Diários de Wuhan

Diários de Wuhan Fang Fang

Resenhas - Diários de Wuhan

PITUCALELE 19/03/2024

Diários de Wuhan
A perspectiva de uma escritora na cidade de Wuhan quando o corona vírus surgiu, o fechamento parcial e depois o Lockdown na cidade.

Fabiana 26/12/2023

Interessante
Foi uma experiência interessante ler sobre um evento que aconteceu e que eu participei trouxe muitas lembranças.

Anny Campos 22/07/2023

Um registro necessário para a humanidade
Li esse livro pelo clube do livro Shumian. Não era um livro que desejava, mas foi interessante de ler. No início foi muito bom ler, um choque cultural de como foi muito rápido a organização na China para o isolamento de uma cidade de 11 milhões de habitantes, enquanto eu vivi o isolamento em Cuiabá com 1 milhão de habitantes e não fizemos nem 50% dessa organização. Já ao final achei cansativo. Ler um capítulo por dia não seria um problema, mas são capítulos grandes e muitas vezes repetitivos. Entendo que não é o padrão/estilo de escrita dela, mas foi cansativo. Sobre ser uma "arma contra a China", acho que ficou muito a desejar. Concluindo, o livro é bom, um registro para futuros historiadores talvez?

laurinda𤭠15/06/2023

Diários de Wuhan.
Esse livro fez me dar conta de que eu não imaginava o quão impactante o surto do Coronavírus foi, e nas situações que as pessoas estavam passando não somente na China, mas pelo mundo inteiro.
O que mais me toca no livro são todas as vezes que a autora Fang Fang diz que as pessoas culpadas por essa catástrofe devem assumir sua culpa, depois do governo ter espalhado várias informações falsas sobre o vírus, e até mesmo dizendo: "Não é contagioso entre pessoas, é controlável e evitável". Várias pessoas morreram, várias famílias foram destruídas e ficaram inconsoladas com a morte de seus entes queridos.
Este livro é mais do que necessário.

Alexandra 15/01/2021

Primeiros contatos com o Covid-19
A autora passa o dia-a-dia de Wuhan no auge da pandemia do Covid-19 quando foi decretado o ?breakdown?. Descreve suas dificuldades de enviar seu diário nas redes sociais da China. Recebe também críticas de muitos. Mas apesar de tanta tristeza da doença, mostra um povo solidário. Livro muito interessante para entender a gravidade da doença em seus primórdios e ainda sobre a cultura do povo chinês.

Isadora Picolo 08/12/2020

Se querem informação verdadeira, leiam esse livro
Que 2020 foi esse?!

Como um vírus mudou o mundo completamente.
A maneira de socializar, conviver, sair para ir á um supermercado ou médico. Começamos tampando nossos rostos com tecidos, cobrindo nossas mãos com luvas e trocamos o sabonete por álcool em gel.

Nossos filhos deixaram as escolas. Nossas casas se tornaram o campo de trabalho. Os celulares se tornaram ferramentas imprescindíveis para socialização e nossas mentes e corações tão cheios de vontade de viver, adoeceram.

A vacina que tanto queremos chega cheia de pré-requisitos, prioridades e dúvidas. E culpamos quem? O nosso governo? A China, onde tudo começou!?

Melhor que culpar alguém, é entender porque a pandemia caminhou devastando o mundo. Porque não houve troca de informações? Porque tanto sigilo? Porque tanta fake news?

O livro "Diários de Wuhan" trás a luz as principais polêmicas envolvendo o coronavirus e mostra com relatos de quem viveu o surto na China durante os 76 dias em quarentena. Este diário ainda tem informações sobre os tratamentos para a Covid-19 usados no país e problemáticas sobre o uso da máscara e álcool em gel. A inflação dos preços, a falta de informação e o medo generalizado. Sobre a quarentena que teria sido eficaz se a pessoas tiveressem usado a oportunidade para ter conversas verdadeiras em vez de discussões. Sobre a esperança, de superar e passar por este novo normal sem grandes perdas.

A cidade tratada no livro é Wuhan, na China, início do surto do coronavirus. Uma cidade com nove milhões de habitantes que ficaram 76 dias trancados dentro de casa. No dia que a ordem de quarentena foi levantada e Wuhan reabriu, mal havia um olho sem lágrimas em toda cidade. Mas, quando por lá, o surto chegava ao fim, no resto do mundo, a primeira onda iniciava. Europa e Estados Unidos enfrentavam de repente a doença silenciosa. Brasil, em março, pós- carnaval, tbm conhecia o inimigo.

Mas o que fizeram a maioria dos países?!
Levantaram um dedo contra o outro. Tentavam achar o culpado e negligênciaram a população, até que a Covid-19 começou a matar muitas pessoas e foi então preciso implantar as medidas sanitárias para proteção do povo. E com ela, os problemas que assistimos: desemprego, inflação, falta de produtos e a corrida pela vacina. Qual a melhor solução? Qual caminho seria melhor termos tomado para evitar a contaminação?!

Apenas sei que "o vírus é o inimigo comum da humanidade. A humanidade não pode seguir em frente perdida por sua própria arrogância. Não podemos mais pensar em nós mesmos como centro do mundo, não podemos mais acreditar que somos invencíveis e não podemos mais subestimar o poder destrutivo até das menores coisas, como um vírus". Pg.17

Sigamos com esperança de um 2021 melhor!

Esse livro me abriu a mente para perceber que todos, independente da raça e cor, somos vítimas, sofremos um forte golpe e que o mundo inteiro, Oriente e Ocidente, foram torturados por esses vírus. É hora dos governos aprenderem com seus erros e evitar uma calamidade como essa no futuro!

Se querem informação verdadeira, leiam esse livro