodas e acontecimentos chocantes a cada quilômetro. Recomendo!!

Dhiego Morais 14/02/2021

Separados
Anos antes de presentear os seus leitores com Wytches, Scott Snyder se uniu ao amigo e cineasta Scott Tuft (responsável também por algumas edições de Monstro do Pântano) para desenvolver o roteiro de mais uma história aterrorizante, capaz de evocar seus maiores medos, seus pavores mais enraizados, mergulhados em desolação, desonestidade e desespero. Para tanto, os autores contaram com a ajuda talentosa de Attila Futaki, artista húngaro apaixonado por histórias de terror, responsável pela adaptação de Percy Jackson, de Rick Riordan para os quadrinhos.
Em Separados, os leitores aterrissam diretamente em Jamestown, NY. O ano é 1916 e a Europa é varrida pela grande guerra. Jack Garron é um garoto de doze anos que sonha em seguir os passos do pai, um músico, embora seja criado somente pela mãe. Há muito no passado dessa simplória família que não é compartilhado integralmente na mesa de jantar. Infelizmente para a mãe de Jack, nosso jovem Jack também tem seus próprios segredos e anseios: ele sabe que foi adotado e que o pai está vivo, tocando em Chicago, em um importante teatro.
Desejoso por finalmente conhecer o pai – que há pouco enviara uma carta para o garoto – e irado por ter sido enganado todo esse tempo pela Sra. Katherine Garron, Jack foge no meio da noite, portando pouco mais que suas roupas do corpo, um violino, uma foto antiga de seu pai e algumas pratas, em direção à linha de trem, onde embarca clandestinamente. A partir daqui, muitas, muitas coisas estranhas e dolorosas começam a perseguir Jack.
A narrativa de Separados pode ser dividida em dois momentos principais: o passado, ambientado em 1916, quando acompanhamos a desventura e fuga de Jack “Brakeman” Garron; e o presente, quarenta anos após esses capítulos, quando observamos os reflexos de um passado que se recusa em ficar para trás.
Por falar em narrativa, Separados não conta apenas a perspectiva do garoto Jack, mas também nos apresenta outra figura, um personagem menos obtuso, mais sombrio e definitivamente suspeito. Porter é um senhor que se diz representar a General Electric: trajando um chapéu e terno barato, ele está no orfanato para levar Frederick, um rapazinho, para que finalmente tenha a sua oportunidade de vida fora daquele recinto. Inspirado pela gentileza e hospitalidade, o jovem segue de carro com o Sr. Porter, até uma cabana remota, escondida na obscuridade da mata gelada. Porter não é da “General Electric”. Porter não é o homem que dará vida aos sonhos de Frederick. Porter – e esse também não é o seu verdadeiro nome – é aquele que dará vida aos piores pesadelos do garoto.
A história de Snyder e Tuft segue Jack até que ele chegue a Chicago. Nesse meio tempo e dali em diante, também seremos apresentados a Sam, uma garota em busca de suas próprias aventuras e de reescrever sua própria história. Pouco a pouco os caminhos se estreitam e os perigos avançam sobre os dois.
Separados não é uma obra de terror e horror atenuado, logo, não espere encontrar um quadrinho de narrativa rasa e sustos bobos. O medo que embebe as páginas da graphic novel é continuamente alimentado pela trama dos autores, que se reforça com a arte de Futaki. O horror progride a cada capítulo, instigando o leitor que, ciente da inevitabilidade do encontro do pesadelo e de Jack, passa a teorizar sobre sua verdadeira origem e sobre o futuro que os aguarda. Temas como mutilação, canibalismo e sequestro são retratados.
Separados é, portanto, uma narrativa de terror e horror sobre “a estrada”, e seus muitos aspectos relacionados à liberdade, desventuras e sentimento de vivacidade e de transgressão. Snyder e Tuft, auxiliados pelas artes excepcionais de Futaki e pela colorização de Greg Guilhaumond, entregam uma graphic novel absolutamente fantástica, capaz de resgatar o clima do início do século XX e uni-lo a uma história capaz de proporcionar calafrios e instigar temores próximos a nossa realidade, ao espírito ansioso por ser protagonista de suas próprias aventuras e de sua independência.

Paola.Mackenzie 14/02/2021

Surpreendente

Editora: @darksidebooks

Autores : Scott Snyder . Scott Tuft . Attila Futaki

A leitura dessa Graphic novel se inicia com um senhor de idade contando uma história de arrepiar a espinha.
Jack Garron descobre as 12 anos que é adotado e decide fugir de casa após se corresponder com seu pai biológico,durante sua jornada conhece Sam que o salva e se torna seu anjo da guarda.
Porém o que Jack não sabe é que ao seu redor está se formando uma teia de mentiras que irá levá-lo ao seu maior pesadelo. Durante a viagem um homem de dentes afiados e repleto de fome vai cruzar o caminho da dupla e nada será como antes.

Se você gostou de Wytches vai curtir muito separados.
A melhor parte desse livro foi descobrir que se trata de uma série composta por 9 volumes, já estou ansiosa pelos próximos lançamentos.

#darkside
#separados #paolamackenzie #livrosepromoções

Tatianees 06/10/2020

Um monstro que se alimenta dos sonhos e esperanças das crianças e quando se cansa, se alimenta da própria criança. Quando Jack foge de casa ele sonhava encontrar o pai, mas acabou encontrado seu pior pesadelo.

Vinicius Azambuja 06/07/2021

Sensacional!!
Deixe-me começar dizendo que o acabamento nesta HQ é espetacular. O mesmo vale para toda a arte dentro da mesma.

Os desenhos são primorosos, o enredo agrada bastante, te colocando quase que na estrada no ano de 1916.

E o terror também está lá. De uma forma escancarada já nas primeiras páginas, sem grande suspense, mas está lá.

Apaixonei. Torço para que tenhamos mais um exemplar com tamanha qualidade, tanto pelos elaboradores da obra, quanto do carinho que a editora Brasileira tem (e parece ter sempre).

Obrigado, Dark Side , por trazer essa obra maravilhosa.

bobbie 02/09/2021

HQ de qualidade.
Uma bela edição de uma HQ de terror. Belos desenhos e cores, papel de revista, capa dura, e uma trama cativante e que rende sombras no canto da mente. Quando um menino de 12 anos decide abandonar sua mãe adotiva e partir em busca do pai que nunca conheceu, mas com quem vem mantendo correspondência, mal sabe ele que, na verdade, está rumando para o próprio pesadelo. Será que foi mesmo o seu pai que escreveu as cartas? E o bom velhinho que ele encontra na viagem e, subitamente, torna-se alguém em quem confiar, não será o começo de seus piores pesadelos, seus pesadelos mais devoradores? A criatura misteriosa e milenar criada pelos roteiristas intriga e mantém a curiosidade do leitor pela mitologia por trás da personagem. Pena que, apesar de pesquisar, não encontrei mais edições da história.